Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Roteiro Bolívia e Peru: Viagem de 15 dias!

Um roteiro à Bolívia e Peru costuma ser a porta de entrada para àqueles que se viciam em mochilões pela América Latina.

E digo isso por experiência própria, afinal, estes foram os países que eu conheci durante meu primeiro mochilão.

Um dos principais motivos para as pessoas encararem esses destinos em uma primeira viagem internacional é o baixo custo – principalmente tratando-se da Bolívia. No entanto essa não é a única razão. Aliás, pode ter certeza que apenas isso não seria suficiente para que esses países atraíssem os exigentes turistas brasileiros.

O outro fator determinante que faz as inúmeras horas dentro de um ônibus valerem a pena são as paisagens incríveis que encontramos nos nossos vizinhos.

Salares, lagos, praias, ruínas Incas, desertos e florestas. A diversidade é tão grande que um roteiro para conhecer as principais atrações de Bolívia e Peru teria que durar pelo menos dois meses.

No entanto, se para você é inviável viajar por mais de duas semanas, neste texto eu indicarei um roteiro compacto, de 15 dias, pela Bolívia e Peru.

Leia também: Seguro viagem para o Peru | Dicas INDISPENSÁVEIS

# Roteiro de 15 dias pela Bolívia e Peru

» La Paz: 3 dias inteiros
» Copacabana: 2 dias inteiros
» Cusco: 4 dias inteiros
» Lima: 1 dia

La Paz

Começar sua viagem em La Paz pode ser uma experiência e tanto.

É claro que isso é muito pessoal e depende da onde você vive e de que lugares já visitou antes, mas confesso que chegar em La Paz foi um certo choque para mim.

Talvez pelas buzinas e trânsito, talvez pela sujeira ou talvez pelo conjunto completo que é o mais provável. O fato é que La Paz te proporcionará uma quantidade absurda de informação e talvez leve um tempinho para você se acostumar.

Além disso, outro integrante deste combo que não podemos esquecer é o tal mal de altitude, afinal, La Paz se encontra a 3.600 metros acima do nível do mar.

Passado tudo isso, é hora de desbravar essa cidade vibrante, confusa e cheia de atrações. Reserve pelo menos três dias inteiros para conhecê-la.

Para os aventureiros de plantão essa é a oportunidade de fazer um downhill por uma das estradas mais perigosas do mundo, a famosa Estrada da Morte. Diversas agências oferecem esse passeio que costuma durar um dia inteiro. 

Outros lugares para incluir no seu roteiro são o Mirador Kili Kili, Valle de la Luna e o Mercado das Bruxas.

viagem à Bolívia e Peru

Vista de La Paz

mochilão Bolívia e Peru

Downhill pela Estrada da Morte

Copacabana (Lago Titicaca)

Depois de alguns dias se acostumando com a altitude de La Paz chegou a hora de partir para o nosso próximo destino: Copacabana. 

A pequena cidade fica a 150 quilômetros de La Paz e é a base para conhecer o Lago Titicaca e a incrível Isla del Sol – a antiga ilha sagrada dos Incas.

Reserve dois dias inteiros para aproveitar a cidade. Esse é um daqueles lugares onde o turismo é a principal fonte de renda da população. Portanto, há inúmeras opções de hospedagem, restaurantes, agências de turismos e tudo o que você precisar.

Além da Isla del Sol, outra ilha que costuma atrair muitos viajantes é a Isla de la Luna.

roteiro Bolívia e Peru

Isla del Sol, em Copacabana

Cusco

Saia bem cedo de Copacabana para embarcar para o próximo destino, Puno, no Peru. Tanto o percurso como atravessar a fronteira entre esses dois países é bem tranquilo.

Nesse ponto da viagem você pode escolher passar um ou dois dias em Puno para conhecer um pouco das atrações da cidade, como as Ilhas Flutuantes, ou então seguir viagem para o próximo destino desse roteiro: Cusco.

No meu caso, assim que cheguei na rodoviária de Puno já comprei a passagem de ônibus para Cusco, que sairia em poucas horas. Esse trajeto leva aproximadamente 9 horas, ou seja, se fizer exatamente o que eu fiz, chegará à Cusco somente no dia seguinte da sua saída de Copacabana.

Chegando em Cusco, os próximos dias serão para explorar as atrações da região, além de claro, a lendária Machu Picchu.

Recomendo no mínimo quatro dias para essa parte do roteiro. Porém, se acaso você quiser fazer alguma das trilhas para chegar a Machu Picchu, precisará de mais tempo.

