Não há mágica. Para saber quais serão os seus gastos de viagem é preciso deixar a preguiça de lado e fazer as contas.
Seja em um caderninho ou em uma planilha do excel, fazer esse cálculo é essencial para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável durante a viagem ou depois que voltar pra casa.
Muitas pessoas que ainda não sabem para onde ir e já têm dinheiro guardado, partem do principio contrário. Ou seja, definem um roteiro de acordo com o orçamento disponível.
No entanto, se esse não é o seu caso, ou se você quer fazer aquela viagem que sempre sonhou mas não sabe quanto vai gastar, nesse post você encontrará dez dicas simples para calcular todos os gastos da sua viagem.
# Gastos de Viagem
1- Passagem aérea
2- Seguro viagem
3- Visto, vacinas e emissão de passaporte
4- Hospedagem
5- Alimentação
6- Transporte
7- Entretenimento
8- Saídas noturnas
9- Compras
10- Reserva para gastos extras
1- Passagem aérea
Pode considerar nesse item outros tipos de passagens, afinal, nem sempre viajamos de avião. Portanto, pode ser a passagem de ônibus ou até mesmo combustível e pedágios caso você vá dirigindo.
Calcular esse custo logo no começo do seu orçamento de viagem é fundamental por dois motivos:
» Normalmente, é aqui que você gastará boa parte do seu dinheiro. E muitas vezes ao descobrir esse valor você acaba tendo que mudar de destino pelo alto custo.
» Junto com a compra das passagens vem as definições de data de partida e retorno, e saber quanto tempo você passará viajando é essencial para calcular as outras despesas.
» Sites sugeridos para pesquisa de passagem aérea: Kayak, Skyscanner, Momondo e MaxMilhas.
» Além disso, para economizar com esta despesa recomendo que você aprenda como acumular milhas.
2- Seguro viagem
Sua viagem é internacional? Se sim, nem pense em sair de casa sem um seguro viagem.
Muitas pessoas acham que isso é um gasto desnecessário. Porém, acredite: ele pode salvar sua vida e seu bolso lá fora.
Além disso, em muitos países é necessário apresentar um comprovante que você possui um seguro viagem na hora da imigração. Na maioria das vezes, esses países ainda estipulam um valor mínimo de apólice.
Para reservar o seu seguro viagem, ou para simplesmente fazer uma cotação online e descobrir quanto precisará investir com este item, um bom site é a Seguros Promo.
Através da Seguros Promo você consegue fazer uma cotação entre as melhores segurados do mercado de um jeito prático e rápido.
Além disso, utilizando o cupom VOLTOLOGO5 você garante 5% de desconto. E, se acaso fazer o pagamento através do boleto bancário, pagará mais 5% a menos. Ou seja, uma economia de 10%.
» Clique aqui para consultar o preço do seu seguro viagem
3- Visto, vacinas e emissão de passaporte
Dependendo do lugar que você escolheu viajar, esse é mais um dos gastos de viagem que você terá antes mesmo de sair de casa.
Se você é brasileiro e pretende ir a países que fazem parte do Mercosul, a boa noticia é que basta o RG, em bom estado e emitido a no máximo dez anos para entrar nesses países.
Vacinas são necessárias para lugares específicos. A maioria delas é fornecida gratuitamente, como é o caso da Vacina Contra a Febre Amarela – uma das mais exigidas. Em outros casos você terá que desembolsar uma grana.
Fora dos países do Mercosul, ter passaporte é um item obrigatório. A taxa para emissão do novo passaporte brasileiro é de R$ 257,25 com validade de dez anos.
Além disso, países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e alguns outros, exigem visto para turismo. Nesses casos, você também terá que pagar um valor à parte.
4- Hospedagem
Se você ainda não é adepto do Couchsurfig, hospedagem será outro item de grande valor nas suas despesas.
Para quem viaja sozinho e não se importar em dividir quarto com desconhecidos, os dormitórios de hostels é a grande oportunidade para não gastar muito.
Aliás, já listei nesse post cinco motivos para você se hospedar em um hostel. Agora, se você faz questão de um quarto privado ou um hotel mais sofisticado, seu gasto será maior.
