As praias de Porto de Galinhas e seus arredores são os destinos mais cobiçados da costa de Pernambuco.
O que é compressível, afinal, é por estas bandas que estão algumas das faixas de areia mais exuberantes do estado.
Ainda assim, tenha em mente que Porto de Galinhas não é a única possibilidade para as suas férias à beira-mar.
Apesar de ser a vila protagonista do litoral sul pernambucano, há também outros cantinhos que deixam o roteiro ainda mais especial.
Inclusive, os receptivos turísticos da cidade organizam diversos tipos de passeios bate volta até estes lugares.
Antes de ir, porém, recomendo que você entenda a dinâmica desta região e inclua no itinerário apenas os locais que parecerem mais sedutores.
Afinal, como dificilmente se consegue visitar todas as praias de Porto de Galinhas e seus arredores em uma primeira viagem, o ideal é focar naquelas que combinam com o seu perfil.
Melhores praias de Porto de Galinhas
- Praia de Muro Alto
- Praia do Cupe
- Centro de Porto de Galinhas
- Praia de Maracaípe
- Praia de Serrambi
- Barra de Sirinhaém
- Ilha de Santo Aleixo
- Praia dos Carneiros
- São José da Coroa Grande
- Praia de Calhetas
» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Porto de Galinhas
1- Praia de Muro Alto
Localizada a 10 quilômetros do centro, Muro Alto é a melhor praia de Porto de Galinhas para quem gosta de mar estilo piscina-sem-ondas.
Por conta de um arrecife que faz com que as ondas quebrem antes de chegar na areia, o mar é super manso e ideal, principalmente, para quem viaja com crianças pequenas.
Além disso, há uma boa estrutura de quiosques pé na areia.
Há desde restaurantes bem ajeitados que servem refeições completas e tem música ao vivo, a barracas mais improvisados que garantem bebida gelada e porções de petiscos.
Outra particularidade é que a Praia de Muro Alto é o endereço dos resorts em Porto de Galinhas.
Portanto, se você pretende se hospedar em uma acomodação desta categoria, é provável que se instale nesta vizinhança.
Alguns dos resorts mais bem cotados em Muro Alto, são:
Por fim, tenha em mente que a noite em Muro Alto é pacata e não há oferta de bares e restaurantes depois que sol se põem.
Neste caso, quem pretende bater perna à noite precisa se deslocar ao centro de Porto de Galinhas.
2- Praia do Cupe
Para quem está em busca de um espaço na areia sem tanta ocupação, a Praia do Cupe é uma boa pedida.
Com quatro quilômetros de extensão – situada entre as pousadas de Muro Alto e o centro de Porto de Galinhas – esta praia oferece muitos trechos com pouquíssimo movimento.
Por esta razão, e também por ser uma praia de mar aberto, é um dos pedaços preferidos entre os esportistas.
Ainda assim, banhistas encontram um mar mais calmo e boa estrutura na região conhecida como Pontal do Cupe.
É nesta área, inclusive, onde se formam piscinas naturais durante a maré baixa.
Além disso, no Pontal do Cupe também estão os dois quiosques com melhores serviços e cardápios do Cupe: Pirajuba Restaurante e Bar da Praia Pontal do Cupe.
3- Praia do centro de Porto de Galinhas
Como não poderia deixar de ser, uma das melhores praias de Porto de Galinhas é, justamente, a Praia da Vila de Porto de Galinhas.
Pedaço mais desenvolvido da região, com muitas pousadas, restaurantes, bares e comércios em geral, a praia em si também agrada a maioria dos forasteiros.
No entanto, não é unanimidade.
Por ser bastante extensa, cada trecho da Praia de Porto de Galinhas têm suas particularidades.
Na parte mais central, de onde saem as embarcações para as piscinas naturais, é a região com maior concentração de pessoas e quiosques.
Além disso, o mar normalmente é mais calmo nesta área.
Indo para as extremidades a areia fica menos concorrida, as estruturas mais modestas e o mar ligeiramente mais agitado (mas não perigoso).
Além de ser um dos melhores lugares para se hospedar em Porto de Galinhas, a praia central da vila é o lugar mais movimentado oara ir à noite.
