Embora não fosse a minha primeira visita às praias do Caribe, eu estava bastante ansioso com a minha viagem a Playa del Carmen.
E, parte dessa ansiedade, era por causa da enorme quantidade de atrativos que há nesta região do litoral do México.
Praias belíssimas, festas animadas, civilização Maia e, tudo isso, a preços que eu podia pagar sem ir à falência, formavam um combo pra lá de empolgante.
Por outro lado, admito que parte dessa ansiedade também era pelo medo de estar criando expectativas demais e acabar me decepcionando.
No entanto, bastou eu começar a caminhar pelas ruas da cidade para constatar que decepção e Playa del Carmen são duas palavras que não combinam na mesma frase.
Em poucas horas, eu já tinha me tornado presa fácil desse pedacinho do caribe mexicano que conquista centenas de viajantes todos os dias – seja pelo clima alto astral, pela deliciosa oferta gastronômica, ou então, pelas outras tantas possibilidades que apenas uma viagem a Playa del Carmen é capaz de proporcionar.
# Dicas de viagem a Playa del Carmen
1- Quando ir a Playa del Carmen?
2- Quantos dias ficar?
3- Como chegar em Playa del Carmen?
4- Onde ficar em Playa del Carmen?
5- Atrações e passeios
» Seguro viagem para o México
1- Quando ir a Playa del Carmen?
Quente durante o ano inteiro, o fator que determina quando é a melhor época para viajar à Playa del Carmen são as chuvas e os – possíveis – furacões.
De dezembro a março é alta temporada em Playa del Carmen e, embora seja inverno, não espere encontrar temperaturas abaixo dos 20°C. O clima seco atrai milhares de turistas e faz com que os preços fiquem mais altos. Principalmente em março, quando acontece o Spring Break, em Cancún.
Abril e maio são meses interessantes para fazer a sua viagem a Playa del Carmen. Isso porque, você terá um clima semelhante a alta temporada, mas com a vantagem de ter bem menos turistas e preços relativamente mais baixos.
Junho e julho são meses quentes, porém, com mais chuva do que os outros períodos já mencionados. Apesar de ser uma boa opção para quem quer economizar, é preciso ter em mente que você poderá perder dia ou outro de praia.
De agosto a novembro é a baixa temporada em Playa del Carmen.Apesar dos preços mais baixos, é a época que mais chove. Inclusive, apesar de não serem frequentes, são nesses meses que aumenta a incidência de tempestades e furacões.
2- Quantos dias ficar?
À parte dos dias de ida e volta que serão perdidos com os deslocamentos, recomendo dedicar ao menos quatro dias inteiros para uma viagem a Playa del Carmen.
Ainda assim, pode apostar: você terá que escolher com cuidado quais passeios fazer durante as férias. Afinal, a região oferece tantos atrativos que daria para ficar por estas bandas ao menos uma semana inteira, sem repetir nenhum passeio.
Além disso, com mais tempo você poderá dividir sua estadia em dois lugares. É possível passar metade do tempo em Playa del Carmen, e o restante em Cancún ou Tulum.
3- Como chegar em Playa del Carmen?
O aeroporto mais próximo de Playa del Carmen é o Aeroporto Internacional de Cancún (CUN), a aproximadamente 50 quilômetros de Playa.
Saindo do aeroporto uma ótima maneira de chegar em Playa del Carmen é com os ônibus da empresa ADO. Há saídas frequentes, a passagem custa em torno de R$ 80,00 e a viagem demora em torno de uma hora e meia.
Além dessa rota, a empresa ADO também chega a Playa del Carmen saindo de muitas outras cidades mexicanas, como Mérida, Tulun e Bacalar.
4- Onde ficar em Playa del Carmen?
Não há segredo sobre onde ficar em Playa del Carmen: o centrinho turístico é a melhor pedida. Afinal, é lá onde tudo acontece.
A 5ª Avenida é a rua mais movimentada e costuma ser uma referência na hora de decidir onde se hospedar. Quanto mais perto dela, mais próximo você estará do agito e da praia.
Hospedagem em Playa del Carmen
Durante minha viagem a Playa del Carmen eu fiquei hospedado no Hostel Playa e gostei bastante.
