É incontestável: as praias de Tamandaré formam um dos trechos mais exuberantes da costa nordestina.
Ainda assim, não dá para negar: a estrutura turística desta cidade, que está localizada no litoral de Pernambuco, pode desapontar os forasteiros que prezam por mais conforto e andanças gastronômicas durante as férias.
Se por um lado a sua faixa de areia à beira-mar parece ter sido cuidadosamente pintada por um talentoso artista, por outro, a sua área urbana passa a sensação de ser um canteiro de obra abandonada pela metade.
Veja bem, é claro que há acomodações que entregam estadas convenientes e restaurantes com cardápios menos corriqueiros. Inclusive, no Villa Barros Gastronomia eu provei um risoto de rabada que por si só fez valer a viagem.
Porém, tenha em mente que o que brilha neste destino é a paisagem praiana. O que, convenhamos, já é motivo suficiente para fazer as malas e dedicar um roteiro – ou pelo menos parte do itinerário – para visitar as praias de Tamandaré.
Praias de Tamandaré
Onde fica Tamandaré?
Tamandaré é um município localizado no estado de Pernambuco, a 110 quilômetros de Recife. Aliás, o aeroporto da capital pernambucana é local mais apropriado para desembarques aéreos.
Além da proximidade com a capital do estado, as praias de Tamandaré também estão próximas de outros destinos do litoral de Pernambuco e também de Alagoas.
Portanto, é bastante usual combinar outros lugares em um mesmo roteiro de viagem.
- Porto de Galinhas, 57 quilômetros.
- São José da Coroa Grande, 30 quilômetros.
- Maragogi, 47 quilômetros.
Podendo viajar por pelo menos uma semana, por exemplo, é possível dividir a estada entre Tamandaré e outro destino mencionado acima.
Aliás, seguem abaixo pousadas e hotéis em Tamandaré que são bem avaliados pelos hóspedes:
- Pousada Pérola do Mar ($)
- Pousada Solar da Praia ($)
- Hotel Coral Beach ($$)
- Bangalôs do Gameleiro ($$$)
- Pousada Praia dos Carneiros ($$$)
Apesar da Praia dos Carneiros estar afastada do burburinho central da cidade, trata-se da melhor área para quem está em busca de uma acomodação mais especial.
Por outro lado, os visitantes que preferem instalações mais modestas – e baratas – e não abrem mão de localização central próxima a comércios em geral, será mais feliz se hospedando no centro de Tamandaré.
» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Tamandaré
Como visitar as praias de Tamandaré?
A melhor forma de chegar e visitar as praias de Tamandaré é alugando um carro, especialmente se a viagem incluir também destinos vizinhos.
Caso contrário, será necessário encarar uma cansativa combinação de transporte público, caronas e passeios.
Por causa desta logística pouco promissora muitos viajantes preferem se hospedar em Porto de Galinhas ou Maragogi e fazer apenas um passeio bate volta às praias de Tamandaré.
E, de fato: para os turistas que não pretendem alugar um carro e gostam de sair para bater perna à noite, Porto de Galinhas e Maragogi garantem estadas logisticamente mais fáceis.
Por outro lado, os tours que saem destes destinos levam os visitantes somente para uma das praias de Tamandaré: Carneiros.
1- Praia de Tamandaré
O trecho à beira-mar central da cidade e que leva o nome do município é uma das mais movimentadas praias de Tamandaré. Ainda assim, o local se mantém organizado e livre de tumultos encontrados em outros destinos mais famosos.
Hospedando-se nas pousadas de Tamandaré que estão localizadas na área central, basta uma caminhada de poucos minutos para chegar à faixa de areia.
Além da localização de fácil acesso, outra comodidade na Praia de Tamandaré é o conjunto de quiosques de frente para o mar. De modo geral, são instalações bem simples, porém, providenciam sombra, bebidas e petiscos a preços realistas.
Além do astral cativante com jeitão de vila esquecida pelo turismo de massa, a Praia de Tamandaré ainda presenteia os visitantes com um visual digno de cartão postal: mar em tons de verde cristalino e um extenso tapete dourado diante do oceano.
2- Praia de Campas
A partir da Praia de Tamandaré, basta caminhar por 15 minutos pela faixa de areia em direção ao lado esquerdo quando se olha de frente para o mar, que se chega ao trecho nomeado de Campas.
Apesar de ser bastante próxima do centro da cidade, a Praia de Campas é quase deserta e é ideal para quem está em busca de sossego.
Um dos trechos mais convenientes para esticar a canga na areia é na altura da Igreja Velha de São Pedro. Isso porque, por estas bandas estão algumas das poucas barracas disponíveis nesta praia.