Ou seja, quem gosta do ritual de sair em busca de um local para comer e beber terá centenas de opções na vizinhança.
Por outro lado, há dois pormenores que têm causado chateações entre os visitantes: insistência de vendedores ambulantes e preços inflacionados.
Atualmente, inclusive, a cobrança de cadeiras, guarda-sol e taxa de consumação mínima têm se tornado regra.
Piscinas naturais de Porto de Galinhas
Do centro de Porto de Galinhas saem as jangadas que levam os viajantes até as famosas piscinas naturais deste destino.
Particularmente, porém, eu achei um dos passeios mais sem graça da região.
Me assustou a superlotação das piscinas e achei agoniante o constante lançamento de ração para atrair os fotogênicos peixinhos coloridos.
Estive lá durante a baixa temporada.
Porém, imagino que se tivesse ido durante o verão – que é quando o clima em Porto de Galinhas está mais favorável e o número de visitantes é maior – teria voltado para a praia à nado.
Ainda assim, caso não abra mão deste passeio, seguem abaixo as informações para fazê-lo:
- Só acontece durante o período de maré baixa.
- As jangadas saem da praia do centro da vila.
- O passeio dura aproximadamente 2h30.
- Custa R$ 55,00 por pessoa.
- Os ingressos são comprados no guichê da Associação dos Jangadeiros.
4- Maracaípe e Pontal de Maracaípe
De todas as praias de Porto de Galinhas que visitei, a Praia de Maracaípe e o Pontal de Maracaípe foram os lugares que mais gostei.
Localizada a 3 quilômetros do centro de Porto de Porto de Galinhas, a Praia de Maracaípe é o point dos surfistas e outros esportistas.
Ou seja, para quem gosta de ficar muito tempo na água, esse não é o trecho mais recomendado dentre as praias de Pernambuco.
Por outro lado, a vizinhança tem um astral para lá de despretensioso, onde não faltam bares e restaurantes bacanas, bem organizados, agradáveis, e sem decorações extravagantes sem necessidade.
Além disso, há ótimas pousadas em Maracaípe.
É uma boa região para quem não quer se hospedar no fervo central, mas, ainda assim, ter bons serviços a uma curta caminhada de distância.
Por fim, mas não menos importante, vale destacar que o melhor pôr do sol das praias de Porto de Galinhas está por aqui, mais especificamente no Pontal de Maracaípe.
A pouco mais de um quilômetro do centrinho de Maracaípe, o pontal é o lugar mais cobiçado no final do dia.
Inclusive, costuma ser a última parada dos passeios de buggy de Ponta a Ponta realizados à tarde.
5- Praia de Serrambi
Assim como a Praia de Muro Alto, Serrambi também está apenas 10 quilômetros distante do centro de Porto de Galinhas (para outra direção).
Além disso, por estas bandas também há um mar estilo piscininha e até mesmo um dos resorts mais tradicionais da região, o Serrambi Resort.
Porém, as semelhanças param por aí.
Enquanto Muro Alto é amplamente visitada pelos forasteiros e tem um bom número de quiosques para passar o dia, Serrambi mantém até hoje a sua aura de vila pacata de pescadores sem grande investimento turístico.
Se não fosse por um detalhe é bastante provável que a maioria dos viajantes não ouvissem falar desta praia de Porto de Galinhas que pode fazer parte da programação.
No caso, o pormenor é a preservadíssima Ilha de Santo Aleixo, que é acessada principalmente pelas embarcações que saem de Serrambi.
Apesar de ser praticamente um destino à parte de uma viagem a Porto de Galinhas, a Praia de Serrambi costuma cativar os viajantes.
Portanto, se você não faz questão de barracas cheias de pompa e quer um cantinho tranquilo para passar o dia, é possível que esse refúgio atenda às suas necessidades.
6- Barra de Sirinhaém
Além de Ipojuca, Sirinhaém é outro munícipio que está localizado neste trecho do litoral pernambucano e que presenteia os viajantes com belas praias de mar calmo, astral sossegado e uma sensação de que descobrimos um paraíso particular.
