Uma das maneiras que eu encontrei de combater parcialmente aquela clássica depressão que todo viajante sente depois de alguma trip, foi através dos livros de viagem.
Aliás, conhecer as aventuras, histórias e experiências de outras pessoas, se tornou um dos meus passatempos preferidos.
Além de me fazer viajar, ainda que por imaginação, pelos lugares que o autor está narrando, essas leituras abrem a minha mente e me deixam com vontade de viajar para destinos que, muitas vezes, eu nunca tinha imaginado em conhecer.
Enfim. Se você é viciado em viagem, e também adora ler, deve entender o que estou querendo dizer. Por isso, resolvi compartilhar nesse post alguns dos melhores livros de viagem que eu já li e recomendo.
E, além das minhas sugestões, você também encontrará aqui recomendações de outros blogueiros de viagem que aceitaram participar desse post.
Leia também: Viajar e suas consequências | Algumas verdade que você precisa saber
# Livros de viagem de autores brasileiros
1- Não conta lá em casa
2- De Cape Town a Muscat: Uma aventura pela África
3- Um Lugar na janela
4- Pé na África
5- Dois no mundo
6- Cem dias entre céu e mar
7- A Fantástica Volta ao mundo
8- Meu Everest
9- Mas você vai sozinha?
10- Viajo Logo Existo
1- Não conta lá em casa [André Fran]
Você teria coragem de viajar para zonas de conflito ou lugares que sofreram algum desastre natural recente??? O pessoal do Não Conta Lá em Casa, tem.
Esse é um caso de programa de televisão que virou livro e, na minha opinião, muito bem escrito pelo André Fran.
De um modo envolvente, divertido e muitas vezes emocionante, o livro te levará para lugares, como o Iraque, o Afeganistão e a Coreia do Norte.
2- De Cape Town a Muscat: Uma aventura pela África [Guilherme Canever]
O que você sabe sobre a Namíbia, Ruanda e Djibuti??? Alguma vez já pensou em viajar para esses países???
O Guilherme Canever, autor do livro, não só pensou, como de fato viajou por todos eles e muitos outros países que maioria das pessoas nunca ouviu falar.
Se você adora narrativas sobre lugares pouco conhecidos, irá gostar não apenas desse livro, mas também dos outros dois que ele já publicou: “De Istambul a Nova Délhi, uma aventura pela Rota da Seda”; e o mais recente, “Uma viagem pelos países que NÃO existem”.
Você também pode ler outros relatos de viagem do Guilherme através do blog dele, o Sai por Aí.
3- Um Lugar na janela [Martha Medeiros]
» Dica da Camila Lisboa, autora do blog O Melhor Mês do Ano
Guias de viagens existem aos montes (os meus preferidos são, de longe, os da Lonely Planet), mas escutar histórias de quem viajou é uma das coisas que eu busco pras minhas leituras semanais.
O Um Lugar na Janela é cheio de crônicas, histórias e impressões de viagens feitas pela jornalista Martha Medeiros e é uma delícia de ler. Daqueles que em uma tarde você já mata meio livro.
Com uma leitura leve e cheia de nuances, ela conta das viagens, mas não apenas sobre os lugares, fala também sobre a vida pessoal e alguns causos.
Um ‘must read’ pra quem adora livros de viagem!
4- Pé na África [Fábio Zanini]
A narrativa do texto é bem objetiva, mas, ao mesmo tempo, possui detalhes e informações relevantes quando necessário. O que acaba deixando a leitura bastante fácil e interessante.
O Fábio conseguiu combinar de maneira muito harmônica três elementos super importantes do universo viajante: suas experiências pessoais durante a viagem, fatos históricos sobre os lugares que visitava e pinceladas de dicas práticas para quem quer explorar o continente africano.
5- Dois no mundo [Karla Larissa]
Se uma simples viagem de férias já rende inúmeras histórias que merecem ser contadas, imagine só uma volta ao mundo por mais de 20 países???
É exatamente sobre essa viagem os relatos que a Karla conta neste livro.
Momentos de diversão, reflexão e as histórias com as pessoas que, ela e o Fred (seu marido), conheceram durante a viagem.
Ahh… Além das histórias contadas no livro, também recomendo que você acompanhe as dicas de viagem que a Karla compartilha no seu blog, o Compartilhe Viagens.
