Você sabe por que a UNESCO declara alguns lugares como Patrimônios Culturais da Humanidade?
Sim, o local deve ser ou ter sido representativo durante a nossa história. No entanto, como classificar a sua importância? Como avaliar se um lugar é mais ou menos importante do que muitos outros que existem por aí?
Se acaso você não souber a resposta não se preocupe.
Apesar de eu mesmo sempre achar o máximo poder conhecer esses tipos de destino durante as minhas viagens, foi somente escrevendo esse texto que eu descobri exatamente quais são os critérios que a UNESCO utiliza para classificar a importância de possíveis patrimônios culturais e, posteriormente, reconhecê-los de fato ou não.
E, nesse post, além de indicar sete Patrimônios Culturais para você conhecer na América Latina, irei te explicar qual o motivo – ou os motivos – que os fazem tão importante para a história da humanidade.
# Critérios para seleção dos Patrimônios Culturais da Humanidade
Dos dez critérios que existem atualmente para a seleção de Patrimônios da Humanidade, seis deles são orientados a patrimônios culturais. Os outros quatro referem-se à classificação de patrimônios naturais.
Como nesse artigo falarei apenas sobre o primeiro grupo citado acima, todos os lugares indicados no post fazem parte de pelo menos um dos critérios abaixo:
I: Representa uma obra prima do ser humano
II: Exibe um importante intercâmbio de valores humanos, durante um período de tempo ou dentro de uma área cultural do mundo, sobre a evolução da arquitetura ou da tecnologia, das artes monumentais, do planejamento ou desenho da paisagem.
III: É prova única ou pelo menos excepcional, de uma tradição cultural ou de uma civilização viva ou desaparecida.
IV: É um excelente exemplo de um tipo de edifício, conjunto arquitetônico ou tecnológico ou de paisagem que ilustra etapa significativa (s) da história humana.
V: É exemplo notável da interação humana com o meio ambiente. Levando-se em conta as tradições culturais, o uso da terra e do mar.
VI: Está diretamente associado a acontecimentos ou tradições vivas, com ideias, ou com crenças, com obras artísticas e literárias de significado universal excepcional.
1- Cusco [Peru]
» Por que é um Patrimônio Cultural da UNESCO?
Critérios de seleção: III e IV
Importante centro administrativo do Império Inca, Cusco preserva até hoje algumas construções daquela época. Suas autênticas características urbanas são resultados da influência desse povo e são vistas por milhares de turistas todos os anos.
Além disso, a cidade de Cusco também é uma comprovação de como se comportava a civilização Inca, fornecendo indícios bastante claros de como era a sua organização religiosa, politica, econômica e cultural.
» Turismo em Cusco
Esse é um dos destinos turísticos mais visitados no Peru e o motivo principal para isso, é claro, Machu Picchu. Isso porque, a cidade Inca é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, e Cusco é o ponto de partida conhecê-la.
Aliás, Machu Picchu também é um patrimônio cultural e natural da UNESCO, inclusive, o blog Mineiros na Estrada fez um post somente sobre ele nessa blogagem coletiva.
Além de ser passagem obrigatória pra quem quer conhecer as impressionantes ruínas incas, há muitos outros passeios em Cusco.
Caminhar pela suas ruelas estreitas e observar sua arquitetura já uma atividade e tanto. O Mercado Central de San Pedro e subir ao Arco de Santa Ana para ter uma vista bacana da cidade também merecem atenção no seu roteiro.
Além disso, outro lugar que recomendo fortemente que você conheça é o Valle Sagrado.
2- Porto, fortalezas e conjunto de monumentos de Cartagena [Colômbia]
» Por que é um Patrimônio Cultural da UNESCO?
Critérios de seleção: IV e VI
Desde o início da chegada dos espanhóis na América Latina, Cartagena foi uma cidade muito importante para os forasteiros. Afinal, devido a sua localização estratégica, possuía o principal porto de toda América do Sul.
Era lá que navegavam as embarcações espanholas que traziam centenas de escravos africanos e levavam toneladas de riquezas “encontradas” no nosso continente.
Devido a sua importância, Cartagena também foi alvo de inúmeros confrontos entre os países do velho continente que disputavam o poder por essas terras. Tal motivo fez com que os espanhóis construíssem um extenso e completo sistema de fortificação militar.
