Você já sabe quais são os melhores passeios em Santiago do Chile para incluir no roteiro de viagem?
Como boa metrópole que é, a capital chilena ostenta dezenas de pontos turísticos que podem ocupar espaço na sua programação de férias.
Além disso, a cidade está relativamente próxima de outros destinos que podem facilmente ser visitados através de passeios bate volta.
Portanto, não se engane: há muito o que fazer em Santiago e seus arredores.
Ainda assim, tenha em mente que não são todos os tours em Santiago que precisam entrar no seu itinerário.
Afinal, além de algumas atividades não estarem disponíveis o ano inteiro, elas podem não ser exatamente o seu tipo de diversão.
Melhores passeios em Santiago do Chile
- Free walking tour em Santiago
- City tour panorâmico
- Cajón del Maipo e El Yeso
- Valparaíso e Viña del Mar
- Tour de neve em Farellones e Valle Nevado
- Estação de esqui Portillo
- Vinícola Concha y Toro
- Vinícola Undurraga
- Bate volta a Isla Negra e Pomaire
- Tour da ditadura de Pinochet
Quantos dias precisam para conhecer Santiago?
Para mim, são necessários pelo menos 7 dias em Santiago para visitar os seus principais pontos turísticos urbanos e realizar os passeios bate volta até destinos vizinhos.
Até dá para encurtar a viagem e fazer um roteiro mais básico.
Porém, na minha opinião, uma viagem a Santiago de apenas 3 ou 4 dias é muito pouco perto de tudo o que a capital do Chile tem turisticamente a entregar.
Aliás, saiba que na minha sugestão de passeios em Santiago para fazer em 7 dias há apenas uma vinícola na programação e um único dia para atividades na neve. Ou seja, se acaso você tiver maiores pretensões para estes tipos de tours, será necesário ajustar o itinerário.
No mais, independentemente de qual seja a duração da sua estada, um bom lugar para encontrar hotéis com excelente custo benefício em Santiago é no site Booking.com.
Normalmente, há suítes confortáveis, bem localizadas e com café da manhã na diária que custam a partir de R$ 290,00 para duas pessoas.
Inclusive, seguem abaixo algumas acomodações que são bem avaliadas pelos hóspedes:
- Ibis Budget Providencia ($)
- Hotel Brasilia ($)
- Mercure Santiago Centro ($$)
- Almasur Providencia ($$)
- Hotel Magnolia Santiago ($$$)
» Clique aqui para encontrar ofertas de hotéis em Santiago
1- Free walking tour em Santiago
Na minha opinião, trata-se do melhor city tour em Santiago para fazer assim que chegar na cidade.
Afinal, este é um roteiro clássico pelas principais atrações localizadas no centro da capital chilena.
Ou seja, além de já ter uma ideia de quais pontos turísticos valem a pena revisitar, o tour entrega uma valiosa noção geográfica e histórica da cidade, que contribuirá para que os futuros passeios sejam ainda mais compreensíveis.
O Free Walking Tour em Santiago começa na Plaza de Armas, que é uma das áreas mais movimentadas da cidade.
Aliás, no seu entorno estão imponentes construções históricas, como por exemplo, a Catedral Metropolitana, o Museu Histórico Nacional e o Correio Central de Santiago.
Depois de quase 30 minutos de contação de história, o passeio segue para outra região rodeada de atrações: a Plaza de la Constituición.
É por estas bandas aonde estão a Corte Suprema de Justiça, o antigo Congresso Nacional e Palácio da Moeda.
Por fim, a depender do andamento do tour, o roteiro pode contemplar também o Centro Cultural Gabriela Mistral e o Cerro Santa Lucía.
No total, o Free Walking Tour em Santiago costuma durar entre 2h e 3h e as saídas geralmente são de manhã.
Porém, como depois do passeio dá para visitar outros pontos turísticos por conta própria, recomendo reservar um dia inteiro para bater perna pela área central da cidade.