O albergue está localizado a quatro quadras da 5ª Avenida e praticamente ao lado de um Walmart.
Além disso, a área comum é bem grande e aconchegante, a cozinha espaçosa e bem equipada e os funcionários super simpáticos e prestativos.
O dormitório que fiquei era espaçoso, possuía locker e vários ventiladores. O lado negativo foi a falta de tomada e janela. Apesar das portas do dormitório serem grandes e ajudarem na ventilação, a iluminação durante o dia ficava prejudicada. Como eu praticamente só ficava no hostel para dormir isso não foi um problema para mim.
Outros hostels bem avaliados em Playa del Carmen é o Che Playa Hostel e o Hostel 3B Chic & Cheap.
Por outro lado, se você prefere se hospedar em quartos privativos e mais charmosos, a Hacienda Maria Bonita é bem localizada, possui uma boa avaliação e tem ótimo custo-benefício. Sem dúvida é um dos melhores lugares para se hospedar bem, sem ir à falência.
Por fim, se você quiser investir num resort ou em um hotel cinco estrelas, saiba que não faltarão opções para a sua estadia.
O The Reef 28 tem nota de avaliação nas alturas, oferece diárias all inclusive ou apenas com café da manhã, e ostenta uma localização privilegiadíssima.
Outro que faz sucesso entre os viajantes e está de frente para o mar é o Mahekal Beach Front Resort & Spa.
» Clique aqui e encontre hotéis em Playa del Carmen com até 40% de desconto
# Atrações e passeios
Minha viagem a Playa del Carmen muitos dias à toa de frente para o mar e alguns poucos passeios. Como já estava em fim de férias, queria mesmo era tranquilidade e não ter compromisso com horários.
No entanto, fique tranquilo, porque isso não significa que não há o que fazer em Playa del Carmen.
Pelo contrário. O que não falta na região são praias e passeios para o seu roteiro pelo caribe mexicano.
O que fazer em Playa del Carmen
A praia central da cidade foi o local que eu mais frequentei. Embora muita gente não goste dela, confesso que me satisfez bastante – mesmo com o insistente sargaço que estava à beira-mar.
No entanto, saiba que a partir de Playa del Carmen é possível fazer muitos passeios bate-volta para explorar outras praias da região.
A Isla Cozumel, por exemplo, é bastante procurada pelos turistas que querem mergulhar ou apenas fazer snorkel. Há muitas agências que oferecem esse passeio e você encontrará pacotes a partir de US$ 100,00.
A 30 quilômetros de Playa del Carmen está Akumal, uma praia onde você terá a oportunidade de ver tartarugas marinhas. Há muitas agências que oferecem excursões até lá, mas saiba que não é necessário nada disso. Há vans públicas que fazem esse trajeto e você gastará pouquíssimo pelo transporte. Chegando lá é só alugar máscara e equipamentos para snorkel (caso você queira), e ir para a praia.
Outro destino popular dessa região são as Ruínas de Tulum, localizadas a quase 70 quilômetros de Playa del Carmen, na cidade de Tulum. Lá, além de encontrar muitos turistas, é onde você terá a chance de ver as construções Maias bem pertinho do mar caribenho.
E já que comecei a falar sobre os Maias, não deixe de conhecer a fascinante cidade antiga de Chichén Itzá. Nesse caso, ir com alguma agência pode ser um bom negócio. Apesar de ficar preso na programação oferecida, você provavelmente gastará menos do que se ir por conta própria. (Clique aqui para mais informações sobre o passeio a Chichén Itzá)
Passeios em Playa del Carmen
Apesar de ser possível fazer algumas atividades por conta própria, certos passeios são melhores aproveitados se juntando com algum tour de agências. Isso porque, você ganhará tempo com um deslocamento mais ágil.
Se acaso quiser deixar todos os seus passeios reservados antes de sair de casa, uma boa ferramenta é a Get Your Guide.
Trata-se de um site onde você pode pesquisar os melhores programas disponíveis em Playa del Carmen, consultar os preços, e fazer sua reserva com a possibilidade de cancelamento gratuito.