Além de apresentar belas construções históricas, Cartagena possui um conjunto arquitetônico que está diretamente associado a acontecimentos de grande importância da nossa história.
» Turismo em Cartagena
Conhecida como La Ciudad Amurallada, Cartagena agrada boa parte dos turistas que a visitam.
Além de toda história e construções antigas que fazem parte da cidade, é uma excelente base para conhecer algumas ilhas no Caribe colombiano, como por exemplo: Isla Baru, Playa Blanca e Isla del Rosario.
Outro bom passeio em Cartagena é visitar o Castillo de San Felipe. Isso porque, esse é o maior castelo construído pelos espanhóis na América e fica a apenas quinze minutos de caminhada do centro histórico da cidade.
3- Centro Histórico de Cuenca [Equador]
» Por que é um Patrimônio Cultural da UNESCO?
Critérios de seleção: II, IV e V
Com belíssimas construções, Cuenca representa um planejamento urbano com características renascentistas bem sucedido. Aliás, muitos historiadores dizem que é uma típica cidade interiorana espanhola na América do Sul.
Exagero? Talvez. Mas o fato é que Cuenca realmente é uma das cidades coloniais mais charmosas que já conheci na América Latina.
» Turismo em Cuenca
Perambular sem rumo pelo seu centro histórico é sem dúvida alguma uma das grandes atrações de uma viagem a Cuenca. Portanto, reserve pelo menos um dia da sua viagem para contemplar sem pressa sua bela arquitetura colonial e não se arrependerá.
Outro lugar que também é muito procurado pelos viajantes é o Parque Nacional las Cajas. A apenas 30 quilômetros da cidade, é uma boa opção para você conhecer um pouco das belezas naturais do Equador.
4- Antigua [Guatemala]
» Por que é um Patrimônio Cultural da UNESCO?
Critérios de seleção: II, III e IV
Localizada em uma região propicia a terremotos, Antigua foi até o ano de 1773 a capital da Guatemala e principal centro econômico, político, cultural, religioso e educacional do país.
O planejamento urbano da cidade possui até hoje o layout básico que foi instaurado no século 16. Inclusive, os vestígios da cultura espanhola estão presentes em diversos monumentos e construções do estilo barroco do século 18.
Além disso, outra característica da sua arquitetura é a capacidade de suportar os frequentes terremotos dessa região.
» Turismo em Antigua
A ex-capital guatemalteca é uma das cidades mais cativantes que conheci na América Central. E, depois de visitá-la, é fácil entender porque a maioria dos viajantes se apaixonam por Antigua.
As construções coloniais, a temperatura amena, as ruas de paralelepípedo e a cultura marcante são apenas alguns dos responsáveis pelo seu charme.
Além de reservar um dia para conhecer algumas das suas construções mais importantes, aproveite para conhecer o Mercado de Artesanato local, o mirante Cerro de la Cruz ou até mesmo para fazer um hiking pelo Vulcão Pacaya.
5- Chichén Itzá [México]
» Por que é um Patrimônio Cultural da UNESCO?
Critérios de seleção: I, II e III
Se na América do Sul a Civilização Inca foi uma das mais notáveis e importantes durante o período pré-hispânico, podemos dizer que na América Central e em boa parte do território mexicano a civilização Maia ocupa esse posto.
Aliás, Chichén Itzá é apenas um dos vários sítios arqueológicos Maias que são Patrimônios Culturais da Humanidade.
Todas as cidades Maias são importantes provas da cultura, tradição e da grande capacidade do que os seres humanos eram capazes de construir com pouquíssimos recursos. Suas construções imponentes e a riqueza de detalhes faz com que qualquer expert em arquitetura e engenharia se pergunte de como isso foi possível.
Além das proporções gigantescas, outro item que merece destaque nas construções de Chichén Itzá são os seus refinados acabamentos esculpidos em pedra.
» Turismo em Chichén Itzá
Apesar de ser indescritível visitar um lugar como esse, o turismo em massa que vem ocorrendo nessa zona arqueológica coloca em risco sua própria integridade.
Isso porque, após ser eleita uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, em 2007, Chichén Itzá recebe mais de um milhão de turistas todos os anos.
Localizada em uma região com belíssimas praias no Caribe mexicano, visitar Chichén Itzá se tornou praticamente um passeio obrigatório para quem viaja a Cancún, Playa del Carmem ou Tulum.
