Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

3 trilhas em Florianópolis [Que eu fiz e recomendo]

Como se não bastassem as praias suficientes para preencher uma semana inteira, também há trilhas em Florianópolis capazes de ocupar mais três ou quatro dias das suas férias.

E o melhor: há desde caminhadas curtinhas que não exigem muito esforço, a outras mais pesadas que nos fazem queimar as calorias da viagem inteira. Ou, dependendo de como estiver a comilança pela capital catarinense, ao menos parte dela.

Além disso, a boa notícia é que dá pra combinar as trilhas de Floripa com outras atrações num mesmo dia. Até mesmo nos caminhos que eu recomendo que você reserve um dia inteiro para fazê-lo, você pode aproveitar para conhecer algum restaurante ou outra praia da região.

Pois bem. Se você já entendeu que ficar à toa de frente para o mar não é a sua única possibilidade – a menos que você queira, claro – neste post eu te indicarei três trilhas que eu fiz, e que recomendo que você também faça na sua viagem a Florianópolis.

Leia também: 15 melhores praias de Florianópolis

# Trilhas em Florianópolis

1- Piscinas Naturais da Barra da Lagoa
2- Trilha do Gravatá
3- Trilha da Lagoinha do Leste

1- Piscinas Naturais da Barra da Lagoa

Localizada ao leste da ilha, a nove quilômetros da Lagoa da Conceição, a Barra da Lagoa é uma vizinhança que rende um dia inteiro de atividades.

Além da praia que conta com uma estrutura adequada, há também o Projeto Tamar e a trilha para as suas piscinas naturais.

Para começar a trilha basta atravessar a ponte metálica que fica no centrinho do bairro, e seguir as indicações de placas ao longo do caminho.

Se quiser, com cinco minutos de caminhada você já poderá fazer uma parada na pequena e simpática Prainha da Barra. Ou, caminhando por mais quinze minutos você já estará nas Piscinas Naturais da Barra da Lagoa.

Isso mesmo. Esta é uma trilha curta e indolor que pode ser feita sem nenhum compromisso. Apenas redobre a atenção na hora de descer pela pedra que nos leva até as piscinas. No mais, é só curtir o visual e a água.

Para os mais dispostos, outra alternativa é fazer também a trilha rumo a Praia da Galheta, a praia naturista de Floripa que fica ao lado da badalada Praia Mole.

O caminho, porém, exige mais esforço e tempo. Espere gastar em torno de uma hora andando. Como recompensa, esta trilha de Florianópolis vai te proporcionar vistas impressionantes.

trilha prainha da barra da lagoa

Prainha da Barra

trilha piscinas naturais da barra da lagoa

Piscinas Naturais da Barra da Lagoa

Leia também: 20 dicas do que fazer em Florianópolis

2- Trilha do Gravatá

Com um acesso discreto pela Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, mais especificamente no trecho entre a Lagoa da Conceição e a Praia Mole, na altura do número 344, a Trilha do Gravatá foi uma grata surpresa durante os meus dias em Floripa.

E o motivo é que a caminhada rende duas vistas de tirar o fôlego: para a Praia Mole e para a singela Praia de Gravatá.

Após um começo íngreme e cansativo que dura entre 10 e 15 minutos, somos presenteados com uma vista digna de cartão postal, que nos apresenta à Praia Mole de um ângulo privilegiadíssimo.

Depois de descansar e contemplar o primeiro mirante, é necessário caminhar por mais 30 ou 40 minutos para chegar até a Praia de Gravatá. O caminho, apesar de não ser tão difícil, tem alguns trechos de sobe e desce num terreno acidentado.

Por fim, deixo três dicas práticas para fazer esta trilha em Florianópolis:

1- Você não encontrará lugar para estacionar o carro na rodovia, portanto, se programe para deixá-lo na Praia Mole ou na Lagoa da Conceição.

Apesar de ter que caminhar um pouco para chegar ao acesso da trilha, na minha opinião, é a maneira mais adequada.

2- Aliás, a Trilha do Gravatá combina com um dia de passeio pela Praia Mole, Lagoa da Conceição ou Praia da Joaquina devido à proximidade.

3- Fui num fim de tarde e gostei bastante. Além disso, na volta dá pra ver o pôr do sol no gramadão às margens da Lagoa da Conceição (na Avenida das Rendeiras). Há diversos barzinhos e restaurantes por estas bandas e será uma ótima maneira de terminar o dia.

trilha em Floripa

Praia Mole

trilha do gravatá, em Florianópolis

Praia do Gravatá

Leia também: 5 mirantes em Florianópolis

3- Trilha da Lagoinha do Leste

Se eu tivesse que escolher apenas uma trilha para fazer em Florianópolis, certamente seria a que nos leva até a Praia da Lagoinha do Leste.

