Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

5 coisas para não deixar de fazer em Villa la Angostura [Argentina]

o que fazer em Villa la Angostura

Villa la Angostura

Geralmente, a cidadezinha de Villa la Angostura vira apenas um bate-volta para quem vai à famosérrima Bariloche, na Argentina, já que a distância entre as duas cidades é de apenas 80 quilômetros. No entanto, eu se fosse você passaria mais tempo em Villa. Afinal, há muito o que fazer em Villa la Angostura.

No meu caso, sempre visito as duas cidades, mas fico mais tempo em Villa. Muito menor que Bariloche, muito mais charmosa e aconchegante, e com as mesmas belezas da vizinha.

Gosto tanto da região que após viajar dez vezes para lá, publiquei no ano passado o Guia Essencial de Bariloche e Villa la Angostura. Nesse material você encontrará todas as informações que precisa para planejar sua viagem do começo ao fim à essas duas cidades encantadoras.

Porém, para não te deixar na vontade, nesse post vou te dar cinco dicas de lugares e programas que você não pode deixar de fazer em Villa la Angostura.

Leia também: Onde ficar em Villa la Angostura | Dicas e hotéis

# O que fazer em Villa la Angostura

» Clique aqui para ver preços e reservar os melhores passeios em Villa la Angostura

1- Porto de Villa la Angostura

De lá partem os barcos para visitar o bosque de Arrayanes e os veleiros para curtir o lago. A região é belíssima e vale vários dias de visitas, e não apenas para sair embarcado.

Um dos meus lugares favoritos em Villa é o conjunto de restaurantes e barzinhos que ficam perto do porto, com mesas ao ar livre em frente a um gramado delicioso, cheio de cachorros patagônicos e com parque infantil. Uma dádiva no verão.

Além disso, há também uma pequena feirinha para a mulherada se deliciar.

Ao lado está a Baía Mansa e suas águas calmas abrigadas pela Península de Quetrihue, uma praia deliciosa.

Ali está o Istmo de Quetrihue, que é uma porção de terra que une a península de Quetrihue ao continente, de onde saem os trekkings e pedaladas para o Parque Nacional los Arryanes.

Do outro lado do Istmo de Quetrihue, a apenas 300 metros de distância da calmíssima Baía Mansa, está a Baía Brava, que faz jus ao nome. Voltada para o Chile, ela tem águas agitadíssimas.

Em 2011, foi a primeira a ser enterrada pelas cinzas do Vulcão Puyehue, que está bem pertinho.

passeios para fazer em Villa la Angostura

Baía Mansa

Leia também: Seguro viagem para a Argentina | Dicas indispensáveis

2- Praia do Lago Correntoso 

Um dos menores rios do mundo com 200 metros, o Rio Correntoso liga dois lagos deslumbrantes: o Nahuel Huapi e o Correntoso.

Tudo emoldurado por pontes cinematográficas, uma água azul límpida e onde nadam as melhores trutas da região, muito procurado pela pesca.

A 500 metros do rio Correntoso está a minha praia preferida na região: a Praia do Lago Correntoso. Essa praia possui um camping, mesas de piquenique, barzinhos, aluguel de caiaque, e é um dos melhores programas para fazer em Villa la Angostura durante o verão.

dicas de viagem Villa la Angostura

Lago Correntoso

Leia também: 12 cidades que você precisa conhecer na Argentina

3- Estação de esqui Cerro Bayo

É a estação de esqui de Villa la Angostura. Aliás, mesmo que seja em outra estação que não o inverno, é um lugar imprescindível para ver toda a beleza da região.

Isso porque,  ostenta uma vista espetacular para a cidade e o Lago Nahuel Huapi, além das montanhas de Bariloche.

O Cerro Bayo fica a apenas nove quilômetros do Centro de Villa.

Próximo à base do Cerro Bayo existe uma trilha maravilhosa em meio a árvores altíssimas que levam ao mirante da Cascata do Rio Bonito. Vale a pena dar uma parada para conhecer.

Villa la Angostura - passeios

Vista do Cerro Bayo

4- Puerto Manzano

O Puerto Manzano é um lugar mágico: uma península belíssima situada sete quilômetros antes de chegar a Villa, na Ruta Nacional.

É lá que ficam as casas mais lindas, pousadas estonteantes e restaurantes à beira lago onde se tem uma vista indescritível. No porto de Puerto Manzano tem alguns bares e um restaurante muito bom, com praia própria, o “A Estribor de Marinas”.

Villa la Angostura - o que fazer

Puerto Manzano

5- Centrinho de Villa la Angostura

O centro de Villa é pequeno. Uma ruazinha principal, super charmosa, que na verdade é uma estrada internacional que liga a Argentina ao Chile, que fica a 50 quilômetros dali. Por isso, a população se revolta com o tráfego de caminhões pesados no centro.

Mas isso é um detalhe que não tira o charme do lugar. É a maior concentração de lojinhas descoladas, sofisticadas e de chocolates maravilhosos no mesmo lugar.

