Não é à toa que os pontos turísticos de Teresina recebem menos holofotes do que os de outras capitais nordestinas. Afinal, a cidade realmente carece de atrações capazes de cativar os forasteiros.
É provável que pareça indelicado da minha parte, porém, durante a minha estada de 5 dias na capital do Piauí, a impressão que eu tive é que este não é um destino que por si só consegue fazer uma viagem de férias valer a pena.
Na minha opinião, os passeios para fazer em Teresina até podem ocupar parte do seu dia de chegada e partida no estado.
Porém, acredito que é mais pertinente dedicar o roteiro em outros destinos do Piauí que justificam as férias por estas bandas, como por exemplo, Serra da Capivara, Parque Nacional de Sete Cidades, Parnaíba, Luís Correia e Barra Grande do Piauí.
Quer tirar suas próprias conclusões sobre os pontos turísticos de Teresina?
Sem problemas. Neste caso, um ou dois dias inteiros serão mais do que suficientes para visitar os principais atrativos da área urbana da capital piauiense.
Pontos turísticos de Teresina
- Museu do Piauí
- Mercado Central
- Parque da Cidadania
- Teresina Shopping
- Complexo Ponte Estaiada
- Gastronomia e vida noturna
- Encontro dos Rios e Polo Cerâmico
1- Museu do Piauí
Trata-se do melhor ponto turístico de Teresina para começar a programação pela cidade.
Isso porque, além da localização central próxima de outros lugares para conhecer em Teresina, o museu é um excelente ponto de partida para aprender mais detalhes sobre a história e a cultura local.
O acervo do Museu do Piauí é variado e as suas exposições permanentes constroem uma linha do tempo completa sobre o estado.
Peças, como por exemplo, fósseis, artefatos históricos, esculturas, pinturas, porcelanas, vestuários, mobílias, artes plásticas e outros tipos de registros, estão distribuídas em cinco categorias temáticas:
- Piauí Pré-Histórico.
- Piauí Colonial.
- Piauí Imperial.
- Piauí Republicano.
- Cultura e Arte Piauiense.
Além disso, o Museu do Piauí oferece visitas guiadas (30 minutos), permitindo que os visitantes tenham uma compreensão mais profunda das exposições e da história do estado.
Por fim, outros pontos turísticos históricos e culturais de Teresina, são: Theatro 4 de Setembro, Palácio de Karnak, Paróquia de São Benedito e Memorial Esperança García.
» Endereço: Rua Areolino de Abreu, 900, Centro, Teresina.
» Horário: Terça a sexta, das 8h às 17h.
Free Walking Tour em Teresina
Uma das novidades para visitar os pontos turísticos de Teresina que estão localizados no centro da cidade é se juntando a um grupo de Free Walking Tour.
Se acaso você nunca ouviu falar do conceito de free walking tour, trata-se de um passeio guiado quase gratuito. E, no caso, o “quase” é porque na realidade a atividade funciona com contribuições voluntárias.
Ou seja, no final do tour cada participante apoia com um valor que achar justo, que pode ser até mesmo zero real. Porém, no geral, as pessoas costumam pagar com algo entre R$ 30,00 e R$ 50,00.
O Free Tour em Teresina faz um excelente recorrido a pé passando pelos principais atrativos da área central.
Alguns dos locais visitados durante a atividade, são: Praça Pedro II, Theatro 4 de Setembro, Palácio de Karnak, igreja de São Benedito, Marco Zero e Palácio da Cidade.
Por fim, seguem alguns detalhes importantes sobre este passeio em Teresina:
- De terça a sexta, às 15h30.
- Duração de duas horas.
- Precisa reservar vaga antecipafamente.
- Ponto de encontro no entral de Artesanato Mestre Dezinho.
- O passeio termina no Cais Parnaíba.
» Reservar vaga no Free Tour em Teresina (Gratuito)
2- Mercado Central e Shopping da Cidade
Praticamente ao lado do museu indicado anteriormente, o Mercado Central – também conhecido como Mercado Velho – é outro cartão postal da cidade que não pode ficar de fora de uma lista de pontos turísticos de Teresina.
