As atrações e os passeios para fazer em Olinda estão inteiramente relacionados com o seu passado.
Inclusive, a própria história e o centro histórico já justificam uma visita à cidade, que está localizada apenas a 10 quilômetros do Recife Antigo, que é a área central da atual capital de Pernambuco.
Ainda assim, saiba que um roteiro em Olinda pode ir muito além das contruções e igrejas que estão localizadas no sítio histórico.
Embora essa programação seja o ponto de partida padrão para a maioria dos turistas, quem se permite passar mais tempo no destino pode estender o itinerário às praias pernambucanas ou até mesmo ter uma prévia de um dos carnavais mais emblemáticos do país.
Melhores atrações e pontos turísticos em Olinda
- Centro histórico
- Mirantes
- Praias em Olinda
- Veneza Water Park
- Carnaval de Olinda
- Restaurantes
- Vida Noturna
» Clique aqui para reservar city tour de 1 dia em Recife e Olinda
1- Centro Histórico de Olinda
Não dá para negar: o centro histórico é a grande atração da cidade e reúne os principais pontos turísticos de Olinda.
Apesar de pequeno e facilmente percorrível por conta própria, o passeio pelo centro histórico ganha novos ares quando é acompanhado de um guia.
Além de evitar que você fique zanzando sem rumo pelas ladeiras sob um calorão digno de férias à beira-mar, estes profissionais contam detalhes e curiosidades sobre a história de Olinda que deixam a visita mais especial.
Se acaso você não tenha contratado nenhum tour para visitar Recife e Olinda, dá para encontrar guias de turismo quando chegar à cidade histórica.
Há desde profissionais autônomos que realizam um circuito a pé pelas principais atrações, como também empresas, como a Olinda Receptivo & Tour, que faz um roteiro em veículo 4×4 com duas ou três paradas estratégicas durante o percurso.
Em média, estes tours duram entre 1h30-2h e custam a partir de R$ 80,00 por pessoa.
De todo modo, deixarei a seguir uma lista com os principais pontos turísticos no centro histórico de Olinda para o caso de você desejar circular por conta própria.
Alto da Sé
O Alto da Sé é uma das áreas do centro histórico de Olinda que reúne atrações como igrejas, galerias e mirantes.
Na minha opinião, para quem visitará a região a pé vale a pena começar as andanças por estas bandas, para assim vencer as ladeiras mais íngremes no início do passeio.
Inclusive, dá para chegar ao Alto da Sé por três vias:
- Ladeira da Misericórdia.
- Ladeira da Sé.
- Rua de São Francisco.
Para mim, um bom itinerário ao chegar a Olinda é ir ao Parque do Carmo, à Igreja do Carmo e usar a Rua de São Francisco para ir ao Alto da Sé, que é a via menos inclinada.
Por fim, seguem abaixo as atrações que você pode visitar durante o caminho e ao chegar no Alto da Sé:
- Convento de São Francisco.
- Igreja de Nossa Senhora das Neves.
- Galeria São Salvador.
- Catedral da Sé.
- Mercado de Artesanato da Sé.
- Museu de Arte Sacra de Pernambuco.
- Casa dos Bonecos Gigantes.
- Cafeteria Alto da Sé.
- Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia.
Igrejas e outros pontos turísticos no centro histórico
Depois de visitar o Alto da Sé você pode descer a Ladeira da Misericórdia para chegar aos Quatro Cantos e continuar o seu roteiro a pé pelo centro histórico de Olinda.
O Quatro Cantos é o miolo das esquinas formada pelo encontro das ruas Prudente de Morais e Bernardo Vieira de Melo.
Durante o carnaval, pode-se dizer que o Quatro Cantos é o ponto de sem retorno.
Ou seja: se você chegou lá, não se sabe que horas ou como vai conseguir sair, pois os foliões tentam provar que dois corpos podem sim ocupar o mesmo espaço.
Por outro lado, fora da época de folia, o Quatro Cantos é transitável e um dos lugares mais animados para aproveitar a noite em Olinda, especialmente aos finais de semana.
