Uma das grandes dificuldades que tive na fase de planejamento da minha viagem por essa região da América Latina, foi descobrir quais cidades e lugares conhecer em cada um dos países da América Central.
No caso de destinos que já são de certo modo populares entre os brasileiros, como a Costa Rica, a tarefa nem era tão difícil.
Por outro lado, quando se tratava de países como a Nicarágua, El Salvador ou Guatemala, a história era completamente diferente.
Para que você não tenha esse tipo de dor de cabeça que eu tive, vou listar nesse post quais foram os lugares que conheci em cada país da América Central.
Bom, na verdade, quatro deles eu não visitei: Parque Nacional Manuel Antônio, Monteverde, Isla Maiz e Isla de la Bahia. Estou os indicando mesmo assim porque eles estavam no meu roteiro original, porém, por mudança de itinerário, acabei optando em deixá-los para uma próxima oportunidade.
Além disso, tenha em mente nessa lista estão apenas lugares dos países continentais da América Central. Ou seja, a faixa terrestre que vai do Panamá a Belize – que foi exatamente o percurso que eu fiz.
Precisa de uma força para organizar sua viagem?
Meu e-book “América Central | 15 Roteiros Surpreendentes”, certamente pode te ajudar!!!
# Lugares para conhecer na América Central
» Clique aqui para contratar o seu seguro viagem para a América Central
# Panamá
» Cidade do Panamá
» San Blás
» Bocas del Toro
Cidade do Panamá
A capital panamenha é uma das cidades mais desenvolvidas e importantes de toda a América. Central.
Moderna, cheia de prédios e muitos shopping centers, a Cidade do Panamá também é o ponto de partida para conhecer uma das maiores obras de engenharia do mundo: o Canal do Panamá.
Panama City também é a base para quem quer conhecer as ilhas de San Blás – um verdadeiro paraíso panamenho do qual falarei a seguir.
San Blás
As ilhas Kuna Yalas foram a minha principal motivação para conhecer o Panamá e, consequentemente, toda a América Central.
Isso porque, o arquipélago de San Blás possui todas as características típicas do Caribe: mar azul, areia branquinha e grandes coqueiros.
Além disso, o maior diferencial é o fato das suas ilhas serem bem simples e sem nenhum luxo. Lá você não terá hotéis, restaurantes, bares e muito menos wi-fi. Ou seja, estará completamente isolado do resto do mundo.
Bocas del Toro
Quase na fronteira com a Costa Rica, Bocas del Torro é mais um arquipélago caribenho que atrai milhares de turistas no Panamá.
Diferentemente de San Blás, Bocas é de fato uma cidade. Lá você encontrará supermercados, restaurantes, diversas opções de hospedagem e uma vida noturna relativamente agitada.
Algumas das praias que você pode incluir no seu roteiro em Bocas del Toro, são: Red Frog, Isla Solarte, Isla Batimentos e Cayo Agua.
Leia também: Melhores passeios para fazer no Panamá
# Costa Rica
» Puerto Viejo de Talamanca
» La Fortuna
» Monteverde
» Parque Nacional Manuel Antônio
Puerto Viejo de Talamanca
Assim como Bocas del Toro, Puerto Viejo também está próximo da fronteira entre Panamá e Costa Rica.
Aliás, um itinerário bastante comum é sair de Bocas e ter como destino final Purto Viejo (ou vice-versa).
Uma maneira fácil e econômica para conhecer as diversas praias da região é alugando uma bike.
Vale lembrar que apesar de possuir uma infraestrutura ok para receber os turistas, Purto Viejo não é um destino para quem quer luxo. Afinal, tudo é bem simples na cidade.
La Fortuna
Essa é de longe a minha cidade favorita na Costa Rica.
Há dois motivos específicos para isso: primeiro, porque La Fortuna possui muitas opções de atividades outdoors, e segundo, (por incrível que pareça) foi uma das cidades onde encontrei o melhor custo beneficio de toda a América Central.
Mesmo a Costa Rica sendo uma país caro para o padrão centro americano, consegui gastar bem pouco em La Fortuna.
Uma dica valiosa para quem quer economizar é se hospedar no Gringo Pete’s. O hostel atende muito bem as necessidades básicas do viajante e ainda oferece diversos passeios pela região. Não encontrei nenhuma agência na cidade que tivesse preços melhor do que os dele.
