Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

3 roteiros de mochilão pelo México (Pra todos os gostos)

Praias caribenhas? Ok. Sítios Arqueológicos? Ok. Metrópole vibrante? Ok. Cidades históricas? Ok. Gastronomia de lamber os beiços? Ok.

Pois bem, como você deve ter percebido, um mochilão pelo México é capaz de agradar os mais exigentes perfis de viajantes.

Além de tudo isso, que por si só já justificaria meia dúzia de viagens pelo território mexicano, o país ganha pontos também no quesito preço. Afinal, viajar pra lá não necessariamente custa uma fortuna.

Aliás, se você está habituado com os valores de uma viagem pelo Uruguai, Argentina ou Chile, certamente ficará com a sensação de que viajar pelo México é barato.

Só não pense, porém, que será possível conhecer todas as cidades mais bonitas do México em uma única viagem.

Para férias de dez dias, por exemplo, o ideal é que você se dedique a uma única região, ou ao menos a cidades próximas uma das outras.

Com duas semanas já é possível fazer um roteiro mais abrangente pelo México.

Ou, se acaso tiver três semanas, pode ter certeza de que sua experiência será ainda melhor.

Leia também: Seguro viagem para o México | Dicas Indispensáveis

1- Roteiro praias

» Cidades: Cancun + Isla Holbox OU Cancun + Playa del Carmen OU Playa del Carmen + Isla Holbox
» Duração: 10 dias

Já que o caribe mexicano é o sonho de muitos brasileiros, minha primeira sugestão de roteiro pelo México é exatamente por estas bandas de muito sol e água clara.

E com dez dias, minha recomendação é que você tenha dois destinos como base.

Sua chegada certamente será por Cancun, afinal, é nesta cidade que está o aeroporto que atende a Riviera Maya.

Se você está em busca de badalação, pode dividir a estadia entre Cancun e Playa del Carmen. 

Por outro lado, se quiser alguns dias de agito e outros de tranquilidade, fique metade do tempo em Cancun e a outra metade em Isla Holbox.

Por fim, se Cancun não fizer seu estilo, opte por Playa del Carmen e Isla Holbox.

O deslocamento pela região pode ser feito com os confortáveis ônibus da empresa ADO. Eles oferecem todas as rotas entre estes destinos:

» Cancun x Playa del Carmen
» Cancun x Chiquila (de onde saem os barcos para Isla Holbox)
» Playa del Carmen x Chiquila.

Apenas atente-se para comprar a passagem para Chiquila com certa antecedência porque os horários são mais limitados.

Como não sei quais cidades você vai querer visitar, deixarei algumas indicações de quanto tempo ficar em cada uma delas e de como pode ser sua programação.

Lembrando, é claro, que você deve fazer as adaptações que achar mais adequada.

Caso inclua Cancun no seu mochilão pelo México, dedique quatro dias inteiros por lá. Sendo que dois deles podem ser para curtir as praias e atrações da própria cidade, um dia para fazer um tour bate-volta a Chichén Itzá, e um dia para um passeio pela Isla Mujeres.

Depois deste belo inicio de férias, siga viagem para Isla Holbox ou Playa del Carmen, e passe mais três dias inteiros em alguma delas.

Em Holbox, os dias devem ser aproveitados sem pressa e com muito protetor solar e repelente. Alguns lugares que você pode conhecer são Punta Cocos, Punta Mosquitos e fazer o tour pelas 3 Islas – um dos passeios mais tradicionais da ilha.

Se acaso for para Playa del Carmen, você pode passar um dia inteiro curtindo as praias da cidade, outro dia na Praia Akumal e também fazer um passeio bate-volta até as Ruínas de Tulum.

Dica extra 1: Por falar em Tulum, esta é outra vilazinha que você também pode usar como base caso queira fugir da badalação de Cancun.

Dica extra 2: Apesar de não ter incluído no roteiro, saiba que a Riviera Maya possui três parques temáticos que encantam boa parte dos viajantes: Xcaret, Xel-ha e Xplor.