Em todo caso, se o seu passeio for durante o dia, seguem abaixo outros pontos turísticos em Olinda para incluir na sua programação:
- Museu Regional de Olinda.
- Museu de Arte Contemporânea.
- Mercado da Ribeira.
- Loja Artes do Imaginario Brasileiro.
- Casa de Alceu Valença.
- Prefeitura Municipal de Olinda.
- Basílica e Mosteiro de São Bento.
- Museu do Mamulengo.
- Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa.
2- Mirantes
Embora o tradicional Mirante da Caixa d’Água, localizado no Alto da Sé, não esteja funcionando, é possível encontrar outros lugares para ter vistas panorâmicas de Olinda.
Inclusive, no Alto da Sé mesmo há outros espaços que fazem a função de mirantes, como por exemplo, no Mercado de Artesanato Alto da Sé ou no topo da Ladeira da Misericórdia.
Além disso, apesar de serem vistas menos descortinadas, também há bons enquadramentos na Praça Laura Nigro e na esquina da Prefeitura com a Rua Quinze de Novembro.
3- Praias em Olinda
Para os viajantes que decidirem se hospedar em Olinda e têm mais tempo no roteiro, uma boa programação matinal é caminhar pela orla da cidade.
Embora as praias de Olinda geralmente não estejam apropriadas para banho de mar devido à balneabilidade da água, sem falar nos já ocorridos acidentes com tubarão, a beira-mar e a faixa de areia estão sempre movimentadas.
O melhor trecho para caminhar na orla de Olinda, ou até mesmo esticar a canga na areia, é a partir do Dique do Bairro Novo em direção à Praia de Casa Caiada.
Inclusive, é por estas bandas que se encontra o Shopping Patteo Olinda.
Com disposição, dá para esticar a pernada até a Praia de Rio Doce, que costuma estar mais vazia e ostenta um visual menos urbano.
4- Praias em Paulista e Veneza Water Park
Paulista é um município ao lado de Olinda e que faz parte da Região Metropolitana de Recife.
Além de ter praias mais cativantes para passar o dia no litoral norte de Pernambuco, Paulista também abriga um parque aquático que faz sucesso entre os moradores das redondezas, o Veneza Water Park.
Localizada aproximadamente a 20 quilômetros do centro histórico de Olinda, a Praia de Maria Farinha tem faixa de areia espaçosa, quiosques bem-montados e astral animado para investir em um dia despretensioso à beira-mar.
Particularmente, gosto dos trechos em frente ao Kiosque do Genival e ao Bar do Carioca VIP.
Inclusive, o Veneza Water Park está a 500 metros do Bar do Carioca.
Apesar de instalações modestas e de só funcionar aos sábados e domingos, o parque aquático pode ser uma boa diversão para fazer em Olinda com crianças.
Apenas não tome como expectativa e referência o badalado Beach Park, no Ceará.
Por fim, outra praia em Paulista que tem um certo carisma é a Praia do Janga, que compensa a faixa de areia mais limitada, especialmente durante a maré alta, com shows de banda ao vivo.
O burburinho que não deixa ninguém parado é na altura dos quiosques Dona Rubia Praia e Maria Bonita, que estão lado a lado e ostentam cada um a sua própria programação musical.
5- Carnaval de Olinda
Passar o carnaval em Olinda é o sonho de todo viajante que preza por uma boa folia na rua.
No entanto, saiba que você pode ter uma palinha do frevo e das troças – que são os grupos de carnaval que saem pela cidade – antes mesmo de fevereiro.
A largada para o carnaval é dada no feriado de 7 setembro, quando se iniciam as prévias de Olinda pelo centro histórico.
A partir desta data, aos finais de semana, há cortejos e ensaios abertos dos grupos que fazem o carnaval de Olinda acontecer.
De modo geral, a folia é maior aos domingos, a partir das 13h.
