“Será que realmente devo gastar toda essa grana em um seguro viagem internacional? Com esse dinheiro consigo viajar por pelo menos mais um mês!”.
Foi exatamente esse o meu pensamento antes de contratar o seguro viagem para a minha trip de 10 meses pela América Latina. E caso você seja um viajante independente, muito provavelmente já passou por uma situação semelhante.
A verdade é que nos dói no fundo da alma saber que vamos gastar dinheiro em alguma coisa que TALVEZ não usaremos. Sim, me arrisco a dizer que a grande maioria dos turistas acabam não precisando utilizar os serviços contratados (ainda bem).
Consequentemente, isso acaba por nos fazer a acreditar que também não precisaremos utilizá-lo. Seja pela experiência de outras pessoas, ou até mesmo por um histórico pessoal das nossas viagens.
Mas Murphy não costuma vacilar, meu amigo. Não sou profeta e nem acredito que tenha alguma vocação para isso, mas se tivesse que dar um palpite sobre quando você vai precisar de um seguro viagem, diria que será exatamente quando você viajar sem contratar um.
» Já anote esta dica!
Ao fazer uma cotação online do seu seguro viagem, basta aplicar o cupom de desconto VOLTOLOGO5 para ganhar 5% de desconto. E, pagando no boleto bancário, você economiza mais 5%. 🙂
# Seguro Viagem Internacional
» Por que contratar um seguro viagem internacional?
» Como funciona um seguro viagem?
» Dicas para escolher o seguro viagem mais adequado para VOCÊ!
» Qual seguradora contratar?
» E o seguro viagem oferecido por cartão de crédito?
» Preciso usar o meu seguro viagem, e agora?
» Dicas extras sobre seguro viagem
» Fazer uma cotação online de um seguro viagem com desconto
# Por que contratar um seguro viagem internacional?
Essa pergunta poderia ser respondida de um jeito bem simples, claro e objetivo, das seguintes formas:
“Você deve contratar um seguro viagem internacional porque imprevistos e acidentes acontecem com qualquer pessoa”.
Ou então
“Você deve contratar um seguro viagem pois ele pode salvar a sua vida. Tanto a propriamente dita, como a sua vida financeira”.
Mas para não deixar a resposta superficial, vou falar mais especificamente em quais situações eles são úteis.
Sei que pode ser meio pra baixo ficar pensando nessas coisas antes de viajar, mas esse é um bem necessário.
Voos atrasam e são cancelados, bagagens são extraviadas, a culinária local pode não cair muito bem, torcer o pé durante uma trilha não é algo raro e dentes do siso sempre resolvem se manifestar em horas inconvenientes (como nas suas férias).
Essas são apenas algumas coisas que podem acontecer com um viajante de primeira viagem ou com quem já deu uma volta ao mundo. Mas independente disso, o fato é que um bom seguro viagem poderá te auxiliar em todas essas situações.
Além dessas surpresas nada agradáveis que podem acontecer durante a sua trip, em muitos países é obrigatório apresentar um comprovante do seu seguro na hora da imigração.
É o caso dos países que assinaram o Tratado de Shengen na Europa, Cuba, estudantes que farão intercâmbio na Austrália (há um especifico para isso) e alguns outros.
# Como funciona um seguro viagem?
Não existe uma regra que funcione igualmente para todos os seguros de viagem existentes no mercado, tudo vai depender do plano e da seguradora que você contratar.
No entanto, a grande maioria possui algumas características em comum. Muitos procedimentos são parecidos ou até mesmo iguais entre diversas empresas.
Basicamente eles funcionam do seguinte modo.
De acordo com o seu destino, você irá contratar um seguro para todos os dias da sua viagem (incluindo o dia de ida e o dia de volta). Esse plano que você adquirir cobrirá diversos tipos de gastos e serviços que você eventualmente possa precisar durante a trip.
Após a contratação ser efetivada, a seguradora te enviará todas as informações necessárias de como proceder no caso de alguma emergência. Além de claro, uma cópia do seu contrato/apólice onde estão descritos todos os itens cobertos pelo seu plano.
Eu recomendo que você leve todos esses documentos impresso durante a viagem. Além de facilitar na hora de procurar alguma informação, em alguns países é necessário apresentá-los na hora da imigração.
# Dicas para escolher o seguro viagem mais adequado para VOCÊ!
Nesse item também não há uma regra geral. Todo plano possui as suas vantagens e restrições.
