Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Ilha Grande, Paraty e Ubatuba: Roteiro de 10 dias pela Costa Verde

Praias, muitas praias. É exatamente isso que te espera neste roteiro de viagem que passa por Ilha Grande, Paraty e Ubatuba – meus lugares favoritos na Costa Verde.

Enquanto a cidade paulista já havia me conquistado há muito tempo, foi somente em 2016 que os destinos fluminenses me ganharam. O que não chega a ser surpreendente, afinal, não são raros os viajantes que não se encantam com as paisagens inesgotáveis desta região.

Por isso, já adianto: se você acha que 10 dias é muito tempo, saiba que você poderia ficar mais de uma semana em cada um destes lugares que ainda teria que deixar algumas atividades de fora do seu roteiro.

No entanto, não se preocupe caso você não tenha tantos dias disponíveis de uma só vez. Isso porque, você também pode fazer mais de uma viagem para conhecer estas cidades. Afinal, depois da primeira viagem pela Costa Verde, tenho certeza de que você vai querer voltar outras vezes.

# Roteiro de viagem para Ilha Grande, Paraty e Ubatuba (Costa Verde)

1- Chegada na Vila de Abraão, em Ilha Grande
2- Passeio de barco em Ilha Grande
3- Trilha até Lopes Mendes
4- Passeio de barco ou trilha em Ilha Grande
5- Deslocamento até Paraty + passeio pelo centro histórico
6- Passeio de escuna pela baía de Paraty
7- Bate-volta até Trindade
8- Deslocamento até Ubatuba + Ilha das Couves
9- Praia em Ubatuba
10- Game Over

» Dia 1: Chegada na Vila de Abraão, em Ilha Grande

Independente se você vai sair do Rio ou de São Paulo, sugiro que você comece sua viagem pela manhã. Afinal, quanto mais cedo chegar em Ilha Grande, mais tempo terá para aproveitar este primeiro dia.

Como parte das suas 24 horas serão ocupadas com o deslocamento e você, provavelmente, terá somente a tarde (ou parte dela) livre, a dica é aproveitá-la para conhecer alguma praia próxima da Vila de Abraão. Aliás, saiba que Abraão é uma das melhores regiões para ficar em Ilha Grande

A Praia de Abraãozinho costuma ser uma boa pedida, já que está a apenas 30 minutos de caminhada.

Aproveite também para pesquisar os preços de passeios de barco em Ilha Grande e já deixe reservado para o dia seguinte.

Ilha Grande - viagem pela Costa Verde

Dia amanhecendo na Vila de Abraão

» Dia 2: Passeio de barco em Ilha Grande

Uma das formas de conhecer várias praias em único dia são com os passeios de barco. E, embora eles não sejam muito baratos, vale a pena reservar $$$ e um dia da sua viagem a Ilha Grande para fazer algum deles.

Os tours mais tradicionais são o Meia Volta e o Volta Ilha, porém, há outras rotas. O primeiro te levará até lugares como a Lagoa Azul, Lagoa Verde, Praia do Amor e Praia da Feiticeira. Por outro lado,  o Volta Ilha vai para praias mais distantes, como a Praia da Parnaióca, Aventureiro e Meros.

Costa Verde - Ilha Grande

Praia do Aventureiro

» Dia 3: Trilha até Lopes Mendes

Lopes Mendes é uma das praias mais desejadas pelos turistas e definitivamente um lugar que não pode ficar de fora da sua lista do que fazer em Ilha Grande.

E não é pra menos, afinal, sua longa faixa de areia clara, o mar cristalino e a natureza abundante, formam uma paisagem digna de cartão postal.

Saindo da Vila de Abraão você pode chegar até lá por uma trilha de aproximadamente três horas. Ao longo do percurso você passará por outras praias, como a de Palmas e Praia do Pouso.

Lembre-se de levar água e snacks para o caminho. Em Lopes Mendes não há quiosques e nem restaurantes, apenas alguns ambulantes que vendem bebidas, salgadinhos e lanche natural.

roteiro Ilha Grande, Paraty e Ubatuba

Praia Lopes Mendes

» Dia 4: Passeio de barco ou trilha em Ilha Grande

O que você prefere: passeio de barco ou trilha? Reserve este dia para fazer aquilo que mais gosta.