Inclusive, o melhor sorvete da região fica no El Bosque Chocolate, no centro de Villa.

pontos turísticos Villa la Angostura

Centrinho de Villa

+ Dicas sobre Villa la Angostura, na Argentina

» A melhor época para ir a Villa la Angostura depende dos planos da viagem. Para quem quer ver neve e esquiar, ir no inverno é obrigatório. 

Por outro lado, para quem não faz questão de dias frios, nas outras estações a região continua sendo perfeitamente visitáveis. Inclusive, com paisagens mais coloridas e alegres.

» Embora seja possível fazer um bate-volta desde Bariloche até Villa, para aproveitar a cidade com calma recomendo passar ao menos duas noites por lá. Ou seja, parte de um dia – que também será ocupado com deslocamento – e mais vinte e quatro horas.

» Villa la Angostura é um dos lugares que fazem parte da famosa Ruta de los Siete Lagos, que termina em San Martín de los Andes. Mais uma vez, há agências que oferecem esse passeio de um dia saindo de Bariloche.

No entanto, para aproveitar estes cenários com calma, o ideal é fazer por conta própria com uma carro alugado, e dedicar ao menos três dias para a programação. Um possível roteiro, é:

Primeiro dia: Sair cedo de Bariloche, passar o dia e dormir em Villa la Angostura.

Segundo dia: Sair cedo para percorrer a Ruta de los Siete Lagos, chegar a tarde e dormir em San Martín de los Andes.

Terceiro dia: Passar a manhã em San Martín de los Andes e voltar para Bariloche.

» Este é um Guest Post escrito pela Adriana Magalhães, autora do blog Atravessar Fronteiras

» Por fim, se acaso precisar de mais informações sobre o que fazer em Villa la Angostura e Bariloche, basta acessar o Atravessar Fronteiras ou o Guia Essencial de Bariloche e Villa la Angostura.

3 lugares para se hospedar em Villa la Angostura

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Hostel la Angostura  é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Unquehue Dormis tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Faraway.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Camila disse:

Bom dia! É tranquilo ir de ônibus do aeroporto de Neuquén para a Villa? Ou seria melhor um taxi/remis? Tem noção de preço? Grata!

Murilo Pagani disse:

Oi Camila, tudo bem?

A empresa Albus oferece linhas de ônibus entre o Aeroporto de Neuquén para Villa la Angostura, e custa em torno de 1.100,00 pesos argentinos.

Se não me engano há apenas uma saída direta, que faz o percurso em aproximadamente 7 horas, e vááárias saídas que vai parando em outras cidades. O problema desta segunda opção é que a viagem dura mais de 10 horas!

Segue o link do site deles pra você dar uma olhada:

>>> https://www.albus.com.ar/

Abração

Nádia Cruz disse:

Olá Murilo, bacana seu trabalho…
Irei em 1º de novembro à Bariloche, que já conheço, mas dessa vez pretendo ir a Villa La Angostura, que nunca fui… Não pretendo ir de excursão, pois somos 9 pessoas, e estamos pretendendo ir por conta própria. O que nos sugere? Alugar uma Vam ou tomarmos ônibus?
No caso do ônibus, onde tomaríamos , e as tarifas, horários, onde conseguir?
São 80 km de Bariloche, e as estradas são boas? Os passeios que você citou acima, são perto da Villa?, ou temos que tomar transportes? aí seria interessante ir de Vam, né? Como só temos dois dias em Bariloche, não podemos perder muito tempo…
Desde já agradeço.
Nádia Cruz

Murilo Pagani disse:

Oi Nádia, tudo bem?

Que bacana!!!
Olha, alugar a Van dará mais liberdade para vocês. Inclusive se tiverem tempo para conhecer outros vilarejos da Rota dos Sete Lagos. Ir de ônibus não te dará a chance de fazer paradas ao longo do caminho, e há belos cenários que rendem alguns instantes de admiração e fotos.

Porém, ir de ônibus é super fácil, rápido e barato. Eles saem do terminal de ônibus de Bariloche e vão até o terminal de Villa la Angostura.
Uma das empresas que fazem a linha é a Via Bariloche e a AlBus. No site deles que vou deixar abaixo você pode conferir todos os horários e preços. Mas já te adianto: estas duas companhias oferecem 8 saídas durante o dia, sendo a primeira às 8hs e a última às 20hs. A viagem leva cerca de uma hora e meia e custa em torno de R$ 20,00 (160,00 pesos argentinos).

Sobre os passeios, alguns deles são um pouco mais afastados. E também depende de onde irão se hospedar. Dependendo de quais pretende fazer precisarão providenciar transporte ou algum passeio com agência que inclua o deslocamento. Neste caso, a Van pode ser conveniente.