Algumas das atrações de Cusco, são: caminhar pelo centro e pela Plaza das Armas, visitar museus (especialmente o Museo Inka), conhecer o Mercado Central de San Pedro e subir ao Arco de Santa Ana para ter uma vista bacana da cidade.

Para conhecer um pouco mais da história e construções Incas recomendo fortemente que você também faça algum tour pelas Ruínas de Sacsayhuaman.

Além dessas atividades, em Cusco você encontrará diversas agências que oferecem passeios de esporte de aventura como rafting e tirolesas. Essas atividades são realizadas em lugares afastados da cidade. Porém, ao comprar algum desses pacotes o transporte normalmente está incluso.

Para descobrir outros programas para incluir no seu roteiro, leia o texto “7 melhores passeios em Cusco”.

como ir da Bolívia para o Peru

Machu Picchu

Leia também: Dicas de roteiros para Machu Picchu

Lima

Hora de juntar as coisas e partir para a nossa última parada: Lima, a capital peruana.

A viagem de ônibus de Cusco a Lima é longa, muito longa. Portanto,  caso Lima não te chame a atenção ou não te desperte interesse, você pode deixar de fazer essa parte do roteiro.

Confesso que fui a Lima sem expectativas.  Meio que por obrigação porque o meu voo de volta para o Brasil partia de lá. Mas tenho que admitir que ela foi uma agradável surpresa na minha viagem.

Assim como a maioria das grandes cidades latino americanas, espere encontrar um lugar cosmopolita, com uma noite e vida cultural agitada e cheio de contrastes. De luxuosos prédios a precária periferia você não gastará nem 10 minutos.

Lima com certeza não é uma unanimidade entre os turistas. Vai depender muito do seu perfil e estilo de viagem. Há quem fique semanas por lá e há quem não aguente poucas horas.

Só você saberá dizer se é do teu gosto ou não. Caso queira arriscar, recomendo pelo menos dois dias para provar um pouco dessa cidade tão diferente do restante do país.

Leia também: 7 melhores passeios em Lima

+ Lugares para incluir no seu roteiro de viagem pela Bolívia e Peru

Salar de Uyuni (Bolívia)

Simplesmente a maior planície de sal da Terra.

Quando digo para as pessoas que fui à Bolívia, mas, não conheci o Salar, elas demoram a acreditar. Isso porque, esse é um dos principais atrativos turístico do país.

Uma vez no Salar de Uyuni, visite também lugares como Isla del Pescado, Sud Lípez e a Laguna Colorada.

Arequipa (Peru)

Segunda maior cidade peruana e conhecida como “La Ciudad Blanca”, Arequipa é o ponto de partida para explorar um dos lugares mais bacanas do Peru, o Valle del Colca.

Muitas agências de Arequipa organizam o passeio à esse, que é um dos maiores cânions do mundo. O pacote tradicional costuma durar dois dias e uma noite.

Nasca

É nessa cidade que está outra das atrações mais procuradas no Peru: as Linhas de Nasca.

Esse conjunto de linhas que formam desenhos de figuras geométricas a animais ainda é um mistério para a humanidade.

Quem as desenhou? Como? Quando? Por quê? São perguntas que ainda não foram respondidas e que faz com que muitas pessoas desejam conhecê-las. 

Huacachina (Peru)

Um verdadeiro oásis em meio às dunas de areia próximo a cidade de Ica. Ideal pra quem está em busca de sossego e ao mesmo tempo diversão.

Um roteiro que passe por Huacachina combina muito bem com Lima e Nasca.

Parque Nacional Huascarán (Peru)

Um destino que ainda não é muito popular entre os brasileiros mas que europeus e argentinos não deixam passar batido.

O ponto de partida para conhecer esse belíssimo parque nacional é a cidade de Huaraz, a aproximadamente 400 quilômetros ao norte de Lima.

Evite este erro na sua viagem à Bolívia e Peru

Não contratar um bom seguro para sua viagem à Bolívia e Peru é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Milena Sato disse:

Oi! Adorei seu blog.
Estou querendo ir para Bolívia e depois para o
Perú, você sabe me dizer qual meio de transporte posso usar? De baixo custo ?

Murilo Pagani disse:

Oi Milena, tudo bem?

O meio de transporte mais em conta para fazer o deslocamento de um roteiro pela Bolívia e Peru é de ônibus.

Algumas distâncias são longas, mas você pode ajustar seu roteiro para ir parando em várias cidades!