Se você curte caminhadas pela natureza, a trilha até a Praia de Dois Rios pode ser uma boa escolha. Já quem prefere conhecer belas paisagens sem se cansar muito, pode aproveitar para fazer outro passeio de barco pela região. O tour de escuna até a Lagoa Azul pode ser uma boa opção para não gastar muito.

Ilha Grande - Praias na Costa Verde

Leia também: 10 pousadas baratas em Ilha Grande

» Dia 5: Deslocamento até Paraty + passeio pelo centro histórico

Hora de dizer adeus a Ilha Grande e partir para o próximo destino deste roteiro pela Costa Verde: Paraty.

A charmosa cidade histórica litorânea está localiza a 95 quilômetros de Angra dos Reis. Ou seja, saindo de Ilha Grande pela manhã, você chegará em Paraty na hora do almoço.

Faça o check-in no seu hotel – o centro histórico é um dos melhores bairros para ficar em Paraty – e já saia para almoçar e perambular pelas agradáveis ruas do centrinho da cidade.  Dedique toda a tarde para conhecer suas construções antigas, lojinhas de artesanato e bebidas.

Também recomendo que você já reserve algum passeio de escuna para o dia seguinte, já que ele será destinado para conhecermos algumas das melhores praias de Paraty.

Paraty

Centro histórico de Paraty

Leia também: 7 passeios que você não pode deixar de fazer em Paraty

» Dia 6: Passeio de escuna pela baía de Paraty

Algumas das mais belas praias de Paraty são acessíveis somente por barco, e para conhecê-las a opção mais viável é com algum passeio de escuna.

No centro histórico de Paraty você encontrará muitas agências de turismo que oferecem diversos passeios pela região – de diferentes rotas, tipo de barco e preço.

Um dos mais tradicionais é o de escuna (R$ 60,00) que passa pela Praia da Lula, Praia Vermelha, Ilha Comprida e Aquário Natural.

Outra opção é o passeio de lancha que vai até as praias do Saco do Mamanguá. Este, porém, é mais caro e tem saídas mais limitadas.

viagem Ilha Grande, Paraty e Ubatuba

Passeio de barco em Paraty

» Dia 7: Bate-volta até Trindade

Vinte e cinco quilômetros separam Paraty de Trindade, a antiga vila hippie que, atualmente, de hippie não tem muita coisa. Porém, a vibe alto astral e as belas praias não só continuam lá como merecem ser visitadas.

Vá cedinho para garantir um lugar na areia (caso seja fim de semana ou feriado) e relaxe por lá o dia inteiro. Para mim, a Praia do Meio é a mais bacana, porém, é na Praia dos Ranchos que você terá várias opções de quiosques.

Trindade

Praia do Meio

Leia também: 10 pousadas baratas em Paraty

» Dia 8: Deslocamento até Ubatuba + Ilha das Couves

Hora de juntar as coisas novamente e partir para o último destino deste roteiro pela Costa Verde: Ubatuba.

Porém, antes mesmo de chegar na sua acomodação desta  cidade, a minha dica é que você saia cedo de Paraty e pare direto na Vila de Picinguaba, praticamente na divisa entre Paraty e Ubatuba.

Este pequeno vilarejo é o ponto de partida para você explorar um dos lugares mais lindos da região, a Ilha das Couves.  Embora este pequeno refúgio de águas cristalinas perca parte do seu encanto nos finais de semana e feriados, quando está absolutamente lotado, em dias menos concorridos você se encantará com a sua beleza.

Para chegar até lá há barqueiros na vila que fazem o percurso ao longo do dia. O valor pode variar dependo do número de pessoas que estiver com você. Quando fui paguei R$ 30,00 (ida e volta), porém, havia mais três pessoas comigo.

Algumas dicas importantes:

> Tenha dinheiro em espécie para pagar o barco.

