Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Costa Rica: Roteiro de viagem de 12 dias

Se você gosta de destinos que envolvem muita natureza, como praias, florestas e até vulcões, um roteiro de viagem pela Costa Rica certamente irá te agradar.

Embora não seja muito grande, o território costa-riquenho é privilegiado com paisagens deslumbrantes, tanto em quantidade como em diversidade.

Além disso, poucos países no mundo conseguem desenvolver um turismo ecológico responsável como a Costa Rica faz.

Se acaso você estiver planejando uma trip para lá, ou então, ficou interessado em conhecer este país, neste post irei te sugerir um roteiro para que você possa explorar alguns dos lugares mais lindos da Costa Rica.

O tempo ideal que recomendo para fazer esta rota são 12 dias. Menos que isso sua viagem pode ficar corrida e você não conseguirá aproveitar o que cada cidade tem para oferecer.

Por fim, se você tiver mais dias para as sua férias, pode incluir outros destinos no seu roteiro. Afinal, além dos lugares que vou indicar, a Costa Rica tem muitas outras paisagens que valem a visita.

Leia também: O que fazer na Costa Rica | Os melhores passeios

# Roteiro de 12 dias na Costa Rica

» 1: Chegada à Costa Rica
» 2: Passeio bate-volta Parque Nacional Vulcão Poás
» 3: Deslocamento para La Fortuna
» 4: La Fortuna
» 5: La Fortuna
» 6: Deslocamento para Monteverde
» 7: Monteverde
» 8: Monteverde
» 9: Deslocamento para Parque Nacional Manuel Antonio
» 10: Parque Nacional Manuel Antonio
» 11: Parque Nacional Manuel Antonio
» 12: Regresso

# San José – La Fortuna – Monteverde – Parque Nacional Manuel Antonio

Seu roteiro de viagem pela Costa Rica começa em San José, maior cidade e capital do país. Apesar de a sua fama não ser das melhores, viajar por território costa-riquenho sem, nem ao menos passar por ela, é bem improvável.

Isso porque, além estar bem próxima do Aeroporto Internacional Juan Santamaria, San José também é a origem de muitas rotas de ônibus que te levarão a outros destinos turísticos.

San José

Aproveite seu dia de chegada para bater perna, conhecer as poucas atrações da cidade e organizar seu passeio do dia seguinte. Afinal, apesar de San José em si não valer muito a pena, ela está bem próxima de outros lugares que merecem a sua atenção, como por exemplo, o Vulcão Poás.

Localizado aproximadamente a 50 quilômetros da capital, o Parque Nacional Vulcão Poás pode ser visitado em um passeio bate-volta, seja com algum tour ou por conta própria. Para ir de forma independente primeiro você deve pegar um ônibus até a cidade de Alajuela. Chegando lá, basta pegar outro ônibus que te levará ao parque. Apenas fique atento aos horários, pois há somente uma saída de ônibus por dia que faz o percurso Alajuela – Parque, Parque – Alajuela. Para ir, o ônibus sai da cidade às 9hs. O horário de regresso do parque é as 14h30hs.

No dia seguinte, acorde cedo mais uma vez para seguir viagem até o próximo destino: La Fortuna. Serão cerca de quatro horas e meia de viagem e há apenas três saídas de ônibus por dia, todos eles na parte da manhã. Portanto, se possível compre a sua passagem no dia anterior.

Importante: Às vezes o Parque Nacional Vulcão Poás fica temporariamente fechado por causa da atividade do vulcão. Neste caso, um bom passeio substituto é o tour até os vulcões Irazú e Turrialba.

La Fortuna

Recomendo pelo menos dois dias inteiros em La Fortuna, minha cidade favorita na Costa Rica e ideal para quem curte natureza e atividades outdoors. 

Além dos famosos hikings pelo Vulcão Arenal e Vulcão Cerro Chato, outras atrações que estão aos arredores de La Fortuna, são: o Rio Celeste (no Parque Nacional Vulcão Tenorio), cachoeiras, tirolesa, rafting e hot springs (águas termais).

Para se deslocar de La Fortuna até Monteverde, a próxima cidade deste roteiro pela Costa Rica, você terá duas opções. A primeira, mais barata e demorada, é com o transporte público: primeiro você terá que pegar um ônibus até Tilarán e depois mais um até Monteverde. Este percurso levará cerca de sete horas.

Para reduzir este tempo praticamente pela metade, a solução é ir com transporte privado, os famosos shuttles. A principal razão para toda essa diferença de tempo é que o transporte oferecido por agências fará parte do deslocamento por terra e outra parte pelo Lago Arenal, o que encurtará consideravelmente a distância. Espere gastar cerca de US$ 40,00 por essa regalia.

roteiro de viagem pela Costa Rica

Vulcão Arenal

roteiro Costa Rica

Rio Celeste

Monteverde

Em Monteverde, recomendo que você fique no mínimo dois dias inteiros por lá. Apesar da região ter atrações para mais dias, nesse tempo você poderá conhecer lugares como o  Selvatura Adventure Park e Reserva Biológica Bosque Nuboso Monteverde.