Para saber o horário e o local exato da programação, o ideal é acompanhar a divulgação no perfil do Instagram de algumas troças, baterias e blocos de carnaval, como por exemplo:
- Fábrica de Samba.
- Sambadeiras.
- Samba Soul Delas.
- Patusco.
- Batuques de Pernambuco.
Além disso, todo começo de mês o perfil Anfitrião de Olinda divulga uma excelente agenda com a programação carnavalesca e cultural da cidade.
6- Restaurantes em Olinda
Os restaurantes em Olinda são capazes de preencher facilmente um roteiro gastronômico de um final de semana.
Inclusive, se você visitará a cidade a partir de um passeio bate e volta de Recife, será difícil escolher um único lugar para comer em Olinda.
Neste caso, acredito que o ideal é investir em uma refeição dos cardápios mais clássicos do centro histórico, como por exemplo:
- Restaurante Beijupirá.
- Oficina do Sabor.
- Restaurante Patuá.
Outro restaurante deste mesmo nível que faz sucesso pelo menu e pela ambientação é o Prudente 242 Sabor Mineiro, mas como o próprio nome indica, são pratos típicos de Minas.
Caso você prefira comer em locais sem tanta formalidade, outras opções pelo centro histórico de Olinda, são:
- Tô em Casa.
- Dona Massa Restaurante.
- Casa de Noca.
- Olinda Art & Grill.
- 232 Burguer.
- LALATESH.
7- Vida noturna em Olinda
A programação de praxe para fazer em Olinda à noite é sair para jantar e esticar a programação em algum bar do centro histórico ou em outras bairros da cidade, especialmente se a sua estada for de sexta a domingo.
No sítio histórico, a vida noturna em Olinda se concentra nos bares ao lado do Quatro Cantos e ao longo da Rua do Amparo.
Chegando cedo, dá para garimpar uma mesa com cadeiras na calçada, como por exemplo, no Bar do Peneira, no Botequim Dona Chita e na Loja Azul Centenária.
Todos estes três bares em Olinda estão lado a lado, precisamente em frente ao Grêmio Musical Henrique Dias, que à noite costuma realizar ensaios que ditam a musicalidade das ruas.
Além disso, nesse miolo também está o Bar do Amparo, que tem um ambiente mais firulado para quem faz questão de ficar na parte interna de um estabelecimento.
Saindo deste eixo, mas ainda no centro histórico de Olinda, outros lugares para ir à noite, são: Cavalote Cervejaria Pub, Tropicana Drinkeria e Venda De Seu Biu.
Por fim, para sair à noite fora do circuito histórico, o Manny Deck Bar e o Bode do Nô são bem avaliados e estão localizados nas avenidas à beira-mar da cidade.
O que fazer em Olinda em 1 dia?
Caso você não tenha pretensão de se hospedar nas pousadas baratas em Olinda e queira visitar as principais atrações da cidade em 1 dia, ou até mesmo em uma manhã ou tarde, foque as suas andanças pelo centro histórico.
Basicamente, a minha recomendação é que você cumpra a programação sugerida no primeiro tópico deste texto.
Na minha opinião, vale a pena começar o passeio em Olinda com um tour guiado e depois bater perna por conta própria pelas principais ruas e ladeiras da área central.
3 lugares para se hospedar em Olinda
($) O Hostel e Pousada da 13 é um legítimo BBB – bom, bonito e barato – e costuma ter as diárias mais em conta independentemente da época do ano.
($$) Para charme no burburinho mais animado do centro histórico, a Pousada dos Quatro Cantos é uma das mais reservadas pelos visitantes.
($$$) Para investir em uma estada mais especial, o Hotel 7 Colinas é um dos mais estrelados para se hospedar em Olinda.
» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outras ofertas de hospedagem.
Estou neste momento (14/05/2022) em Recife.
Amanhã vamos fazer um passeio por Olinda.
Espero me surpreender com tudo que tem por lá!
Obrigada pelas dicas!
Sou de SC
Oi, Ivany, tudo bem?
Que bacana.
Espero que aproveitem o passeio em Olinda.
Abraço