>>> https://www.viabariloche.com.ar/

Espero ter ajudado!
Abração

Ao Fábio, que é de Campinas, super recomendo Esse Ruta dos 7 Lagos, que vai de Bariloche a San martin de Los Andes, que aliás é uma cidadezinha muito linda. Aproveitando, poderia vir conhecer Pucón, no Chile. Sao apenas 200 km, há onibus regular, mas teria que reservar uns 3 dias para valer a pena. Também sou de Campinas, e tenho uma pousada em Pucon (www.hostalpuconsur.com). Querendo mais informacoes sobre estradas, como chegar, etc, pode me escrever um email dentro do meu site.

fabio disse:

Olá Murilo, tudo bem,
tenho interesse em conhecer a villa angostura e bariloche em maio ou dezembro, dizem que nessa época é bem agradável pelo clima e poucos turistas.
minha duvida seria em como chegar de avião, ja que sou de campinas e a compahnia que vai pra bariloche seria a aerolineas, existem voos direto pra bariloche saindo do brasil?
Quantos dias recomenta ficar nesta região, no final de maio ja tem neve?
E muito caro na cidade, as pessoas são hospitaleiras?
abraços

Murilo Pagani disse:

Faaala Fabio, tudo bem?

Se não me engano a Latam e a Azul tem voo direto até Bariloche, mas somente na alta temporada (julho e agosto).
Acredito que nos outros meses do ano e com outras companhias você precisará fazer uma escala em Buenos Aires!

Recomendo ficar ao menos uma semana! Além de Bariloche a Villa la Angostura você pode fazer o caminho dos sete lagos, até San Martín de los Andes.

Fim de maio não costuma ter neve. A neve começa em peso lá pra julho. Mas claro, isso varia de ano pra ano.

Olha, a Argentina, de um modo geral, é um dos destinos mais caros da América do Sul. Mas isso também depende da sua referência de caro e barato… hahaha

E sim, as pessoas que cruzaram o meu caminho foram super simpáticas e atenciosas! 🙂

Abraço

M. Rubens Xavier disse:

Murilo, tudo bem?
Muito boa suas dicas, e vou segui-las com certeza, porém, gostaria de saber sobre atravessar a fronteira, o que é preciso para quem vai estar hospedado em Puerto Montt e pretende conhecer este pedacinho maravilhoso?

Murilo Pagani disse:

Faaala Rubens, tudo bem?!

Que bom que gostou!

Cara, documentação de praxe para entrar e sai de algum país: passaporte (ou RG em bom estado de conservação emitido a no máximo dez anos). Se não me engano, nem Chile e nem Argentina exigem certificado internacional contra febre amarela!

Abraço

Mariana disse:

Bom dia. Me disseram que o Cerro Bayo nao é adequado para iniciantes..é verdade?
É possível andar pela villa sem sapato impermeável? Vi varias fotos mostrando a rua repleta de neve. Irei no mês de julho. Obrigada e parabéns pelo site e informações.

Murilo Pagani disse:

Oi, Mariana!

Quem escreveu este post foi a Adriana, do blog Atravessar Fronteiras…

Infelizmente não sei te responder essas dúvidas!

=[

Abraço

Guilherme Sacilotto Granato disse:

Olá,
EM qual estação é melhor visitar Bariloche e Villa Angostura, verão ou inverno?
Quais são os pontos fortes e fracos de cadas estação?

Murilo Pagani disse:

Oi Guilherme!

Cara, não tem muito essa de melhor ou pior, vai dos seus gostos e o que você pretende fazer na viagem!

Esquiar e neve inverno.
Trilhas e caminhadas outdoors verão.

Em ambas estações as cidades são lindas! ehhehehe

Abraço

Mariana Soares disse:

Oi …Parabéns pelo Blog ! Gostaria de saber se no Reveillon a Vila é muito cheia , os passeios são muito lotados ?

Abraços!!!

Murilo Pagani disse:

Oi Mariana, que bom que gostou do blog!

Infelizmente não sei te dizer, mas imagino que sim. Já que é uma cidade pequena!

Abraço

cibele puhl disse:

OLá!!!Parabéns pelas ótimas dicas!!!Aproveitando, gostaria de saber se vale a pena dar uma esticadinha a San Martin, temos 4 dias disponíveis entre Villa La Angustura e San Martin. Estamos com crianças.Como são as estradas no inverno?Iremos em julho.Obrigada!!!

Murilo Pagani disse:

Oi Cibele,

Imagino que 4 dias sejam suficientes para Villa la Angostura e San Martin.

Infelizmente não sei te informar sobre as estradas! =/

Abraço,

cynthia clemente disse:

olá gostaria de saber qual a melhor hora para ir de bariloche para a Villa? vale a pena ir a tarde após passear por Cerro Catedral? terei pouco tempo, apenas 4 dias para desfrutar de Bariloche.
E o deslocamento para a Villa? seria qual o meio? obrigada!!

Murilo Pagani disse:

Oi Cynthia!

O ideal, na minha opinião, é ir cedinho e passar o dia todo em Villa la Angostura.

Há ônibus que saem de Bariloche e a viagem leva cerca de 1h30min.

Abraço