Algumas das atividades que você pode incluir no seu roteiro, são: hikings em vulcões, visitar cachoeiras, águas termais e conhecer o Parque Nacional Vulcão Tenório, onde encontra-se o Rio Celeste.
Monteverde
Uma das melhores maneiras de conhecer a grande diversidade de fauna e flora da Costa Rica é incluindo a cidade de Monteverde em sua viagem pelo país.
A grande atração da região é a Reserva Biológica Bosque Nuboso Monteverde.
Além disso, você pode se aventurar por longas tirolesas e outras praticas esportivas.
Parque Nacional Manuel Antônio
Esse é um dos destinos mais procurados na Costa Rica e o motivo pode ser resumido em duas palavras: natureza exuberante.
Essa reserva natural está localizada na costa pacifica a 157 quilômetros da capital San José. A cidade base para explorá-la é Quepos, a sete quilômetros do parque.
Prepare a câmera fotográfica e o protetor solar e vá conhecer umas das praias mais lindas desse país.
Leia também: Roteiro de viagem pela Costa Rica
# Nicarágua
» San Juan del Sur
» Isla Ometepe
» Granada
» León
» Isla Maiz
San Juan del Sur
A 50 quilômetros da fronteira de Peñas Blanca (Costa Rica), San Juan del Sur é um destino para quem está em busca de sol, mar e festas.
Apesar de não possuir boas praias no centro, é lá que estão a grande maioria de hospedagens, supermercados, bares e restaurantes.
Para conhecer os lugares mais bonitos é necessário fazer algum passeio bate-volta. As praias que mais gostei foram a Playa Madera e Playa Hermosa.
San Juan del Sur também é bastante conhecida pelo Sunday Funday, uma pool party que acontece aos domingos e que passa por três hostels diferentes.
Isla Ometepe
Em qualquer lugar da Nicarágua que você esteja, provavelmente verá algum apelo turístico para a Isla Ometepe, afinal, esse é um dos principais destinos turísticos do país.
Localizada no Lago Nicarágua e rodeada por dois vulcões, a Isla Ometepe é um prato cheio para quem quer contato com a natureza.
Se você estiver bem fisicamente, pode fazer os hikings pelos vulcões Madera e Concepción. São um pouco cansativos mas a vista faz valer a pena o esforço.
Por outro lado, para quem quiser passeios mais tranquilos, algumas opções são a Reserva Ecológica Charco Verde, Punta Jesus Maria e El Ojo de Agua.
Granada
Durante minha viagem pela América Central conheci diversas pessoas que eram perdidamente apaixonadas por Granada.
Confesso que por esse motivo criei muita expectativa pela cidade, mas quando a conheci, não me encantou tanto como imaginei que seria.
Independente disso, é indiscutível a beleza das suas casas coloniais e sua arquitetura bem preservada.
Aproveite para conhecer também a Laguna de Apoyo, uma região belíssima com muita natureza a poucos quilômetros de Granada.
León
A pequena cidade de León foi minha casa durante dois meses. Isso porque, foi lá onde trabalhei no Bigfoot Hostel e onde também fiz grandes amigos.
A cidade possui um centro histórico agradável, mas não tão bem conservado como em Granada.
Outra atração procurada pela maioria dos turistas é o Vulcão Cerro Negro, lugar onde é possível praticar o Volcano Boarding.
A apenas vinte minutos de León outro destino bem legal para você conhecer é a praia Las Peñitas. Popular entre os surfistas e por quem quer aproveitar as animadas festas do Bigfoot Beach House.
Isla Maiz
Essa é uma região pouco visitada na Nicarágua, não pela falta de belezas naturais, mas sim, por falta de incentivo ao turismo e estrutura adequada para receber os viajantes.
A Isla del Maiz (Corn Island) está localizada na costa caribenha da Nicarágua, portanto, prepare-se para encontrar aquelas praias paradisíacas que se parecem com a proteção de tela do seu computador.
# El Salvador
» El Tunco
» Santa Ana
El Tunco
Esse pequeno vilarejo em El Salvador é uma das praias mais disputadas no país. A boa estrutura para receber turistas, os preços baixos e a proximidade com a capital San Salvador, são as principais razões para isso.
Passei quatro dias na rotina de sol, praia e piscina. Mas confesso que poderia passar outros tantos por ali.
Santa Ana
Segunda maior cidade do país atrás apenas da capital, Santa Ana está localizada em uma das regiões mais turísticas de El Salvador.