Não existe um seguro de viagem perfeito e que funcione para todas as pessoas e para todos os tipos de viagem.
Ok, provavelmente exista. Mas ele deve custar muito mais do que a maioria de nós está disposta a pagar.
O que quero dizer, é que para cada tipo de viagem há um plano de seguro que se adéqua melhor para tal finalidade.
Por exemplo: se acaso você vai viajar a trabalho e a sua maior aventura será dentro de uma sala de reuniões, não há necessidade de você contratar um seguro viagem internacional com cobertura para acidentes praticando esportes radicais.
Esse tipo de análise e bom senso é importantíssimo na hora de escolher o seu seguro. Seja para saber exatamente o que o seu plano cobre, como para economizar.
Abaixo, alguns itens que considero essenciais analisar na hora de contratar um seguro viagem:
» Atendimento
– 24 horas?
– Somente em inglês ou em português também?
» Cobertura
– Valor total da apólice
– Valores máximos para assistência médica e odontológica
– Todos os países que vou visitar fazem parte da cobertura?
– Extravio de bagagem
– Vou praticar esportes radicais ou atividades de alto risco durante a viagem? O plano cobre?
– Repatriação em caso de invalidez ou morte
– Cancelamento, interrupção e retorno antecipado da viagem
» Europa
– Vou para algum país que faz parte do Tratado de Shengen?
– O seguro possui uma cobertura mínima de 30 mil euros?
# Qual seguradora contratar?
Faça uma pesquisa rápida no Google com as palavras seguro viagem e você ficará momentaneamente desorientado com a quantidade de opções que ele irá te mostrar.
Sim. Há muitas seguradoras e planos disponíveis para você. Há tantas, que para quem nunca utilizou nenhuma fica difícil escolher.
Confesso que felizmente nunca precisei de fato utilizar um seguro viagem, mas sempre acabo contratando alguma das empresas que citarei abaixo.
Os motivos?
Preço, atendimento na hora da contratação, facilidade para renovação, ampla cobertura e boa prestação de serviço ( esse item baseado nas experiências de outros blogueiros nos quais confio, e que já utilizaram os serviços dessas seguradoras).
» Assist Card
Foi o seguro que contratei durante a minha viagem de 10 meses pela América Latina, tive um desconto muito bom por fazer parte da AIESEC e foi o melhor custo beneficio que encontrei na época.
» Seguros Promo
A Seguros Promo não é de fato uma seguradora. Ela atua como uma plataforma que oferece e vende seguro viagem de diversas empresas. Além disso, ela também atua como intermediária entre você e a seguradora em casos de sinistro.
É a empresa que utilizei mais vezes e que sempre me apresenta a melhor proposta de negócio.
A Seguros Promo possui uma ferramenta disponível a qualquer pessoa, onde ela fornece uma comparação de valores, planos e custos benefícios entre as melhores seguradoras do país (inclusive a Assist Card).
Além disso, outras vantagens de contratar seu seguro com a Seguros Promo é a possibilidade de parcelar sua compra no cartão de crédito, encontrar os planos com melhor custo-benefício para VOCÊ, e receber um atendimento bastante atencioso sempre que necessário.
Como se não bastasse, utilizando o cupom de desconto VOLTOLOGO5 no momento da sua compra, você ganha 5% de desconto em qualquer plano. E, pagando no boleto bancário, são mais 5% a menos. Ou seja, você poderá economizar um total de 10%.
» Clique aqui e faça uma cotação online agora mesmo com a Seguros Promo.
PS: Obviamente, sem nenhum compromisso. Apenas para você ter uma ideia de quanto $$$ precisará reservar do seu orçamento de viagem.
# E o seguro viagem oferecido por cartão de crédito?
Saiba que essa também é uma opção válida.
Muitos cartões de crédito oferecem algum tipo de cobertura para os viajantes, algumas vezes até “de graça”.
Obviamente isso depende de cartão para cartão e pode estar sujeito a algumas condições. Por exemplo, para conseguir esse beneficio você precisa comparar as suas passagens aéreas com ele ou alguma coisa desse tipo.
Vale a pena você se informar se seu cartão oferece algo assim.
Mas atenção redobrada na hora de analisar as regras, condições de uso e cobertura do plano. Normalmente os serviços oferecidos são bem básicos e pode não te ajudar com determinados problemas.
