O mais curioso sobre os passeios em Montevidéu, na minha opinião, é que mesmo a capital do Uruguai não tendo nenhuma grande atração impactante do tipo “UaaaU”, suas atividades de lazer conseguem fazer da cidade um execelente destino turístico.
Além disso, à parte dos pontos turísticos de Montevidéu, o roteiro de viagem pode incluir também destinos vizinhos.
Afinal, o fato do território uruguaio ser razoavelmente pequeno contribui para que tours bate volta façam parte da programação.
De cidades históricas a paisagens litorâneas, de espalhafatosos mercados gastronômicos a carismáticas cafeterias escondidas, de parques urbanos a vinícolas cheias de charme: os melhores passeios em Montevidéu podem levar os forasteiros a todos estes lugares.
E, para decidir quais tours priorizar durante as férias, neste texto eu contarei o que dá para esperar dos passeios mais cobiçados pelos viajantes.
Passeios em Montevidéu [Uruguai]
- Free walking tour em Montevidéu
- City tour em Montevidéu
- Espetáculo no El Milongón
- Passeio a Vinícola Bodega Bouza
- Tour de adegas
- Bate volta a Punta del Este
- Passeio a Colonia del Sacramento
- Tour fotográfico em Montevidéu
- Passeio de bicicleta
- Ferry para Buenos Aires
Quantos dias ficar em Montevidéu?
A quantidade de dias ideal para ficar em Montevidéu dependerá das pretensões do roteiro de viagem.
Para visitar apenas os atrativos da área urbana da cidade, por exemplo, dá para organizar um belo itinerário com apenas 4 dias.
Ou seja, quem conseguir um voo direto para capital uruguaia consegue visitá-la até mesmo durante um feriado prolongado.
Ainda assim, tenha em mente que para realizar os passeios bate volta até cidades vizinhas , como por exemplo, Punta del Este e Colonia del Sacramento, o ideal é que a viagem a Montevidéu tenha pelo menos 7 dias.
Aliás, na minha opinião, o roteiro de uma semana é o mais pertinente.
Para pernoitar em outros destinos ou até mesmo esticar a viagem do Uruguai até Buenos Aires, na Argentina, o ideal é que se tenha entre 7 e 10 dias para viajar.
Por fim, caso você ainda não tenha decidido onde será a sua hospedagem em Montevidéu, recomendo consultar as ofertas especiais no site Booking.com. Normalmente, há acomodações com excelente relação preço x conforto.
Além disso, indicarei abaixo alguns hotéis que são bem avaliados pelos hóspedes:
- Circus Hostel & Hotel ($)
- Ibis Rambla ($)
- Smart Hotel Montevidéu ($$)
- Armon Suítes Hotel ($$)
- Radisson Montevidéu ($$$)
» Clique aqui para encontrar ofertas de hotéis em Montevidéu
1- Free Walking Tour em Montevidéu
Este é o melhor passeio gratuito para fazer em Monteviéu. Aliás, o free walking tour é melhor do que muitas atividades que cobram uma fortuna, portanto, vale a pena inclui-lo na programação.
Se acaso você nunca ouviu falar do conceito de free walking tour, trata-se de um passeio guiado quase gratuito. E, no caso, o “quase” é porque na realidade a atividade funciona com contribuições voluntárias.
Ou seja, no final do tour cada participante apoia com um valor que achar justo, que pode ser até mesmo zero real. Porém, no geral, as pessoas costumam pagar aproximadamente R$ 50,00.
O Free Walking Tour é um ótimo passeio em Montevidéu para fazer assim que chegar na cidade. Isso porque, a atividade faz um belo recorrido pelo centro histórico, apresentando aos visitantes os principais pontos turísticos da vizinhança e contando a história deste destino.
