Importante dizer: além das praias de Maceió, neste texto você também encontrará destinos que estão localizados em outras cidades da costa alagoana.
Isso porque, embora as praias urbanas da capital do estado sejam ótimas e podem ganhar espaço no roteiro de viagem, os trechos mais lindos do litoral de Alagoas estão em municípios vizinhos.
Ou seja, apesar das férias serem supostamente em Maceió, saiba que é de praxe organizar uma programação que inclua as praias de Alagoas que estão fora da capital.
Até porque, é bastante prático realizar passeios bate volta até estes lugares.
O maior dilema, na realidade, será decidir quais praias de Maceió e seus arredores conhecer.
Afinal, há tantas enseadas dignas de cartão postal, que dificilmente se consegue visitar todas elas em uma única viagem.
Praias de Maceió e arredores
- Pajuçara e Ponta Verde
- Jatiúca
- Cruz das Almas e Jacarecica
- Guaxuma e Garça Torta
- Praia Pratagy
- Praia de Ipioca
- Praia do Francês
- Praia do Gunga
- Barra de São Miguel
- Praia das Dunas de Marapé
- Praia de Paripueira
- Ilha da Croa
- Praia de Carro Quebrado
- São Miguel dos Milagres
- Praia do Patacho
- Praia de Antunes
- Japaratinga
» Clique aqui para encontrar pousadas nas praias de Maceió
Praias de Pajuçara e Ponta Verde
Não dá para falar das praias de Maceió sem começar pela dupla mais movimentada do perímetro urbano da capital de Alagoas: Pajuçara e Praia de Ponta Verde.
Inclusive, são dois dos melhores bairros para se hospedar em Maceió.
Localizadas lado a lado e com extensão total de aproximadamente 4 quilômetros, estas praias formam aquela que é considerada por muitos viajantes a orla mais bonita do Brasil.
Não é exagero.
Com mar azulzinho, calção bem cuidado com ciclovia e espaço para pedestres, quiosques, além de quadras esportivas sempre ocupadas, caminhar por estas bandas em um fim da tarde é o passeio de graça mais agradável da cidade.
Se por um lado, há sim praias mais bonitas em Alagoas, por outro, os preços nos restaurantes de praias serão os mais em conta que você encontrará durante as suas férias.
Portanto, as praias urbanas de Maceió são uma escolha certeira para os viajantes que querem curtir praia sem se preocupar com deslocamento, ou para se esbaldar nos comes e bebes sem gastar uma fortuna.
No mais, alguns pontos turísticos de Maceió e restaurantes bem comentados por estas bandas, são:
- Piscinas naturais da Pajuçara.
- Centro Cultural Arte Pajuçara.
- Pavilhão do Artesanato.
- Cadeira gigante de Maceío.
- Letreiro “Eu Amo Maceió”.
- Restaurante Casa de Mainha.
- Imperador dos Camarões.
- Janga Praia.
- Lopana Bar de Praia.
Praia de Jatiúca
Apesar de também compor a principal orla de Maceió junto com Pajuçara e Ponta Verde, a Praia da Jatiúca é diferente das suas vizinhas.
Para começar, a faixa de areia é pouco utilizada pelos banhistas: tanto por ser mais estreita, como também pelas ondas mais fortes e por nem sempre a balneabilidade do mar estar adequada para banho.
Além disso, os bares e restaurantes de Jatiúca são menos amostrados. Embora o calçadão tenha ótimos quiosques, os cantinhos mais bacanas estão localizados bairro adentro e precisam ser garimpados de antemão.
Outra particularidade é que a rede hoteleira é mais moderna. Inclusive, dá para se hospedar em excelentes hotéis sem precisar ir a falência.
Alguns dos hotéis com melhor reputação da cidade estão por estas bandas, como por exemplo: Mamaloo Pousada, Porto Kaeté Hotel e Jatiúca Hotel & Resort.
Por fim, seguem abaixo alguns lugares para comer e beber pela vizinhança:
- Bodega do Sertão.
- Restaurante Panela Alagoana.
- Maria Antonietta.
- New Hakata.
- Divina Gula.
- Kopi Coffee Store.
- The Spoilers Bar.
Cruz das Almas e Jacarecica
Apesar de serem dois bairros imediatamente vizinhos a Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica não recebem os holofotes turísticos de Maceió.
Além de serem vizinhanças de perfil mais residencial sem tanta turistagem, essas praias têm ondas fortes que espantam os banhistas.
Por outro lado, trata-se de um dos melhores trechos para surfar em Maceió.
Particularmente, acredito que estas praias não são do tipo que cativarão a maior parte dos forasteiros.