Em qualquer uma dessas três cidades da Riviera Maya você não terá nenhuma dificuldade em contratar um tour guiado que te leve até as ruínas. Essa é uma opção muito viável, principalmente para quem não tem muito tempo disponível.
O passeio dura o dia inteiro, e normalmente inclui as entradas do parque, transporte de ida/volta, almoço, serviço de guia durante todo o passeio (inclusive na zona arqueológica) e parada em algum cenote da região. Custa, em média, US$ 70,00 por pessoa.
6- Ruínas Maias de Copán [Honduras]
» Por que é um Patrimônio Cultural da UNESCO?
Critérios de seleção: IV e VI
O sítio arqueológico de Copán foi uma das cidades mais importantes da civilização Maia no período clássico.
As imponentes construções em pedras, as esculturas perfeitas, o sistema de escrita e seus templos religiosos são apenas alguns dos vestígios dessa cultura que foram encontrados nesse lugar e que fazem dele um Patrimônio Cultural da Humanidade.
» Turismo em Cópan Ruínas
As Ruínas de Copán estão localizadas na pequena cidade hondurenha de mesmo nome e fica bem perto de uma das fronteiras com a Guatemala.
Nem preciso falar que a grande atração da região é o sítio maia, certo? No entanto, saiba que também há outros lugares interessantes que você também pode conhecer.
A Fazenda El Cisne e a Montanha das Araras são boas opções de atividades ao ar livre e contato com a natureza.
Outro passeio bem legal é passar algum tempo relaxando em águas termais. Uma das mais famosas é a Luna Jaguar Aguas Termales, a aproximadamente 25 quilômetros de Cópan.
7- Serra da Capivara [Brasil]
» Por que é um Patrimônio Cultural da UNESCO?
Critério de seleção: III
Simplesmente porque lá está a maior concentração de arte rupestre ao ar livre do mundo e o valor arqueológico e histórico desse lugar é inquestionável.
O Parque Nacional Serra da Capivara é um testemunho das populações mais antigas que habitaram a América do Sul. Portanto, suas pinturas permitem identificar diversas informações valiosas sobre os primeiros povos dessa região.
» Turismo na Serra da Capivara, nossa triste realidade.
Dos sete lugares que recomendei nesse post esse é o único que ainda não conheci.
Eu até poderia incluir algum dos outros patrimônios culturais que eu já visitei no Brasil. No entanto, o momento pede atenção à Serra da Capivara. Afinal, tanto eu como você corremos o risco de não ter a chance de conhecê-la.
No dia 16 de agosto de 2016 recebemos a lamentável notícia de que o parque fecharia suas portas e que no dia seguinte os turistas já não teriam acesso ao local. O motivo: falta de dinheiro para mantê-lo funcionando.
Dois dias depois ficou-se sabendo que os guarda-parques do ICMBio (antigo Ibama) haviam criado uma solução provisória para manter o parque aberto ao menos para os visitantes. Ainda assim, a situação continua preocupante (e vergonhosa).
Já faz alguns anos que a Serra da Capivara vem sofrendo com a carência de recursos. Aliás, 90% dos funcionários do parque já haviam sido demitidos ao longo dos anos antes dessa ocorrência. Agora, se a notícia não é nada boa para o turismo, imagine para grande parte da população local que depende dele para sobreviver?!
*Referência: Site oficial da UNESCO
Blogagem Coletiva
Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema Patrimônios Culturais da UNESCO. Portanto, confira também os artigos dos outros blogueiros participantes dessa ação! 🙂
» Viajonários – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres
» Lolepocket – Explorando o melhor das ilhas gregas: um dia em Delos
» Foco no Mundo – Patrimônios da UNESCO para visitar no Brasil
» Destinos por onde andei… – Salvador, Patrimônio Mundial da Unesco
» Mariana Viaja – Conjunto da Pampulha, novo Patrimônio Mundial da Unesco
» Pegadas na Estrada – 15 Parques Nacionais Patrimônios da Unesco que você precisa conhecer
» Família Viagem – Patrimônio Mundial da UNESCO: Estátua da Liberdade
» Viagens que Sonhamos – Pampulha, conhecendo o novo Patrimônio Mundial da Unesco
» Pequeno Grande Mundo – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Malta
» Viagens Invisíveis – Os inacreditáveis templos de Angkor, Camboja
» Mineiros na Estrada – O que ver e fazer em Machu Picchu
» Outro blog – Chapada dos Veadeiros | Alto Paraíso de Goiás
» Mochilão Barato – Missões Jesuítas no Paraguai
» Asas pra que te quero – Castelos da Inglaterra: a história da sombria Torre de Londres
» Vaneza com Z – Patrimônios da Humanidade em Portugal: Sintra e Porto
»Trilhas e Cantos – Patrimônios da Unesco no País de Gales: Castelos e Fortificações do Rei Eduardo I
» Projeto 101 Países – Persépolis: a joia preciosa do Irã
» Atravessar Fronteiras – Ouro Preto: perfeita aliança entre história e modernidade
» Uma Senhora Viagem – Olinda, Linda Cidade, Lindo Patrimônio
» Cantinho de Ná – Palácio de Versalhes. Patrimônio UNESCO com louvor
» Trippolis – Distrito Histórico de Quebec
» Viviendo en el México Mágico – México e a UNESCO!