Em Playa, os passeios mais bem avaliados pelos viajantes que contataram com a Get Your Guide, são:
» Passeio de Buggy e Mergulho em Cenote
» Aventura no Rio Secreto
» Voo de Parapente
» Isla Holbox
» Parque Xel-Há
» Parque Xcaret
» Bate-volta para as Ruínas de Chichén Itzá
3 lugares para se hospedar em Playa del Carmen ($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Che Playa Hostel é uma das opções mais bem cotadas da cidade. ($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Hacienda Maria Bonita Hotel tem um ótimo custo-benefício. ($$$) Querendo investir em um cinco estrelas, vale consultar as diárias do The Reef 28. » Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Playa del Carmen. |
Sobre documentos. Preciso de visto e passaporte?
Oi, Maria Eliane, tudo bem?
Precisa de passaporte, sim. Porém, brasileiros não precisam de visto para entrar no México!
Abraço
Olá!!
Vou fazer uma viagem de apenas 5 dias para Playa e quero conhecer Cancun e Tulum nesse período. É possível? Kkkk
Oi Joelma, tudo bem?
Possível é, mas acho inviável e não é o tipo de roteiro que eu recomendo.
No caso, como você vai de hospedar em Playa, minha sugestão é curtir as atrações de lá mesmo e fazer um passeio bate-volta até Tulum.
Abraço!
tai um dos lugares que gostaria muito de visitar: playa del carmen! eu particularmente queria ver essas ruinas de tulum e tambem conhecer cozumel, porem iria numa epoca fora do verão se não não sobreviveria haueahe
É uma região incrível, Angela!
Abraço
Queremos conhecer Cancún e vamos colocar Playa del Carmen no nosso roteiro. Suas dicas vão ajudar muito!
Oi Ana!
Dá para fazer um baita roteiro entre Cancún e Playa! =)
Abraço
Que paraíso né? Eu ainda não fui ao México, mas fico babando em cada post que você publica do destino porque tá muito na minha lista de sonhos!
Confesso que tenho medo dessa temporada de furacões então vou ficar atentahhhh para viajar em outra época, mesmo pagando um pouquinho mais caro.
Obrigada pelas dicas! 😀
O México é demais, Klecia!
Inclusive, é um dos meus países favoritos na América Latina.
Abraço!
Estava nos meus planos para outubro, ia fazer CDMX mais uma vez, alguns pueblos e depois Playa del Carmen. Ah, que tristeza!
Nem fale, Fabricio!
Eu não vejo a hora de voltar ao México!
Abraço
Você acha que vale a pena alugar carro para ir para Playa del Carmen. Pensei em alugar carro mas fico preocupada se é tranquilo dirigir por la.
Oi Luciane, tudo bem?
Vale a pena, sim. Inclusive, é uma ótima ideia. As estradas são boas neste região do México! =)
Abraço
Queria muito ir entre abril e maio. Todavia muitos são contra devido aos sorgaços. O que você diz a respeito? Precisamos muito saber a respeito. Busco por sol, menos gente e sem algas. Rsrsrs
Oi, Mallu, tudo bem?
De fato, isso pode acontecer. De modo geral, há esse risco sim.
Abraço
Murilo !! quando vc foi fechou todos os passeios le em playa mesmo ? para quem fala pouco ingles e espanhol da para se virar sozinho la ?
Oi Graziela!
Sim, fechei tudo lá!
Da pra se virar bem sim! O pessoal é super acostumado a receber brasileiros… hehehe
Abraço
Olá Murilo,
Parabéns novamente pelo site!
Gostaria de saber o que você acha de alugar um carro para ficar uns 12 dias na região.
Estou pensando em ficar em Playa e it até Valladolid visitar as ruinas e tal. . .
Quero basicamente fazer o que você fez, mergulhando em Cozumel e ficando lá por uns três dias.
Vou eu a a namorada.
Abraço.
Marcos
Faaala Marcos,
É uma boa ideia sim… Você terá muuuito mais liberdade e flexibilidade!!!
Muita gente faz isso… Imagino que tenha locadoras de carro onde você possa alugá-lo em Cancun, por exemplo, e devolvê-lo em outro destino!
Só não sei te dizer quanto custa… hahaha
Abraço,
Que dicas ótimas. Quero realmente conhecer esse destino!
Que bom que gostou Gabi!
🙂 🙂 🙂
Abraço