As praias de Búzios formam cenários de fazer inveja a muitos balneários famosos pelo mundo.
Portanto, não é para menos que a atriz francesa, Brigitte Bardot, tenha se apaixonado por estas bandas da Região dos Lagos e tenha colocado o destino no cenário turístico na década de 60.
Uma prainha escondida aqui, outra mais espaçosa ali, ou também alguma mais urbana de traços autênticos acolá.
Em Búzios é possível se deliciar cada dia em uma praia diferente por quase um mês, se assim você desejar.
Ainda assim, tenha em mente que certas praias de Búzios podem desegradar determinadas preferências praianas, sendo a queixa mais corriqueira o fato dos principais trechos à beira-mar da cidade serem curtos e estreitos.
Não dá para negar: algumas praias de Búzios realmente são bem apertadas e podem passar a sensação de superlotação caótica, especialmente durante a alta temporada de verão.
Porém, neste texto você também descobrirá que existem faixas de areia onde não faltará espaço para você esticar a sua canga.
Melhores praias de Búzios
- Praia do Canto
- Praia da Armação
- Praia dos Ossos
- Azeda e Azedinha
- João Fernandes
- João Fernandinho
- Praia Brava
- Praia Olho-de-Boi
- Praia do Forno
- Praia da Foca
- Praia da Ferradura
- Praia da Ferradurinha
- Praia de Geribá
- Praia de Manguinhos
- Praia da Tartaruga
- Praia de Tucuns
- Praia de José Gonçalves
- Praia de Caravelas
- Praia Rasa
- Ponta do Pai Vitório
» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Búzios
1- Praia do Canto
Pertinho da Rua das Pedras, a Praia do Canto é uma opção conveniente para quem quer se refrescar no mar sem precisar sair do centro de Búzios.
Aliás, esse trecho é a continuação da Praia da Armação.
Apesar de nem de longe ser a praia mais encantadora da cidade, a Praia do Canto até que ostenta certo carisma sedutor.
Além disso, tem outras qualidades: tem mar calmo e está sempre vazia.
Por fim, saiba que atravessando os rochedos do canto esquerdo da praia se chega a outra praia de Búzios: a Praia dos Amores.
2- Praia da Armação de Búzios
Apesar de não ser usada pelos banhistas, é quase certo que você passará pela Praia da Armação durante os seus dias em Búzios.
Isso porque, esta é a praia que está no centro da cidade, às margens da cativante Orla Bardot.
Movimentada de dia e à noite, além de vários bares e restaurantes, é por aí que você encontrará a estátua da atriz francesa Brigitte Bardot, além de um pôr do sol que não costuma decepcionar.
Além disso, é aí que também está o principal cais da cidade e de onde partem os passeios de barcos pelas praias de Búzios.
Embora o tour de escuna seja rápido e sem grandes atrações que não poderiam ser visitadas por conta própria, na minha opinião, vale a pena incluir na programação.
Não menos importante, é impossível não mencionar que a Praia da Armação está ao lado da Rua das Pedras, que é o principal endereço gastronômico e turístico de Búzios.
Toda a região entre a Rua das Pedras e a Orla Bardot é repleta de bistrôs, restaurantes tradicionais e bares animados.
Para decidir onde comer em Búzios vale a pena bater perna por estas bandas e bisbilhotar os cardápios e ambientes para descobrir qual espaço tem mais chance de fisgar o seu estômago – e bolso.
Por fim, essa região central também é uma das melhores vizinhanças para se hospedar na cidade. Inclusive, fora das ruas principais, mas ainda no centro, estão algumas das pousadas mais baratas em Búzios.
Em todo caso, seguem abaixo algumas acomodações que são bem comentadas pelos hóspedes:
- Viva Búzios Flats ($)
- Jardim Secreto Guest House ($)
- Riviera Búzios Hotel ($$)
- Pousada Canteiros ($$)
- Pousada Águas Claras ($$$)
- Vila deste Hotel ($$$)
3- Praia dos Ossos
A Praia dos Ossos está localizada a uma curta distância do centro de Búzios e é facilmente acessível a pé ou de carro.
Inclusive, é uma das praias mais próximas da Rua das Pedras, exigindo apenas 15 minutos de caminhada.
Apesar de alguns turistas não se intimidarem e aproveitarem o mar da Praia dos Ossos, ela não é das mais apropriadas para banhistas por causa dos barcos que ficam ali atracados.