Embora o percurso seja o mais longo e cansativo de todos os indicados neste post, a recompensa chega na mesma proporção da dificuldade.

Considerada por muitos viajantes a praia mais linda de Floripa, a Lagoinha do Leste oferece um ambiente selvagem e sem vestígios de urbanização. Ideal para quem não faz questão de comodidades à beira-mar.

Para chegar até este refúgio não tão secreto há duas opções de trilhas: saindo do Pântano do Sul ou da Praia do Matadeiro.

De uma forma bem resumida, a primeira opção exige menos tempo – aproximadamente uma hora – mais esforço, e não oferece vistas panorâmicas ao longo do caminho.

Por outro lado, quem sair de Matadeiro gastará entre 2h30 e 3h numa rota menos cansativa, e poderá observar a paisagem na maior parte do tempo.

Uma possibilidade que você pode considerar é fazer a ida por uma trilha e a volta por outra. Neste caso, terminar no Pântano do Sul é uma boa pedida para que você possa encerrar o dia provando as delícias do tradicional Bar do Arantes.

Lembre-se, porém, de que se você tiver deixado o carro estacionado pelos lados de Matadeiro, precisará pegar um ônibus ou táxi para voltar até lá.

Além de curtir um marzão pra lá de revigorante, uma vez na Lagoinha do Leste você também pode encarar outra trilha, a que nos leva ao topo do Morro da Coroa.

Apesar do caminho ser puxado e recomendado apenas para quem está com o condicionamento físico em dia, depois de subir por quase uma hora, você terá à sua frente uma das vistas mais lindas de Florianópolis.

melhor trilha em Florianópolis

Lagoinha do Leste | Vista do Morro da Coroa

+ Dicas de trilhas em Florianópolis

Tem mais tempo para explorar a Ilha? Então aproveite para fazer outras trilhas em Florianópolis.

Saindo do canto esquerdo da Praia Mole, é possível fazer uma trilha que dura em torno de 30 minutos e nos leva à preservada – e naturista – Praia da Galheta. A mesma praia que já mencionei no início do post e que também pode ser acessada desde a Barra da Lagoa.

No extremo sul da ilha, a trilha para a Praia de Naufragados estava nos meus planos mas teve que ficar para a próxima oportunidade. Isso porque, devido à greve dos caminhoneiros precisei adaptar parte do meu roteiro em Florianópolis.

3 lugares para se hospedar em Florianópolis

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Vintage Hostel Florianópolis é um dos mais bem avaliados da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada da Lagoa é super econômica.

($$$) Podendo investir um pouco mais, no centro de Floripa o Novotel Florianópolis é um cinco estrelas acessível .

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Florianópolis

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
marlene da Rocha disse:

Oi Murilo, sou moradora de floripa, e ja fiz todas as trilhas da ilha. Inclusive fiz a volta a ilha caminhando, em uma semana. E lindo e vale a pena. Suas dicas são muito boas e conferem com minha experiência. Obrigado por indicar esta terra mágica e ajudar outros visitante.

Murilo Pagani disse:

Oi Marlene, tudo bem?

Que legal… Nossa, eu quero muito voltar para fazer as trilhas que ficaram faltando!

Mas caramba, essa Volta a Ilha em uma semana acho que não encaro não, hein!? hehehehehe

Mas acho que foi uma experiência bem completa, né?!

Fico feliz em saber que gostou das dicas…

Abraço

ANDRESA disse:

Olá tudo bem?? Gostaria de saber qual o melhor horário pra se fazer a trilha, qual é a mais segura e bonita .

Murilo Pagani disse:

Oi Andressa, tudo bem e você?

Se eu tivesse que fazer apenas uma trilha faria a para Lagoinha do Leste.

É a mais longa e cansativa, mas também a mais bonita!

Recomendo começar pela manhã, para pegar o sol ainda baixo e aproveitar o dia na praia.

Abraço!

Rosi disse:

Boa tarde Murilo.
Tudo bem?
Adorei as dicas. Estas trilhas da para fazer sozinha? Ou precisa de guia?
Parabéns pela página.
Abraços
Rosi

Murilo Pagani disse:

Oi Rosi, tudo bem e você?

Eu fiz todas sozinho e foi bem tranquilo.

A única que talvez seja melhor você fazer com pelo menos mais uma pessoa é para a Lagoinha do Leste.

Digo isso porque é uma trilha mais longa e cansativa.

Abraço!

Ana Paula disse:

Murilo tudo bem? Estou lendo todos os seus posts sobre Florianópolis, pois será minha próxima viagem. Quero tirar uma dúvida com você, pode ser? Tenho muita vontade de fazer a trilha da Lagoinha do Leste com morro do Coroa, porém apesar de amar e fazer trilhas eu escolho quais fazer pois o joelho é bastante sensível. Essa subida até o morro da Coroa é pesada? E para descer é o mesmo caminho? A trilha pelo Pântano do Sul parece ser mais íngreme, então irei pelo outro caminho mais longo. Uma pena eu ter que ter todo esse cuidado pois eu amo trilhas, mas se não for assim pode dar ruim. Obrigada

Murilo Pagani disse:

Oi Ana Paula, tudo bem?

