Logo que comecei a planejar minha viagem pela Patagônia, tive certeza de que Ushuaia, El Calafate e El Chaltén estariam no meu roteiro. E o motivo é simples: cada uma destas cidades é a base para conhecer diferentes lugares fantásticos da região.
Na minha opinião, não dá para deixar de visitar alguma porque já irá em outra. Ou melhor, você até pode deixar alguma de fora da sua rota, mas esteja ciente que cada uma destas três cidades do sul da Argentina oferece propostas distintas.
Porém, apesar de serem os destinos mais concorridos da Patagônia argentina, a verdade é que organizar a logística do seu roteiro por estas bandas pode dar mais trabalho do que você imaginava.
Isso porque, apesar de El Calafate e El Chaltén serem vizinhas, Ushuaia está distante das duas. Além disso, no meio do caminho está Torres del Paine, um dos parques nacionais mais lindos do Chile e que seria uma lástima você não conhecer.
Mas não se preocupe, pois neste post eu vou te contar tudo o que você precisa saber para começar a entender os lugares mais famosos da Patagônia.
Irei te explicar porque cada uma destas cidades merecem a sua visita, quais suas principais atrações e quantos dias ficar em cada uma delas.
Bienvenida y Bienvenido a Ushuaia, El Calafate y El Chaltén!
Leia também: 3 roteiros de mochilão pela Argentina
# Ushuaia
O apelo de marketing é forte: “Ushuaia, la ciudad del fin del mundo”. Por si só, a ideia transmitida de estar no lugar mais austral do mundo já é suficiente para que os viajantes incluam Ushuaia na sua lista de desejos. E, ao chegar à cidade, lojas, restaurantes e hotéis fazem questão de lembrar que você não está em um destino comum.
Ao invés de “la ciudad”, os estabelecimentos apenas trocam o termo pelo produto que oferecem, e atiçam os viajantes a gastarem seus dólares na “Cafetería del fin del mundo” ou em outro local qualquer.
Mas é claro, apenas isso não faria de Ushuaia um dos destinos mais desejados da Patagônia argentina. As paisagens que se encontram a poucos quilômetros da cidadezinha justificam qualquer viagem.
Apesar de pequena e visivelmente turística, Ushuaia é a maior e a que tem mais cara de cidade comum dentre os três destinos mais concorridos do sul argentino. A estrutura turística é boa e você terá diversas agências de turismo, acomodações e restaurantes a sua disposição.
Também há muitos passeios em Ushuaia. Para fazê-los, no entanto, você precisará recorrer aos tours oferecidos por agências. Afinal, poucos lugares dão pra você conhecer por conta própria, como por exemplo, o Glaciar Martial.
Outras atrações que você pode incluir na sua estadia em Ushuaia é o Parque Nacional Tierra del Fuego, Isla Martillo, Canal Beagle e Laguna Esmeralda.
Recomendo de 3 a 5 dias inteiros na cidade.
» Clique aqui para ver preços ou reservar os melhores passeios em Ushuaia
» Clique aqui para encontrar as melhores ofertas de hospedagem em Ushuaia
Leia também: O que fazer em Ushuaia?
# El Calafate
Embora esteja à beira do Lago Argentino, é outra beleza natural que atrai os viajantes até El Calafate: o imponente Glaciar Perito Moreno.
Além disso, a cidade também é o ponto de partida para quem quer passar alguns dias no povoado de El Chaltén, ou até mesmo explorar o Parque Nacional Torres del Paine, no Chile.
Com tal localização privilegiada, El Calafate desenvolveu de forma harmoniosa seu centrinho turístico que, apesar de se limitar praticamente a Avenida San Martín, é bem organizado e possui tudo o que o turista precisa.
Sobre quantos dias ficar na cidade, dois ou três dias inteiros são suficientes para fazer os melhores passeios em El Calafate.
O grandioso Glaciar Perito Moreno, que está no Parque Nacional los Glaciares, levará um dia todo do seu roteiro. Em outras 24 horas você pode fazer algum passeio alternativo, como navegação entre geleiras ou atividade de aventura. No terceiro você pode explorar o centrinho da cidade e os arredores da Laguna Nimez.
Outra possibilidade é fazer um cansativo bate-volta até Torres del Paine, no Chile, que está a seis horas de estrada de El Calafate. Para explorar o parque o ideal seria ter mais tempo disponível e a chilena Puerto Natales como base.