Ainda assim, na minha opinião, essa é uma das enseadas mais charmosas da cidade e vale a visita.
Aliás, na minha opinião, para os viajantes que gostam de caminhadas à beira mar um bom roteiro é sair do centro ir andando pelas seguintes atrações:
- Praia da Armação e Orla Bardot.
- Praia dos Ossos.
- Praias da Azeda e Azedinha.
Todo esse percurso tem aproximadamente 2 quilômetros e a caminhada não levará mais do que 30 minutos.
4- Azeda e Azedinha de Búzios
Aproximadamente a dois quilômetros do centro, as irmãs Azeda e Azedinha foram duas das minhas praias favoritas de Búzios por conta da sua bela paisagem.
Porém, por serem belas, pequenas e centrais, o espaço na areia costuma ser concorrido e você pode ficar com a sensação de que é muita gente para pouca praia.
De qualquer forma, me pareceram ótimos lugares para passar um dia inteiro de bobeira, mesmo com a estrutura limitada. Mas é claro: se você, assim como eu, não gosta de praias lotadas, evite visitá-las na alta temporada ou aos finais de semana.
Por fim, saiba que esta é uma das melhores praias de Búzios para famílias com crianças por causa do seu mar calmo e sem ondas.
5- João Fernandes
Outra praia de Búzios que raramente está vazia é a João Fernandes. E há três razões que fazem deste trecho um grande sucesso: ótimos quiosques na areia, mar estilo piscina e acomodações de diversas categorias.
Sim, esta também é uma das melhores praias de Búzios para se hospedar e há hotéis e pousadas com excelentes custo-benefício.
Ainda assim, apesar destas qualidades, foi uma das praias que eu menos gostei. É bem verdade que se eu tivesse a visitado em um dia menos tumultuado provavelmente teria gostado mais.
Porém, a primeira impressão não foi arrebatadora.
No quesito acomodação, três lugares bem avaliados para uma estada na Praia de João Fernandes, são:
- Bliss Hotéis João Fernandes ($)
- Gente Bonita Mirante ($$)
- La Boheme Hotel ($$$)
6- João Fernandinho
Bem menor do que a sua vizinha João Fernandes, a João Fernandinho possui um visual para lá de fotogênico.
O acesso se dá por uma caminhada de cerca de 10 minutos, nada complicado, porém, não tão prático como chegar à areia da sua irmã.
Apesar de simples, o local conta com alguns quiosques para garantir aqueles petiscos e bebida gelada.
7- Praia Brava
Embora o mar seja agitado e pouco adequado para ficar à toa na água, a Praia Brava conquista os viajantes com um cenário bastante convidativo: faixa de areia espaçosa e estrutura para passar um dia inteiro muito bem servido.
É bem verdade que os preços não são dos mais simpáticos, principalmente se você quiser ostentar nos requintados Silk Beach Club e Rocka Beach Lounge & Restaurant.
Porém, procurando com afinco é possível encontrar comes e bebes mais baratos.
Além de ser uma excelente praia para passar o dia, a Praia Brava também atrai viajantes que estão em busca de outro tipo de faixa de areia: nudista.
Afinal, é no canto direito da Brava onde se inicia a trilha à Praia Olho do Boi (a próxima indicada deste texto).
8- Praia Olho-de-Boi
Acessada por uma trilha que começa no canto direito da Praia Brava e que dura em torno de 40 minutos, Olho de Boi é uma praia de nudismo em Búzios.
Selvagem, com faixa de areia pequena e mar agitado, é uma das paisagens mais lindas da cidade.
Inclusive, na metade da trilha você já tem uma vista privilegiada e consegue ter uma noção do que te espera.
Verdadeiro refúgio pra quem quer escapar das movimentadas praias de Búzios, além do acesso mais chatinho outro detalhe importante é que – com exceção de um ou outro vendedor ambulante – não há estrutura por lá.
Por fim, é importante dizer que embora a minha experiência tenha sido extremamente agradável e de ter compartilhado a praia apenas com pessoas que realmente só estavam ali para aproveitar aquela natureza exuberante, nem todos os viajantes relatam o mesmo.
Em algumas avaliações do TripAdvisor, por exemplo, há comentários de turistas que detestaram conhecer a praia por conta de assediadores que estavam no local.
