Embora os pontos turísticos de Maceió – além das praias – não consigam sustentar um roteiro inteiro pela capital de Alagoas, as atrações históricas e culturais rendem um bom passeio de um dia.
Ainda assim, não acho que os visitantes que estão com as férias contadas devam abrir mão de um dia à beira-mar para bater perna sob um calorão de lascar pelas ruas do centro de Maceió.
Apesar de eu ter gostado bastante da maioria dos pontos turísticos que visitei, a minha sugestão é incluir estes lugares nos períodos ociosos dos dias de chegada e partida.
Ou, visita-los quando o clima em Maceió não colaborar para esticar a canga na areia.
Além disso, saiba que há pontos turísticos de Maceió que estão localizados próximos à principal orla da cidade. Portanto, dá para inclui-los na programação sem ter perder um dia de praia.
Pontos turísticos de Maceió além das praias
- Museu Palácio Floriano Peixoto
- Museu do Instituto Histórico
- Mirante de Santa Teresinha
- Teatro Deodoro
- Memorial à República
- Mercado das Artes 31
- Museu da Imagem e do Som
- Restaurante Casa de Mainha
- Feira de Artesanato da Pajuçara
- Cadeira Gigante de Maceió
» Clique aqui para encontrar ofertas de hotéis em Maceió
1- Museu Palácio Floriano Peixoto
Na minha opinião, trata-se do melhor ponto turístico histórico de Maceió e o primeiro local que deve ser visitado durante uma andança cultural.
Além do excelente contexto local que o Museu Palácio Floriano Peixoto proporciona aos visitantes, outro motivo para este atrativo encabeçar a programação é sua localização central, em frente à bem cuidada Praça dos Martírios.
Situado no centro de Maceió e construído a partir de 1893, o palácio foi por mais de 100 anos a sede do governo de Alagoas. Atualmente, funciona como museu e oferece visitas guiadas gratuitas.
Além de sua importância histórica, a arquitetura do Palácio Floriano Peixoto se destaca por si só. O estilo neoclássico, típico do século XIX, é evidente em sua fachada imponente, com colunas coríntias e detalhes arquitetônicos ornamentados.
O museu abriga ainda um acervo valioso que retrata diferentes períodos da história do Brasil e, especialmente, de Alagoas.
As exposições permanentes e temporárias incluem documentos, fotografias, objetos pessoais e mobiliários que pertenceram a figuras importantes da política brasileira.
Durante a visita monitorada, que dura aproximadamente 20 minutos, os guias contam todos os detalhes sobre cada cômodo do prédio e das peças exibidas no local.
2- Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas
Após sair do Palácio Floriano Peixoto a melhor sequência para este passeio em Maceió é seguir ao Museu do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
Isso porque, além de estar apenas a 5 minutos de caminhada da Praça dos Martírios, ele entregará informações complementares sobre a história de Alagoas.
O museu abriga um acervo vasto e diversificado, composto por documentos históricos, fotografias, mapas, objetos pessoais, utensílios e artefatos que retratam diferentes períodos da história alagoana.
Além disso, as visitas guiadas são repletas de detalhes que tornam o passeio muito mais pertinente. Inclusive, em poucos museus que já estive encontrei guias com tanto entusiasmo durante o recorrido.
3- Mirante de Santa Teresinha
O centro de Maceió tem mirantes que oferecem bonitas vistas panorâmicas da cidade. Apesar de alguns deles darem a sensação de abandono e de não terem um apelo turístico estruturado, uma rápida parada pode render fotos.
O Mirante de Santa Teresinha, por exemplo, está apenas a 5 minutos de caminhada da Praça dos Martírios e tem vista para a Lagoa Mundaú.
Outro local que também é um dos principais pontos turísticos de Maceió é o Mirante de São Gonçalo. Inclusive, é o local que está com o seu entorno mais bem cuidado, sendo parada fixa dos city tours que acontecem na área central.
4- Teatro Deodoro e Complexo Cultural
O Teatro Deodoro e seu complexo cultural são dois ícones dentre os pontos turísticos da cidade para os viajantes que querem ir além das praias de Maceió.
Inaugurado em 1910, o teatro é um dos mais antigos do país e leva o nome de Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil.
Sua arquitetura imponente e eclética reflete a influência europeia da época, transitando entre elementos do neoclássico e da art nouveau.
Por outro lado, o Complexo Cultural Teatro Deodoro compreende não apenas o teatro histórico, mas também outros espaços destinados à promoção das artes e da cultura alagoana.
Há salas de exposições, salões de eventos, salas de ensaio, biblioteca e outros ambientes destinados à promoção de diferentes formas de expressão artística e cultural.
Durante a minha visita à galeria de artes no prédio anexo do Complexo Cultural Teatro Deodoro, por exemplo, havia uma lindíssima exposição em homenagem aos 90 anos da artista popular alagoana Tânia de Maya Pedrosa.
5- Memorial à República
O turista recém-chegado na cidade que passar rapidamente de carro em frente ao Memorial à República pode ficar instigado a voltar a este ponto turístico de Maceió. Particularmente, porém, eu não acho que seja assim tão necessário.
Localizado à beira-mar, na altura do bairro histórico de Jaraguá, o Memorial à República é uma homenagem aos marechais alagoanos Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
Em poucas palavras, é uma espécie de grande praça com vista para o mar. No piso inferior até há um espaço fechado que poderia ser utilizado para exposições, porém, ao menos durante a minha visita, não havia muito o que ver ali.
