Foi viajando que eu descobri dezenas de curiosidades sobre a América Latina. Afinal, além de conhecer novos lugares e pessoas, ao viajar aprendemos muita coisa que não nos ensinam na escola.
E nem me refiro a questões de autoconhecimento e outras descobertas pessoais que podemos nos dar conta durante uma viagem. Mas sim, sobre fatos históricos, políticos, culturais ou curiosidades que, depois que descobrimos, percebemos o quanto somos desinformados sobre muitas coisas.
E isso é natural, afinal, por mais tempo que passamos estudando, certas descobertas veem ao acaso. Além disso, pelo menos durante os meus tempos de escola, pouco era falado sobre a América Latina.
As informações sobre o nosso continente eram tão escassas ou superficiais, que eu só fui perceber o tanto de lugares, tradições e histórias que existem por aqui, quando fiz meu primeiro mochilão pela Bolívia e Peru. E, depois disso, os aprendizados só aumentaram.
Inclusive, a cada viagem que faço sempre me surpreendo com algum fato que eu não fazia a menor ideia.
Por exemplo, você sabe em qual país latino americano uma mulher foi eleita pela primeira vez como presidente? Qual o país que não possui exército? Ou ainda, já ouviu falar na Grande Colômbia?
Pois bem, neste post você irá descobrir estas e muitas outras curiosidades sobre a América Latina.
Leia também: 7 lugares para aproveitar o verão na América Latina
1- As capitais mais altas do mundo
Duas capitais latino americanas ocupam as primeiras posições mundiais quando o assunto é altitude.
La Paz, na Bolívia, é a única capital nacional que está acima dos 3.500 metros de altitude.
A segunda colocada – Quito, no Equador – não chega nem perto disso: está a “apenas” 2.850 metros acima do nível do mar.
O Top 5 das capitais mais altas do mundo é completado pelas cidades de Thimphu (Butão, 2.648 metros), Bogotá (Colômbia, 2.625 metros) e Addis Abeba (Etiópia, 2.355 metros).
Vale lembrar que quando você for viajar para algum destes destinos – ou qualquer outro com altitude elevada – é natural sentir um desconforto nas primeiras horas ou, até mesmo, durante os primeiros dias.
Portanto, fazer uma boa aclimatação é essencial para que você não tenha a viagem arruinada pelo temido mal de altitude.
Leia também: 5 músicas latinas regravadas pelo Playing for Change
2- O lago navegável mais alto
O posto de lago navegável mais alto do mundo também é ocupado por um latino americano: o Titicaca.
Com a superfície acima dos 3.800 metros, o Lago Titicaca possui profundidade média de 160 metros, com a máxima podendo chegar a 280 metros.
Se acaso você quiser conhecer esta maravilha natural basta arrumar suas malas e partir para a Bolívia ou Peru.
Do lado peruano a cidade de Puno é a mais indicada para se aventurar nas águas do lago. Na Bolívia, a pequena Copacabana funciona como base para que você se encante com as paisagens da Isla del Sol.
Leia também: 10 dicas essenciais para um mochilão na América do Sul
3- A cachoeira com maior queda d’água do mundo
Mais um mundial conquistado pela América Latina, desta vez, na categoria cachoeira com a maior queda de água. Salto Angel, na Venezuela, possui 979 metros sendo que 807 são de queda livre.
4- O prédio mais alto
Desde 2015 é possível ter uma vista de 360° de Santiago, no Chile, através do mirante mais alto da América Latina.
Do alto dos seus 300 metros e 62 andares, o Sky Costanera se tornou um daqueles lugares que não pode ficar de fora durante uma viagem pela capital chilena.
5- A primeira mulher que foi eleita presidente
A primeira mulher a assumir a presidência de um país na América Latina foi María Estela Martínez de Perón, em 1974 na Argentina. Após a morte do então presidente Juan Domingo Perón, coube a ela – que era sua esposa e vice presidente – assumir o governo do país. Seu mandato foi interrompido em 1976 por um golpe militar.
Quase vinte anos depois, em 1990, finalmente tivemos a primeira mulher eleita na América Latina: Violeta Chamorro governou a Nicarágua até 1997.
6- O país sem exército
Além de ter a expressão “Pura Vida” como cumprimento e possuir cerca de 25% de todo o seu território protegido por leis ambientais, há outro fato muito curioso sobre a Costa Rica: desde 1949 ela não tem exército.
Aliás, a formação de uma nova força armada regular é proibida pela constituição do país. A segurança pública é feita apenas por grupos de segurança.
Leia também: 7 situações em que não há portunhol que resolva
7- O país com mais Patrimônios da Humanidade
O México é o país latino americano com mais lugares declarados patrimônios da humanidade pela UNESCO: 34 no total.