Abraço

Pedro vieira disse:

Ola murilo tudo bem? Parabéns pelo blog. Me fale uma coisa, percebi que quando pesquisamos as passagens ex: ida e volta pra la paz sai bem mais barato do que ir pra la paz e voltar por lima. É isso mesmo? Você chegou a ver alguma alternativa pra essa situação?
Obrigado

Murilo Pagani disse:

Oi Pedro, tudo bem e você?

De um modo geral, é isso mesmo. Ida/volta pelo mesmo destino será sempre mais em conta do que alterando um dos locais de embarque/desembarque.

Uma alternativa que você pode tentar, e ver se faz sentido financeiramente, é comprar a ida/volta para La Paz, e aí um trecho extra de Lima para La Paz, para você pegar o voo de volta. Às vezes, pode compensar.

Abraço!

Bruna disse:

Qual a melhor época do ano para fazer essa viagem?

Murilo Pagani disse:

Oi Bruna, tudo bem?

De maio a setembro, que é o período com menos chuva!

Abraço

Inez Goncalves disse:

Oi,
Estou querendo fazer esse roteiro Seu post me ajudou bastante.
Vamos! Que vamos!
Abraço,
Inez

Murilo Pagani disse:

Que bom que as dicas ajudaram, Inez! =)

Abração!

Isabella Toledo disse:

Olá!! Li seu blog e achei bastante interessante o quanto você prioriza os detalhes ao informar seu roteiro. Gostaria de pedir uma ajudinha rsrs.. eu e minhas amigas (somos em 4) estamos planejando um mochilão por Peru, Bolivia e Chile. Gostaríamos de conhecer o Machu Pichu, Uyuni e Atacama.. mas, após ler seu post sobre o Atacama, estamos pensando em deixar para uma próxima, pois nosso orçamento é curto rsrs. Queria saber se você tem alguma sugestão de roteiro pronto para que possamos analisar e seguir..

Agradeço pelos posts super esclarecedores e também desde já pela sua atenção,

Isabella.

Murilo Pagani disse:

Oi Isabella , tudo bem?

Que bacana! Fico contente em saber que gostou do blog! 🙂

Realmente, o Atacama pode encarecer bastante essa viagem (principalmente por conta dos passeios de lá!).

Sobre o roteiro, depende de quanto dias vocês tem pra viajar, mas este que eu indico no post é uma boa. Apenas acrescente Uyuni.
Ficaria La Paz- Uyuni – Copacabana – Cusco- Lima. Se não quiser ir até Lima pode terminar em Cusco mesmo.

Ou, se tiver tempo disponível, dá pra incluir Arequipa também. Por exemplo: La Paz-Uyuni-Copacabana-Arequipa-Cusco-Lima…

Enfim, mil e uma possibilidades! hahahaha

Abração!

Amanda disse:

Olá
Parabéns pelo post.
Gostaria de saber a quantidade de dinheiro que seria bom levar e se há necessidade de levar em espécie. A ideia eh fazer o roteiro lá paz, Cusco, por 10 dias. Obrigada

Murilo Pagani disse:

Oi, Amanda!

Eu sempre diversifico o modo como levo grana. Um pouco em espécie, cartão de crédito e Visa Travel Money são os que costumo usar.

Sobre a quantidade de dinheiro, depende muuuito do seu estilo de viagem!

Abraço

juliano costa disse:

Boa!!

Quero fazer essa viagem em junho de 2018 (férias do trabalho). Acha possível fazer em 15 dias? Visitando alguns desses pontos informados por você?

Murilo Pagani disse:

Oi, Juliano!

Em 15 dias dá pra fazer uma trip bem maneira por La Paz, Copacabana, Puno e Cusco (Machu Picchu).

Abraço

Uma viagem que TODO MUNDO tem que fazer 🙂 Obrigada por citar o OMMDA 😉

Murilo Pagani disse:

Querendo fazer de novo esta trip!!!

🙂

Abraço

Paulo Victor Vieira da Silva disse:

Tem Como eu ir de Ollantaytambo no Peru para Aguas Callientes em Machu Pichu

Lucas disse:

amigo, excelente post. uma coisa: há aproximadamente está errado. Há é do verbo haver, tá bem errado, deculpa. o correto seria a aproximadamente. edite o post por favor, por que ele está sensacional. grande abraço

Murilo Pagani disse:

Falha nossa Lucas!!!
hahahaha

Obrigado por avisar!

Abraço,
Murilo