Os passeios em Ushuaia conseguem entregar de tudo um pouco do que se espera de uma viagem à Patagônia.
Portanto, trata-se do destino ideal para quem só pode visitar uma única cidade durante as férias.
Um roteiro completo, por exemplo, pode incluir visitas a pontos turísticos urbanos, atividades na neve, trilhas, passeio de barco e até mesmo vistas aéreas.
Além disso, Ushuaia proporciona outras facilidades.
Por ser um dos lugares mais visitados ao sul da Argentina, está muito bem orquestrada para receber os forasteiros: há acomodações de diversas categorias, os receptivos turísticos são eficientes e há boa quantidade de bares, restaurantes e comércios em geral.
Por fim, impossível não mencionar a comodidade da cidade ter um aeroporto próprio que recebe voos regulares de diversos destinos.
Portanto, mesmo durante o inverno quando se locomover pelas estradas patagônicas pode ser uma dor de cabeça, chegar a Ushuaia não costuma ser um problema.
Passeios em Ushuaia
- Tour panorâmico em Ushuaia
- Parque Nacional Terra do Fogo
- Passeio pelo Canal Beagle
- Lagos Escondido e Fagnano
- Trilha na Laguna Esmeralda
- Aventura na neve
- Esqui no Cerro Castor
- Glaciar Vinciguerra
- Voo de helicóptero
Quantos dias ficar em Ushuaia?
Sem delongas: 5 dias é a quantidade mínima de tempo que eu considero ideal para uma viagem a Ushuaia.
Isso porque, descontando os dias de chegada e partida que serão parcialmente dedicados aos deslocamentos, nos 3 dias inteiros que restam dá para realizar os principais passeios em Ushuaia.
É claro que uma estada mais curta também pode ser válida. Porém, na minha opinião, Ushuaia é um destino muito distante para irmos até lá com pressa e não conhecermos – quase – todos os atrativos da região.
Além disso, se o plano de viagem for realizar passeios em Ushuaia e El Calafate – outro importante destino da Patagônia argentina – a minha recomendação é organizar um roteiro que tenha entre 7 e 10 dias.
Por fim, caso você ainda não tenha decidido onde será a sua hospedagem em Ushuaia, recomendo consultar as ofertas especiais no site Booking.com. Normalmente, há acomodações com excelente relação preço x conforto.
Além disso, indicarei abaixo alguns hotéis que são bem avaliados pelos viajantes:
- Antarctica Hostel ($)
- Laguna Esmeralda B&B ($)
- Posada del Fin del Mundo ($$)
- Hotel Monaco ($$)
- Arakur Ushuaia Resort & Spa ($$$)
» Clique aqui para encontrar ofertas de hotéis em Ushuaia
1- Tour panorâmico em Ushuaia
Trata-se do ônibus turístico de Ushuaia e que funciona como um city tour de apresentação à cidade. Apesar de curto e com apenas uma parada, o passeio percorre um ótimo circuito onde estão as principais atrações da área urbana.
Na minha opinião, trata-se de um excelente passeio para fazer assim que desembarcar em Ushuaia. Como é rápido e há três saídas por dia (10h30, 12h30 e 17h30), é bastante fácil incluí-lo na programação do primeiro dia.
À bordo do ônibus há aúdio guia em português que conta a história e as curiosidades dos lugares que estão sendo visitados.
Diferente do que acontece em muitas cidades que operam ônibus turístico, o passeio em Ushuaia NÃO funciona no sistema de embarque e desembarque ilimitados. Portanto, você embarcará no ponto inicial, fará todo o percurso no ônibus e terá uma única parada pré-determinada durante o trajeto.
Por fim, durante a rota percorrida pelo ônibus turístico de Ushuaia se observa os seguintes locais:
- Baía de Ushuaia.
- Casa Beban.
- Baía Golondrina.
- Rota Nacional 3.
- Lagoa do Diabo.
- Arroio da Boa Esperança.
- Bairro dos Italianos.
- Museu Marítimo e do Presídio de Ushuaia.
Aliás, quem quiser visitar o Museu Marítimo e do Presídio de Ushuaia por conta própria poderá desembarcar lá em vez ir até o ponto final (que é no centro de Ushuaia).
2- Parque Nacional Terra do Fogo
Seja durante o inverno ou durante o verão, o Parque Nacional Terra do Fogo é o passeio mais clichê-imperdível de qualquer roteiro em Ushuaia.
Localizado a 12 quilômetros do centro da cidade, este parque é um verdadeiro refúgio formado por lagos, montanhas, bosques, pântanos e uma fauna exuberante.
Além disso, é aqui que se encontra famoso Trem do Fim do Mundo. Durante muitos anos, entre 1910 e 1947, este mesmo trem era utilizado para transportar prisioneiros.
Atualmente, porém, o trem é meramente turístico e serve apenas para levar os viajantes da entrada do parque até um ponto mais adentro.