O último destino deste roteiro de viagem pela Costa Rica também envolverá muita natureza, porém, desta vez, as atrações são as praias. Mais especificamente as do Parque Nacional Manuel Antonio, um dos cartões postais da Costa Rica.

Parque Nacional Manuel Antonio

Para explorar este parque você terá que chegar até a pequena vila de Quepos.

De Monteverde não há transporte público direto para lá, portanto, você terá que pegar dois ônibus: de Monteverde a Puntarenas e outro de Puntarenas até Quepos. Todo esse deslocamento levará cerca de oito horas. Se quiser chegar mais rápido, há muitas agências que oferecem shuttles sem paradas entre as duas cidades. Neste caso espere gastar cerca de quatro horas e US$ 55,00.

Chegando em Quepos fique três noites para explorar o Manuel Antonio e outras praias da região. Afinal, mar e correria não combinam nem um pouco, e você merece relaxar em praias incríveis nos seus últimos dias de férias.

# Passeios para o seu roteiro de viagem pela Costa Rica

Se acaso você quiser deixar todo o seu roteiro de viagem pela Costa Rica organizado antes de sair de casa, uma boa ferramenta para contratar seus passeios é a Get Your Guide.

Isso porque, além de consultar quais são melhores atividades em cada destino e o preço de cada uma delas, você pode fazer sua reserva online. Inclusive, alguns passeios podem ser cancelados com até 24 horas de antecedência.

Alguns dos tour mais bem avaliados na Costa Rica, são:

»  Tour até os vulcões Irazú e Turrialba (saída de San José)
» Bate-volta para o Parque Manuel Antonio (saída de San José)
» Vulcão Arenal e cachoeiras (saída de La Fortuna)
» Rio Celeste (saída de La Fortuna)
» Se acaso preferir, clique aqui e encontre outros passeios na Costa Rica.

+ Dicas de roteiro de viagem pela Costa Rica

>>> Para ir de Quepos até San José há ônibus direto.

>>> O Parque Nacional Manuel Antonio não abre às segundas-feiras.

>>> Se você tiver mais tempo para viajar pela Costa Rica, saiba que há muitos outros lugares bacanas para conhecer.

Do lado caribenho, perto da fronteira com o Panamá, a cidade de Puerto Viejo atrai viajantes que estão em busca de praias em um ambiente mais roots.

Outra atração que também está no Caribe da Costa Rica é o Parque Nacional Tortuguero.

Por fim, na Costa Pacífica, Santa Teresa e Jacó são bastante populares. Ambas são muito famosa entre os surfistas, porém, a segunda possui acesso mais fácil, já que fica no meio do caminho entre Puntarenas e o Parque Nacional Manuel Antonio.

Evite este erro na sua viagem pela Costa Rica

Não contratar um bom seguro para sua viagem à Costa Rica é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
MONIQUE VARELA disse:

Oi Murilo!

Seus relatos são ótimos.

sabe dizer se tem bus de Penas Blancas pra Tamarindo?

Murilo Pagani disse:

Oi Monique, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou dos relatos! =)

Não tem ônibus direto não. Você precisa ir primeiro para a cidade de Liberia e depois pegar outro ônibus para o seu destino final!

Liberia fica exatamente no meio do caminho entre Peñas Blanca e Tamarindo, então não chega a ser um desvio de rota!

Abraço

Luciana disse:

Oi Murilo,

Vou pra Costa Rica em fevereiro, to fechando roteiro e detalhes da trip, mas tenho algumas dúvidas:

– rola mesmo ferry pra atravessar de carro de Paquera pra Puntarenas?

– de Jacó pra Manuel Antônio é 1h e pouco de carro. Sabe se a estrada é de boa pra fazer bate volta ?

Obrigada pelas dicas (que já ajudaram bastante ).

Murilo Pagani disse:

Oi Luciana, tudo bem?

Sobre o ferry não sei te responder.

Sobre o bate-volta, na minha opinião acho que Manuel Antonio merece ser visto com mais calma.

E claro, as viagens de carro pela América Central às vezes leva mais tempo do que o esperado…

Abraço!

Juliane disse:

Olá! Eu fiz a travessia de ferry sim! De carro. Tentei comprar os tickets antes, pela internet, mas como não consegui, comprei na hora mesmo. Bom chegar mais cedo pois tem fila de carros p entrar. Prepare-se, pois, é um calooorrrr de outro mundo!! 🙂

Murilo Pagani disse:

Oi Juliane, tudo bem?

Que legal. Muito obrigado por compartilhar a sua experiência!

Abraço

thiago kimio kurashima disse:

Parabéns pelo texto… Simples e prático… Com certeza vai me ajudar no planejamento da minha viagem…

Murilo Pagani disse:

Fico feliz por saber que gostou, Thiago!

Abraço,
Murilo