Além disso, saiba que também há outros dois circuitos de passeios gratuitos em Santiago:
Por fim, tenha em mente que apesar de serem gratuitos, estes city tours em Santiago funcionam com a dinâmica de contribuição voluntária e é necesário reservar antecipadamente.
» Reservar free walking tour em Santiago (Gratuito)
2- City tour panorâmico em Santiago
Outro excelente primeiro passeio para fazer em Santiago é este city tour panorâmico.
Afinal, trata-se de um cartão de visitas pelos principais pontos turísticos da cidade.
Apesar de não ser gratuito como a indicação anterior, o tour tem ótimo custo benefício. Além do preço ser realista e dentro do aceitável, o roteiro é bastante completo, dura entre 4h e 5h, e pode ser feito em uma manhã ou tarde.
Ou seja, é uma programação bastante flexível que cabe no primeiro dia de viagem ou para a manhã seguinte da chegada.
Além do roteiro básico que circula pelos pontos turísticos do centro histórico de Santiago, também há a opção de escolher uma modalidade que estende a programação ao Cerro San Cristobal.
Na minha opinião, vale a pena reservar o passeio mais completo.
No mais, alguns dos pontos turísticos de Santiago que são visitados durante este city tour, são:
- Clube Hípico de Santiago.
- Plaza de Armas.
- Catedral de Santiago.
- Palacio la Moneda.
- Museu de Belas Artes de Santiago.
- Bairro Bellavista.
- La Chascona.
- Mercado Central de Santiago.
3- Cajón del Maipo e El Yeso
Não faz muito tempo que uma lagoa com água azul cintilante rodeada por montanhas nevadas passou a fazer parte do cardápio de passeios em Santiago.
Situada na região conhecida como Cajón del Maipo, quase 100 quilômetros distantes da capital chilena, a represa Embalse El Yeso é responsável por 70% do abastecimento de água de Santiago.
E, além disso, seu cenário sai realmente bem na foto durante o inverno.
Por outro lado, fora da estação mais fria do ano, sem o encanto da neve, não o lugar perde parte do seu carisma.
É bonito, porém, não teria feito tanta questão de conhecê-lo se soubesse que sem o gelo branco sobre as montanhas ele não teria tanta graça.
Ainda assim, trata-se de um excelente roteiro de passeio bate volta, especialmente para quem for viajar durante o inverno de Santiago.
4- Valparaíso e Viña del Mar
A pouco mais de 100 quilômetros da capital do Chile, essa dupla litorânea forma o principal passeio bate volta saindo Santiago.
Embora as duas cidades vizinhas sejam melhores aproveitadas com mais tempo, no tour de 1 dia é possível visitar algumas atrações de cada um destes destinos.
Com praias de areia dourada e mar azulado, Viña del Mar é um dos principais destinos de verão no país.
É uma cidade bonita, limpa e com edifícios modernos. Por lá, não faltam bares animados que vão até o sol raiar e restaurantes requintados.
Por outro lado, Valparaíso é oposto da sua prima rica. Trânsito confuso, prédios decadentes e ruas que poderiam estar mais limpas, dão a impressão de que saímos do Chile.
Ainda assim, Valpo – como é chamada pelos mais íntimos – tem qualidades que podem fisgar o coração de muitos viajantes (mas não todos).
A começar pelas suas casinhas coloridas e paredes grafitadas, que enfeitam os morros da cidade.
Além disso, o astral animado das suas cafeterias e bares é pra lá de contagiante.
Na minha opinião, os viajantes que estão com folga no roteiro deveriam se organizar para passar duas noites em Valparaíso.
Porém, se não for possível, é melhor fazer o passeio bate volta do que deixar de visitar este cantinho chileno.
5- Tour de neve em Farellones e Valle Nevado
Enfim, mas não menos importante, aqui está um dos passeios em Santiago mais cobiçados pelos brazucas: Valle Nevado, a montanha onde muitos viajantes veem neve pela primeira vez.
Para quem faz questão de encontrar neve no Chile, a primeira dica é não errar na hora de marcar a viagem.
Embora varie a cada ano, as estações de esqui costumam abrir as portas a partir da segunda quinzena de junho e vão até meados de setembro.
