“Estou em outra cidade!!!”. Foi exatamente isso que eu pensei ao cruzar a bilheteria do Jardim Botânico de São Paulo.
E faço essa afirmação com a maior tranquilidade do mundo e sem cair em exageros. Afinal, este lugar não tem absolutamente nada a ver com os prédios, trânsito e agitação que estamos acostumados em Sampa.
Fora do eixo tradicional dos parques urbanos da cidade, o Jardim Botânico foi sem dúvida alguma um dos lugares mais agradáveis que já visitei na capital paulista.
A tranquilidade, a beleza e a ótima estrutura para os visitantes são apenas alguns dos pontos que me chamaram a atenção, e que merecem ser elogiados.
E, para que você possa se organizar adequadamente para um passeio ao Jardim Botânico de São Paulo, neste texto eu contarei tudo o que você deve saber antes de sair de casa.
Leia também: Onde se hospedar em São Paulo?
# Jardim Botânico de São Paulo
» História do Jardim Botânico de São Paulo
» O Parque
» 5 razões para visitar o Jardim Botânico de SP
» Informações úteis sobre o Jardim Botânico de São Paulo
# História do Jardim Botânico de São Paulo
Tudo começou em 1928, quando o naturalista Frederico Carlos Hoehne foi convidado pelo governo de São Paulo para implantar um horto botânico no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Até então, grande parte dessa mata nativa era ocupada por sitiantes e chacareiros.
Porém, foi somente dez anos depois, em 1938, que o Jardim Botânico foi oficializado junto com a criação do Instituto de Botânica.
Ao longo dos anos o parque passou por diversas adequações para melhorar o acesso e serviços aos visitantes, como por exemplo, a construção de estacionamentos, centro de exposições e a portaria.
Além disso, atualmente o Jardim Botânico de São Paulo desempenha um papel fundamental no processo de conservação dessa região. Tanto através de pesquisas cientificas, como também em questões educacionais sobre a importância da vegetação e conservação da biodiversidade.
Leia também: Roteiro de 3 dias em São Paulo
# O Parque
Apesar de grande, percorrer todo o Jardim Botânico de SP não é nem um pouco cansativo. Inclusive, em aproximadamente duas horas é possível dar uma volta completa no parque.
Porém, você pode fazer isso com mais calma e aproveitar melhor esse contato com a natureza.
O cartão de visita do parque não poderia ser melhor. Ao cruzar a bilheteria você se encontrará diante da Alameda Fernando Costa, aliás, foi essa vista que me fez achar que eu não estava em São Paulo.
Um pouco mais adiante há uma lanchonete onde você pode comprar lanches, bebidas ou até mesmo almoçar. O ambiente é muito agradável e os preços realistas.
Alguns metros para frente e você estará ao lado do Museu Botânico “Dr. João Barbosa Rodrigues”. Dedicado principalmente a flora brasileira, essa pequena construção abriga aproximadamente 1.300 amostras de plantas secas e herborizadas.
Além disso, outra região do parque bastante procurada, principalmente por quem curte tirar fotos, é onde estão localizadas as estufas de plantas e a Escadaria Histórica.
Atrás das estufas está outra vista que rende belos cliques do Jardim Botânico de São Paulo: o Lago das Ninféias.
E se você acha que as atrações acabaram por ai está muito enganado. Seguindo caminhada ainda é possível passar por lugares como o Jardim dos Sentidos, Túnel dos Bambus ou até mesmo fazer a pequena Trilha da Nascente.
Com apenas 360 metros de extensão, essa é uma trilha suspensa que passa por dentro de uma reserva da Mata Atlântica. O ponto final dela será a nascente do córrego Pirarungaua, que contribui para a formação do riacho do Ipiranga.
# 5 razões para visitar o Jardim Botânico de SP
Se acaso você ainda não se convenceu de que vale a pena visitar o Jardim Botânico de São Paulo, deixo aqui cinco motivos para acabar de uma vez por todas com as suas dúvidas.
1- Tranquilidade
Esse é, na minha opinião, um dos grandes pontos positivos do parque. Em muitos outros lugares da cidade é possível sentir a sensação de estar fora de São Paulo, como nos parques Trianon, Ibripuera ou no Água Branca.