No entanto, caso isso não seja possível para você, conheço diversas pessoas que já fizeram o passeio de um dia saindo de El Calafate e são unanimes em dizer: “É exaustivo, mas a beleza do parque compensa.”
» Clique aqui para ver preços ou reservar os melhores passeios em El Calafate
» Clique aqui para encontrar as melhores ofertas de hospedagem em El Calafate
Leia também: Onde ficar em El Calafate?
# El Chaltén
É difícil dizer o que mais encanta em El Chaltén: se é o fato dela estar dentro de um parque nacional – no caso, o Los Glaciares – se são suas trilhas e paisagens de cair o queixo, ou se é sua autenticidade.
Destino imperdível para quem curte trekkings, El Chaltén está localizado a quatro horas de El Calafate e conquista cada vez mais viajantes.
Aliás, até mesmo quem não é fã de longas caminhadas pela natureza, acaba se rendendo aos seus cenários estonteantes e inclui o vilarejo em um roteiro pela Patagônia argentina.
Sua estrutura turística se limita a três ruas onde estão bares, restaurantes e hotéis. É do seu singelo centrinho que você poderá pegar o caminho para suas dezenas de trilhas. E o melhor: ir por conta própria sem precisar gastar nenhum centavo pelo passeio é uma realidade.
Três dos caminhos mais famosos são: Laguna de los Tres (Fitz Roy), Laguna Torre e Mirador de los Condores.
Se você é do tipo que curte trilhas recomendo que passe pelo menos três dias inteiros na cidade, e que vá com muita disposição.
Leia também: Onde ficar em El Chaltén?
# Bônus: Parque Nacional Torres del Paine
Grande destaque da Patagônia chilena, Torres del Paine é o tipo de destino que você só acredita que existe quando vê ao vivo e a cores. Poucos lugares que conheci na América Latina tem uma beleza tão inóspita e apaixonante.
Você pode percorrer as curvas deste parque nacional caminhando durante alguns dias ou durante o passeio de um dia só. Independente de qual seja a sua escolha, o melhor ponto de partida é a cidade de Puerto Natales.
Lá você encontrará muitas agências que oferecem o passeio bate-volta, além de tudo o que precisar para se preparar para a trilha – que pode levar de 4 a 10 dias, dependendo do circuito que optar.
Além disso, também é possível visitar Torres del Paine em um passeio bate-volta saindo de El Calafate.
Evite este erro na sua viagem pela Patagônia Não contratar um bom seguro para sua viagem à Patagônia é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina. Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado. E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois. |
Parabéns pelo blog Murilo!. Tenho pesquisado e ele está sendo de muita ajuda. Imagens lindas!.
Você pode me dizer em que época do ano você foi? Eu quero ir para Ushuaia, El Chaltén, El Calafate, Torres e fazer a trilha do circuito O ou W. Estou perdida ainda quanto a melhor época para este tipo de viagem e duração dos dias. Já te agradeço pelo blog e as informações.
Oi, Kátia, tudo bem?
Obrigado pelas palavras.
Eu fui em janeiro.
De fato, a melhor época para fazer este roteiro pela Patagônia é entre novembro a meados de março.
Para fazer um roteiro com todos estes destinos que você menciconou, incluindo o Circuito W, recomendo a partir de 15 dias.
Abraço
Fala Murilo!
Já fui pra Argentina 4 vezes e gostaria de dar minha contribuição:
Na região sul, especialmente na Terra do Fogo, o inverno tem poucas horas de luz (o que interfere nos passeios) e no verão, luz quase o tempo todo (eu nem dormia direito rsrs)
Fiz vários passeios em Ushuaia, mas não achei tão bacana. A grande atração mesmo é pisar na cidade “do fim do mundo”/Terra do Fogo… também gostei de estar numa cidade TODA branquinha… neva muito: é quase Polo Sul!!!
-Se quer ver Glacial, o Perito Moreno (mais acima) é de cair o queixo! Tem passeio de barco que vai pertinho dos imensos blocos de gelo!
-E quanto à beleza, Torres del Paine parece que foi pintada com tinta óleo! (200km de El Calafate).
-Trilhas: gosto muito da região de El Chaltén. MURILO e outros, onde acham que estão as melhores trilhas pelas paisagens?
-Quer ver pinguins? Que tal ver pinguins, golfinhos, baleias e elefantes/leões-marinhos?? Vá para Estância Punta Norte (consulte o melhor período de aparição de baleias e golfinhos… os outros estão sempre lá!). Não é tão perto do roteiro Sul, mas vale a pena!