Inclusive, algumas mulheres não recomendam de forma alguma ir sozinha até lá.
9- Praia do Forno
Mesmo não sendo uma opção tão convencional, a Praia do Forno costuma ser uma grata surpresa para passar o dia.
Com estrutura razoável, faixa de areia pequena e mar calmo, é uma das praias de Búzios muito procurada por famílias com crianças.
Porém, para garantir seu pedaço na areia chegue cedo.
Não menos impressionante, ou na verdade até mais fascinante do que a própria praia, é o Mirante do Forno, que fica a pouco mais de um quilômetro distante.
Sem dúvida é um lugar que não pode estar de fora da sua lista do que fazer em Búzios.
10- Praia da Foca
Uma praia que costuma estar vazia em Búzios é a pequenina Praia da Foca.
Talvez ela não te impressione logo de cara, mas aos poucos é provável que você se encante com a privacidade do lugar e queira passar mais tempo do que o esperado.
O acesso é por uma trilha curtinha que dura no máximo 10 minutos de caminhada.
O local não possui nenhuma estrutura, e nem fica perto de bares e restaurantes.
11- Praia da Ferradura
A menos de 2 quilômetros do centro, esta é uma das praias mais badaladas de Búzios e que consegue conquistar diferentes perfis de viajantes.
Com sua forma característica de ferradura, águas calmas e areias douradas, a Praia da Ferradura é uma excelente opção para famílias, casais e visitantes que buscam relaxamento e diversão à beira-mar.
Com boa infraestrutura e poucas ondas, é uma das mais concorridas para curtir um dia de sol. Se quiser menos movimento – e consequentemente menos quiosques – vá para o canto direito da praia.
Além disso, a Praia da Ferradura também é bastante conveniente para se hospedar.
Há pousadas e hotéis com excelente custo-benefício, além da praticidade de estar perto de uma praia legal e não muito longe da Rua das Pedras e da Orla Bardot.
Caso tenha gostado da ideia de ficar em uma boa praia sem abrir mão da localização central, seguem abaixo três acomodações com excelentes reputações:
- Pousada Happiness ($)
- Villa Bella Pousada ($$)
- Jubarte Conceito Hotel ($$$)
12- Praia da Ferradurinha
Localizada perto do canto esquerdo da Praia de Geribá (sim, é isso mesmo), a Praia da Ferradurinha é a prova de que tamanho não é documento e conquista os viajantes com sua curta faixa de areia e visual digno de cartão postal.
Na estreita ruazinha de acesso à praia há alguns restaurantes e lanchonetes onde você poderá garantir os comes e bebes do dia.
13- Praia de Geribá
No bom e velho estilo praiona, com quiosques à beira-mar e ambiente animado, a Praia de Geribá não é uma unanimidade entre os turistas.
No entanto, é uma escolha para lá de pertinente para quem gosta de praias com mais espaço.
Além disso, Geribá é um bairro que conta com boas opções de hospedagem, bares e restaurantes.
Inclusive, também abriga alguns dos melhores hostels em Búzios.
Portanto, é uma ótima vizinhança para quem está em busca de um roteiro menos convencional pela cidade.
Por outro lado, apesar de estar próximo do complexo gastronômico Porto da Barra, é uma das praias de Búzios que está mais deslocada do burburinho da Rua das Pedras.
Ainda assim, mesmo que você não se hospede por estas bandas é uma das praias de Búzios que, na minha opinião, não pode ficar de fora do itinerário.
Inclusive, uma boa programação é visitar as praias da Tartaruga, Ferradurinha, Geribá e Manguinhos no mesmo dia.
14- Praia de Manguinhos
Dentre as praias de Búzios que não são para curtir o mar, mas para apreciar um cenário que por si só já faz valer a viagem, a Praia de Manguinhos é ideal para um fim de tarde agradável.
À beira do descolado Porto da Barra, não faltam opções de bares e restaurantes pra você acompanhar o pôr do sol.
Se acaso quiser apenas tomar uma cerveja gelada em um ambiente com menos pompa, no canto esquerdo do complexo está o Quiosque Porto da Canoa.
15- Praia da Tartaruga
Com extensa faixa de areia, além de uma estrutura rústica e cativante de frente para o mar, a Praia da Tartaruga é do tipo que vai conquistando aos poucos.