No entanto, ao visitar qualquer um desses três parques, o grande número de visitantes te fará lembrar que o trânsito e prédios da cidade estão logo atrás das paredes verde.
No Jardim Botânico isso não acontece. É verdade que eu visitei o local durante uma quinta-feira, e o maior pico de pessoas é no final de semana, mas, ainda assim, acredito que ele seja bem menos lotado que os outros.
2- Beleza
Diversas espécies de vegetação típica da Mata Atlântica podem ser encontradas no parque, e acredite, isso não é pra qualquer um.
Além disso, os lagos, bosques e pequenos jardins espalhados completam um cenário realmente incrível.
Leia também: 10 parques em São Paulo para fugir do caos
3- Estrutura e Organização
A limpeza e organização desse lugar também chamaram a minha atenção.
Sanitários limpos, funcionários atenciosos e seguranças espalhados por todo o território do parque. Mesmo nos lugares mais afastados sempre havia alguém para dar alguma informação.
4- Fotografia
Se acaso você curte fotografar sugiro que vá bem cedo ao Jardim Botânico e passe o dia inteiro por lá. Isso porque, há diversos locais bacanas que rendem boas fotos.
Além disso, há grandes chances de você capturar momentos de pequenos animais que não são tão comuns em São Paulo.
Leia também: 25 dicas do que fazer no centro de São Paulo
5- Museu
O lugar ideal para você aprender sobre a flora brasileira e sobre essa reserva da Mata Atlântica localizada dentro da malha urbana de São Paulo.
Leia também: 9 lugares com vistas incríveis de São Paulo (e de graça)
# Informações sobre o Jardim Botânico de São Paulo
» Endereço: Avenida Miguel Estéfano, 3031 , Água Funda, São Paulo-SP
» Funcionamento: Terça a Domingo e feriados, das 9h às 17h.
» Preço:
– Público em geral, R$ 10,00
– Estudante / Pessoas com mais de 60 anos, R$ 5,00
– Crianças até 4 anos e portadores de necessidades especiais, isentos
* Para outras informações acesse o site oficial do Jardim Botânico.
Ótimo post, estive no Jardim Botânico a cerca de 3 anos e tinha me esquecido um pouco dele. Mas lendo seu artigo bateu aquela vontade de passar mais uma tarde maravilhosa nesse Jardim. Quem sabe ano que vem. Valeu Murilo.
Nossa, faz tanto tempo que fomos para o Jardim Botânico em São Paulo, excelente post para aumentar a vontade de voltar.
É um lugar que vale a pena voltar, né Edson?!
Que lindo o Jardim Botânico de São Paulo!!!! Amo passear em parques e poder curtir um pouco da Mata Atlântica é muito bom. É distante do Centro de São Paulo?
Oi Lulu!
É um pouco longe do centro, sim. Dá 15 km mais ou menos. Mas apesar da distância não é tão difícil chegar!
Dá para conhecer o Jardim Botânico numa manhã ou tarde, por exemplo!
Abraço
Acredita que já fui várias vezes a São Paulo mas nunca conheci o Jardim Botânico? Não é um local que costuma figurar nos roteiros né, acho que fica ofuscado pelo Ibiraquera. Achei as fotos lindas e vou conhecer quando voltar a SP
Realmente, Leo. Como o Ibirapuera é mais central, acaba ofuscando praticamente todos os outros parques!
Mas o Jardim Botânico é bem lindo! =)
Você acredita que eu não sabia que existia um Jardim Botânico em São Paulo. Adorei a forma como você explicou cada detalhe. Quando voltar a cidade irei conhecer.
Por estar longe da rota turística muitas pessoas acabam não visitando, Luciane! Mas vale super a pena! =)
Muito bom!
Lindas fotos!
Valeu Diego!
Nossa, adorei seu relato!!! Muito bom mesmo!!! O Jardim Botânico é meu vizinho e estou sempre por lá… suas fotos ficaram d+!!! Parabéns!!!
Obrigado Patricia!!
xD
Murilo
Oi VC e um excelente narrador. Sua descrição foi clara e precisa me senti dentro do parque.na minha próxima visita a são Paulo irei ao parque. Parabéns
Oi Elenice!
Que bom que gostou!! E não deixe de conhece-lo… Tenho certeza de que irá curtir muito!
Abraço,
Murilo