Além do Valle Nevado, outro lugar para brincar na neve que também está a menos de duas horas da capital chilena é Farellones.
A principal diferença entre as duas é que em Farellones há mais brincadeiras além do esqui convencional.
Ou seja, quem não manja dos paranauês na neve provavelmente se diverte mais por aqui. Além disso, o preço é mais em conta do que no Valle Nevado.
Em todo caso, um dos passeios mais bem avaliados no site da Civitatis é o tour que faz Valle Nevado e Farellones em um único dia.
Não dá para terminar o dia sendo um profissional do esqui, porém, é suficiente para se apaixonar pelas montanhas nevadas do Chile.
Por fim, tenha em mente que esse passeio inclui o transporte desde os hotéis em Santiago às atrações, como também o acompanhamente de um guia de turismo durante toda a atividade.
Por outro lado, os ingressos dos parques visitados, aluguel de equipamentos e aulas práticas, são pagos à parte durante o próprio passeio.
6- Estação de esqui Portillo
Para os viajantes que não fazem tanta questão de neve no roteiro, porém, querem aproveitar o clima em Santiago para este tipo de passeio e não passar em branco, o tour à estação de esqui Portillo é uma das melhores pedidas.
Isso porque, neste passeio a diversão na neve é apenas uma parte da programação, sendo que também são visitados lugares com perfis completamente distintos.
A primeira parada do itinerário, por exemplo, é na Viña de San Esteban, onde há desgutação dos principais rótulos produzidos por esta vinícola.
Em seguida, o passeio continua até a Laguna del Inca, muito perto da fronteira com a Argentina.
Por aqui, há tempo suficiente para fotos, caminhadas ou até mesmo um lanche rápido ao melhor estilo empanadas chilenas.
Por fim, mas não menos importante, o passeio termina na estação de esqui Portillo, onde se encontra o hotel de esqui mais antigo da América do Sul.
7- Vinícola Concha y Toro
Situada a pouco mais de 30 quilômetros da capital, visitar a Vinícola Concha y Toro é um dos passeios mais tradicionais em Santiago.
Isso, é claro, para os viajantes que gostam de vinho ou tem interesse em conhecer um lugar deste tipo.
O passeio pela Concha y Toro segue a mesma dinâmica dos passeios de outras produtoras de vinho.
Ou seja, contempla relatos sobre a história da vinícola, visita as áreas de plantação de uva, acompanhamento do processo de produção e armazenamento do vinho, além, de claro, degustação da bebida.
No total, os tours duram aproximadamente 4 horas, por isso, há duas saídas ao dia: às 9h e às 14h.
Além disso, saiba que há duas modalidades de visita à Concha y Toro: Standard e Premium.
Nas duas modalidades estão incluídos transporte até a vinícola, visitação guiada, degustação (para maiores de 18 anos) e taça brinde.
Porém, na visita Premium a degustação é mais abrangente e também há uma oficina de harmozinação com o sommelier da casa.
8- Vinícola Undurraga
Fundada em 1885 por don Francisco Undurraga Vicuña, a Vinícola Undurraga tem uma longa história de produção de vinhos de alta qualidade e é considerada uma das pioneiras na indústria vinícola chilena.
Está localizada no Vale do Maipo, uma região tradicionalmente reconhecida pela produção de vinhos tintos de classe mundial.
Aliás, a proximidade com a Cordilheira dos Andes é um dos motivos pelas condições ideais para o cultivo de uvas de alta qualidade.
A Undurraga possui uma propriedade que ostenta cerca de 1.800 hectares, dos quais aproximadamente 200 são vinhas.
Algumas variedades de uvas cultivadas pela vinícola, são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenere, Chardonnay e Sauvignon Blanc.
Além da tradição, a Vinícola Undurraga também é conhecida por sua inovação e busca constante pela excelência.
A vinícola incorpora práticas sustentáveis em sua produção, utilizando técnicas de viticultura orgânica e biodinâmica para preservar o equilíbrio ambiental e garantir a qualidade dos vinhos.