6- Cem dias entre céu e mar [Amyr Klink]
» Dica da Adriana Magalhães, autora do blog Atravessar Fronteiras
Impossível não se inspirar pelas histórias do Amyr Klink. Um cara que nunca se conformou com uma vida pasteurizada de casa, trânsito, relógio de ponto, minutos contados para tudo.
Com ele, não! A vida é contada em paisagens, em vivências e experiências.
Acima de tudo, Amyr Klink é um obstinado.
No “Cem dias entre Céu e Mar” ele conta em detalhes como foi percorrer todo o Oceano Atlântico a bordo de uma canoa com uma pequena cabine, e remando, remando e remando, da África para o Brasil.
Obstinado como eu falei que ele é, planejou tudo nos mínimos detalhes. Mas, sei lá, como ficar tranquilo dormindo no meio do oceano? Com tubarões e baleias batendo no seu casco?
Eu sei que Amyr Klink, depois desses cem dias no Oceano, chegou à maravilhosa praia de Itacimirim, a cerca de 60 quilômetros de Salvador. Chegou à Praia da Espera – poderia haver nome mais adequado para esse feito?
Inclusive, quando estive na Praia da Espera pela primeira vez, fiz questão de tirar uma foto com a pequena estátua em homenagem a esse homem extraordinário.
7- A Fantástica Volta ao mundo [Zeca Camargo]
Na época eu tinha apenas 12 anos, mas me lembro muito bem de como eu esperava ansioso pelo domingo à noite para poder assistir ao programa em que nós, telespectadores, poderíamos decidir para onde o apresentador Zeca Camargo viajaria.
A série A Fantástica Volta ao Mundo foi produzida pelo Fantástico e exibida em 2004. Depois disso, virou um livro onde o jornalista, apresentador e viajante, Zeca Camargo, nos conta sobre os bastidores dessa viagem.
Durante 18 semanas ele viajou para 17 destinos diferentes. Do México a Nova Zelândia, passando também por lugares mais inusitados como o Rajastão e Uzbequistão.
8- Meu Everest [Luciano Pires]
Não é difícil encontrar um livro de viagem sobre o Everest e qualquer livraria provavelmente terá algum exemplar com esse tema. Eu mesmo já li uns três ou quatro de diferentes autores e histórias.
Porém, de todos eles, o que mais despertou meu interesse e fascínio pela leitura foi o do Luciano Pires. Um cara “comum”, que decidiu realizar o seu sonho de chegar até o Campo Base do Everest.
De uma maneira simples e divertida, Luciano conta como foram os seus dias de trilha para chegar até a base de uma das maiores montanhas do mundo.
9- Mas você vai sozinha? [Gaía Passarelli]
» Dica da Mariana Bueno, autora do blog Mariana Viaja
Ao ler o título já senti uma identificação, porque essa é uma pergunta que eu sempre escuto de familiares, de amigos e de desconhecidos – sempre com um tom de espanto.
Viajei sozinha pela primeira vez em 2013 e, desde então, já fiz outras viagens assim tanto no Brasil como no exterior. Por isso gostei tanto do livro.
Ele é dividido por destinos e, em cada um deles, a autora começa contando a história daquela viagem, as coisas boas, divertidas, os perrengues, tudo de uma forma muito leve. E, no fim, coloca as informações mais práticas sobre o lugar e as dicas para quem quer ir sozinha.
Como ela mesma diz logo no início, não é um livro sobre lugares que você precisa ir ou outros clichês, mas sim um livro sobre não dar desculpas e viver sua própria vida. Quem já passou por isso vai se identificar!
É como se a gente estivesse realmente viajando junto! Quem tem vontade de viajar sozinha, mas ainda não criou coragem, pode ser também uma inspiração. Recomendo a leitura!
Leia também: “Mas você vai sozinha?”
10- Viajo Logo Existo, um ano de estrada [Leonardo e Rachel Spencer]
Esse é apenas um dos três livros desse casal que já está viajando há 3 anos.
As histórias relatadas têm como cenário o continente americano. Os outros dois livros falam das suas experiências pela África e Europa.
Com fotos fantásticas e, um texto super bem escrito e de fácil leitura, é impossível não embarcar nessa viagem junto com eles
Além dessas experiências, o Leonardo e a Rachel compartilham muitas outras dicas e relatos de viagem através do blog Viajo Logo Existo. Vale super a pena conferir.
# Bônus
Como se não bastassem os dez livros de viagem de autores brasileiros, deixarei a seguir mais algumas dicas de leituras para viajantes.