> Na ilha há apenas um restaurante que vende o básico: refeições simples e bebidas. Se for passar o dia inteiro recomendo que leve alguns lanches.

> Não se esqueça de combinar o horário de volta para o barqueiro te buscar.

roteiro Ubatuba

Ilha das Couves

» Dia 9: Praia em Ubatuba

Se você ainda não conhece Ubatuba sinto lhe informar que terá a difícil tarefa de decidir quais praias visitar em tão pouco tempo. Eu mesmo que já fui inúmeras vezes, até hoje fico em dúvida quando tenho que escolher em quais vou voltar.

Para te ajudar, no post “7 Praias para conhecer em Ubatuba” eu conto quais são as minhas favoritas. Só não me peça para escolher apenas uma ou duas, já cometi a injustiça de escolher apenas sete para o artigo e, por isso, não vou cometer mais nenhuma.

» Dia 10: Game Over

Dia de voltar a realidade e tomar o rumo de casa. Mas é claro, dependendo dos seus horários você pode aproveitar parte do dia para fazer alguns passeios em Ubatuba.

A dica é visitar alguma que seja próxima do local onde você está hospedado, assim não  perderá muito tempo com deslocamento.

como viajar para Ubatuba, Ilha Grande e Paraty

Praia do Cedro

Leia também: 10 pousadas baratas em Ubatuba

+ Dicas de viagem para Ilha Grande, Paraty e Ubatuba

» Qual a melhor época para fazer este roteiro?

Eu evitaria os meses dezembro, janeiro, julho e feriados prolongados.

Nos dois primeiros meses do ano, além de ser alta temporada, é uma época que chove bastante na Costa Verde. Julho é férias escolares e, mesmo sendo inverno, você enfrentará preços mais altos e mais turistas. E nos feriados prolongados, em praticamente qualquer lugar do litoral você encontrará muito trânsito e viajantes em excesso.

Os meses de março, abril, outubro e novembro me parecem boas escolhas.

» Dá pra fazer tudo de ônibus?

Sim, mas um carro facilitará bastante a sua vida depois que sair de Ilha Grande.

Os ônibus em Paraty e Ubatuba, apesar de servir bem a região, possuem horários limitados. Perder um deles significa que você, provavelmente, terá que esperar mais de meia hora para o próximo.

Além disso, nem sempre os ônibus te deixarão à beira-mar – principalmente em Ubatuba. Às vezes, você terá que andar mais de 15 minutos entre a estrada e a praia.

» Quero viajar por mais tempo, quais lugares posso acrescentar?

Todas essas três cidades na Costa Verde possuem praias e atrações para serem exploradas em mais tempo. Se você pretende viajar por mais três ou cinco dias, eu os distribuiria nestes mesmos destinos.

Acrescente mais dois dias em Ilha Grande e outros dois em Ubatuba sem medo, pois você encontrará muito o que conhecer nestes lugares.

Além disso, você pode reservar um dia para conhecer a Praia do Sono, que está localizada na região de Trindade e Paraty.

Porém, se você faz questão de incluir outra cidade neste roteiro, Ilhabela tem tudo para te surpreender.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Rosa disse:

Oi. Gosteibda sua aoresentacao, Introvertido de carteirinha e com sua expressão de exatas explanou um belo roteiro que agora é só seguir. Já conheço alguns pontos q vc apresenta maravilhosos e outros tantos a explorar.
Ja fizemos uma temporada, no mês de fevereira, a osta paulista de Ubatuba a Peruíbe e amamos. Os grande inconveniente se deram na região e praias dr São Sebastião,megalotadas.
Continue escrevendo seus excelentes roteiro e dicas. Grata

Murilo Pagani disse:

Oi, Rosa, tudo bem?

Que bacana.

Muito obrigado pelas palavras. Espero que aproveite a viagem.

Abraço

Jaqueline disse:

Murilo, seu post tá ótimo.
Queria saber sobre Cunha: vale a pena dormir lá?
Pra um roteiro RJ/Paraty/Cunha/ Praia Grande era melhor começar por onde? E alugar o carro onde? Abração

Murilo Pagani disse:

Oi Jaqueline, tudo bem?