Com mais de 150 anos de história, o Mercado Central de Teresina preserva até hoje parte da tradição piauiense, especialmente no que diz a respeito ao artesanato local.
Por aqui, há uma grande variedade de peças produzidas com os mais diversos tipos de materiais, como por exemplo, cerâmica, bordado, madeira, couro, palha e outros.
Além disso, embora o artesanato seja o carro-chefe do Mercado Central, também há outros tipos de produtos que complementam o passeio. Inclusive, é um ótimo local para encontrar ingredientes regionais utilizados na culinária do Piauí.
Em frente ao Mercado Central está outro local de compras em Teresina: o Shopping da Cidade.
Trata-se de uma enorme galeria comercial de três pavimentos que abriga pequenos boxes que vendem produtos populares, como por exemplo, capinha de celular, eletrônicos, roupas, bolsas, acessórios, cachaças e castanhas.
Além disso, no Shopping da Cidade também há praça de alimentação para quem quer comer bem gastando uma pechincha.
Por fim, vale mencionar que ao lado do Shopping da Cidade está a Feira do Troca-Troca e a Ponte Governador José Sarney. No caso, a ponte está sobre o Rio Parnaíba e conecta o estado do Piauí com o Maranhão.
Mercado Central
» Endereço: Praça da Bandeira, Centro, Teresina.
» Horário:
- Segunda a sexta, das 6h às 17h.
- Sábado e domingo, das 6h às 14h.
Shopping da Cidade
» Endereço: Avenida Maranhão, 300, Centro, Teresina.
» Horário:
- Segunda a sexta, das 8h às 17h.
- Sábado, das 8h às 14h.
- Domingo, fechado.
3- Parque da Cidadania
Durante a minha viagem a capital do Piauí visitei pelo menos meia dúzia de parques que estavam entre os melhores pontos turísticos de Teresina.
Dentre eles, a área verde mais bem cuidada e com estrutura mais adequada para os visitantes foi o Parque da Cidadania, que está localizado entre o centro e a zona leste.
Inclusive, na zona leste estão dois dos melhores bairros para se hospedar em Teresina: Fátima e Jóquei.
Ainda assim, tenha em mente que o Parque da Cidadania é modesto e sem grandes novidades. Trata-se de um parque urbano, com área para caminhada, pista de skate, espelho d’água e gramado para piquenique.
No geral, é um bom lugar para uma breve caminhada despretensiosa no final de tarde, quando o sol já tiver baixado e o calorão ligeiramente menos intenso.
» Endereço: Avenida Frei Serafim, 110, Cabral, Teresina.
» Horário: Terça a domingo, das 6h às 22h.
4- Teresina Shopping
Particularmente, não sou uma pessoa que costuma ir a shoppings e por isso não tenho bagagem para dizer se um shopping é bom ou ruim. Ainda assim, indico sem medo o Teresina Shopping para o seu roteiro de viagem.
O motivo?
Ar-condicionado.
Acredite: em poucas cidades brasileiras faz um calorão tão sufocante como em Teresina. E, para tomar um refresco durante os passeios ao ar livre, o Teresina Shopping é um excelente endereço.
Além disso, sua localização é bastante conveniente para esta parada gelada: está próximo de outros pontos turísticos de Teresina, como por exemplo, o Parque Potycabana, o Complexo Turístico Ponte Estaiada e o Parque da Cidadania.
Por fim, se você gosta de bater perna em shoppings, saiba que há outros dois de menor porte que também estão por estas bandas da cidade: o Riverside Shopping e o Shopping Rio Poty.
» Endereço: Avenida Raul Lopes, 1000, Noivos, Teresina.
» Horário: Diariamente, das 10h às 22h.
5- Complexo Turístico Ponte Estaiada
Inaugurada no ano de 2010, o Complexo Turístico Ponte Estaiada de Teresina se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade.