Portanto, na minha opinião, é mais conveniente direcionar o roteiro para os outros destinos indicados neste texto.
Guaxuma e Garça Torta
Localizadas a cerca de 10 quilômetros ao norte do burburinho turístico, Guaxuma e Garça Torta são excelentes praias para quem está em busca de tranquilidade, ares menos urbanos e não quer passar muito tempo na estrada.
A Praia de Guaxuma é conhecida por suas águas calmas e cristalinas, bem como sua extensa faixa de areia branca e fina. Rodeada por coqueiros e vegetação tropical exuberante, a paisagem da praia é de tirar o fôlego.
É um local perfeito para desfrutar de momentos de sossego à beira-mar, seja deitado em uma canga sob o sol, tomando um banho refrescante nas águas mornas do mar ou caminhando pela orla para apreciar a vista.
A Praia de Garça Torta é famosa por sua atmosfera tranquila e autêntica. Menos movimentada do que algumas das praias mais populares de Maceió, é um verdadeiro refúgio para quem busca se desconectar e aproveitar a natureza em seu estado mais puro.
Além disso, os recifes próximos à praia criam piscinas naturais na maré baixa, proporcionando um cenário perfeito para mergulhar e observar a rica vida marinha local.
Ambas as praias têm uma infraestrutura modesta, com alguns quiosques e barracas que oferecem bebidas e petiscos, garantindo o conforto dos visitantes.
No entanto, é a simplicidade e o charme rústico dessas praias que as tornam ainda mais cativantes.
Praia Pratagy
Embora não esteja nos principais roteiros pela cidade – e há razões para isso – Pratagy é incontestávelmente uma das praias mais bonitas de Maceió no quesito beleza natural.
Sabe aquela praiona com mar a perder de vista, areia clara e mar azulzinho?
Assim é a Praia de Pratagy.
No entanto, o porém é que além de estar mais afastada do burburinho central, é um trecho com quase nenhuma estrutura disponível para os visitantes.
Ou seja, as praias vizinhas que têm quiosques acabam sendo mais apropriadas para os turistas.
Ainda assim, é importante mencionar que apesar do isolamento da Praia de Pratagy, há alguns estabelecimentos de renome instalados em sua faixa de areia, como por exemplo, o Pratagy Beach Resort, o Pratagy Acqua Park e o Cafe de La Musique Maceió.
Aliás, é por nesta região onde estão alguns dos melhores resorts em Maceió.
Praia de Ipioca
A Praia de Ipioca é o que há de melhor na categoria praia paradísica perto da área urbana de Maceió. Afinal, encontra-se apenas 25 quilômetros distantes da orla de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.
Assim como na sua vizinha Pratagy, o visual é de mar azul turquesa, extensa faixa de areia e com a possibilidade de realizar passeio às piscinas naturais durante a maré baixa. No entanto, Ipioca tem o diferencial de ser o endereço dos beach clubs de Maceió.
Durante muito tempo, quem reinou sozinho nas areias de Ipioca foi o pomposo Hibiscus Beach Club.
Apesar do Hibiscus continuar sendo o mais animado e cobiçado pelos forasteiros, atualmente também há outras duas opções: o Corais Beach Club e o Guarda Rios Beach Club.
Embora estes dois últimos tenham estrutura mais modestas, cumprem muito bem a função de ponto de apoio para aproveitar a praia com comodidade e sem precisar vender um bem para pagar a conta no final do dia.
Praia do Francês
No município de Marechal Deodoro, 25 quilômetros de Maceió, a Praia do Francês é uma das mais famosas de Alagoas e está sempre cheia.
Trata-se de uma praiona urbana, com boa estrutura de quiosques, mar azul e água mansa – já que há um arrecife que quebra as ondas antes que elas cheguem na areia.
Para meu gosto de praia, porém, achei este trecho do litoral de Alagoas supervalorizado no quesito beleza.
Veja bem, a praia não é feia, inclusive, o canto direito tem uma bela paisagem. Porém, há lugares muito mais bonitos pelos arredores de Maceió.
Ainda assim, é um destino que vale a visita para conhecer e tirar as próprias conclusões, principalmente para os viajantes que gostam de boa estrutura à beira mar.
Como é uma das praias mais próximas de Maceió – que dá para chegar até mesmo com o transporte público – os tours costumam fazer apenas uma parada rápida na Praia do Francês.
Para passar o dia é melhor ir por conta própria utilizando aplicativos de corrida ou até mesmo o transporte público.
