Uma das primeiras perguntas que meus amigos me fazem quando retorno de alguma viagem, independente do destino, é: “O que você comia por lá?”.
Acho super compreensível essa curiosidade, afinal, uma das partes mais interessante de uma trip é poder provar pratos e sabores que você dificilmente teria a oportunidade de experimentar na cidade onde vive.
Essa é, na minha opinião, uma das melhores formas de conhecer um pouco mais sobre a cultura e os hábitos do lugar que você está visitando.
Além disso, a culinária do seu destino será um fator muito importante para que você crie uma relação de amor ou ódio com ele. Você poderá voltar da viagem fazendo questão de se lembrar da última refeição, ou então, tentando esquecer os dias de barriga vazia e aguardando ansiosamente o lanche do seu voo.
No meu caso, nunca tive que recorrer aos fast foods e miojos da vida por não gostar da comida do país que estava conhecendo. Parte disso é pelo fato de até hoje só ter viajado pela América Latina. E, apesar de cada país possuir suas particularidades e pratos típicos, muitos ingredientes são semelhantes aos que usamos no Brasil.
Ainda assim, é provável que você se surpreenda com algum prato desta lista de comidas típicas na América Latina favoritas.
# Comidas típicas na América Latina (Minhas Favoritas!)
Importante dizer: essa seleção de comidas típicas na América Latina é pessoal e baseada nos meus gostos.
Isso não quer dizer, porém, que este são os únicos pratos a serem provados em cada país e nem que sejam os mais representativos de cada destino.
Para ampliar as opções de sabores durante as suas férias, no final do texto há indicações de outros pratos típicos que você pode provar em alguns lugares.
1- Bandeja Paisa
» Onde: típico do estado de Antioquia, Colômbia
Toda semana eu aguardava ansiosamente pelo almoço de quarta- feira no instituto onde eu trabalhava em Medellín, na Colômbia. Isso porque, era esse o dia em que almoçávamos a tradicional Bandeja Paisa, um prato típico da cozinha antioquenha e que me lembrava muito o virado à paulista.
Arroz, feijão, carne moída, ovo frito, chicharrón (parecido com o torresmo), plátano frito, arepa e abacate. Eu sei, não é nem um pouco saudável, mas é uma delícia.
2- Cayeye
» Onde: costa caribenha na Colômbia
Já estava há quatro meses na Colômbia e nunca tinha ouvido falar nele, e então, o meu host do Couchsurfing em Santa Marta me disse que não poderia sair do país sem antes prová-lo.
Trate-se de um purê feito com plátano verde, queijo, molhos e outros temperos. Só posso te dizer mais uma coisa sobre ele: se for à essa região da Colômbia não vá embora sem experimentá- lo.
Leia também: 7 comidas que você deve provar na Colômbia
3- Queso Relleno
» Onde: península de Yucatán, México
A culinária do México é uma das minhas preferidas. Afinal, além das comidas serem bem temperadas, o que eu mais gosto é que sempre tem um molhinho simples mas super saborosos que acompanha.
Quando fui à um restaurante e vi a descrição desse prato não tive nenhuma dúvida de que ele seria a minha refeição: queijo Edam recheado com picadinho de carne, azeitona, ovo cozido e molho.
Leia também: Comida mexicana | pratos típicos do país
4- Pupusa
» Onde: El Salvador
Esse foi o primeiro quitute que comi em El Salvador, logo depois que cruzei a fronteira entre a Guatemala e esse pequeno país da América Central.
Para você ter uma ideia, ela é tão consumida no país que em 2005 o governo salvadorenho emitiu um decreto afirmando que ela é “El plato nacional de El Salvador”.
A massa é feita de milho e se assemelha com as da tortilla e da arepa colombiana. Os recheios podem ser dos mais variados, de queijo a carne de porco com legumes.
5- Chivito
» Onde: Uruguai
Já escutei muita gente dizer com certo desdém de que o chivito, típico do Uruguai, não é nada mais do que um X- Tudo e que não merece a fama que tem. E eu até concordo que ele lembra alguns aspectos com do nosso lanche, mas mesmo assim, não deixe de prová-lo.
Apenas certifique-se de ir com fome pois os chivitos costumam ser bem grandes. O que eu comi, por exemplo, vinha com ovo, bacon, presunto, queijo, carne (não é hambúrguer), alface, tomate e azeitona.