Além disso, a Vinícola Undurraga possui um edifício histórico magnífico, conhecido como “Casa de Aliaga”, que remonta ao século XIX.
Esse edifício é um verdadeiro tesouro arquitetônico e oferece uma experiência única aos visitantes, combinando história, cultura e vinho.
Particularmente, considero uma das vinícolas de Santiago mais bacanas para se visitar. Portanto, se eu tivesse que escolher um único passeio deste tipo, certamente seria este.
Inclsuive, a Visita Guiada Premium da Vinícola Undurraga é uma das mais elogiadas pelos brasileiros.
9- Bate volta a Isla Negra e Pomaire
Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, em 1971, Pablo Neruda é uma das personalidades chilenas mais conhecidas no mundo.
Não à toa, atualmente suas casas-museus são lugares super visitados.
Há três casas onde você poderá aprender mais sobre a vida do poeta: La Chascona (em Santiago), La Sebastiana (em Valparaíso) e Isla Negra (em El Quisco).
Como está localizada a 110 quilômetros de Santiago, o melhor esquema para conhecer Isla Negra é com algum tour.
Até porque, estes passeios costumam incluir ainda outras atrações no roteiro.
No passeio disponível no site da Civitatis, por exemplo, a visita a Isla Negra é apenas a primeira parada do dia.
Outros dois lugares que fazem parte da programação são o pequeno povoado de Pomare (conhecido pelo seu artesanato em argila) e a Vinícola Undurraga.
10- Tour da ditadura de Pinochet
Para os viajantes que prezam por passeios históricos este é um dos melhores city tours em Santiago.
Apesar de levar os forasteiros a um sombrio período do passado chileno, trata-se de um roteiro que tem muita história para contar.
E engana-se quem pensa que o Museo de la Memoria y los Derechos Humanos será o único ponto turístico do circuito.
Apesar deste que é um dos melhores museus em Santiago ser a grande estrela da programação, também se visita outros locais que fazem referência a ditadura chilena.
Inclusive, o passeio começa no Cemitério Geral, onde foram sepultados clandestinamente milhares de vítimas da ditadura de Augusto Pinochet.
Em seguida, o passeio continua até o Museo de la Memoria y los Derechos Humanos.
Além de estar instalado em um prédio que apenas a arquitetura por si só já valeria a visita, o museu tem um acervo impecável que consegue contar nos mínimos detalhes essa parte da história do país.
Por fim, o city tour termina na Villa Grimaldi, onde foi instalado o quartel general da polícia secreta e inteligência metropolitana, que eram encarregados pela repressão sobre a população chilena durante a ditadura militar.
Passeios para fazer em Santiago em 7 dias
Deixarei a seguir uma sugestão de roteiro para fazer em Santiago em 7 dias.
Em todo caso, sinta-se à vontade para ajustar a programação de acordo com o seu cronograma, preferência e orçamento disponível.
Além disso, saiba que a depender da época da sua viagem a Santiago talvez algumas atividades não estejam disponíveis, como por exemplo, os passeio de neve às estações de esqui.
» Primeiro dia:
- Chegada.
- Check-in no hotel.
- Almoço.
- Walking tour e atrações no centro histórico de Santiago.
» Segundo dia:
- Centro Cultural Gabriela Mistral.
- Cerro Santa Lucía.
- Museu de Artes Visuais.
- Museu Nacional de Belas Artes.
- La Chascona.
- Cerro San Cristóbal.
- Sky Costanera.
» Terceiro dia:
- Passeio a Cajón del Maipo e El Yeso.
» Quarto dia:
- Passeio bate volta a Valparaíso e Viña del Mar.
» Quinto dia:
- Passeio à Vinícola Concha y Toro (manhã).
- Museo de la Memoria y los Derechos Humanos.
- Parque Quinta Normal.
- Museu de Nacional de história Natural.
» Sexto dia:
- Tour de neve em Farellones e Valle Nevado.
» Sétimo dia:
- Atrações que ficaram faltando no roteiro.
- Retorno.