Para saber o que irá encontrar em cada um deles leia este texto.

mochilão pelo México - dicas e praias

Playa del Carmen

Leia também: 9 dicas essenciais para viajar pelo México

2- Roteiro histórico e cultural

» Cidades: Cidade do México, Puebla e Oaxaca
» Duração: 10 dias

Ideal para quem não faz tanta questão de praia, este roteiro de mochilão pelo México é um clássico para os viajantes que preferem atrações culturais.

Comece sua viagem pela Cidade do México e entenda porque ela é uma das capitais mais empolgantes de toda América Latina. Durante quatro dias explore seus principais parques, museus, restaurantes e outros pontos turísticos.

Inclua na sua programação o centro-histórico da cidade – conhecido como Zócalo – e além de contemplar sua bela arquitetura, visite lugares como a Plaza de la Constitución, Catedral Metropolitana e o Templo Mayor.

Caminhando dez minutos desde esta região você poderá conhecer também o mirante da Torre Latinoamericana e o Palacio de Bellas Artes.

Outros lugares que você não pode deixar de visitar na capital mexicana é o Bosque Chapultepec, o fascinante Museu Nacional de Antropologia e os bares dos bairros Roma e La Condesa.

Além disso, reserve um dia inteiro para fazer um passeio bate-volta até as Pirâmides de Teotihuacán, que fica a aproximadamente 50 quilômetros da Cidade do México.

Depois deste inicio de viagem arrebatador, é hora de seguir em frente rumo ao próximo destino deste roteiro: Puebla.

Situada a menos de duas horas de ônibus da capital do México, Puebla é uma das cidades-históricas mais simpáticas do país e, não à toa, foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco.

Apesar de grande – é a quarta maior cidade mexicana – Puebla transmite uma tranquilidade de interior, muito provavelmente por conta das suas centenas de construções históricas que enchem os olhos de qualquer viajante.

Aliás, passar um dia inteiro batendo perna em meio a sua arquitetura bem preservada é o que há de melhor pra fazer por lá.

Saia cedo da Cidade do México, pegue o ônibus com destino a Puebla, conheça a cidade durante o dia inteiro, durma por lá, e no dia seguinte rume para o último destino deste roteiro pelo México: Oaxaca.

Localizada a 350 quilômetros de Puebla, que são percorridos em 5 horas com os ônibus da ADO, Oaxaca é outro importante polo cultural, histórico e gastronômico do México. Ou seja, um combo pra viajante nenhum botar defeito.

Reserve dois dias inteiros para explorar Oaxaca.

No primeiro dia, uma boa pedida é conhecer seu centro-histórico e o Mercado Benito Juarez. No segundo dia, aproveite para fazer um passeio pelos arredores da região, com algum tour que inclua Agua El Hierve e Mitla.

roteiro de viagem pelo México

Centro-histórico da Cidade do México

3- Roteiro eclético

» Cidades: Cidade do México, San Cristóbal de las Casas e Caribe Mexicano
» Duração: 15 dias

Com duas semanas disponíveis para fazer um mochilão pelo México, dá organizar um roteiro que exige maiores deslocamentos. Neste caso, porém, o ideal é que você faça os trajetos entre as cidades de avião.

Basicamente, este roteiro irá combinar parte do roteiro 1 e do roteiro 2, e acrescentar uma novidade: San Cristóbal de las Casas.

Inicie sua viagem pela Cidade do México e dedique a ela os mesmos quatro dias indicados no roteiro anterior.

Para chegar a San Cristóbal de las Casas você precisará pegar um voo desde a capital mexicana até Tuxtla Gutiérrez, uma cidade que está a 80 quilômetros de San Cristóbal e que é onde fica o aeroporto mais próximo.

Para completar o percurso, a partir do aeroporto de Tuxtla Gutiérrez é possível pegar um ônibus da ADO direto para San Cristóbal, numa viagem que leva pouco mais de uma hora.

Caso interesse a você, a ADO também oferece várias saídas por dia desde a capital mexicana até San Cristóbal de las Casas. A viagem, no entanto, leva aproximadamente 15 horas.

Em San Cristóbal de las Casas reserve três dias inteiros para conhecer sua parte histórica e outros atrativos da região, como por exemplo, o Cañion del Sumidero e o Centro Ecoturístico Cascadas El Chiflón.