Aqui não tem segredo, para descobrir quanto gastará com hospedagem basta pesquisar, pesquisar e pesquisar mais um pouco.
O site que eu utilizo para pesquisar preço e reservar minhas hospedagens é o Booking.com. Isso porque, além de ser muito prático, você consegue comparar a nota de avaliação dos hotéis e pousadas.
Além disso, muitas vezes há ofertas especiais que podem garantir uma boa economia.
Por fim, para não cair em nenhuma roubada, recomendo que você não fique em nenhuma acomodação com nota de avaliação inferior a 8,5.
» Clique aqui para consultar preços de hospedagem
5- Alimentação
Você pretende cozinhar durante a viagem? Quer conhecer os restaurantes mais famosos da região? Ou qualquer comida de rua que te de energia é mais do que suficiente?
Leve em consideração esses fatores na hora de determinar seus gastos com alimentação.
Verifique se a sua hospedagem possui alguma refeição incluída ou se você terá que comer fora todas as vezes. Assim como a despesa om hospedagem, esse gasto pode mudar consideravelmente dependendo do seu estilo de viagem.
Além das refeições principais, lembre-se de incluir os valores de pequenos lanches que você fará durante o dia e até garrafinhas de água.
Não menos importante, não se esqueça de que comida em aeroporto ou em lugares próximos a pontos turísticos costumam ser bem caros. Portanto, considere isso caso pretenda comer em algum deles.
Para estipular o seu gasto com alimentação, o mais indicado é procurar em blogs de viagens ou perguntar a conhecidos que já visitaram o lugar qual é o custo médio de cada item.
No meu caso, gosto de estimar um valor fixo diário para gastos com alimentação.
6- Transporte
Pronto. Você está na cidade que sempre sonhou em conhecer. Agora é hora de descobrir como você irá percorrê-la.
Transporte público? Táxi? Caminhando? Bicicleta? Alugar um carro? Há diversas alternativas e mais uma vez depende do seu estilo e do que você quer conhecer.
Antes de viajar é necessário descobrir todas as opções de transporte disponíveis na cidade para que você possa calcular corretamente o seu gasto.
Um item que costuma surpreender muita gente é o preço da corrida de táxi do aeroporto até o hotel. Sim, isso será muito caro.
Se acaso você não estiver disposto a ir com todas suas malas de ônibus/metrô do aeroporto até onde ficará hospedado, não se esqueça de reservar uma boa grana para esse transfer.
Leia também: 7 dicas para alugar um carro pela primeira vez [O Guia]
7- Entretenimento
Após definir o seu roteiro de viagem e descobrir o que fazer em cada cidade, é hora de pesquisar quanto isso custará.
Considere nesse item ingressos de museus, teatro, tours guiados, entradas de parque, hiking ou qualquer outra atividade que queira fazer e que exija um custo.
Mais uma vez, blogs de viagem são um ótimo lugar para fazer essa pesquisa.
Além disso, para muitas atividades também é possível encontrar sites oficiais que possuem a tabela de preços para estrangeiros, residentes, estudantes, idosos ou qualquer outra categoria disponível.
Por fim, verifique se há algum dia da semana especifico em que a atração seja de graça ou mais barata.
Leia também: 10 dicas para viajar barato e gastando pouco
8- Saídas noturnas
Tudo começa com uma cervejinha inocente no bar do hostel. No outro dia, você acorda com uma ressaca daquelas e descobre que não tem dinheiro nem pra um picolé. Isso já aconteceu comigo, e o pior, mais de uma vez.
Se acaso você não tem o hábito de beber ou sair para baladas e bares, provavelmente não terá problemas com isso. Porém, se por acaso você se identificou com a situação acima, fique esperto.
Esse é um dos gastos de viagem mais difíceis de serem controlados, principalmente depois da terceira dose de tequila. Exatamente aquela que te faz pensar que ficou rico e começa a pagar bebida para todo mundo que apareça na sua frente.
Defina muito bem quanto você pode gastar com esse tipo de diversão e seja muito fiel a esse valor.
9- Compras
Vai para algum lugar onde fazer compras é mais barato? Pretende comprar alguma lembrancinha para amigos e familiares?