Além da tranquilidade, a Praia de Campas tem outra característica que agrada uma parcela dos banhistas: mar raso e quase sempre sem ondas.
3- Praia Pontal do Lira
Trata-se da vizinha do lado direito à Praia de Tamandaré. Ou seja: a Praia do Pontal do Lira também é central e de fácil acesso, bastando uma caminhada de apenas 15 minutos para chegar até lá.
Em todo caso, saiba que a semelhança com a Praia de Campas termina na localização e na beleza natural.
Isso porque, além de ter muitas barracas com mesas, cadeiras e guarda sol, o mar no Pontal do Lira costuma ser mais fundo e agitado, sendo que durante a maré alta a água avança por quase toda a faixa de areia.
4- Praia Boca da Barra
A Praia da Boca da Barra é a vizinha seguinte ao Pontal do Lira e a menos frequentada dentre as praias de Tamandaré.
Em poucas palavras, trata-se de uma praiona deserta com o mar perder de vista, ondas regulares e sem nenhum tipo de estrutura para os visitantes.
Particularmente, considero a visita válida apenas para os forasteiros que gostam fazer de longas caminhadas pela faixa de areia.
Em todo caso, indo à Praia do Pontal do Lira o viajante já consegue tirar as próprias conclusões se valerá ou não a pena seguir adiante com o passeio.
Afinal, deste ponto já se tem uma vista panorâmica da Boca da Barra e sua extensa fileira de coqueiros de frente para o mar. Para mim, apreciar este cenário de longe já foi suficiente.
5- Praia dos Carneiros
Localizada a 9 quilômetros do centro, Carneiros é a estrela mais brilhante dentre as praias de Tamandaré.
Não à toa, costuma ser a única praia da cidade visitada pelos turistas, que geralmente fazem um passeio bate volta saindo de Recife, Porto de Galinhas ou Maragogi.
Hospedando-se em Tamandaré dá para chegar à Praia dos Carneiros de moto-táxi, táxi ou com as vans de lotações que têm como destino final a cidade de Rio Formoso.
Em poucas palavras e abraçando todos os clichês linguísticos possíveis, pode-se dizer que a Praia dos Carneiros é aquele tipo de refúgio preservado que se imagina quando se fala em paraíso praiano.
O mar é verde cristalino com pinceladas azuis, a faixa de areia é clarinha e há esbeltos coqueiros de frente para o mar.
Além disso, as poucas construções que há por lá estão, pelo menos por enquanto, perfeitamente harmonizadas com a paisagem natural.
Inclusive, até mesmo a famosa Capela de São Benedito, a tal da Igrejinha dos Carneiros, combinou com o cenário praieiro.
Outra particularidade que torna a Praia dos Carneiros ainda mais especial são as piscinas naturais que se formam pertinho da faixa de areia durante a maré baixa.
Ainda que eu prefira o banho de mar durante a maré mais cheia, as piscinas são atrativos para lá de sedutores, especialmente para quem viaja com crianças.
O senão é que a Praia dos Carneiros está longe de ser uma praia financeiramente acessível. Aliás, diga-se de passagem: as propriedades privadas situadas à beira-mar dificultam até mesmo o acesso logístico dos pedestres.
Em todo caso, para o turista que vai apenas para passar o dia, o maior contraponto são os preços nas barracas e beach clubs, que geralmente são mais salgados do que a água do mar.
- Reservar passeio de Recife à Praia dos Carneiros
- Reservar passeio de Maragogi à Praia dos Carneiros
- Reservar passeio de Porto de Galinhas à Praia dos Carneiros
3 lugares para se hospedar em Tamandaré
($) Para se hospedar no centro de Tamandaré sem precisar gastar muito, a Pousada Solar da Praia costuma ter as tarifas mais em conta da cidade.
($$) Para diminuir a distância para o mar e aumentar o conforto sem extrapolar o orçamento, as suítes do Hotel Coral Beach entrega ótimo custo-benefício.
($$$) Por fim, se fizer questão das charmosas pousadas localizadas na Praia dos Carneiros, os Bangalôs do Gameleiro ostentam excelente reputação entre os hóspedes.
» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outras pousadas em Tamandaré.
Dicas maravilhosas e explicativas.
Tudo muito bem esclarecido, vou conhecer o restaurante para comer o risoto de rabada.
Valeu
Oi, Gilbar, tudo bem?
Fico feliz em saber que gostou das dicas de Tamandaré.
Eu adorei o risoto, viu?! Foi provavelmente a minha melhor refeição na cidade.
Abraço!
Eu amo as praias de Tamandaré é uma das praias mais belas
Oi, Lucicleide, tudo bem?
Realmente, são incríveis mesmo, né?!
Abraço