-Se puder, no voo de volta, passe uns dias em Buenos Aires! O povo não é acolhedor, mas a cidade é linda, a comida é deliciosa e acessível, você DEVE assistir uma ópera no Teatro Colón e um Tango com jantar (pesquise os mais tradicionais). Esses dois, compre ingresso ainda no Brasil. (Não é propaganda, mas os passeios da decolar são bem em conta! E confiáveis)
Dicas: Trilha se faz de bota (recomendo a Snake), de tênis vc vai escorregar o tempo todo, molhar o pé e com grande risco de torcer o tornozelo. Uma boa bota, cano médio, protege o tornozelo, é impermeável e escorrega bem menos!
Trilhas, sempre com mochila leve, com muita água e umas barras de cerral ou chocolate.
Salve os mapas do Maps off-line, pois vc pode estar sem sinal e se salvar.
Passeio na neve… nunca vá sozinho! Uma vez me machuquei e quase não sobrevivi… tbm tem o risco de se perder e andar na neve cansa muiiito.
Nos passeios, sempre leve Mate (chimarão), além de ser algo muito tradicional, ajuda contra o frio.
Roupas: eu gosto muita das roupas da Decatlhon, especialmente a marca quechua. Mas as da Columbia e The North Face são referências!!! Com um corta-vento, um bom fleece, gorro e cachecol (de preferência profissional), da pra enfrentar -10C, que é a menor temperatura de Ushuaia no inverno.
Celular: Algumas operadoras brasileiras fornecem planos que cobrem a Argentina. Em geral, o titular de um plano família já tem isso habilitado.
Outras opções… pedir um chip internacional, que é caro, mas chega no conforto de sua casa (peça com 1 mes de antecedência). Ou
Comprar um chip assim que chegar lá! É muito mais barato! Mas verifique se seu destino inicial tem venda e habilitação de chips.
Dinheiro: Dólar, dólar, dólar! As casas valorizam o dólar e vc pode facilmente trocar (recomento a casa de cambio no shopping da recoleta) Já leve algumas moedas locais, pois tem um golpe, especialmente com taxistas, que vc paga em dolar e ele dá o troco em moeda falsificada!!!
Compre voos e acomodação com bastante antecedência! Gosto muito do Booking, mas existem outras opções e até pacotes.
É isso, críticas e dicas são bem-vindas, ESPECIALMENTE SOBRE TRILHAS!
ortegal@gmail.com
PS: Parabéns pelo site, Murilo!
Oi, Ronaldo, tudo bem?
Poxa, que demais essa sua contribuição.
Estive na Patagônia apenas uma vez, mas quero voltar em breve.
Para mim, o melhor destino é El Chaltén por causa do “custo x benefício” de trilhas e paisagens. hehehehehe
Certamente usarei as suas dicas na minha próxima viagem.
Muitíssimo obrigado por compartilhar sua experiência aqui no blog.
Abraço e boas viagens, Ronaldo!
Bom dia Murilo
Obrigada pelo seu texto! Pode me dar uma dica? Onde ficar um dia a mais, Ushuaia ou El Calafate?
Oi, Tatiane, tudo bem?
Em Ushuaia há mais passeios.
Abraço
Oi Murilo, por favor me tira uma duvida: eh possível fazer el calafate e depois ir seguindo para el chanten, Torres e ushuaia, nessa ordem? São caminho? Eh possível voltar de ushuaia depois p são paulo, tem vôos? Obrigada
Oi, Naiane, tudo bem?
Sim, é possível fazer e é essa ordem mesmo.
A única coisa é que ao sair de El Chaltén você precisará voltar a El Calafate para pegar o ônibus a Puerto Natales (Torres).
Você pode comprar um voo Ushuaia – SP, sim. Porém, acredito que será necessário fazer uma escala em Buenos Aires.
Abraço
Murilo, vou ficar 5 dias em Calafate, consigo fazer a região toda certo? Mas queria tanto incluir os pinguins de ushuai, alguma dica?
Oi, Luana, tudo bem?
Com 5 dias você consegue dividir entre El Calafate e El Chaltén.
Com esse tempo disponível fica corrido para também incluir Ushuaia.
Abraço
No meu comentário, coloquei a dica que “-Quer ver pinguins? Que tal ver pinguins, golfinhos, baleias e elefantes/leões-marinhos?? Vá para Estância Punta Norte (consulte o melhor período de aparição de baleias e golfinhos… os outros estão sempre lá!). Não é tão perto do roteiro Sul, mas vale a pena!”