Dentre eles estão alguns destinos muito visitados pelos turistas, como as ruínas de Chichén Itzá, Palenque e Teotihuacan. Outros que não costumam ser tão explorados mas que podem surpreender é o centro histórico de Campeche e o sítio arqueológico de Uxmal.
Já o Brasil, é o segundo colocado em número de patrimônios da humanidade na América Latina e possui 20 lugares reconhecidos pela UNESCO. Os centro histórico de Ouro Preto, Salvador, Olinda, Goiás, São Luís e a região de preservação no Pantanal são alguns deles.
Leia também: Por que eu sou apaixonado pela América Latina?
8- Mais de 20 mil de trabalhadores mortos
Vinte e cinco mil, para ser mais preciso. Este é o número estimado de trabalhadores que perderam a vida durante a construção do Canal do Panamá. A maior causadora das mortes foram as doenças tropicais, como a malária e a febre amarela.
No entanto, deslizamentos de terra e afogamentos também têm responsabilidade para que esse número seja tão alto.
Outras curiosidades sobre esta, que é uma das maiores obras de engenharia do mundo, são:
>>> O atalho criado depois que o Canal do Panamá foi inaugurado é de 12 mil quilômetros.
>>> O canal possui 80 quilômetros de extensão.
>>> Uma embarcação leva entre oito e dez horas para cruzá-lo.
9- O esporte número um na América Central
Ok, talvez não seja o número um, afinal, o futebol também é muito jogado por lá. Ainda assim, uma das minhas maiores surpresas na América Central foi descobrir que o baseball é extremamente popular em países como a Nicarágua e Costa Rica.
Minha primeira constatação veio quando em uma bela manhã de segunda-feira peguei um jornal para ler e a capa estava inteiramente ocupada por notícias deste esporte.
Outra vez, um amigo me convidou para assistir a partida da equipe que ele torcia. Aceitei o convite presumindo que se tratava de um jogo de futebol. Porém, somente quando cheguei ao estádio me dei conta que na verdade íamos assistir a uma partida de baseball.
10- Café da manhã ou almoço?
Não se assuste se ao pedir recomendação de um café da manhã típico na América Central te indicarem um belo prato de arroz, feijão e, talvez, ovos. Afinal, a famosa combinação conhecida como Gallo Pinto é muito popular na Costa Rica.
Além disso, a tradição de comer arroz e feijão pela manhã também se estende para outros países, como Nicarágua, Honduras e Guatemala.
A maior diferença entre este prato com o que estamos acostumados a comer na hora do almoço esta no modo de preparo. O feijão não é servido com caldo, pelo contrário, é bem seco. Além disso, os dois ingredientes são fritos e preparados na mesma panela.
Leia também: Meus 10 pratos favoritos na América Latina
11- Do you hablas français?
Nem só de espanhol e português se comunica a América Latina. Além de milhões de dialetos regionais e línguas indígenas, outros idiomas são falados por aqui.
Quando for a Belize ou a Guiana é bom desenferrujar o inglês, afinal, esta é a língua oficial destes países. Porém, vale lembrar que até os mais fluentes podem ter dificuldade para entender o sotaque e as expressões locais destes lugares.
No Haiti, embora o crioulo haitiano seja o mais praticado, a língua francesa também é considerada uma das oficiais. E, na Guiana Francesa, o francês, obviamente, também é falado.
Talvez a maior surpresa fique por conta do idioma oficial do Suriname: holandês. Neste pequeno caldeirão cultural sul americano cerca 60% da população fala esta língua.
12- Não somos vizinhos
Chile e Equador são os únicos países sul americanos que não fazem fronteira com o Brasil. Todos os outros têm ao menos uma pontinha de terra tocando o nosso território.
E, se por um lado isso parece não ser problema para que os brasileiros voem até o Chile, não se pode dizer o mesmo sobre o Equador. Mesmo sendo um destino barato e com atrações deslumbrantes, parece que ele ainda não caiu no gosto dos brasileiros.
Leia também: 7 blogs que te ajudarão a organizar uma viagem pela América Latina
13- A Grande Colômbia
Os atuais territórios do Equador, Venezuela, Colômbia e Panamá já formaram uma única nação, a Grande Colômbia.
Após liderar o processo de independência nestes países, Simón Bolívar orquestrou para que eles se tornassem apenas um. Durante dez anos esta república existiu legalmente e teve como presidente o próprio Bolívar.
14- Flores
Além de ter um café mundialmente famoso, a Colômbia também é destaque quando o assunto são flores. Isso porque, ela é a segunda maior exportadora mundial, ficando atrás apenas da Holanda.
Inclusive, um dos maiores festivais do país é a Feria de las Flores, que acontece desde 1957, em Medellín.
Durante dez dias o clima de festa se instaura na cidade e não faltam atrações bacanas. São desfiles, apresentações teatrais, shows musicais, exposições de esculturas feitas com flores e muitos outros eventos realizados em diversos bairros.
