Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Riviera Maya [México]: 7 lugares para conhecer no Caribe

Minha expectativa para conhecer a Riviera Maya, no México, estava acima do normal. E isso me preocupava, afinal, esse é o ingrediente número um para se decepcionar com algum lugar durante uma viagem.

Porém, não tinha como controlar a ansiedade. A combinação de praias caribenhas, sítios arqueológicos, noites animadas e a culinária mexicana, é capaz de empolgar até mesmo aquele viajante mais despretensioso.

No entanto, como bom anfitrião que é, o Caribe mexicano não conquista tantos turistas em vão. Da mesma forma que ele nos deixa eufórico antes de viajar, ele reproduz o mesmo sentimento a cada atração que conhecemos. E, de quebra, ainda deixa o nosso bolso feliz.

Se por um lado esta é uma das regiões mais caras para fazer turismo no México, por outro, se comparado a outros destinos da América Latina, é fácil perceber que nosso dinheiro rende mais por aqui.

Portanto, se você já se convenceu de que conhecer Cancún, Playa del Carmen ou Tulum é uma boa ideia, neste post irei te contar quais são alguns lugares que você pode incluir no seu roteiro pela Rivera Maya.

Mesmo que você também esteja com a expectativa nas alturas, acredito que estes destinos não irão te decepcionar.

Leia também: 13 cidades e lugares que você precisa conhecer no México

# Lugares para conhecer na Riviera Maya

1- Cenotes
2- Chichén Itzá
3- Isla Mujeres
4- Isla Cozumel
5- Ruínas de Tulum
6- Akumal
7- Cobá

1- Cenotes

Além do mar caribenho, outra forma de se refrescar do calorão da Riviera Maya, e ainda, se deslumbrar com belos cenários, é visitando cenotes.

Essas formações geológicas que formam pequenas piscinas naturais são encontradas aos montes por essas bandas do país. Aliás, são tantos cenotes que decidir quais deles visitar pode ser uma tarefa difícil.

Inclusive, outra coisa que possivelmente te deixará com mais dúvidas é que dificilmente você encontrará um consenso sobre quais são os melhores cenotes da Riviera Maya.

Eu visitei o da foto abaixo, mas infelizmente não lembro o nome dele. Para te orientar nesta missão, recomendo que leia os textos “Cenotes no México”, do blog Viagens Cine,  e “The Best Cenotes in Mexico: Ultimate Guide”, do blog Anna Everywhere (em inglês).

cenotes na Riviera Maya, México

Algum cenote que visitei durante minha viagem a Riviera Maya

2- Chichén Itzá

Uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo encontra-se no México e atende pelo nome de Chichén Itzá. Aliás, famoso sítio arqueológico Maia é um dos responsáveis por atrair tantos turistas nesta região.

O que é compreensível, afinal, além das construções por si só serem uma baita atração, aprender sobre a Cultura Maia é algo fascinante.

Para conhecer Chichén Itzá há agências de turismo em Cancún, Playa del Carmen e Tulum, que oferecem tours que custam a partir de US$ 70,00 e que duram o dia todo.

Neste preço normalmente está incluído transporte, almoço, ingressos e visita guiada dentro do sítio arqueológico. Dependendo do tour ainda há outras duas paradas no passeio, como em algum cenote ou na encantadora cidade de Valladolid.

Riviera Maya dicas

Chichén Itzá

» Clique aqui para ver preços ou reservar os melhores passeios na Riviera Maya

3- Isla Mujeres

Conhecer a Isla Mujeres é um passeio clássico para quem está em Cancún e que, de fato, vale a pena fazer.

A boa noticia é que você pode ir por conta própria, sem intermédio de nenhuma agência. Há diversas balsas que saem ao longo do dia, tanto do centro (Puerto Juaréz) como da Zona Hoteleira (Playa Tortuga).

4- Isla Cozumel

Geograficamente falando, a Isla Cozumel está para Playa del Carmen assim como a Isla Mujeres está para Cancun. Ou seja, se deslocar de Playa até Cozumel é bem fácil e você pode fazer isso de forma independente.

Localização à parte, Cozumel é um destino muito atraente para quem está a fim de mergulhar, ou de simplesmente dar um tempo de Playa e Cancún.  A ilha é grande e há boas (e caras) opções de restaurantes e acomodações. Um lugar bacana para conhecer tanto em um bate-volta, como em mais tempo.

5- Ruínas de Tulum

É na pequena cidade de Tulum que está um dos cartões postais mais famosos de toda a Riviera Maya: as ruínas bem ao lado do mar azul caribenho.

É possível visitar este sitio arqueológico durante um passeio bate-volta saindo de Playa del Carmen ou de Cancún. No entanto, dependendo do seu perfil, alguns dias em Tulum podem cair bem. Dessa forma você poderá curtir praias bem menos concorridas – mas igualmente deslumbrantes – do que em Cancún e Playa del Carmen.