Praia do Gunga
Normalmente, os passeios que fazem parada na Praia do Francês tem como destino final a Praia do Gunga, que está no município de Roteiro, 42 quilômetros de Maceió.
Famosa pela fazenda de coqueiros que existe antes do mar e que proporciona uma paisagem inconfundível quando vista do alto, a Praia do Gunga, de fato, é uma das melhores praias de Maceió.
Ainda assim, há ressalvas.
O cenário é lindíssimo e isso é incontestável.
No entanto, é uma praia que está sempre muito cheia, o que pode incomodar os viajantes que estão em busca de sossego. Portanto, tenha em mente que este não é o melhor destino para quem quer tranquilidade.
Além disso, alguns trechos da Praia do Gunga podem ter ondas mais fortes do que o desejável para um banhista que gosta de ficar à toa na água.
No mais, além de provar deliciosos comes e bebes de frente para o mar – a estrutura de quiosques é excelente – outras atrações na Praia do Gunga, são:
» Passeio de buggy até as falésias da região (R$ 75,00 por pessoa).
» Passeio de barco (R$ 75,00 por pessoa).
» Caminhar até o deserto canto direito da praia.
» Mirante na rodovia (Os tours fazem uma parada por lá).
Barra de São Miguel
Barra de São Miguel, localizado a 30 quilômetros da capital de Alagoas, pode ser considerado um destino independente e com atrações que justificam uma viagem todinha para lá.
Apesar de não ter a variedade de passeios que há disponíveis em Maceió, é o tipo de lugar ideal para quem está em busca de sossego e da tranquilidade que só um lugar com estilo vilazinha praiana é capaz de proporcionar.
Por aqui, mais do que ficar batendo cartão de praia em praia, o mais bacana é aproveitar as belezas da região sem pressa ou obrigações turísticas, ao melhor estilo acordar tarde e ir andando até o local onde você quer esticar a canga.
Além da atmosfera acolhedora e autêntica, a Praia da Barra de São Miguel também recebe os viajantes com pequenos restaurantes que servem pratos da culinária local à base de frutos do mar.
Portanto, mesmo sem tantos menus como em Maceió, não faltarão cantinhos gastronômicos para deixar o estômago contente.
Dunas de Marapé
Sem dúvida uma das praias de Maceió que eu mais gostei de conhecer, o complexo Dunas de Marapé se encontra no município de Jequiá da Praia, 70 quilômetros distantes da capital de Alagoas.
De ambiente selvagem e sossegado, a paisagem da região vai muito além do mar.
Além da estrutura do restaurante, que inclui redes na areia e belos espaços para descansar, o Rio Jequiá desaguando no mar ajudar a compor um cenário digno de cartão de postal.
Para quem for de excursão (R$ 190,00 por pessoa), um detalhe relevante é que este é um dos poucos passeios para fazer em Maceió que já inclui almoço. O esquema é buffet à vontade com boa variedade de pratos regionais.
Além disso, por ser um passeio pouco popular entre os viajantes, as saídas são apenas duas vezes por semana.
Praia de Paripueira
Localizada a 30 quilômetros de Maceió, a Praia de Paripueira, situada no município de mesmo nome, é o destino certo para quem gosta de mar tipo piscina, daqueles onde praticamente não há ondas.
Inclusive, durante a maré baixa é necessário caminhar um bom trecho para alcançar a água.
Com uma estrutura razoável na areia, é uma praia com instalações mais simples, sem tantos quiosques ostentação como na Praia do Gunga. O maior e mais ajeitado é o Mar & Cia Beach Bar, que fica em um ótimo trecho da praia e pertinho de onde um rio deságua no mar.
Além da praia e do beach bar por si só já serem uma atração e tanto, dá para deixar o tour ainda mais especial realizando um passeio às piscinas naturais de Paripueira. Esta atividade é contratada no próprio local e as saídas acontecem somente nos períoso de maré baixa.
Praia de Carro Quebrado
Emoldurada por falésias avermelhas e trechos com coqueirais, a Praia de Carro Quebrado é um dos cenários mais preservados dentre as praias de Alagoas. Aliás, saiba que esta é uma praia deserta e há raras barracas improvisadas na faixa de areia.
Localizada a 45 quilômetros de Maceió, no município de Barra de Santo Antônio, os viajantes normalmente chegam a Carro Quebrado através dos passeios de buggy que saem da Praia de Paripueira e do Capitão Nikolas – este último, um belo clube de praia na Ilha da Croa.
Caso tenha a chance de escolher de onde sair, prefira fazer este passeio opcional saindo do Capitão Nikolas, porque está 15 quilômetros mais próximo de Carro Quebrado e você gastará menos tempo com o deslocamento.