Por menor que seja o valor, não se esqueça de incluí-lo no seu orçamento.
Nesse item você também pode considerar pequenas perdas que terá com taxa de câmbio e até valores cobrados para saque no exterior. Afinal, tudo tem que estar na ponta do lápis.
10- Reserva para gastos extras
Perdeu o passaporte? Seu carregador do celular parou de funcionar justo no primeiro dia? A correia do chinelo estourou?
Pois é, imprevistos acontecem e é fundamental estar preparado para eles.
Deixe sempre uma quantia reservada para possíveis emergências e gastos que não eram esperados. Muitas vezes você não precisará usar esse dinheiro, mas como diz o ditado, “O seguro morreu de velho”.
Olá Murilo!!
Gostei muito das suas dicas, pretendo fazer minha primeira viagem sozinha pelo estado de MG, passando pelas cidades, São João Del Rei, Tiradentes, Ouro Preto, Mariana, Brumadinho e Belo Horizonte, tenho amigos na cidade de BH, mas nas outras cidades viajarei sozinha. Já foi pra essa região, tem dicas de lá?
Bjos
Oi Juliane, tudo bem?
Bom saber que gostou das dicas!
Destes lugares conheço BH e Ouro Preto. Abaixo o link com os posts que tenho de Minas.
>>> https://www.voltologo.net/category/brasil/minas-gerais/
Espero que ajude!
Abraço
Beleza Murilo? Me identifiquei muito com o blog, pois também sou Eng. Civil e estou com a enfermidade dos mochileiros! Estou indo bem na carreira – levando em conta a situação do país – e uma coisa me deixou um tanto curioso: como tu paga todos os custos de todas as suas viagens? Você retorna a SP pra juntar grana ou acaba arrumando serviços nos países por onde anda? Não sei se tenho o direito de lhe perguntar isso, mas bateu essa baita curiosidade! De qualquer maneira, achei o blog demais! Quando fui a Buenos aires, me baseei no seu post de 50 dicas! Valeu mesmo! Boa sorte!
Faaala Fernando, tudo bem e você?
Que bacana! Fico feliz em saber que gostou do blog!!
Então, no momento estou morando em São Paulo e trabalhando por conta! Então isso me dá flexibilidade (e $$$) para viajar mais vezes!
Mas já fiquei uma época só viajando e trabalhando pelos lugares que conhecia! hehehe
Abraço!
OLÁ! GOSTEI MUITO DAS SUAS DICAS, GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM PADRÃO PARA MONTAR SEUS ROTEIROS E PLANILHAS PARA CUSTOS. PODE ENVIAR?
USO UM MODELO MEU, EXCEL E WORD PARA INFORMAÇÕES, MAS ESTOU QUERENDO APERFEIÇOAR.
OBRIGADA!
Oi Taise!
Na verdade só faço uma planilha bááásica para o roteiro!
Duas colunas, uma com a data e ao lado o que vou fazer! hahahaha
Acredita que ainda não aperfeiçoei isso também!? hehehe
Abraço
Ótimas dicas!! Fazer um bom planejamento financeiro é um dos passos mais importantes pra não passar perrengue na viagem! hahaha 🙂
Oi Débora!
Super de acordo! hehehe
Abraço
Adorando seu site ?
Vou fazer minha primeira viajem pra fora do Brasil e suas dicas estão sendo muito boas.
OBRIGADAAAAAA
Fico feliz em saber que está gostando!!!
🙂 🙂 🙂
Abraço,
Excelentes dicas! O planejamento financeiro é super importante pra uma viagem bem aproveitada!
Com planejamento certo qualquer viagem torna-se possível!
Não é Simone?!
Sempre digo isso! Por mais cara que uma viagem possa parecer, com planejamento fica beeeem mais fácil!
Abraço
Cara, seu site sobre viagens e mochilão é muito bom! Parabéns! Estas dicas de orçamento são ótimas. Já fiz algumas viagens, aqui pela America do Sul, no estilo mochilão e na época fazia o orçamento desta forma.
Olá José Augusto!
Que bacana, fico contente em saber que gostou!
É uma maneira bem prática e eficiente (na minha opinião… hehehe). Dificilmente terá problemas calculando dessa forma!
xD