Além disso, na região de Tulum ainda é possível conhecer alguns cenotes e as ruínas de Cobá, um dos próximos lugares indicados neste texto.

viagem Riviera Maya

Ruínas Maias de Tulum

6- Akumal

A meia hora do centro de Playa del Carmen, Akumal recebe, principalmente, turistas que querem ver de perto tartarugas marinhas. Afinal, nesta praia não é difícil encontrar algumas delas nadando bem perto da faixa de areia.

Quem não faz questão de vê-las também pode incluir este lugar em uma viagem pela Riviera Maya, pois mar azul estará lá te esperando.

Em Playa del Carmen há agências que oferece tours até Akumal. No entanto, na minha opinião, não há necessidade de ir com eles. Há vans compartilhadas que saem frequentemente de Playa e que te levam até Akumal. Chegando lá, você pode alugar máscaras e outros equipamentos de mergulho.

7- Cobá

Outra atração perto de Tulum é as Ruínas de Cobá. Essa antiga cidade Maia está em meio a uma farta vegetação, o que a torna ainda mais especial. Para conhecê-la o ideal é reservar ao menos uma manhã ou tarde.

Além disso, você também pode aproveitar para conhecer os cenotes que há pela região.

Bônus: Parques Temáticos na Riviera Maya

Não há um e nem dois, mas pelo menos três grandes parques temáticos pela Riviera Maya. Embora os ingressos não sejam baratos, não deixa de ser uma opção de passeio para a sua viagem.

Cada parque possui suas próprias características, e é recomendado separar ao menos um dia inteiro para conhecer cada um deles.

De uma forma bem resumida, a diferença entre eles é a seguinte:

» XCaret é o mais cultural e possui apresentações de dança e espetáculos sobre a cultura maia e mexicana.

» Xel-Há é um parque natural onde se prioriza diversas atividades aquáticas.

» Xplor é o mais aventureiro entre eles.

Para entender melhor o que você irá encontrar em cada um, recomendo que leia o artigo “Xcaret, Xel-Há e Xplor: Qual o melhor parque em Cancun e Riviera Maya?”, do blog Viagens Possíveis.

# Dicas de viagem à Riviera Maya

Para que você possa se organizar adequadamente para a sua viagem a Rivera Maya, deixarei a seguir mais algumas dicas que certamente te ajudarão a tirar maior proveito das suas férias pelo Caribe mexicano.

Melhor época para ir a Riviera Maya

A melhor época para ir a Riviera Maya é de dezembro a meados de maio. Isso porque, é neste período que você encontrará tempo firme, com céu azul e sol estralando.

Tenha em mente, porém, que de dezembro a março é a altíssima temporada na Riviera Maya. Ou seja, apesar das condições climáticas ideais, vá preparado para encontrar preços mais altos e praias mais lotadas.

Para fugir da época mais concorrida viaje em abril ou maio.

Em junho e julho as chuvas começam a dar as caras, portanto, é comum perder alguns dias de frente para o mar por conta do tempo ruim.

Por fim, de agosto a novembro é o período em que mais chove na Riviera Maya. Portanto, não vá nestes meses.

Onde se hospedar na Riviera Maya?

As três principais cidades para se hospedar na Riviera Maya são Cancún, Playa del Carmen e Tulum.

Além de ter o principal aeroporto da região, Cancún se destaca pelos seus hotéis grandiosos, resorts com tudo incluso e pela noite animadíssima.

Por outro lado, Playa del Carmen conquista os viajantes pelo seu astral mais despretensioso. Apesar de ter uma baita estrutura de hotéis, restaurantes e casas noturna, Playa é mais compacta e menos extravagante.

Por fim, Tulum é o destino que tem a estrutura mais modesta da Riviera Maya. Embora tenha se desenvolvido nas últimas décadas, ainda é o melhor lugar para encontrar praias mais vazias e sem badalação.

Para quem for viajar por mais de uma semana, vale a pena dividir a estadia em duas cidades. Dessa forma, você terá uma melhor logística para os seus passeios.

Hotéis na Riviera Maya

Em Cancún, o albergue mais bem cotado da Zona Hoteleira é o Mayan Monkey Hostel. Se acaso quiser se hospedar num resort com o sistema all inclusive, o Hyatt Zilara Cancun é um dos queridinhos do pedaço. Outro muito procurado, porém, com nota de avaliação inferior ao seu concorrente, é o Hard Rock Hotel Cancún.

Em Playa del Carmen o Hostel 3B Chic & Cheap é um dos mais bem localizados. Para se hospedar num hotel convencional, porém, sem gastar uma fortuna, vale conferir as suítes da Hacienda Maria Bonita. Na categoria de resorts, aposte no Hilton Playa del Carmen.

Quem for se hospedar em Tulum vale conferir as ofertas do Weary Traveler Hostel (albergue), do Hotel Casa Sofia (3 estrelas) e do Habitas Tulum (pé na areia).