Algumas das atrações que estão no circuito do Free Walking Tour em Montevidéu, são:
- Puerta de la Ciudadela
- Plaza Independencia
- Mausoléu de José Gervasio
- Plaza de la Constitución
- Café Brasileiro
- Plaza Zabala
- Mercado del Puerto
Por fim, tenha em mente que o tour dura aproximadamente 2h, acontece duas vezes ao dia (de segunda a sábado) e para participar é necessário fazer a reserva antecipadamente.
» Reservar free walking tour em Montevidéu (Gratuito)
2- City tour em Montevidéu
Cumprindo um papel semelhante à atividade anterior, este city tour também é um dos melhores passeios em Montevidéu para fazer no início da viagem. Porém, apesar de os roteiros serem parecidos, essa opção é mais extensa e vai além da área histórica da cidade.
Na minha opinião, é um ótimo passeio para aqueles viajantes que tiverem pouco tempo durante a viagem a Montevidéu e querem aproveitar para conhecer mais de um bairro em um único período.
Inclusive, como há saídas às 8h e às 16h, dá para usar o restante do dia para cumprir outras turistagens.
Além dos pontos turísticos do centro histórico, as atrações visitadas durante este city tour em Montevidéu, são:
- Mercado Agrícola
- Estádio Centenário
- Parque Batlle
- Bairro Carrasco
- La Rambla
3- Espetáculo no El Milongón
Um dos mais divertidos passeios para fazer em Montevidéu à noite é ir ao El Milongón – uma espécie de restaurante com casa de shows culturais, que está localizado no centro histórico da cidade.
Diferente das casas de show de tango em Buenos Aires, por aqui o ambiente é mais intimista e sem tanta pompa. Ainda assim, a noite é recheada de atrações e pode ser acompanhada de um jantar pra lá de especial.
Apesar de também incluir o tango no cardápio de shows, no El Milongón mais de 30 artistas se revezam entre apresentações de diversos estilos, como por exemplo, milonga, danças folclóricas e candombe.
Embora não seja um passeio tão econômico, reservando a opção de espetáculo + jantar o custo benefício até que acaba sendo bastante aceitável. Afinal, o preço das refeições no Uruguai, de modo geral, são salgados.
4- Passeio à Vinícola Bodega Bouza
Embora não tenha a tradição da sua vizinha, a Argentina, o Uruguai também produz excelentes vinhos. E, um dos melhores passeios para fazer em Montevidéu, é justamente visitar uma vinícola.
Localizada apenas 20 quilômetros do centro da cidade, a Bodega Bouza é uma das produtoras de vinho mais bem estruturadas para receber os viajantes.
Além da curta distância de Montevidéu, a vinícola disponibiliza três tipos de visitas em diversos horários, tem restaurante, e é super bem cuidada.
A visita guiada dura cerca de 1h30 e conta a história da vinícola, informa sobre seu processo de produção de vinhos, leva os viajantes a percorrerem seus espaços de operação e é finalizado com uma degustação dos principais rótulos da casa.
Além disso, dependendo do horário da visita dá para incluir um almoço no restaurante da Bodega Bouza. Portanto, na hora de reservar o passeio fique atento se está selecionando a opção que inclui apenas degustação ou degustação + almoço.
Por fim, outro serviço que pode – e deve – ser contratado na hora de fazer a reserva é o transfer do seu hotel à vinícola.
5- Tour de adegas e degustação de vinho
Além da Vinícola Bodega Bouza há também uma série de outros lugares com a temática de vinhos para se visitar durante um roteiro em Montevidéu. Portanto, para quem gosta do assunto, esse é outro tour que pode comeplemetar a experiência enóloga por terras uruguaias.
Normalmente, este passeio visita duas vinícolas de um circuito composto por mais de seis estabelecimentos, sendo que os locais conhecidos variam a cada tour.
Alguns dos lugares que podem entrar no roteiro deste passeio, são:
- Spinoglio
- Pizzorno
- Juanico
- Marichal
- Artensana
- Antigua Stagnari
6- Bate volta a Punta del Este
O passeio de Montevidéu para Punta del Este é o tour mais clássico da capital do Uruguai. Isso porque, apesar de o bate volta não contemplar tempo de praia com a canga esticada na areia, é suficiente para visitar os seus principais pontos turísticos.