Com 5 dias ficará apertado, mas vc pode (eu fiz) contratar um passeio saindo de El Chaltén
Oi Murilo, tudo bem?
Estou planejando minha viagem pela Patagônia, para março de 2022.
Pretendo chegar em Ushuaia, depois ir a El Calafate de avião, mas estou com dificuldade de encaixar El Chaltén e Torres Del Paine, de um jeito que fique lógico, sem gastar muito tempo indo e voltando de lá para cá. Planejo ficar 11 dias inteiros na Patagônia (sem contar o dia da ida e o da volta)
Agradeço desde já!
Abraços,
Eliana
Oi, Eliana, tudo bem e você?
Não tem muito jeito: se você vai de Ushuaia para El Calafate de avião (o que é ótimo), vai precisar ir de lá pra cá algumas vezes. hahaha
Ou seja, você passará por El Calafate mais de uma vez. Se possível, no dia da sua chegada em El Calafate já vá direto para El Chaltén, para “perder” apenas um dia com dois deslocamentos.
Depois, tente fazer o mesmo para ir de El Chaltén para Puerto Natales/Torres del Paine. Isso vai depender dos horários de ônibus, e do seu meio de transporte. Talvez não dê, mas se conseguir, será ótimo. (Isso se você pretende pernoitar em Puerto Natales).
Espero ter ajudado!
Abraço
Obrigado pelas dicas!
Para quem vai ficar 9/10 dias qual sua sugestão de roteiro?
Qual o custo médio por dia para alimentação e passeios?
Obrigado!!!
Oi, Marco, tudo bem?
Vai depender do seu perfil de viagem… Com nove dias eu faria apenas El Calafate e El Chaltén porque prefiro viajar mais devagar.
Faria os três destinos se tivesse ao menos 12 dias de viagem.
Sobre o custo médio, infelizmente não sei te dizer esse valor atualmente…
Abraço
Quero fazer o passeio a Ushuaya e região de carro (camionete 4×4).
Pretendo fazer em outubro 2021.Vou dispor de 15 a 20 dias, partindo de Florianópolis(SC), qual o melhor roteiro?
Oi Aramis, tudo bem?
Você pode ir direto para Ushuaia, que é o destino mais ao sul, e depois ir subindo para El Calafate e El Chaltén.
Não sei quanto tempo você pretende dirigir por dia, mas aí na descida até Ushuaia imagino que você precisará fazer em mais tempo, parando em outras cidades intermediárias para descansar.
Neste caso, essas paradas podem ser feitas em inúmeras cidades diferentes, pois basicamente você irá cruzar a Argentina inteira. Aí você para naquelas que te parecerem maias bacanas de acordo com o seu perfil!
Como fiz essa viagem de avião e ônibus, infelizmente não sei dar muitos outros detalhes para quem vai fazer a viagem de carro!
Abraço!
Fala Murilo, tudo certo?
Decidi aproveitar o fim do ano para conhecer esses lugares incríveis. Estou pensando em fazer Ushuaia, El Calafete, El Chalten e Torres Del Paine em 15/18 dias. Quais são suas dicas? Contratar uma agência, alugar um carro? De Ushuaia para El Calafete faremos de avião, senão ficará muito cansativo.
Aguardo suas recomendações.
Parabéns pelo Blog.
Abraços
Faaala José, beleza?
Que bacana! Cara, depende muito do perfil de cada um. Em todas as cidade e bem fácil fazer os passeios com agências (nesta época, já que o verão é alta temporada!). Mas também dá pra alugar carro. O único porém do carro alugado é que precisa verificar se poderá viajar de um país para outro com ele.
Como você já irá de avião de Ushuaia para El Calafate, talvez o carro não seja tão necessário, pois El Calafate fica relativamente perto de El Chaltén e de Puerto Natales, há ônibus com certa frequência para estas duas cidades!
Abraço!
Bom dia, estou querendo viajar agora em novembro, tenho de 6 a 7 dias, qual roteiro me indica? Estou muito em dúvida se vale a pena dividir entre as 3 cidades ou escolher 2 e conhecer tudo que elas proporcionam.
Obrigado!
Faaaala Tiago, tudo bem?
Com esse tempo eu ficaria apenas em duas! Dá para aproveitar melhor.
Se você curte trilha, faria El Calafate e El Chaltén (as trilhas são em El Chaltén!)
Abraço