» Devaneios de Biela – Fortaleza de Suomenlinna: Patrimônio Histórico em Helsinki
» De Mochila e Caneca – Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!
» Ligado em Viagem – Hierápolis-Pamukkale, lindo Patrimônio Mundial da Unesco na Turquia
» Por aí com os Pires – Foz do Iguaçu: Parque Nacional do Iguaçu
» Apure Guria! – 5 dicas para visitar o Angkor no Camboja
» E aí, Férias! – Ouro Preto, a cidade patrimônio cultural da UNESCO e ponto focal da Estrada Real
» Virando Gringa – Cidade Proibida – Patrimônio Mundial da Humanidade na China
» Tá indo pra onde? – Patrimônios da UNESCO na Alemanha
» Na dúvida, embarque – Itália: o país com mais Patrimônios da Humanidade
» Destino Mundo Afora – Cinco patrimônios mundiais da Unesco para visitar no Brasil e Estados Unidos
Muuuuito massa!
Achei muito legal sua ideia de explicar “porque patrimônio”, bem legal!
Que bom que gostou Juliana!!
Abraço
Que post completo, ficou incrível! Os que não já estavam na minha lista, entraram agora, haha.
Que bom que gostou Katarina!
🙂
Abraço
Muito bom seu post ! Post didático ! Amei !!!!!
Já conheci Machu Picchu e Chichen Itzá,agora é preciso correr contra o tempo para conseguir visitar todos. Tenho muita vontade de conhecer a Guatemala e Cartagena
Cartagena e Guatemala são incríveis também!
Abraço
Ótima matéria. Conheci alguns desses patrimônios, mas o que mais me impressionou (positiva e negativamente), foi a Serra da Capivara. Local que tem tudo para se tornar um grande destino turístico no país e o descaso com nossa história vai embora nas vias da corrupção. Lindo demais ver a comunidade de cerâmica produzindo de forma coletiva, os guias locais altamente capacitados… Chorei quando li sobre o fechamento do parque, assim como quando estive lá e vi o esforço que já estava sendo feito para mantê-lo aberto. Temos que fazer mais barulho nas redes sociais pressionando os órgãos competentes. Não basta apenas fazer homenagens no encerramento dos jogos olímpicos.
Super concordo com você Daniele!
O descaso não somente com a Serra da Capivara, mas muitos outros lugares no Brasil é imenso!
=/
Abraço
Excelente post! A seleção de lugares que você fez está incrível! Sou louca para conhecer Chichén Itzá, mas ainda não tive oportunidade! Abraços 🙂
🙂
Olá, Murilo!
Parabéns pela matéria, super inspiradora! Conhecemos Cusco e Machu Picchu, mas estamos super animados para conhecer também o México e a Colômbia. Vendo o seu post agora, deu vontade de conhecer ainda muitos outros lugares. Muito bom isso! Parabéns 🙂 Abraços, Cristina e Renato – Blog Pegadas na Estrada.
Tudo bem!?
Que bom que gostaram!!! 🙂
Abraço
Ola, Murilo. Tudo bem?
Conheço Cusco e Cartagena, ambos maravilhosos. Os outros estão na vontade ainda.
Ótimo post! Parabéns! Lindas fotos!
Abraços
Oi Cristiane!
Que bom que curtiu… Certamente irá gostar dos outros também!
Abraço