# Preciso usar o meu seguro viagem, e agora?
“Palma, palma, Não priemos cânico!”.
Afinal, o seguro viagem está ai para te ajudar a solucionar algum problema ou imprevisto, e não para criar outros.
Para que você possa entrar em contato com a sua seguradora o mais rápido possível quando necessário, é muito importante que você leve anotado o telefone para emergência sempre contigo.
Normalmente as seguradoras te fornecem um “cartão de identidade” onde estará seus dados pessoais, o seu número de identificação com a seguradora e um telefone para contato.
Tenha SEMPRE uma cópia desse cartão no seu bolso/carteira, principalmente se estiver viajando sozinho. Caso você sofra algum acidente e fique inconsciente, essa é uma maneira da pessoa que for te socorrer descobrir que você é um turista e que possui um seguro viagem internacional.
Entrando em contato com a seguradora
Com as dicas acima você já teve ter percebido que o primeiro passo ao precisar utilizar o seu seguro viagem é entrar em contato com a seguradora. Isso também é essencial mesmo em casos de problemas de saúde.
Você deve entrar em contato com a seguradora e seguir as instruções que ela te passar. É ela que te orientará em qual hospital ou consultório médico você deve ir.
No caso de emergência e de não conseguir entrar em contato com a seguradora, guarde todos os documentos do hospital e comprovantes de pagamento para pedir o reembolso posteriormente. Fazer isso não é 100% de certeza que você irá conseguir seu dinheiro de volta, pois você pode acabar indo à algum lugar não conveniado com a sua seguradora. Porém, há casos em que não se pode esperar.
Aliás, é assim que a maioria dos seguros viagem funcionam: você pagará as despesas para solucionar o seu problema com o seu próprio dinheiro, e depois será reembolsado pela seguradora.
Para solicitar o reembolso é necessário apresentar uma série de documentos e comprovantes. Esses documentos variam de acordo com a situação ocorrida e de quais são as regras da sua seguradora.
Por isso, saiba exatamente o que você precisará apresentar para receber seu dinheiro de volta e não ter nenhum problema.
Se possível, peça uma lista com essas informações na hora de contratar o seu seguro.
+ Dicas sobre seguro viagem
» Tenha em mente quais são os possíveis riscos que terá durante a sua viagem. Afinal, isso facilitará a sua vida na hora de escolher o melhor plano para você.
» Está partindo para uma viagem sem data para volta ou decidiu prolongar a viagem? A maioria das seguradoras fazem a prorrogação do mesmo plano que você já está utilizando.
Para isso, basta você entrar em contato com a seguradora alguns dias antes do vencimento da sua atual apólice e solicitar que isso seja feito.
Como isso é variável de acordo com a empresa, o melhor é você se informar a respeito desse procedimento com a sua seguradora antes de viajar.
» Se a sua viagem é longa e/ou passará por diferentes países em diferentes continentes, uma coisa que pode ser feita para economizar é contratar apólices especificas para essas regiões.
Por exemplo. O custo com saúde nos Estados Unidos é um dos mais caros do mundo, por isso, é interessante que você tenha um seguro viagem que cubra um valor alto dessas possíveis despesas.
» Leia atentamente todas as cláusulas e coberturas do seu plano.
» Despesas médicas não costumam ser baratas em nenhum lugar do mundo. E como já disse lá em cima, na maioria das vezes é você quem terá que pagar esses valores para depois ser reembolsado.
Um cartão de crédito internacional pode ser muito útil nessas horas, portanto, se possível viaje com um.
» Deixe uma cópia de toda a documentação envolvendo o seu seguro viagem com algum familiar ou amigo.
» Não deixe para depois. Faça uma cotação agora mesmo e contrate o seu seguro viagem assim que tiver as datas da sua viagem confirmada.
Clique aqui para fazer uma cotação online AGORA.
estou indo para cartagena e san andres em 8/11/16. estou com muito medo das chuvas.. sera que ficaremos debaixo de chuva sem poder passear????
Oi Mônica,
Então, difícil te dar alguma resposta precisa… hehehe
Outubro e novembro de fato são meses com mais chuvas na Colômbia. Pode acontecer de você pegar sol todos os dias, por exemplo.
Mas é bom estar ciente de que a chuva pode atrapalhar um pouco…
Abraço