Sim, a trilha do Morro da Coroa é pesada. Não é longa, mas bem íngreme e, de fato, força os joelhos. No caso, a volta/descida é pelo mesmo caminho!

Realmente, a trilha pelo Pântano do Sul é mais íngreme.

Você já viu o meu texto específico sobre a Lagoinha do Leste?

Vou deixar o link abaixo pois imagino que possa te ajudar:

>>> https://www.voltologo.net/trilha-para-a-lagoinha-do-leste-florianopolis/

Espero que aproveite a viagem!

Abraço

Zeza Marques disse:

Otimas dicas…. eu fiz a trilha para a Praia de Galhetas saindo da Praia da Barra da Lagoa e não recomendo para quem não esteja em boas condições físicas e com preparo físico. A subida é muito íngrime, tem muitas pedras para subir, tem uma parte da trilha que tem uns pedaços de madeira fixados nas pedras para ajudar subir. Quem tiver qualquer tipo de problema de locomoção, dor nas articulações ou medo de altura é melhor não arriscar. Sugiro levar protetor solar, água e ir de calça, pois a trilha demoro em torno de 1:20 e tem muita vegetação no caminho.
A paisagem valeu a pena todo o esforço. Que visual magnífico. Confesso que nunca tinha visto uma visão tão incrível como essa. Valeu a subida!!!
Mulheres: Atente-se aos homens com segundas intenções na praia de Galhetas e evitem ir nas pedras do canto esquerdo sozinhas…. Só uma dica!

Zeza Marques disse:

Mais fizemos a trilha de havaianas, biquíni e canga kkkkkk
Muito cansativo, mais a vista recompensa🥰

Murilo Pagani disse:

Oi Zeza, tudo bem?

Que bom que gostou das dicas!

E muito obrigado por ter compartilhado a sua experiência. Tenho certeza que ajudará outros viajantes! =)

Abraço

Fernanda disse:

Ótimas dicas para quem quiser fazer trilhas em Floripa! Ainda não conheço Florianópolis, acredita? Eu com certeza escolheria as trilhas mais leves pq não sou lá muito esportiva hahahaha

Murilo Pagani disse:

Oi Fernanda, tudo bem?

Floripa é um super destino para quem gosta de praias e trilhas. E o bom é que tem para todos os gostos! =)

Abraço

Dhebora disse:

Estive na Ilha da Magia durante o carnaval desse ano, mas não fiz nenhuma trilha. A Lagoinha do Leste foi a trilha que mais nos indicaram em Florianópolis e fiquei muito arrependida de ter tido preguiça de fazer, ainda mais depois ler o seu post! Preciso voltar, ne? Rs

Murilo Pagani disse:

Oi Dhebora, tudo bem?

Realmente, as trilhas em Florianópolis oferecem paisagens incríveis – principalmente a Lagoinha do Leste.

Vale a pena voltar, sim, viu?! hehehe

Abraço

Dani Mi disse:

Eu não fiz a da Lagoinha do Leste, uma pena. Acabei visitando esse lado da ilha no penúltimo dia de viagem e escolhemos visitar e curtir somente as praias.

Murilo Pagani disse:

Oi Dani, tudo bem?

Realmente, a Lagoinha do Lestes vale muito a pena! Motivo para voltar a Floripa, né?! hehehe

Abraço

Marina disse:

Oi! Adorei suas dicas de trilhas para fazer em Florianópolis. Você chegou a entrar nas Piscinas Naturais da Barra da Lagoa ou apenas olhou de cima das pedras? Gostaria de saber se é fácil subir de volta depois que a gente está na água (já fui em alguns lugares em que pular era fácil, o complicado era voltar para a trilha! hehe).

Murilo Pagani disse:

Oi Marina, tudo bem?

Que bom que gostou das dicas!

Eu desci até lá, mas não entrei na água, não. Tem algumas pedras em que dá para apoiar e descer/subir, mas se o mar estiver muito agitado, realmente fica mais difícil. É bom ver isso antes de entrar! hehehe

Abraço

Dayse Soares disse:

É tranquilo fazer a trilha em dois ou precisa de guia? Há perigo, como por exemplo, assaltos, essas coisas?

Murilo Pagani disse:

Oi Dayse, tudo bem?

Todas elas dá pra fazer por conta própria. Eu achei bem tranquilo sim, inclusive, fiz todas elas sozinho e não tive nenhum problema! =)

Abraço!