Embora Sirinhaém esteja apenas 35 quilômetros de Porto de Galinhas, não seria nenhum sacrilégio dedicar uma viagem inteira para conhecer este destino.
Afinal, além de proporcionar uma experiência completamente diferente da vizinha mais famosa, há praias suficientes para isso.
Aliás, vale uma observação: Serrambi, a indicação anterior desta lista de praias de Porto de Galinhas, se assemelha mais às praias de Sirinhaém do que as de Ipojuca – esta última, cidade a qual pertence.
Independentemente disso, o fato é que Sirinháem, e mais especificamente a Barra de Sirinhaém, que é o principal trecho à beira-mar do munícipio, são lugares que merecem ser visitados.
Além disso, outros atrativos que estão localizados por estas bandas, são:
- Ilha de Santo Aleixo
- Praia do Guaiamum
- Praia de Gamela
- LUP Beach Club
- Praia de Guadalupe
- Hotel Sesc Guadalupe
7- Ilha de Santo Aleixo
Embora o clima ruim tenha impedido a minha visita à Ilha de Santo Aleixo, deixo aqui a sugestão para incluí-la no seu roteiro de praias de Porto de Galinhas.
Afinal, sua paisagem selvagem e preservada é o destino certo para quem está me busca de tranquilidade.
Apesar de ser uma propriedade privada, o acesso à ilha é permitido para visitantes, porém, com restrições quanto ao número de pessoas por dia, horário e locais e acesso.
Para chegar lá, a melhor opção é se juntar aos passeios que saem de Porto de Galinhas (R$ 150,00), e já incluem o transporte terrestre e o deslocamento de barco até a ilha.
Para mais detalhes sobre essa aventura, recomendo que leia o texto sobre a Ilha de Santo Aleixo, do blog Marola com Carambola.
8- Praia dos Carneiros
No município de Tamandaré, aproximadamente 60 quilômetros de Porto de Galinhas, a Praia dos Carneiros é um dos pedaços mais sedutores do litoral de Pernambuco.
Com mar calmo, água esverdeada e uma paisagem digna de cartão postal, talvez o maior atrativo da Praia dos Carneiros não seja nada disso, mas sim, a Igreja de São Benedito – a pequena capela de frente para o mar que pipoca nas redes sociais de tempos em tempos.
Para quem não estiver de carro, o jeito mais fácil para chegar lá é contratando um tour que faz o passeio bate volta saindo de Porto de Galinhas.
Estes passeios acontecem todos os dias e geralmente já incluem o transporte terrestres e um passeio de barco que dura em torno de 2h.
É durante esta atividade à bordo de um catamarã que os visitantes conhecem a Capela de São Benedito.
No mais, saiba que o ponto de apoio durante o passeio à Praia dos Carneiros costuma ser no famoso Restaurante Bora Bora.
Seguem alguns valores aproximados que você encontrará no cardápio:
- Day use: R$ 40,00.
- Água de coco: R$ 9,00.
- Água mineral: R$ 7,00.
- Refrigerante lata: R$ 9,00.
- Suco: R$ 15,00.
- Cerveja long neck: R$ 16,00.
- Cerveja 600 ml: R$ 20,00.
- Caipirinha: R$ 20,00.
- Drinks especiais: R$ 30,00.
- Caldinhos: R$ 17,00.
- Fritas ou macaxeira: R$ 30,00.
- Porção de croquete ou pastel: R$ 50,00.
- Petisco de camarão: R$ 85,00.
- Iscas de carne ou peixe: a partir de R$ 75,00.
- Refeições individuais: a partir de R$ 80,00.
- Refeições para duas pessoas: entre R$ 160,00 e R$ 250,00.
9- São José da Coroa Grande
No extremo sul do estado de Pernambuco, quase na divisa com Alagoas, São José da Coroa Grande é outro destino pacato que entrega muita tranquilidade e praias que fazem valer a viagem.
Prova disso são os tours bate volta que saem de Porto de Galinhas e encaram 70 quilômetros para realizar o passeio.
Neste caso, a única praia visitada em São José da Coroa Grande é Gravatá, uma das mais linda da cidade.
