A Praça do Pôr do Sol é, para mim, um dos melhores lugares para curtir um fim de tarde em São Paulo.
Durante a minha primeira visita ao local, custei a acreditar que existisse um lugar na cidade com tal cenário, e que proporcionasse um entardecer tão diferente da habitual correria de Sampa.
Conhecida também como Praça Cel. Custódio Fernandes Pinheiro, o primeiro detalhe que chama a atenção na praça é a sua vista atípica da maior cidade brasileira.
Ao invés de apenas um amontoado de arranhas céus, o que se vê por lá é um verdadeiro tapete verde – com prédios ao fundo, claro – mas que nos dão a sensação de estar num lugar muito distante de uma metrópole.
Outra coisa que não passa despercebida é que ali você constata que, de fato, o sol nasceu para todos. Famílias com crianças, engravatados que acabaram de sair de algum escritório, turistas estrangeiros, hippies, e casais que devem estar juntos a pelo três décadas. Ou seja, na Praça do Pôr o Sol há espaço para todo mundo!
Portanto, se essa combinação de personalidades distintas, cenário fotogênico e um pôr do sol digno de aplausos te parecem uma boa pedida, saiba que este é um lugar que você não deveria deixar de conhecer em São Paulo.
Leia também: 7 razões para fazer turismo em São Paulo
# Como chegar na Praça do Pôr do Sol?
Localizada no bairro Alto de Pinheiros, a Praça do Pôr do Sol está relativamente afastada do principal eixo turístico de Sampa. Porém, apesar de não estar grudada em nenhuma estação de metrô, é possível chegar lá combinando o transporte sobre trilhos com uma caminhada.
Para quem estiver pela região da Avenida Paulista ou até mesmo pelo centro, e quiser ir de metrô, a estação que você pode utilizar é a Vila Madalena (Linha Verde), que fica a 1,5 km da Praça do Pôr do Sol.
Esteja disposto, porém, a caminhar cerca de 20 minutos, num percurso que incluí diversos sobe-desce.
Outra opção para chagar até lá é descendo na Estação Cidade Universitária (Linha Esmeralda da CPTM). Apesar de você também precisar caminhar cerca de 20 minutos, o caminho por aqui é mais plano.
Por fim, para quem prefere praticidade e conforto para se locomover, uma corrida de Uber desde a Avenida Paulista deve sair por volta de R$ 30,00. Por outro lado, se você estiver pelos bairros de Pinheiros e Vila Madalena, espere gastar em torno de R$ 15,00.
Leia também: Como andar de metrô em São Paulo | Guia Indispensável
# Como é a tal praça e o que há por lá?
Esqueça o conceito de praça que talvez você tenha na sua mente. A Praça do Pôr do Sol é na realidade um verdadeiro gramadão no alto de uma ladeira.
O espaço é enorme, e por lá, basicamente você encontrará apenas árvores que providenciam uma sombra pra lá de conveniente.
As poucas comodidades fornecidas pelo município é um pequeno playground pra criançada, e algumas muretas de concreto que são utilizadas para se sentar. No mais, não espere encontrar nenhuma novidade – a grande atração é mesmo o sol.
A única facilidade que você encontrará por lá são alguns vendedores ambulantes que garantem a cerveja gelada – ou água – de cada dia. Só não vá se empolgar demais por que se precisar ir ao banheiro…
Há ainda as pessoas que vão mais preparadas e fazem um belo piquenique ao entardecer. Se assim desejar, não se acanhe e leve àqueles comes e bebes pra deixar o passeio em São Paulo ainda mais divertido.
No mais, a dica mais importante para conhecer a Praça do Pôr do Sol – apesar de óbvia – é consultar a previsão do tempo.
Além de verificar qual o horário que o sol irá se pôr, veja também se não há possibilidade de chuva. Afinal, nada mais paulistano do que terminar um belo dia de verão com um temporal que se formou repentinamente.
Leia também: 10 melhores pontos turísticos em São Paulo
# O que tem para conhecer perto da Praça do Pôr do Sol?
A Praça do Pôr do Sol está a aproximadamente dois quilômetros de algumas atrações dos bairros Vila Madalena e Pinheiros.
Portanto, se você estiver viajando a turismo em São Paulo – ou mesmo que seja morador, porém, quer aproveitar para visitar outros lugares – a dica é explorar estas duas vizinhanças.
Na Vila Madalena, além da famosa Rua Aspiculeta que é abarrotada de bares, vale conhecer também a cafeteria Coffee Lab e o Beco do Batman.
Em Pinheiros, aproveite os comes e bebes do Mercado de Pinheiros, KOF | King of The Fork (cafeteria) e do Pitico (bar).
Para um programa cultural, considere visitar as exposições do Instituto Tomie Ohtake.
Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas para visitar a Praça do Pôr do Sol, em São Paulo? Me conta aí nos comentários! 🙂
3 lugares para se hospedar em São Paulo ($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Soul Hostel é uma opção bem avaliada. ($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Ibis Sao Paulo Paulista tem um ótimo custo-benefício. ($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Estanplaza Paulista. » Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em São Paulo. |