Eu ainda não conheço Cunha, então não sei te dizer se vale ou não a pena passar à noite lá. Mas imagino, que apenas uma noite, seria suficiente.

A sequência que você indicou está boa. Apenas tenha em mente que para ir até Cunha você precisará desviar a rota, e depois refazer o caminho outra vez para chegar até Ubatuba.

No caso, se você pretende dirigir durante toda a viagem, já vale a pena alugar no RJ. Ou então no primeiro destino que for visitar!

Abraço

PATRICIA disse:

MUITO ESCLARECEDOR SEU POST, ADOREI. PRETENDO SAIR DE CURITIBA A FAZER A COSTA VERDE, ESTOU PENSANDO EM UM ROTEIRO QUE DURE EM MÉDIA 12 DIAS, IREI COM AS CRIANÇAS DE 05 E 08 ANOS, ACHO QUE SERÁ UMA BAITA AVENTURA OBRIGADA

Murilo Pagani disse:

Oi Patrícia, tudo bem?

Fico feliz que tenha gostado do post! =)

Sem dúvida alguma será uma baita viagem! Tem muitos lugares bacanas para visitar na Costa Verde.

Abraço

Maria Eduarda disse:

Murilo, muito bom! Você devia abrir um canal no YouTube para falar das suas aventuras. Ia me inscrever com toda certeza. Sucesso!

Murilo Pagani disse:

Oi Maria Eduarda, tudo bem?

Fico super feliz em saber que gostou do blog!!! 🙂

Quem sabe em breve!? hehehe

Abração!

Michele disse:

Oi Murilo, boas dicas!
Sou do RS, viajarei de carro, com ideia de conhecer vários pontos, no mês de fevereiro, com roteiros de dois dias no máximo, mais o dia que chegar, acha que consigo apreciar estas belezas? segue abaixo meu roteiro ainda não fechado, será que podes valiar e ver se vai funcionar e o tempo será suficiente. Tambem vi que falaste em chuva no mês de fevereiro, será que pegarei sol?
ORIGEM DESTINO TEMPO PREVISTO DATAS:
CASA IMBITUBA 04:30 27/01/2018
IMBITUBA PONTA DO SUL PR 05:45 28/01/2018
PONTA DO SUL PR SANTOS SP 06:40 30/01/2018
SANTOS SP ILHA BELA 04:10 01/02/2018
ILHA BELA UBATUBA 03:00 03/02/2018
UBATUBA PARATY 01:10 05/02/2018
PARATY ANGRA DOS REIS 01:40 07/02/2018
ANGRA DOS REIS COPACABANA 02:50 09/02/2018
COPACABANA ARRAIAL DO CABO 02:50 13/02/2018
ARRAIAL DO CABO PETROPOLIS 03:20 14/02/2018
PETROPOLIS SÃO PAULO 06:00 15/02/2018
SÃO PAULO CURITIBA 06:20 16/02/2018
CURITIBA IMBITUBA 05:00 17/02/2018
IMBITUBA CASA 04:30 18/02/2018
Muito obrigada desde já.

Murilo Pagani disse:

Oi Michele, tudo bem?

Que viagem bacaaaana, hein!?

Certamente dará pra conhecer bastante coisa… Só achei que o final está bem corrido (a parte de Arraial do Cabo e Petrópolis).
A Região dos Lagos tem muuuita praia linda, e mereceria ao menos uns 3 ou quatro dias!

Sobre o tempo, é difícil afirmar… hahaha
Mas certamente pegará bastante sol, com algumas pancadas de chuva no fim do dia, por exemplo.

Abração!

Alessandra disse:

Praia do Itaguá e bom para fica la??

Murilo Pagani disse:

Oi Alessandra, tudo bem?

Itaguá é o centro de Ubatuba. A praia propriamente dita não é boa para banho, porém, é uma boa área para se hospedar por conta da boa estrutura de bares, restaurantes e comércios em geral.