Inclusive, considero o passeio de 1 dia mais conveniente do que a estada mais longa. Primeiro, porque a faixa de areia em si não tem lá grande beleza; segundo, porque considero Punta del Este cara demais pelo que tem a oferecer.
Ou seja, o passeio bate volta saindo de Montevidéu é perfeito para conhecer os cartões postais da cidade e tirar as suas próprias primeiras impressões de lá. Ainda assim, se você faz questão de aproveitar o dia e a noite em Punta del Este, considere duas ou três pernoites.
Sobre o roteiro do passeio, esteja preparado para um dia intenso, daqueles que começa bem cedo e só termina ao anoitecer. Alguns dos lugares visitados, são:
- Punta Ballena
- Casapueblo
- Playa Brava e Playa Mansa
- Monumento La Mano
- Centro de Punta del Este
7- Passeio a Colonia del Sacramento
Localizada 180 quilômetros distantes de Montevidéu, Colonia del Sacramento é uma cidadezinha histórica às margens do Rio da Prata. Inclusive, é de lá de onde saem as embarcações que fazem a travessia até Buenos Aires, na Argentina.
Com uma arquitetura graciosa, ruas de paralelepípedo e ares extremamente acolhedores, é aquele tipo de lugar para conhecer sem pressa e aproveitar ao máximo a magia das suas vielas.
Apesar de passar uma noite por lá ser uma experiência mais completa, o passeio bate volta saindo de Montevidéu dá conta de preencher as principais atrações da cidade. Aliás, da até mesmo para almoçar com calma e perambular sem rumo pela cidade.
Além disso, outra vantagem de fazer o passeio de um dia é que o guia deixará a viagem muito mais completa. Afinal, ele dará detalhes importantes sobre a história de Colonia e dos seus atrativos.
Os principais pontos turísticos em Colonia del Sacramento para visitar durante 1 dia, são:
- Calle de los Suspiros
- Plaza de Toros
- Basílica do Santíssimo Sacramento
- Puerta de la Ciudadela
- Rambla Costanera
- Farol de Colonia
- Porto de Iates
- Centro Cultural Bastión del Carmen
- Museo del Azulejo
Por fim, caso seu roteiro de viagem inclua Buenos Aires, um bom plano é sair cedo de Montevidéu, passar o dia e pernoitar em Colonia del Sacramento, e no dia seguinte fazer a travessia à Argentina.
8- Tour fotográfico em Montevidéu
Que tal conhecer o centro histórico de Montevidéu e ainda ter um registro fotográfico profissional do passeio? É exatamente essa a proposta deste tour.
Durante 2h30 você visitará diversos pontos turísticos do burburinho central, terá informações sobre cada lugar através de um áudio guia e será clicado por um fotógrafo. Como não poderia deixar de ser, depois do tour você receberá as fotos tratadas.
O passeio normalmente acontece no final da tarde para fazer uso da iluminação natural favorável que há nessa hora do dia. Não menos importante, saiba que em caso de chuva o passeio terá que ser remarcado para outro dia ou horário.
Sem dúvida, é um passeio/serviço com excelente custo benefício. Ideal para quem quer conhecer a cidade e, além disso, ter um registro especial das férias no Uruguai.
9- Passeio de bicicleta em Montevidéu
Para os viajantes mais energia para gastar, este bike tour é uma ótima maneira de conhecer as principais atrações de Montevidéu.
Aliás, por conta da liberdade e agilidade que uma bicicleta oferece, o passeio acaba indo além dos pontos turísticos do centro. Durante a aventura, há paradas em lugares que não são visitados em nenhum outro passeio estilo city tour.
A programação começa no centro – que é um dos melhores bairros para ficar em Montevidéu – e onde os viajantes visitam as atrações dessa região.