Passeios para fazer na Riviera Maya

Os principais passeios para fazer na Riviera saem de Cancún e Playa del Carmen. Normalmente, são tours no esquema bate-volta que duram o dia inteiro.

Além dos transporte em vans e barcos, esses passeios podem incluir almoço e entradas nas atrações turísticas. No entanto, antes de reservar o seu tour, verifique exatamente o que faz parte do preço acordado, e de onde será a saída para a atividade.

Um ótimo site para consultar os preços atuais, e até mesmo fazer a sua reserva, é o Get Your Guide. Além de já deixar tudo reservado antes de sair de casa, a maioria das atividades podem ser canceladas gratuitamente até 24 horas antes do passeio.

Para consultar todos os passeios disponíveis, clique aqui.

 

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Fernanda disse:

Eu não gosto de entrar no mar e em geral nunca vou pra praia, mas adoro a paisagem! Ainda mais quando junta então com sítios arqueológicos, tenho certeza q a Riviera Maya seria um lugar q gostaria de conhecer!

Murilo Pagani disse:

Se bobear nesse marzão da Riviera Maya você até entraria! hahaha

Suriàn disse:

Nossa que bacana estas dicas da Riviera Maya no Caribe. Adorei as 7 dicas do que fazer no Caribe. Parabéns pelo post!

Murilo Pagani disse:

Que bom que gostou das dicas, Suriàn!

Abraço

Cintia Grininger disse:

Sou louca para conhecer a Riviera Maya! A possibilidade de conhecer essa parte histórica junto com um mar incrível desses é uma tentação. Achei o post super completo, pois traz informações de diversas atrações – e que vontade de viajar que dá!

Murilo Pagani disse:

Na minha opinião, poucos destinos na América Latina são tão completos como a Riviera Maya, Cintia!

Abraço

Thaís Mendes disse:

Esses lugares são um desbunde! De fato, a Riviera Maya é uma região imperdível no México para se conhecer. Morro de vontade de conhecer os cenotes.

Murilo Pagani disse:

Só visual lindo mesmo, Thaís! hehehe

Abraço

Só por Chichén Itzá eu já ficaria satisfeita na Riviera Maya, mas esse misto de arqueologia, história e o mar do Caribe é imbatível mesmo. Entendi suas altas expectativas, mas acredito que a ansiedade valeu à pena né?!

Murilo Pagani disse:

Oi Fabíola!

Valeu super a pena. Como você mesmo disse, só Chichén Itzá já faz valer a viagem. hehehe

Abraço

Ótimo post, Murilo, bem completo! Faz horas que estou querendo tirar do papel um roteiro pela Riviera Maya, mas ainda não tive oportunidade. Deve ser um lugar belíssimo!

Um abraço!

Murilo Pagani disse:

Oi Luciana, tudo bem?

Que bom que gostou! Realmente, vale super a pena. Inclusive, é um dos meus lugares favoritos na América Latina!

Abraço

Ficou super completão esse post heim!
Parabéns mesmo. Essa é uma região que eu amo no México.

Murilo Pagani disse:

Faaala Mauricio, beleza?

Que bom que curtiu!!! E tem como não amar esse pedaço da América Latina?! hahaha

É demais, mesmo!

Abraço

Maria Teresa disse:

Vou estar uma semana na Playa del Carmen e gostaria de saber se existe algum cenote por perto onde dê para tomar banho sem gelar.

Murilo Pagani disse:

Oi Maria Teresa, tudo bem?

Perto pra ir andando eu não conheço!

Mas há vários pela região e dá pra chegar de passeio ou com vans…

Agora sem gelar já é difícil! hehehe

Abração

Patrícia disse:

Oi Murilo, você acha que vale a pena alugar um carro para conhecer a riviera maya? Vou estar sozinha, mas mesmo assim tenho medo de perder muitas horas em função de horários de excursões, onibus, e outros, vou me hospedar tanto em tulum quanto em playa del carmen.

Murilo Pagani disse:

Oi Patrícia!
Sim. A Riviera Maya é um daqueles lugares onde alugar um carro faz muuuita diferença!
Você terá liberdade não apenas em função dos horários, mas também para conhecer lugares mais afastados!

Abraço!

Fala Murilo. Muito boa a sua lista, obrigado pela indicação. Os cenotes são, para mim, uma das melhores e mais únicas experiências da Riviera Maia. Mas confesso que eu gostei de tanta coisa por lá que fica difícil dizer qual a melhor. Ótima lista. Abração.

Murilo Pagani disse:

Faaala Fabio, tudo em ordem!?

É muita coisa bacana, né?!

Cara, eu nem fazia ideia dos cenotes quando cheguei lá, e achei incrível!!
Não conheci todos os que gostaria, mas como é um lugar que pretendo voltar, não tem problema! hehehe

Abraço!