Por fim, termine seu mochilão pelo México em alguma praia caribenha. Como o aeroporto que serve a Riviera Maya está em Cancun, é por lá que você deve chegar.

No entanto, se a cidade não faz muito o seu tipo, vá imediatamente para Playa del Carmen, Tulum ou Isla Holbox, e aproveite seus últimos  dias de férias da maneira que achar mais adequada.

Dica extra 1: Ao invés de visitar San Cristóbal de las Casa, você pode perfeitamente fazer o roteiro 2 inteiro, e simplesmente acrescentar mais cinco dias de viagem pela Riviera Maya.

Se informe com mais detalhes sobre cada cidade, e decida qual incluir no seu itinerário.

Apesar de não ajudar muito, o que eu posso dizer é que tanto Puebla, Oaxaca e San Cristóbal de las Casas são dignas de uma viagem. hehehe

Dica extra 2: Um tour bate-volta desde San Cristóbal de las Casas até as lendárias Ruínas de Palenque é possível, mas extremamente cansativo.

Apesar de Palenque realmente ser uma atração e tanto, o ideal é que você tenha dois dias para visitá-la e pernoitar na cidade próxima a zona arqueológica.

San Cristóbal de las Casas

San Cristóbal de las Casas

Tulum

Tulum

+ Dicas de mochilão pelo México

» Que tal fazer um mochilão de 25 dias pelo México?

Além de visitar todos os lugares mencionados nos roteiros anteriores, dá pra incluir outros destinos. Uma boa sequência seria a seguinte:

Cidade do México (4) » Puebla (1) » Oaxaca (2) » Puerto Escondido (3) » San Cristóbal de las Casas (3) » Palenque (2) » Riviera Maya (5)

Entre parênteses é a quantidade de dias inteiros em cada cidade. Acrescentando os dias “perdidos” com deslocamento, suas férias irá totalizar aproximadamente 25 dias.

Lembrando, é claro, que o caribe mexicano poderia render facilmente mais cinco dias de viagem.

» Apesar destas cidades indicadas já renderem inúmeras viagens, o México possui dezenas de outros lugares que merecem ser visitados.

Alguns outros destinos mexicanos, são: Puerto Vallarta, Los Cabos, Guadalajara, Mérida e Bacalar. (Apenas pra citar alguns!)

Evite este erro no seu mochilão pelo México

Não contratar um bom seguro para seu mochilão ao México é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Mateus disse:

Suas dicas são ótimas 🙂 Obrigado por compartilhar com a gente, tudo de bom.

Murilo Pagani disse:

Oi, Mateus, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou das dicas!

Abraço!

Jamilly Silva Pires disse:

Gostei desse roteiro, sem Riviera Maya.
Cidade do México (4) » Puebla (1) » Oaxaca (2) » Puerto Escondido (3) » San Cristóbal de las Casas (3) » Palenque (2) » Riviera Maya (5)
Gostaria de saber a melhor forma de ir de Oaxaca para Puerto Escondido e de lá para San Cristóbal de las Casas

Murilo Pagani disse:

Oi, Jamilly, tudo bem?

Depende da sua disposição e orçamento. Dá para ir de ônibus ou avião…

De ônibus, são 10 horas de Oaxaca para Puerto Escondido; e 14 horas de Puerto Escondido para San Cristóbal de las Casas.

Abraço

NIDIA CARITA DOS SANTOS ANDRADE disse:

Boa noite, eu quero fazer um tour pelo México e conhecer os sítios arqueológicos.
1º dia – Cidade do México
2º dia – Livre para conhecer a cidade
3º dia – Teotihuacan
4º dia – Palenque
5º dia – Livre para conhecer o sitio
6º dia – Campeche
7º dia – Livre para conhecer a cidade
8º dia – Uxmal
9º dia – Livre para conhecer a cidade
10º dia – Ida para Xcaret.

Quero fazer este roteiro é possível e viável ou me recomenda outro? não quero nada muito caro, vamos de mochilão mesmo

Murilo Pagani disse:

Oi, Nidia, tudo bem?

Para o meu perfil, achei o seu roteiro corrido, porque você vai ficar pouco tempo em cada lugar e há muitos deslocamentos longos.

No caso, eu focaria apenas em uma região ou no máximo duas.

Abraço!