Em seguida, o tour continua rumo a Punta Carretas, um bairro moderno e à beira-rio, e durante o caminho diversas paradas são realizadas.
Considerando o caminho de ida e volta, o total do percurso a ser vencido é de aproximadamente 15 quilômetros. Ainda assim, mesmo quem não está acostumado a pedalar não precisa se preocupar, afinal, o percurso é praticamente inteiro plano
Por fim, saiba que o passeio dura em torno de 3h e as saídas costumam ser às 16h – para aproveitar o entardecer e evitar o calorão intenso do verão.
10- Ferry para Buenos Aires
Verdade seja dita: essa não é exatamente uma sugestão de passeio em Montevidéu, mas sim, uma opção de transporte para chegar a Buenos Aires. Isso porque, embora seja possível fazer um bate volta entre as capitais uruguaia e argentina, na minha opinião, trata-se de um tour cansativo demais.
Considerando os tempos gastos com embarque no ônibus + deslocamento na estrada + embarque no ferry + travessia de balsa, todo o percurso entre Montevidéu e Buenos Aires exige pelo menos 5 horas. Ou seja, 10 horas se considerarmos ida e volta.
Ainda assim, para os viajantes que pretendem passar pelo menos uma noite na capital da Argentina, este serviço de ferry é uma mão na roda para fazer a viagem. Afinal, além de agilizar os deslocamentos, o ticket já inclui todas as estapas do percurso.
De modo geral, o transporte de Montevidéu a Buenos Aires acontece da seguinte forma:
» Embarque no Terminal Tres Cruces, em Montevidéu, no ônibus para Colonia del Sacramento.
» Aproximadamente 3h na estrada entre Montevidéu e Colonia del Sacramento.
» Desembarque em Colonia del Sacramento.
» Embarque no ferry boat para Buenos Aires.
» Aproximadamente 1h20 de travessia entre Colonia del Sacramento e Buenos Aires.
» Desembarque em Buenos Aires, em Puerto Madero.
Por fim, atente-se na hora de reservar o seu bilhete e escolha a opção que pretende utilizar: apenas ida ou ida + volta. Afinal, comprando o ida + volta juntos há um bom desconto no preço final.
O que fazer em Montevidéu em 7 dias?
Deixarei a seguir uma sugestão de passeios para fazer em Montevidéu em 7 dias, já considerando os dias de ida e volta. Portanto, a programação do primeiro e do último dia deverá ser ajustada de acordo com os horários dos seus voos.
Aliás, sinta-se à vontade para alterar qualquer atividade que achar pertinente. Afinal, não são todos os passeios em Montevidéu que agradarão todos os perfis de visitantes.
» Primeiro dia:
- Chegada e check-in no hotel.
- Almoço.
- Free tour em Montevidéu (15h30).
» Segundo dia:
- Pontos turísticos do centro histórico.
- Noite no El Milongón.
» Terceiro dia:
- Passeios às vinícolas e adegas de Montevidéu.
» Quarto dia:
- Passeio bate volta a Punta del Este.
» Quinto dia:
- Passeio bate volta a Colonia del Sacramento.
» Sexto dia:
- Caminhada pelas ramblas.
- Parque Rodó.
- Museo Nacional de Artes Visuales.
- Bairros de Punta Carretas e Pocitos.
» Sétimo dia:
- Manhã livre.
- Retorno.
Amei o blog. Tudo bem explicado, com dicas, links para as reservas e os valores. Parabéns!
Oi, Tânia, tudo bem?
Fico feliz em saber que gostou do blog.
Espero que aproveite os passeios em Montevidéu.
Abraço
Existe algum passeio que saia bem cedo da Capital Montevideu e passe a manhã em Colônia de Sacramento e a tarde faz a travessia pra BUE, voltando só a noite. ?
Oi, Jesse, tudo bem?
Não conheço nenhum. Até porque acaba sendo inviável pois ao chegar em Buenos Aires você não teria praticamente tempo nenhum para visitar a atrações da cidade.
Abraço!