Ilha da Croa e Capitão Nikolas Beach Club
Embora existam excelentes beach clubs mais próximos de Maceió, o Capitão Nikolas é um lugar que faz valer a pena o passeio.
Localizado na Ilha da Croa, no munícipio de Barra de Santo Antônio, quase 50 quilômetros longe da capital de Alagoas, trata-se de um lugar para lá de charmoso e sem extravagâncias que forçam a barra.
Além disso, a partir do Capitão Nikolas Beach Club também é possível realizar um passeio a outra praia de Alagoas que foi indicada anteriormente, a Praia do Carro Quebrado.
Por fim, vale destacar que diferente do Hibiscus Beach Club, por aqui o ambiente é mais intimista. Outra particularidade é que a praia não é tão convidativa para banho de mar, o que não chega a ser um problema pois o Capitão tem uma excelente piscina.
Praias de São Miguel dos Milagres
Não escondo de ninguém: São Miguel dos Milagres foi o lugar que mais me encantou dentre as praias de Alagoas.
Munícipio localizado a 95 quilômetros de Maceió, no meio do caminho para Maragogi, São Miguel é tipo de destino que valeria uma viagem só para ele.
De atmosfera pacata, mar manso e estrutura que não brilha mais do que a paisagem – embora existam ótimas pousadas e restaurantes por lá – São Miguel dos Milagres é um destino que conquista pelo combo completo.
Saiba, porém, que toda a calmaria que é a graça deste destino, costuma ser ofuscada durante feriadões e festas de final de ano. Aliás, São Miguel já é um dos destinos mais concorridos por quem vai passar o Réveillon em Alagoas.
Para quem for fazer o passeio bate volta de Maceió para São Miguel dos Milagres, não deixe de fazer também o passeio opcional de buggy, que vai até a Praia da Lage e a Praia do Patacho.
Praia do Patacho
No extremo norte de Alagoas, no município de Porto de Pedras, a Praia do Patacho acompanha a mesma dinâmica de São Miguel dos Milagres: ambiente sossegado, com pousadas charmosas, além de mar calmo com águas cristalinas.
Para quem quer tirar férias ao melhor estilo se desconectando do resto do mundo, pode aproveitar para passar algumas noites por estas bandas. Há pousadas para lá de charmosas que por si só já valem a viagem.
Para o viajante que quer incluí-la no roteiro pelas praias de Maceió mas ficará hospedado na capital, o jeito mais prático de chegar é fazendo o passeio bate volta até São Miguel dos Milagres, e lá, contratar o tour de buggy que tem como grande atração a Praia do Patacho.
Embora sempre tenha gente passando o dia por lá, tenha em mente que esta é uma praia semi deserta.
A estrutura pé na areia são barracas improvisadas que garantem apenas o básico, mas suficiente para aproveitar o dia neste refúgio do litoral alagoano.
Praia de Antunes
Estrela mais brilhante de Maragogi, não é exagero considerar a Praia de Antunes uma das mais bonitas de Alagoas.
Localizada 135 quilômetros de Maceió e a apenas 7 quilômetros do centro de Maragogi, a melhor maneira de visitá-la é passando duas ou três noites nesta região.
Ou seja, para quem vai se hospedar apenas na capital do estado, o ideal é incluir outras praias de Maceió para preencher o roteiro. Afinal, o dia será melhor aproveitado em um destino mais próximo.
Com areia clarinha e mar azul, a Praia de Antunes tem aquele visual que mais parece uma proteção de tela do seu computador.
Com a vantagem de que há ainda boa estrutura de frente para o mar: há desde trailers improvisados, a bares mais arrumados, como por exemplo, o Bar Paraíso.
Outra boa noticia é que para quem estiver hospedado no centro de Maragogi, dá para chegar até a Praia de Antunes com o transporte de vans públicas, que custa em torno de R$ 7,00.
Para os corajosos que não querem abrir mão deste pedaço do céu mesmo se hospedando em Maceió, a dinâmica para visitá-la é fazer o tour bate volta a Maragogi e lá contratar o passeio opcional de buggy.
Japaratinga
Apenas 10 quilômetros distante de Maragogi, Japaratinga é um município que guarda praias tão lindas quanto a sua vizinha mais famosa.
E há uma vantagem: seus pedaços de areia são menos povoados do que as praias de Maragogi.
Ideal para quem está em busca de tranquilidade, dedicar um dia do roteiro para visitar Japaratinga será, sem dúvida, uma escolha e tanto.
Ainda assim, tenha em mente que apesar da pouca distância é conveniente estar com um carro próprio para fazer este bate volta.