Quando cheguei achei que estava muito lotada e considerei ir embora, porém, com uma dose de paciência ela pode provar que vale a pena investir uma tarde inteira no seu tapete dourado.
O ambiente é familiar e a areia completamente ocupada com cadeiras e guarda-sóis que saem bem na foto. além disso, programe-se para estar na praia até o fim do dia para ter a chance ser contemplado com um belo pôr do sol.
16- Praia de Tucuns
Situada a cerca de 9 km do centro da cidade e vizinha de Geribá, Tucuns é uma das praias mais afastadas e vazias de Búzios, o que a torna ideal para quem busca tranquilidade, privacidade e contato próximo com a natureza.
Com quase 3 km de extensão, a Praia de Tucuns é cercada por uma paisagem deslumbrante de vegetação nativa, dunas e costões rochosos.
Suas águas são cristalinas e de um tom azul-esverdeado, sendo que a potência das ondas varia de acordo com o trecho.
Aliás, trata-se de uma das melhores praias de Búzios para surfar, sendo que os esportistas costumam se concentrar na parte central da praia.
Ainda assim, saiba que os banhistas também têm um cantinho para chamar de seu.
No caso, o lado direito, que normalmente tem ondas mais mansas, costuma ser frequentado pelos visitantes que não têm a menor pretensão de se equilibrar em uma prancha.
17- Praia de José Gonçalves
É incontestável: a Praia de José Gonçalves entrega um dos visuais mais selvagens e enigmáticos dentre as praias de Búzios.
Ainda assim, não é o tipo de lugar que se encaixa em qualquer roteiro pela cidade.
Para começar, para chegar à praia é preciso disposição para pegar a estrada, afinal, ela está localizada na Reserva Ecológica das Emerências, quase 15 quilômetros distantes do burburinho central da Rua das Pedras.
Além disso, é importante ter em mente que essa é uma praia pequena, com ondas fortes e pouco adequada para os banhistas.
Portanto, não é o tipo de local apropriado para passar o dia.
Na minha opinião, é um excelente destino para incluir na programação caso você já esteja passando por estas bandas e queira tirar algumas fotos.
Ou então, se você estiver em busca de boas ondas para surfar.
18- Praia de Caravelas
Localizada dentro da Área de Preservação Ambiental Pau Brasil, a Praia de Caravelas é um verdadeiro refúgio para quem está em busca de sossego e não faz questão de grandes comodidades à beira-mar.
Ainda assim, apesar de ser pequenina e sem muitos restaurantes na faixa de areia, sua vizinhança é bastante conhecida por ser o endereço de algumas acomodações emblemáticas, como por exemplo, o Resort Caravelas e o Búzios Espiritualidade Resort Caravelas.
Por estar localizada próxima da entrada de Búzios para quem chega das praias de Cabo Frio, pode render uma boa parada antes de ir à sua acomodação.
Aliás, uma boa programação é visitar Caravelas, José Gonçalves e Tucuns na mesma sequência.
Isso porque, além de estarem situadas uma ao lado da outra, dessa forma você evitar sair do centro de Búzios somente para conhecê-las.
19- Praia Rasa
Verdade seja dita: a Praia Rasa não é o tipo de lugar que seduz os forasteiros.
Primeiro, porque ela está distante dos holofotes turísticos voltados ao centro, e segundo, porque ela não tem grande apelo que justifique um passeio exclusivo até lá.
Ainda assim, a Praia Rasa está praticamente ao lado de um lugar que se faz cada vez mais presente nos roteiros de Búzios: a Ponta do Pai Vitório.
Portanto, se você pretende visitar este ponto turístico que rende belas imagens, não custa nada dar uma paradinha nesta praia para tirar as suas próprias conclusões.
20- Ponta do Pai Vitório
Por fim, a última dica deste texto não é exatamente uma das praias de Búzios, mas sim, uma atração que está atraindo cada vez mais viajantes: a Ponta do Pai Vitório.
Situado no canto esquerdo da Praia Rasa – em um trecho onde ela passa a se chamar Praia da Marina – a Ponta do Pai Vitório é um dos cenários mais fotogênicos da região.
Trata-se de uma península rochosa que se estende para o mar, formando uma pequena enseada. Essa formação rochosa peculiar tem formato de meia-lua, com uma praia de areias claras e águas calmas no seu interior.