Aliás, saiba que a viagem no trem é opcional. Contratando seu tour, você pode incluir ou não o passeio sobre trilhos. Quem não quiser fazer esta parte do itinerário segue de van até a estação final onde encontrará novamente o pessoal do grupo que optou em ir de trem.
Em seguida, todos continuam o passeio pelo Parque Nacional Tierra del Fuego no veículo. Ao longo do caminho há diversas paradas para aproveitarmos a natureza dessa região e tirarmos muitas fotos.
Por fim, seguem outras informações sobre este passeio ao Parque Nacional Terra do Fogo:
- Saídas de manhã, por volta das 8h.
- Duração de aproximadamente 7 horas.
- Normalmente inclui transfer do hotel + guia.
- Passagem de trem é opcional.
- Entradas do parque são pagas à parte.
3- Passeio de barco pelo Canal Beagle
Possivelmente a segunda atração mais visitada da cidade, atrás apenas do Parque Nacional Terra do Fogo, fazer uma navegação pelo famoso Canal Beagle é um dos passeios em Ushuaia que não dá para deixar de fora da programação.
Bem, na realidade, talvez você até tenha que deixá-lo de fora. Porém, que seja pelo fato do clima em Ushuaia estar ruim e não por falta de vontade da sua parte.
Com saídas de manhã e à tarde, este é um passeio curtinho, que dura entre 2h30 e 4h, a depender das condições climáticas e de quais atrações fazem parte do itinerário.
De modo geral, as navegações vão até o Estreito de Beagle, passam ao lado da Ilha dos Pássaros, da Ilha dos Lobos e do Farol do Fim do Mundo. Nas ilhas com animais não há parada para descida, sendo que o tour é apenas contemplativo da própria embarcação.
Ainda assim, é comum ter parada para caminhada em alguma ilha onde não iremos incomodar o lar dos bichinhos. Geralmente, esta parada acontece em Puerto Karelo ou Ilha Bridges.
4- Lagos Escondido e Fagnano
Se você prefere ver belas paisagens sem precisar fazer longas caminhadas, então um dos passeios em Ushuaia que você deve fazer é o que tem como destino final os lagos Escondido e Fagnano.
Localiozados pouco mais de 50 quilômetros de Ushuaia, trata-se de um tour mais contemplativo, onde o esforço físico será mínimo.
A dinâmica da atividade é simples: ir de van até o Lagos Fagnano e ao longo do percurso fazer diversas paradas para observar os cenários patagônicos.
Além dos destinos finais que ostentam um visual digno de cartão postal, outra atração super aguardada deste passeio é o Valle de Lobos – um centro de criação de cães huskies do Alasca e huskies siberianos.
Outros lugares que podem fazer parte do itinerário, são:
- Valle Carabajal
- Centro de Esqui Alpino de Beaver Mountain
- Serraria Bronzovich
- Escola Rural Entre Rios
Tenha em mente, porém, que não há paradas em todos os locais e os atrativos variam de acordo com o roteiro proposto pela agência que organiza a atividade.
5- Trilha na Laguna Esmeralda
Algumas das paisagens mais lindas de Ushuaia são vistas durante a trilha para a Laguna Esmeralda, que se encontra a quase 20 quilômetros do centrinho da cidade.
Como não há transporte público para chegar até o ponto de início da trilha o jeito mais prático de fazer este passeio é se juntando a um tour que já inclua transfer e serviço de guia durante o caminho.
Embora sejam menos de 5 quilômetros de trilha para chegar à Laguna Esmeralda, o percurso é de dificuldade média e o deslocamento costuma durar pelo menos 2h – a depender, é claro, do ritmo do grupo.
Além disso, saiba que este passeio é mais adequado para fazer durante o verão em Ushuaia. Isso porque, se você for fazer o caminho durante a época de neve deverá ter muitíssimo cuidado para não escorregar e torcer para o tempo ruim não atrapalhar a visibilidade da lagoa.
Ainda assim, reforço a dica: se viajar durante o verão, ou em meses em que a neve não atrapalhará a aventura, este será um dos melhores passeios para fazer Ushuaia.
6- Aventura na neve
Para muitos viajantes os passeios em Ushuaia são sinônimos de diversão na neve. E isso é compreenssível, afinal, estamos falando de um destino localizado no extremo sul do planeta e famoso pelas condições climáticas adversas.
Ainda assim, saiba que os passeios de neve em Ushuaia acontecem apenas durante o inverno e parte da primavera, mais especificamente de junho a meados de outubro. Portanto, quem faz questão deste tipo de atividade no roteiro deve viajar nesta época do ano.
Esclarecimentos dados, um dos tours mais bacanas desta categoria e que não exige habilidade prévia é o “Aventura na Neve”. Aliás, trata-se de um passeio que acontece tanto durante o dia como também à noite.