Vou deixar abaixo o link de um texto com dicas de hospedagem em Ubatuba. Acho que irá te ajudar, ok!?

>>> https://www.voltologo.net/onde-ficar-em-ubatuba/

Abraço

Isabella disse:

Oi, Murilo! Adorei as dicas. Como já conheço Paraty, pensei em visitar, no fim de fevereiro, Ilha Grande ficando quatro dias, Ubatuba e Ilhabela, mais um ou dois dias cada. Eu faria tudo sem carro, alguma dica? sabe sobre valores de passeios ou ônibus de Angra para Ubatuba e Ubatuba para Ilhabela? Obrigada!

Murilo Pagani disse:

Oi Isabella, tudo bem?

Poxa, bom saber que gostou das dicas!
É possível fazer sem carro sim… só não sei te dizer quanto custa a passagem de ônibus! =[

Ahhh… que como de ônibus deve demorar um pouco mais do que de carro, é sempre bom ter uma folguinha no roteiro!
hehehe

Abração!

ELISANGELA N M KAISER disse:

OI MURILO!!
AMEI SUA DICAS,
GOSTARIA DE SABER COMO VOÇE VIAJA E TRABALHA AO MESMO TEMPO NA AMÉRICA LATINA, PENSO NESSE ESTILO DE VIDA PRA MIM.

Murilo Pagani disse:

Oi Elisangela, tudo bem?

Fico muito contente em saber que gostou das dicas!
Escrevi dois posts onde falo um pouco sobre este assunto, vou deixar o link pois acho que pode te ajudar, ok?!

>>> https://www.voltologo.net/viajar-e-trabalhar-pelo-mundo-minha-experiencia/

>>> https://www.voltologo.net/como-encontrar-trabalhos-durante-viagem/

Abraço

Karyne disse:

Oi Murilo, amei o post! Me ajudou bastante! Gostaria de saber, quanto gastou no total, em média, na viajem toda! Obrigada

Murilo Pagani disse:

Oi Karyne!
Que bom que gostou… 🙂

Gastei cerca de R$ 1.500,00. Hospedagem (um mix de camping, quarto compartilhado e quarto privado), gasolina e pedágio, transporte de barco, passeios e alimentação.
Como fui de carro com apenas mais um amigo, quase 1/3 deste valor foi para combustível, estacionamento e pedágio!

Abraço!

Caroline Matos disse:

Olá,Murilo!
Adorei essa postagem com o roteiro da Costa Verde,exatamente com a rota que pretendo fazer, exceto por Ubatuba (ainda não tinha pensado nisso). Já fui ao Rio algumas vezes , mas apenas uma (2015) fiquei bastante tempo e consegui aproveitar bastante. Porém, fiz apenas um Tour de um dia para Angra e Ilha Grande indo e voltando para o Rio no mesmo dia. Prometi a mim mesma que voltaria e me hospedaria naquela região para aproveitar de verdade. Dessa vez quero me planejar melhor, com tudo em detalhes, de preferência. Senti falta nessa sua postagem sobre a locomoção de um lugar para o outro, com valores e disponibilidade de barcos…Por exemplo, vi em outro Blog que o caminho mais rápido de Ilha Grande para Paraty é por barco que vai direto de uma a outra, porém são poucos e o preço é meio salgado. Percebi que você saiu de Abrão para Paraty, como você fez?
Desde já agradeço pela ajuda. Parabéns pelo Blog!

Murilo Pagani disse:

Oi Caroline, que bacana!

É uma região surpreendente e merece ser visitada com tempo! 🙂

Na realidade eu fiz esta viagem de carro.
Mas você pode voltar de barco até Angra, e então, na rodoviária de Angra, é só pegar um ônibus até Paraty.
Não sei exatamente quanto custa a passagem de ônibus, mas certamente será bem menos do que esta travessia de barco de Ilha Grande até Paraty.

Dá uma olhadinha neste link que tem vááárias dicas lá!

Espero que ajude!

https://www.voltologo.net/category/brasil/rio-de-janeiro/ilha-grande/

Abraço