Além da obra de engenharia por si só já chamar a atenção dos visitantes que passam pelos seus arredores, o complexo turístico tem ainda um mirante com vista panorâmica 360 graus.
É provavelmente a atração com mais cara de turismo da capital do Piauí.
O maior senão é que o tempo permitido para ficar no local é de apenas 10 minutos, período insuficiente para ver a paisagem, tirar fotos e ler todos os cartazes com informações sobre a história de Teresina.
» Endereço: Avenida Raul Lopes, S/N, Fátima, Teresina.
» Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h.
6- Gastronomia e vida noturna no bairro de Fátima
O melhor burburinho gastronômico e noturno de Teresina se concentra na zona leste da cidade, mais especificamente nos bairros de Fátima e Jóquei.
Nestas vizinhanças há uma grande variedade de botecos, pubs, restaurantes, cafeterias e outros lugares para comer e beber muito bem.
Aliás, alguns dos melhores hotéis para ficar em Teresina também estão nos bairros de Fátima e Jóquei. Portanto, se você ainda não reservou a sua acomodação, vale a pena ficar de olho nas ofertas do Booking.com.
Dentre as possibilidades gastronômicas, alguns nomes bem avaliados e que podem deixa o seu estômago contente, a depender das suas pretensões gustativas e financeiras, são:
- Favorito Comidas Típicas.
- Fogo Campeiro Teresina.
- Casa do Churrasco.
- Coyote Restaurante.
- Restaurante Maná Prime.
- Grand Cru.
- Matisse Mercatto.
- Convés 22 Hambúrguer.
- Café Jardim Orquídea.
- Bar da Rambeer.
- Velho Jack Rock Bar.
- Al Capone Pub Rock and Blues.
7- Parque Encontro dos Rios e Polo Cerâmico
Por fim, na zona norte da cidade há outros dois pontos turísticos de Teresina: o Parque Ambiental Encontro dos Rios e o Polo Cerâmico Artesanal do Poty Velho.
Apesar do nome, o parque se parece mais com uma praça arborizada com vista para o rio. Ainda assim, é um lugar bastante simpático e com quiosques que vendem lanches e barracas de artesanato.
Além disso, também há o Restaurante Flutuante Poti Velho, que serve refeições caprichadas, portanto, um bom plano é ir até lá na hora do almoço.
Sobre o polo cerâmico, é uma área onde há diversas lojinhas de artesanato, sendo que o grande destaque são as peças produzidas com barro.
+ Destinos turísticos no Piauí
Apesar de Teresina geralmente ser a porta de entrada no estado, na minha opinião, há outros destinos turísticos no Piauí que são mais sedutores do que a sua capital.
Portanto, vale a pena organizar um roteiro que inclua também outras cidades piauienses no itinerário.
Tenha em mente, porém, que os lugares mais bacanas estão afastados de Teresina. Inclusive, alugar um carro costuma ser a maneira mais conveinente de circular pelo Piauí.
Seguem abaixo alguns dos destinos que podem fazer parte do seu roteiro:
- Serra da Capivara, 3 dias.
- Parnaíba, 3 dias.
- Luís Correia, 2 dias.
- Barra Grande do Piauí, 3 dias.
3 lugares para se hospedar em Teresina
($) O OYO Real Palace Hotel está localizado no centro e é um dos hotéis mais baratos da cidade.
($) Para ficar na zona leste no modo econômico, aposte no Hotel Vila Leste.
($$) Para se hospedar em um dos melhores hotéis de Teresina sem precisar gastar uma fortuna, faça a sua reserva no Jockey Class Hotel.
» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outros hotéis em Teresina.
Adorei seu ponto de vista,achei que diante de uma certa deficiência com relação ao turismo na capital , você foi muito educado . Parabéns. Vou seguir suas dicas.
Oi, Cláudia, tudo bem?
Obrigado pela palavras.
Espero que aproveite os passeios que há para fazer em Teresina.
Abraço