Apesar de o roteiro ser o mesmo, a “Aventura Noturna na Neve” acaba sendo uma boa pedida para quem está com pouco tempo na programação e quer fazer outro passeio durante o dia.
Além do transporte do hotel até o local de realização do passeio (Valle de Tierra Mayor) e acompanhamento de guias e instrutores durante as atividades, este tour em Ushuaia inclui também:
- Passeio de moto de neve ou quadriciclo.
- Passeio de trenó.
- Caminhada com raquetes de neve.
- Almoço ou jantar.
Aliás, esse é o grande diferencial deste passeio: conseguir realizar diferentes atividades na neve, sendo que em nenhuma delas você precisará de habilidades técnicas rebuscadas.
7- Snowboard e esqui no Cerro Castor
Para os forasteiros que querem um passeio de neve mais convencional o melhor endereço é o Cerro Castor, que é a estação de esqui oficial de Ushuaia. Ainda assim, no local também é possível realizar outras atividades, como por exemplo, snowboard.
Localizada apenas 27 quilômetros do centro de Ushuaia, o fácil acesso ao Cerro Castor é apenas um dos seus trunfos. O outro, e não menos importante, é a sua longa temporada de neve, que vai de junho a meados de outubro.
Além disso, toda a estrutura das estações de atividades são organizadas, há pistas de diferentes níveis e profissionais capacitados para orientarem os visitantes menos experientes.
Na minha opinião, para realizar este tipo de passeio em Ushuaia vale a pena contratar um tour que já inclua tudo o que for necessário durante o dia. Embora a conta não saia barata, o custo benefício é satisfatório.
Para mim, o ideal é que os passeios já incluiam no preço final os seguinte itens:
- Transporte de ida e volta entre o hotel e o Cerro Castor.
- Acompanhamento de guia.
- Ingresso ao Cerro Castor.
- Equipamentos para atividades.
- Aulas práticas em grupo para iniciantes.
De modo geral, estes passeios de inverno em Ushuaia que incluem todos estes serviços custam na faixa de US$ 250,00 por pessoa.
8- Trilha Glaciar Vinciguerra
Embora estas atrações não fiquem tão distantes do centro da cidade – que por sinal, é um dos melhores bairros para ficar em Ushuaia – o tour para o Glaciar Vinciguerra e para a Lagoa Témpanos ainda é pouco popular entre os viajantes.
O que é uma pena, afinal, as paisagens por estas bandas são lindíssimas. Além disso, diferente da caminhada para a Laguna Esmeralda, a trilha neste passeio é de nível fácil.
Sem dúvida esta é uma ótima pedida, principalmente, para os viajantes que querem fugir das multidões e contemplar a natureza da Patagônia no seu estado mais selvagem.
9- Voo de helicóptero
Que tal ver todas as belezas de Ushuaia e da Patagônia argentina do alto?
Embora não seja um passeio baratinho, saiba que dá para fazer um voo de helicóptero pela região e se impressionar ainda mais com a natureza do sul do mundo.
Aos interessados, há três itinerários de voos disponíveis, que podem durar 7, 15 ou 30 minutos. Como não poderia deixar de ser, quanto maior o tempo de voo, mais caro é este passeio em Ushuaia.
Mas é claro: junto com o preço aumenta também o número de lugares que você verá durante a aventura.
O voo mais completo, por exemplo, sobrevoa a cidade de Ushuaia, o Glaciar Martial, e inclui vistas próximas do topo do Monte Olivia, Vale Carbajal, Laguna Esmeralda e da Cordilheira dos Andes.
Roteiro para fazer em Ushuaia em 5 dias
Deixarei a seguir uma sugestão roteiro para fazer em Ushuaia em 5 dias, já considerando os dias de ida e volta. Portanto, a programação do primeiro e do último dia deverá ser ajustada de acordo com os horários dos seus voos.
Aliás, sinta-se à vontade para alterar qualquer atividade que achar pertinente. Afinal, não são todos os passeios em Ushuaia que agradarão todos os perfis de visitantes.
» Primeiro dia:
- Chegada e check-in no hotel.
- Almoço.
- Passeio de barco pelo Canal Beagle (15h).
» Segundo dia:
- Parque Nacional do Fim do Mundo (8h).
- Tour panorâmico em Ushuaia (17h30).
» Terceiro dia:
- Passeio de Neve dia inteiro.
Escolher entre “Aventura na Neve” ou “Snowboard e esqui no Cerro Castor”.
» Quarto dia:
- Passeio de lago dia inteiro.
Escolher entre “Lagos Escondido e Fagnano” ou “Trilha na Laguna Esmeralda”.
» Quinto dia:
- Manhã livre no centro de Ushuaia.
- Retorno.
Fazendo o roteiro com o melhor!
Aeee!
Vai ser uma baita viagem.
Abraço
Ótimas dicas, obrigado!
Oi, Jonatas, tudo bem?
Fico feliz em saber que gostou das dicas de passeios em Ushuaia.
Abraço