Apesar de a cidade não possuir grandes atrações, ela está a poucos quilômetros de muitos lugares que merecem ser visitado.
O imenso Lago Coatepeque, o Parque Nacional los Volcanes e as Ruínas de Tezumal, são apenas alguns dos destinos que podem ser visitados em passeios bate-volta.
Além disso, com mais tempo também é possível conhecer a Ruta de las Flores e o Parque Nacional El Imposible.
Leia também: Roteiro de 10 dias em El Salvador
# Honduras
» Copán Ruínas
» Isla de la Bahía
Copán Ruínas
Próximo da fronteira com a Guatemala, a grande maioria dos turistas que visitam essa pequena cidade hondurenha o fazem com a intenção de conhecer um dos mais importantes sítios arqueológicos Maia que existe na América Central: as Ruínas de Copán.
Mesmo abrigando uma cidade de grande destaque durante a Civilização Maia, Copán soube preservar a sua atmosfera interiorana.
Uma das coisas que mais gostei por lá é que apesar dela ser uma cidade que sobrevive basicamente do turismo, o lugar ainda é bem tranquilo, não há grandes filas e os preços são excelentes.
Isla de la Bahía
Esse é mais um destino no Caribe, e entra nessa lista por ser um dos lugares com melhor custo beneficio no mundo para quem quer mergulhar.
As principais ilhas que formam esse arquipélago são Roatán, Utila e Guanaja. Cada uma delas possuem características distintas, o que faz com que o perfil dos viajantes que as visitam também seja diferente.
Utila, por exemplo, é a opção para quem não quer gastar muito.
Roatán é a maior e mais movimentada entre as três. Aliás, há muitos resorts e hotéis pelas orlas da praia. A vida noturna também é bastante agitada.
Guanaja é para os mais endinheirados que querem tranquilidade e um lugar menos badalado.
Leia também: Quanto custa um mochilão pela América Central
# Guatemala
» Antigua
» Lago Atitlán
» Semuc Champey
» Flores (Tikal)
Antigua
A ex-capital da Guatemala é a cidade mais charmosa que conheci na América Central.
As ruas de paralelepípedo, as construções coloniais e a temperatura amena, ditam o ritmo da cidade.
Só o fato de caminhar pelas suas ruelas já justificaria uma viagem a Antigua, no entanto, a cidade oferece outras atrações.
Para uma vista panorâmica da cidade você pode ir até o Mirante Cerro de la Cruz. Para os que estão em busca de mais adrenalina, uma opção é fazer o hiking pelo vulcão Pacaya.
Além disso, partir de Antigua também é possível ir até a região do Lago Atitlán, o próximo destino que vou te recomendar.
Lago Atitlán
Não há uma pessoa que chegue aos vilarejos do Lago Atitlán e não se encante com a beleza do lugar.
Além da natureza em si, outro ponto positivo é que há diversas vilas que agradam diferentes perfis de público.
San Pedro la Laguna, por exemplo, é famoso pelas festas e pelo público jovem que recebe.
Por outro lado, San Marcos atrai aqueles que estão em busca de tranquilidade.
A minha sugestão é que você escolha um para ter como base e conheça outros em passeios de um dia.
Semuc Champey
Localizado próximo da vila de Lanquin, a Reserva Natural Semuc Champey é prova de que quanto mais difícil para se chegar à algum lugar, maior será a recompensa.
Não que seja necessário fazer longas trilhas para ir até lá, porém, ainda sim, o acesso não é dos mais fáceis.
Depois de quase quatro horas de viagem por estradas mal cuidadas entre as cidades de Cobá e Lanquin, ainda é necessário percorrer quase 15 quilômetros de Lanquin até a reserva natural em um veículo 4×4.
Mas é como disse logo o inicio, todo esse esforço valerá a pena!
Flores (Tikal)
No extremo norte do país a pequena ilha de Flores é o ponto de partida para quem quer conhecer as Ruínas Maias de Tikal.
Com muitos hotéis, restaurantes e agências de turismo, a única inconveniência para o turista fica por conta de só existir um caixa eletrônico na cidade, que por sinal, quase nunca está funcionando.
A partir de Flores também é possível tomar um ônibus direto para Belize.
Leia também: Melhores passeios para fazer na Guatemala
# Belize
» Caye Cauker
Caye Caulker
“Go slow, welcome to Belize”.