Ainda assim, saiba que se você estiver motorizado vale a pena ir por conta própria para visitar também outros lugares, como por exemplo, o burburinho central e as piscinas naturais.
Aliás, para quem estiver fazendo uma viagem de carro em direção ao litoral de Alagoas, São José da Coroa Grande é uma excelente parada para pernoite antes de chegar ao outro estado.
Inclusive, a ponto de referência, saiba que São José se encontra apenas a 10 quilômetros das praias de Maragogi.
10- Praia de Calhetas
Localizada no município de Cabo de Santo Agostinho, 35 quilômetros ao norte de Porto de Galinhas, a Praia de Calhetas é outro bom destino para visitar durante as férias.
No entanto, recomendo evitar conhecê-la aos finais de semana.
Isso porque, a praia costuma ficar lotada aos sábados e domingos, e como a faixa de areia não é muito grande, a superlotação faz com que ela perca parte de seus encantos.
Além disso, tenha em mente que o acesso até a areia exige uma caminhada de cerca de 10 minutos que envolve ladeiras e escada.
Ou seja, para quem tem dificuldade para se locomover, talvez seja melhor estender a canga em outra praia.
Esclarecimentos dados, a melhor forma de conhecer essa praia é com os tours bate volta que saem de Porto de Galinhas.
Isso porque, além de Calhetas, os roteiros costumam incluir outras praias de Cabo de Santo Agostinho na programação.
Normalmente, os lugares visitados durante este passeio, são:
- Vila Nazaré
- Mirantes de Paraíso e Sogra
- Praia de Suape
- Praia de Calhetas
Dúvidas frequentes sobre as praias de Porto de Galinhas
Confira a seguir quais são as principais dúvidas sobre as praias de Porto de Galinhas.
Além disso, caso ainda não tenha encontrado o que procura, sinta-se à vontade para deixar um comentário no final do texto.
Onde fica Porto de Galinhas?
A praia de Porto de Galinhas fica no munícipio de Ipojuca, 65 quilômetros distante de Recife, no litoral sul de Pernambuco.
Além disso, Porto de Galinhas também está próxima de outros destinos pernambucanos e até mesmo de outros estados vizinhos:
- Ilha de Santo Aleixo, 35 km.
- Praia dos Carneiros, 55 km.
- Maragogi (Alagoas), 85 km.
- São Miguel dos Milagres (Alagoas), 155 km.
Portanto, apesar de Porto de Galinhas oferecer passeios e atrações para pelo menos cinco dias de viagem, os forasteiros que tiverem mais tempo disponível conseguem organizar um roteiro pernoitando também em outros destinos.
No mais, saiba que para chegar a Porto de Galinhas os viajantes costumam utilizar o Aeroporto Internacional de Recife (REC) para embarque e desembarque. Afinal, trata-se do aeroporto mais próximo do destino.
Após desembarcar, os transfers de Recife a Porto de Galinhas é o jeito mais conveinente de se fazer o deslocamento entre o aeroporto e a sua pousada.
Qual é a melhor praia de Porto de Galinhas para se hospedar?
Via de regra, há três excelentes praias de Porto de Galinhas para se hospedar: centro, Muro Alto e Maracaípe, sendo que cada vizinhança têm as suas próprias particularidades.
De modo geral, a praia do centro de Porto de Galinhas é o bairro mais apropriado para a maior parte dos turistas.
Isso porque, além da maior quantidade de acomodações de diversas categorias, é também onde se concentra o burburinho gastronômico deste destino.
Muro Alto, por sua vez, é o melhor endereço para quem deseja investir em um dos resorts de Porto de Galinhas – independentemente dele ser all inclusive ou não.
Por outro lado, Maracaípe se destaca pelo seu astral despretensioso de vila-praiana-surfista.
Na minha opinião, trata-se de uma excelente escolha para os viajantes que não têm a pretensão de fazer os passeios mais clássicos e estão em busca de sossego durante as férias.
Por fim, seguem abaixo algumas sugestões de pousadas em Porto de Galinhas que são bem avaliadas pelos hóspedes.