15- O país com mais feriados no mundo
E não pense que é o Brasil.
Dividindo o posto junto com a Índia, a Colômbia possui um total de 18 feriados ao ano. E, para a alegria ser completa, o país ainda adota um sistema de transferência de data para a comemoração do dia festivo. Ou seja, quase todos os feriados são celebrados em uma segunda ou sexta-feira.
Há pouquíssimas exceções que não podem ter os dias alterados, como: Ano Novo, Natal, Dia do Trabalho e o Dia da Independência.
Oi Murilo. Obrigada por ser uma pessoa que está divulgando a nossa cultura para nós mesmos conhecermos. Sabemos que hoje a maioria quer ir paraíso Estados Unidos ou Europa. Esses lugares são legais, mas mesmo assim, precisamos e devemos valorizar nossa cultura, e é muito triste pensar que o brasileiro vira patriota na hora da copa e depois no dia seguinte, nem lembra mais o significado da palavra – se é que ele soube algum dia. Mas enfim, muito obrigada pelo carinho em fazer esse post tão bonitinho. Vou fazer um trabalho em grupo, em que eu estou encarregada de pesquisar informações sobre a população da América Latina, e seu post me ajudou para caramba. Além disso, foi divertido e nem parece que estou fazendo um trabalho. Inclusive, se quiser um dia fazer um post sobre isso, fica a dica.
Desculpa pelo podcast escrito kkkkkk mas é isso, parabéns pelo post.
Oi, Giovanna, tudo bem?
Eu quem agradeço as palavras de carinho.
Fico feliz em saber que gostou do texto.
Abraço
Muito legal!!!! A América Latina é muito linda.. uma pena muitos subestimarem nossa cultura rica e natureza tão diversificada
Que bom que gostou, Junior!
Realmente, tem muita coisa bacana na América Latina, né?!
Abraço
Oi, tudo bem ? gostei do seu site ! sempre que puder
voltarei aqui para acompanhar suas publicações. Parabéns !
Oi Rafael, tudo bem?
Fico feliz em saber que gostou do site! =)
Abraço
Me ajudou muito estava fazendo um trabalho escolar e
isso me SALVOU
Que bom, LUkihh!
Abraço
Não sabia que a Costa Rica não tinha exército! Passada haha
Adorei o post 🙂
Heeey Sonia, belezinha?!
Difícil de imaginar mesmo, né?! hahaha
Que bom que gostou! 🙂
Abraço!
Demais cara! Somos apaixonados pela América Latina! Mas confesso que não sabia algumas coisas! Valeu mesmo!
Que bom que gostou, Itamar!!
Abraço
Muito interessante a matéria. Várias coisas eu não sabia! rsrsrrs. . .
Fui para Bonaire, e lá eles falam Papiamento! É muito engraçado entender só algumas palavras em uma frase, sendo que algumas delas são em português, outras em Inglês, e assim vai. . .
Novamente, parabéns pelo site!
Abraço.
Marcos
Bom saber que gostou, Marcos!
Obrigado pela visita!
Abraço
Ótimo post, Murilo! Muito bom!
A América Latina é tão linda, tão rica, principalmente culturalmente! Todos deveriam se ligar nisso e conhecer tudo.
Realmente só vamos nos dando conta quando começamos a viajar por ela. Cada vez que viajo, volto mais apaixonada. Cheguei a conclusão que foi uma pena enorme termos sido colonizados por portugueses e falarmos o português. mais porque a língua pode ser uma barreira para muitos. Não temos a CNN latina, por exemplo, com notícias de todos os países latinos. Não ouvimos as músicas dos nossos vizinhos com tanta frequência. Acabamos ficando isolados aqui, e a maioria olhando lá pro norte. Uma pena!!!
(Escrevo isso do Uruguai, minha 3ª visita ao vizinho do sul)
Verdade né, Cristiane!? Tanto que muitos se esquecem de que também somos latinos! =[
Que máximo! Já estive duas vezes no Uruguai e tenho planos de ir outras mais!! Adoro este país!
Abraço
Vários que eu não sabia! América Latina sempre surpreendendo!
E nossa… Inglês caribenho é tenso, sofri demais em Barbados! E acho que vale lembrar que o idioma que falam aqui no Chile não é espanhol não ??
Não é!? hahaha
Sééério?! Só estive por 5 dias no Chile e já faz tanto tempo que nem me lembro…
Além disso, quando fui não sabia nem o portunhol direito, então qualquer coisa era difícil de entender! hahaha
Abraço
Obrigada Murilo. Adorei saber mais sobre a América Latina. Também amo viajar e conhecer aqueles pontos que nem sempre são destaques.
Que bom que gostou, Maria Cecília!
Abraço