Em nenhum outro lugar desse país a frase que dá as boas vindas aos viajantes que ali chegam é mais verdadeira do que em Caye Caulker.
O ritmo realmente é outro.
Mas também, em um lugar com praias lindas e movidas a reggae music, a consequência não poderia ser outra.
Por fim, saiba que essa ilha é procurada principalmente pelos mochileiros que querem aproveitar o Caribe sem gastar muito. Afinal, esta é um dos destinos mais em conta de Belize.
Sensacional esse post! Vários lugares que nunca ouvi falar e outros que já estou querendo faz tempo!
🙂 🙂 🙂
E aí Murilo,tudo bem.
Primeiramente, parabens pelo site.
Estou planejando minha trip pela A.Central.. partindo do Panama e subindo até Cancun. Terei mais ou menos 30 dias para completar esse caminho.
Meu intuito é fazer uma viagem que valorize mais as praias da costa caribenha.
Se tiver alguma dica extra para me dar com relação as praias eu agradeceria.
Abraço
Faaala Gustavo, tudo bem?
Tem bastante conteúdo aqui no blog sobre esses destinos… hehehe
Da uma olhadinha no post sobre opções de roteiro pela América Central que acho que vai te ajudar! (link abaixo)
https://www.voltologo.net/5-opcoes-de-roteiro-pela-america-central/
Abraço
Murilo, teu blog tá salvando minha vida rs! Vou pra América Central daqui 2 semanas (Guatemala, Costa Rica, Nicaragua e provavelmente Honduras e El Salvador) a trabalho e vou dar um jeito de encaixar umas trips no caminho (Panamá eu vou conseguir ficar mais porque emendarei 10 dias de férias)! Queria ter tempo pra fazer tudo com calma, mas como não vai rolar, vou focar no que você destacou nesse post =)
Oi Carol,
Mega feliz em saber que o blog tá ajudando!!! 🙂 🙂 🙂
Como você pode ver tem muitaaaaa coisa legal pra conhecer nesses países!
Realmente, eu também prefiro conhecer menos lugares e com calma do que ficar naquela correria! hehehe
Abraço
Roteiro muito interessante para estes paises da América Central. Esta região ainda não conheço, mas está nos meus planos a longo prazo! Obrigado pelas dicas.
Faaala Pedro!
Espero que ajude quando for fazer sua trip por lá!
É uma região incrível!
Abraço,
Pronto! Se voltar a morar no Brasil já tenho aqui um roteiro completo para desbravar a América Central!
Oi Naiara!
E se precisar de alguma ajuda só chamar!
🙂
Abraço
Olá boa noite,
Artigo mesmo muito interessante sobre a América Central. Cidades e outros locais que já tenho ouvido falar. Sou portuguesa e comecei a viajar pela Europa, África, EUA e Brasil e Oriente. Gosto tanto do Oriente que ainda não consegui deixar de ir… Mas gostava muito de conhecer o que falas também.
É difícil parar de ir pra alguma região quando a gente gosta muitoooo dela né!?
hahahahaha
Sofro do mesmo “problema” com a América Latina! hehehe
Abraço
Este post tem um pouquinho da América Central para todos os gostos! Boas dicas! Ainda não tive oportunidade de visitar esta zona do planeta, mas a Nicarágua está na minha lista 😉
Marlene, a Nicarágua é o país que mais gostei na América Central!!!
Foi minha casa por dois meses!
🙂
Abraço
Post bem completo! Só faltou aí o parque natural de tortugero onde tens de levar um barco, vês crocodilos, macacos de várias espécies e pássaros coloridos. Uma floresta bem virgem. Agora bateu a saudade da América central, fizemos 4 meses do mexico ao panamá.
Verdadeeee Marta…. Vou incluir quando atualizar o post!!
Eu fiz o sentido inverso, comecei no Panamá e terminei no México! hehehe
Abraço
Olá! Confesso que a Nicarágua me interessa bastante principalmente depois de ver um programa na TV, também fiquei curioso por san blás parece mesmo um paraíso ! Obrigado pelas dicas.
Dois lugares que valem muito a pena você conhecer Francisco!
Abraço
Ao lêr este fantástico post, bateu uma saudade INDOMÁVEL de voltar à América Central. Excelente resumo do melhor que esta zona do planeta tem. Sem dúvida, das minhas preferidas.
Valeuuu Rui!
Abraço