Com um veículo, dá para começar o passeio no extremo sul de Japaratinga, onde o Rio Manguaba encontra o mar e de onde saem as balsas para Porto de Pedras.
Depois, é só ir voltando em direção ao centro de Japaratinga e ir parando nas praias do caminho: Barreira do Boqueirão, Boqueirão e Bitingui.
Depois, a três quilômetros de Bitingui se deslocando pela rodovia, chega-se na Praia Central de Japaratinga, o pedaço com melhor estrutura de serviços e de onde saem os passeios de barco para as piscinas naturais de Japaratinga.
Dúvidas frequentes sobre as praias de Maceió
Confira a seguir quais são as principais dúvidas sobre as praias de Maceió.
Caso ainda não tenha encontrado o que procura, sinta-se à vontade para deixar um comentário no final do texto.
Quantas praias há em Maceió?
Não há um consenso sobre quantas praias há na capital de Alagoas.
Em todo caso, decidi contar através do Google Maps e encontrei 14 praias em Maceió, considerando o trecho entre Pontal da Barra e Ipioca.
No entanto, vale mencionar que as praias de Maceió propriamente ditas são as menos cobiçadas pelos forasteiros de férias.
Ou seja, à parte dos trechos da capital que já seriam suficientes para preencher a programação, há de se considerar também os outros munícipios localizados no litoral de Alagoas.
Alguns dos mais famosos, são:
- Marechal Deodoro.
- Barra de São Miguel.
- Roteiro.
- Paripueira.
- São Miguel dos Milagres.
- Maragogi.
- Japaratinga.
É possível que talvez você nunca tenha ouvido falar de algumas destas cidades. Porém, pode apostar: é provável que você esteja procurando por algumas praias de Maceió que, na realidade, pertencem a estes munípios.
A Praia do Francês, por exemplo, que está apenas 20 quilômetros distantes da orla urbana de Maceió, é um destino da cidade de Marechal Deodoro.
Em todo caso, independentemente de onde esteja a praia que você deseja visitar durante a viagem a Maceió, o mais importante é entender a dinâmica dos passeios pela região e o que esperar de cada trecho do litoral de Alagoas. Afinal, cada destino será mais ou menos apropriado a depender do perfil do visitante.
Qual são as melhores praias de Maceió para se hospedar?
Não há invencionices no quesito melhores praias de Maceió para se hospedar.
Via de regra, a principal orla urbana da cidade, formada pelas vizinhanças de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, é o melhor trecho para os turistas.
Inclusive, é por estas bandas onde estão algumas das pousadas mais baratas em Maceió.
Além da rede hoteleira estar concentrada nesta região, todos os demais serviços turísticos também se encontram por estas bandas da cidade.
Ou seja, há grande variedade de bares, restaurantes, lojas, agências de passeios e comércios em geral.
Apesar de cada bairro ter pequenas diferenças entre eles, quem se hospeda em algumas destas praias de Maceió dificilmente se queixará de má localização. Tenha em mente, porém, que quanto mais próximo da avenida à beira-mar, melhor será a sua estada.
Hotéis e pousadas nas praias de Maceió
O preço das pousadas nas praias de Maceió varia de acordo com a época do ano.
Na baixa temporada, por exemplo, as acomodações mais econômicas têm diárias em torno de R$ 210,00 em uma suíte para duas pessoas e já com o café da manhã incluído na conta.
Por outro lado, durante os meses de verão em Maceió essa cifra pode facilmente aumentar em duas ou três vezes. Neste caso, é importante reservar a hospedagem com ainda mais antecedência.
Independentemente das datas da sua viagem, vale a pena ficar de olho nas promoções do site Booking.com. Normalmente, dá para encontrar acomodações estreladas com ótimo custo benefício.
Por fim, seguem abaixo algumas pousadas e alguns hotéis que são bem avaliados pelos hóspedes:
- Ibis Budget Pajuçara ($)
- Porto Kaeté Hotel ($)
- Hotel Porto Maceió ($)
- Hotel Costamar ($$)
- Hotel Brisa Tower ($$)
- Flor de Lis Exclusive ($$$)
3 lugares para se hospedar em Maceió
($) Para se hospedar bem e gastar pouco, o Hotel Costamar está bem localizado e é um dos mais econômicos da cidade.
($$) Na categoria de hotéis intermediários, o Hotel Brisa Praia é um dos que entrega melhor relação preço x conforto.
($$$) Querendo investir em um resort, o Jatiúca Hotel & Resort é muito bem avaliado pelos hóspedes.
» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outras pousadas nas praias de Maceió.