Além disso, recomendo também consultar as atuais promoções do site Booking.com.
Isso porque, normalmente dá para encontrar diárias que entregam excelente relação preço x conforto.
- Che Lagarto Hostel e Pousada ($)
- Pousada Afrika ($)
- Charme da Vila Suítes ($$)
- Pousada Casamar ($$)
- Summerville Resort All Inclusive ($$$)
Como visitar as praias de Porto de Galinhas?
Hospedando-se no centro de Porto de Galinhas não é complicado visitar outras praias.
Neste caso, o aluguel de carro se torna dispensável.
Eu, por exemplo, fiz uma combinação de caminhadas à beira-mar + passeios guiados + vans públicas + aplicativos de corrida, e consegui visitar todas as praias de Porto de Galinhas que pretendia.
Ainda assim, um veículo próprio é o melhor meio de transporte para os viajantes que pretendem fazer um roteiro mais extenso por Porto de Galinhas e Maragogi, incluindo também outros destinos do litoral de Pernambuco e Alagoas.
Sobre os passeios para fazer em Porto de Galinhas, não há grandes novidades.
De modo geral, funcionam da seguinte forma:
- São tours em grupo.
- Costumam durar o dia inteiro.
- Não são todos os tours que acontecem diariamente.
- Precisam ser reservados com antecedência.
- Incluem apenas transporte e acompanhamento de guia.
- Refeições costumam ser pagas à parte.
- Custam aproximadamente R$ 130,00 por pessoa.
O site da Civitatis é um excelente lugar para reservar as atividades em Porto de Galinhas.
Isso porque, além de a maior parte dos passeios poderem ser cancelados gratuitamente, também dá para parcelar a compra no cartão de crédito.
Por fim, seguem abaixo os principais passeios para visitar as praias de Porto de Galinhas e seus arredores:
- Passeio de 1 dia à Praia dos Carneiros
- Bate volta às praias de Cabo de Santo Agostinho
- LUP Beach Club em Sirinhaém
- Bate volta a Maragogi
3 lugares para se hospedar em Porto de Galinhas
($) Para gastar pouco sem abrir mão de conforto e localização, a Pousada Santorini entrega uma das melhores tarifas do destino.
($$) Considerada uma das melhores pousadas em Porto de Galinhas, a Charme da Vila Suítes consegue combinar ambiente cativante com preços realistas.
($$$) Na categoria de resorts, fique de olho nas ofertas do Samoa Beach Resort.
» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outras ofertas de pousadas em Porto de Galinhas.
Olá Murilo, tudo bem? Estou indo em agosto para Porto de Galinhas com meus pais (70 e 74 anos) e estou buscando locais de hospedagem tranquila, não muito longe do centrinho e principalmente onde não haja cobrança de consumação mínima nos quiosques. Alguma sugestão? Te agradeço 😊
Oi, Bárbara, tudo bem?
Segue abaixo o link do meu texto com sugestões de pousadas no centro de Porto de Galinhas.
https://www.voltologo.net/pousadas-no-centro-de-porto-de-galinhas/
No entanto, sobre os quisoques sem consumação mínima, será difícil. Talvez, em agosto durante a semana, seja possível encontrar.
Porém, na minha última viagem a Porto de Galinhas, em novembro do ano passado, não encontrei nenhuma. Geralmente, haverá pelo menos a “exigência” de se consumir uma ou duas porção de petiscos, que custam em torno de R$ 100,00 cada.
A única barraca que encontrei e que cobra apenas o que se consome e tem bons preços é o Bar do Marcão, porém, fica na Praia de Maracaípe e lá o mar é agitado.
Abraço!
Olá Murilo estou na dúvida da escolha do hotel se Samoa ou serrambi. Vc conhece os 2? Uma viagem eu e minha tia 43 e 60 anos. Queremos conforto e tranquilidade e mar bonito! Pode me ajudar na escolha?
Oi, Karina, tudo bem?
Baseando-me pela localização de cada um, acredito que o Samoa seja mais conveinente. Inclusive, será mais fácil realizar passeios em Porto de Galinhas e visitar o centrinho, se assim vocês desejarem.
Abraço