6- Mercado das Artes 31
No histórico bairro de Jaraguá uma nova atração foi inaugurada em agosto de 2022: o Mercado das Artes 31.
Instalado em um grande galpão coberto, o local abriga boxes de artesanatos, vestuário, produtos naturais e comidas típicas.
Para quem pretende fazer comprinhas durante a viagem a Maceió, trata-se de um dos endereços mais convenientes para adquirir as lembrancinhas. Isso porque, além da boa variedade de produtos, o local é espaçoso, confortável e funciona à noite.
Além disso, o Mercado das Artes 31 está bastante perto da Praia da Pajuçara e de outros pontos turísticos de Maceió. Inclusive, ele se encontra a menos de 5 minutos de caminhada das próximas duas atrações que serão indicadas a seguir.
7- Museu da Imagem e do Som de Alagoas
Localizado no centro histórico de Maceió, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas está instalado em um casarão do século XIX que pode ser até mais fascinante do que as próprias exposições do museu.
É bem verdade que seu acervo tem mais 50 mil itens, incluindo fotografias, filmes, vídeos, discos, fitas cassete, documentos e objetos que retratam a história, a cultura e a sociedade de Alagoas.
Porém, como a exposição se limita a uma pequena sala no térreo do prédio histórico, é difícil conseguir um vislumbre de toda a sua importância para a memória local.
Em todo caso, apesar de ser um dos pontos turísticos de Maceió que poderiam ser mais empolgantes, trata-se de uma atração que vale a visita. Até porque, sua localização central não implica em deslocamentos fora de mão para conhecê-lo.
8- Restaurante Casa de Mainha
Apesar de não ser exatamente um ponto turístico de Maceió, não é nenhum exagero considerar o Restaurante Casa de Mainha um dos lugares mais imperdíveis da cidade.
Isso, é claro, se você achar uma boa ideia provar diversos sabores da culinária local em uma única refeição.
O Casa de Mainha é um restaurante que serve buffet de comidas típicas do estado, sendo que você pode escolher entre pagar a refeição no quilo ou um valor fixo para comer à vontade (R$ 58,00 por pessoa).
Além de saladas frias, pratos quentes e guarnições, o buffet à vontade também dá direito às sobremesas. Particularmente, acho um excelente negócio, especialmente para pessoas comilonas como eu.
Na estação de pratos quentes, algumas das receitas que você poderá encontrar, são:
- Carne de sol na nata.
- Camarão.
- Sururu e mexilhão ao coco.
- Polvo ao leite de coco.
- Linguiça.
- Carne Assada .
- Costela de boi ou porco.
- Pernil.
- Bacalhau ao molho branco.
- Peixe frito ou ao molho.
- Moqueca.
- Coração de galinha.
- Sarapatel/Dobradinha.
- Filé de frango.
- Arroz de coco.
- Baião de dois.
- Feijão tropeiro.
- Pirão.
Além disso, o Restaurante Casa de Mainha tem duas unidades, sendo uma no bairro Jaraguá e outra na Praia da Pajuçara. Esta última, inclusive, é um dos melhores bairros para se hospedar em Maceió.
Já estive em ambas e as duas entregam a mesma qualidade, porém, no Jaraguá o salão é mais amplo e confortável.
Por fim, saiba que a comilança acontece durante o almoço e jantar. Portanto, mesmo que você não queira sair da praia para almoçar, dá para ir ao Restaurante Casa de Mainha à noite.
9- Feira de Artesanato da Pajuçara
Trata-se da boa e velha conhecida feirinha tipicamente praiana encontrada em muitos destinos à beira-mar. Em Maceió, este símbolo do litoral brasileiro está localizado na orla Praia da Pajuçara.
Além de lembrancinhas de viagem, a Feira de Artesanato da Pajuçara tem uma grande variedade de roupas, redes, artigos praieiros e outros objetos que não sabemos que precisamos até vê-los na prateleira de uma loja.
Não encontrou o que queria na Feirinha da Pajuçara?
Basta atravessar a avenida que do outro lado da orla se encontra o Pavilhão do Artesanato, o seu irmão gêmeo – quase – idêntico.
10- Cadeira Gigante de Maceió
Localizada na orla da Praia de Ponta Verde, em frente ao Supermercado Palato, a Cadeira de Praia Gigante é um dos mais recentes pontos turísticos de Maceió.
Instalada pela prefeitura durante o verão de 2022, a atração fez sucesso imediato entre os moradores e turistas e alcançou o seu objetivo com maestria: ser um local para tirar fotos legais durante a viagem.
Portanto, se você gosta de registrar as férias nestes atrativos inconfundíveis, reserve alguns minutos do seu passeio pela orla de Maceió para ir até lá.
Aliás, saiba que no calçadão à beira-mar da capital alagoana também há outros locais para tirar estes tipos de fotos clichês tão carismáticas, sendo que a maioria está localizada no trecho de orla entre a Cadeira de Praia e o bairro de Jatiúca.
3 lugares para se hospedar em Maceió
($) Para se hospedar bem e gastar pouco, o Hotel Costamar está bem localizado e é um dos mais econômicos da cidade.
($$) Na categoria de hotéis intermediários, o Hotel Brisa Praia é um dos que entrega melhor relação preço x conforto.
($$$) Querendo investir em um resort, o Jatiúca Hotel & Resort é muito bem avaliado pelos hóspedes.
» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outras pousadas em Maceió.