Além disso, no final do texto também incluí uma atualização com novos livros de viagem que foram lançados nos últimos anos. Afinal, desde 2016, que foi quando eu publiquei esse texto pela primeira vez, muitas outras obras foram lançadas.
Tenho certeza que essas novidades também têm tudo para te conquistar.
11- Veias abertas da América Latina [Eduardo Galeano]
» Dica da Flávia Donohoe, autora do blog Quarto de Viagem
O Eduardo Galeano é um dos meus autores preferidos, tanto que tenho a maioria de seus livros não só em espanhol, mas também versões em inglês, português e francês.
No momento estou lendo a versão francesa da “As Veias Abertas da América Latina” ou “Les Veines Ouvertes de L’Amérique Latine”, “L’histoire implacable du pillage d’un continent”. E é exatamente o livro que levei na minha viagem pela América do Sul, já comprei a versão em espanhol na Argentina e a versão em inglês na Inglaterra.
O livro é incrível e atualíssimo, o Galeano é um escritor magnifico, um dos meus preferidos da Literatura Mundial. Tive a grande oportunidade de vê-lo na Bienal do livro em Brasília em 2014, o autor mesmo disse que a leitura do livro não estava preparada para a época.
Escrito em 1971, ele analisa a história da América Latina desde a época da colonização até a década de 70. Os pontos altos são a argumentação contra a exploração econômica e a dominação do continente pelos europeus e também pelos Estados Unidos.
Na época da ditadura militar no Brasil o livro foi banido, incluindo outros países como a Argentina, Chile e o próprio país do escritor. Esta é sem dúvida uma leitura obrigatória pra quem quer conhecer mais da América Latina.
12- A casa do céu [Amanda Lindhout]
» Dica da Liliane Inglez, autora do blog Trilhas e Cantos
“A Casa do Céu” conta a história da canadense Amanda Lindhout que aos 20 e poucos anos, começa a alternar seu tempo entre mochilões pelo mundo e empregos de garçonete na cidade Calgary (Alberta, Canadá).
Aos poucos, Amanda se especializa em fotografia e um trabalho freelance a leva à Somália, onde ela é sequestrada e passa 463 dias em cativeiro. Mais que um relato sobre as viagens ou o tenso período que passou no cativeiro, o livro é uma inspiradora história de resiliência e superação.
Outros livros sobre viagem
É claro que esses são apenas alguns das centenas de livros sobre viagem que existem publicados. Afinal, há muitos outros que também valem demais a leitura, como os clássicos Na Natureza Selvagem e On the Road.
Além disso, os autores brasileiros continuam a todo vapor e produzindo ótimos livros.
A Mariana Bueno, lançou o realista e incrível “Eu não quero chegar a lugar algum”.
Para quem curte livros fotográfico, e também com ótima narrativa, o Antônio Jr., lançou a série Caminhos Peregrinos e já publicou os dois primeiros livros: “Caminho de Santiago” e “Via Francigena”.
O Tiago Ferraro e a Fernanda Kiehl, que comandam o blog Monday Feelings, se aventuraram em uma viagem pela Ásia Central para cobrir o World Nomad Games – uma espécie de Olimpíada para povos ancestrais. O resultado? O fascinante livro “Nômade”.
Para se apaixonar por um maravilhoso relato sobre um destino latino, recomendo o “Atacama: Expedição a um novo planeta”, da talentosíssima Rúbia Scheffer. Além do texto envolvente, o livro é super bem produzido e com belas imagens do deserto chileno.
Por fim, Zizo Asnis, um dos pioneiros a escrever sobre viagem no Brasil, publicou os livros “Partiu! Tudo o que você precisa saber para viajar pelo mundo” e “Transiberiana: Uma viagem de trem pelo mundo soviético (e por outros países que não me deixaram entrar)”.
Além disso, Zizo coordenou e foi editor de outras duas publicações da editora O Viajante: “Bravas Viajantes” e “Embarque Imediato”.
Recentemente, Zizo também lançou o site Palavra de Viajante, onde você pode encontrar e comprar diversos livros de viagem – tanto guias, como também de histórias!
Ótimas dicas, Murilo!
Que bom que gostou, Rúbia!
Abraço
Olà boa tarde!
Adorei os pins de viagem,ou melhor dizendo as dicas de viagens;valeu
Muito bom saber que gostou, Shirlen!
Abraço
Ótimo post, resenhas objetivas e interessantes.
Que bom que gostou, Beatriz!
Abraço