A paisagem ao redor é marcada por vegetação costeira e colinas, criando um cenário naturalmente deslumbrante.
Para chegar ao mirante que tem essa vista panorâmica é necessário fazer uma trilha curta, de nível fácil e que costuma ser percorrida em aproximadamente 15 minutos.
Dúvidas frequentes sobre as praias de Búzios
Confira a seguir quais são as principais dúvidas sobre as praias de Búzios.
Caso ainda não tenha encontrado o que procura, sinta-se à vontade para deixar um comentário no final do texto.
Quantas praias há em Búzios?
Búzios tem 23 praias.
Porém, vale ressaltar que este número pode variar a depender de como a contagem a feita.
Explico: a enseada de Búzios é pontilhada por algumas praias que são muito pequenas, que podem, inclusive, ficarem completamente encobertas durante o período de maré alta.
Pelo fato de serem muito curtas e de nem sempre estarem disponíveis para banho, o total de número de praias de Búzios está sempre mudando a depender da boca que vos fala.
Na minha opinião, independentemente de quantas praias há em Búzios, o mais importante é saber quais são os pedaços de areia mais famosos, o que dá para esperar de cada um deles, para então decidir se vale ou não a pena incluí-lo na programação.
Ainda assim, deixo uma sugestão: não importa qual seja o seu tipo de praia favorito, dedique pelo menos três dias inteiros para visitar as atrações e realizar os principais pontos turísticos deste destino.
Qual é a melhor praia de Búzios para se hospedar?
Não necessariamente o melhor bairro para ficar em Búzios será à beira mar.
Isso porque, embora existam três ótimas praias para se hospedar em Búzios, os endereços mais cobiçados para a estada costumam ser os próximos da Rua das Pedras e da Orla Bardot.
Afinal, é neste eixo onde está o burburinho comercial e gastronômico da cidade.
Ou seja, a dinâmica é a seguinte: quem se hospeda perto da Rua das Pedras e da Orla Bardot consegue sair a pé para bater perna à noite, mas precisará se deslocar para pegar praia durante o dia.
Por outro lado, quem se hospeda em alguma das praias de Búzios não precisa de tanta logistíca para dar um mergulho, mas precisa pensar em como irá se locomover para chegar ao fervo central de Búzios.
Particularmente, considero Búzios um destino onde é mais conveinente se instalar próximo da Rua das Pedras e da Orla Bardot, do que nas outras vizinhanças com pousadas à beira mar.
Ainda assim, caso você não abra mão de ficar em um bairro praiano, as três melhores praias de Búzios para se hospedar, são:
- Praia da Ferradura.
- Praia de João Fernandes.
- Praia de Geribá.
Por fim, caso você não queira se hospedar na cidade, saiba que há excursões de 1 dia a Búzios que saem do Rio de Janeiro.
Pousadas nas praias de Búzios
O preço das pousadas nas praias de Búzios varia de acordo com a época do ano.
Na baixa temporada, por exemplo, as acomodações mais econômicas têm diárias em torno de R$ 220,00 em uma suíte para duas pessoas e já com o café da manhã incluído na conta.
Por outro lado, durante os meses de verão em Búzios essa cifra pode facilmente aumentar em duas ou três vezes. Neste caso, é importante reservar a hospedagem com ainda mais antecedência.
Independentemente das datas da sua viagem, vale a pena ficar de olho nas promoções do site Booking.com. Normalmente, dá para encontrar acomodações estreladas com ótimo custo benefício.
Por fim, seguem abaixo algumas pousadas e alguns hotéis que são bem avaliados pelos hóspedes:
- Bliss Hotéis Centro ($)
- Jardim Secreto Guest House ($)
- Riviera Búzios Hotel ($$)
- Gente Bonita João Fernandes ($$$)
- Jubarte Conceito Hotel ($$$)
3 lugares para se hospedar em Búzios
($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Che Lagarto Hostel Búzios é uma das opções mais bem cotadas da cidade.
($$) Para se hospedar em uma pousada mais convencional e bem localizada sem precisar ir à falência, as suítes da Casa Colomba entregam excelente relação preço x conforto.
($$$) Para uma estada mais sofisticada, o Vila da Santa Hotel Boutique & Spa é uma das opções mais bem cotadas.
» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outras pousadas nas praias de Búzios.