Leia também: 12 lugares incríveis que você precisa conhecer na América Latina
6- Gallo pinto
» Onde: Costa Rica e Nicarágua
Muita gente acha que arroz com feijão é um prato popular apenas no Brasil, mas não é bem assim.
Na América Central, por exemplo, esses ingredientes estão presentes em todos os países. Os dois que mais consomem são a Costa Rica e a Nicarágua, e nome dado essa combinação é Gallo Pinto.
Por outro lado, a grande diferença para os nossos hábitos é que o feijão não estará com aquela fartura de caldo que estamos acostumados. O arroz e feijão são misturados e fritos até ficarem tostados. Outra diferença significante é que muita gente consome o gallo pinto como café da manhã.
7- Tamales
» Onde: Diversos países latino americanos
Esse é um prato encontrado em vários destinos da América Latina, principalmente na América Central e no país onde provei o melhor da minha vida: México.
A massa de milho é parecida com a nossa pamonha, a grande diferença é que os tamales podem levar como recheio frango, carne desfiada ou praticamente qualquer outra coisa que você desejar.
8- Ceviche
» Onde: típico do Peru, mas consumido em grande escala em outras regiões da América do Sul, como por exemplo, na costa equatoriana e no Chile.
A primeira vez que experimentei ceviche na vida foi durante meu primeiro mochilão pela Bolívia e Peru. Tenho que admitir que foi a contra gosto, nunca tinha experimentado “peixe cru” e era avesso a essa ideia.
Por livre e espontânea pressão dos meus amigos pedi um prato no meu último jantar da viagem e sou grato a eles até hoje. Simplesmente foi a melhor refeição que fiz durante toda a trip.
9- Empanadas
» Onde: Argentina e Chile
Confesso que não sou grande fã da culinária argentina, mas se tem uma coisa que eu comi com muito gosto enquanto estava viajando por lá foram as empanadas. São perfeitas para um lanche rápido, podem ser encontradas em qualquer lugar, custam pouco e são muito saborosas.
Além disso, possuem vários sabores diferentes. A minha preferida é a tradicional assada e de carne.
Vale lembrar também que o Chile é outro país onde é as empanadas fazem sucesso.
Leia também: 7 Patrimônios Culturais da UNESCO para você conhecer na América Latina
10- Feijoada
» Onde: Braaaaasil
No tempo em que trabalhei em um hostel na Nicarágua havia mais dois brasileiros que trabalhavam comigo. Independente de qual fosse o assunto da nossa conversa, de alguma maneira ele se desviava para pastel, coxinha, pão francês, e claro, feijoada.
Fiquei um bom tempo pensando sobre qual prato brasileiro eu incluiria nessa lista. Afinal, em um país com tantos sabores como o nosso, escolher apenas um é uma tremenda injustiça com os tantos outros que existem (e que eu também adoro). No entanto, depois de me lembrar da felicidade que senti ao comer uma feijoada depois de 11 meses, foi fácil decidir.
+ Dicas de comidas típicas na América Latina
Na Argentina e no Uruguai, além da empanada e do chivito, as medialunas, os alfajores e o doce de leite são outras iguarias amplamente consumidas nos dois países. Além de claro, carnes e vinhos.
No Chile, quem curte frutos do mar se dará bem! Salmão, congrio, curanto, mariscal e ceviche estão sempre à mesa. Outros pratos tradicionais são a cazuela (sopa), o pastel de choclo (uma espécie de escondidinho feito com creme de milho), e o chacarero (um sanduíche imenso com muita carne!). Para tomar, além do vinho vale experimentar o mote con huesillos e o terremoto.
No Peru, além do ceviche, outros pratos latinos a serem provados, são: ají de gallina, causa rellena, rocoto relleno, lomo saltado e o cuy, este último algo parecido com um porquinho-da-Índia.
Na Bolívia, assim como em outras regiões andinas, as zilhões de variedades de batatas estão sempre à mesa. As empanadas, também muito consumida em outros países, sofreram uma pequena modificação em terras bolivianas e recebem o nome de saltenha. O pique macho, o majao e a truta, também são pratos típicos deste país.
Na Colômbia, nada é mais tradicional do que a arepa – uma massinha que serve de acompanhamento nas refeições principais, mas que pode servir como uma refeição quando recheadas com outros ingredientes. Além disso, prove também o patacón, o ajiaco e o sancocho.
Por fim, se acaso tiver outras dicas de comidas típicas na América Latina, me conte aí nos comentários! =)
Blogagem Coletiva
Esse post faz parte de uma Blogagem Coletiva com o tema Viagens Gastronômicas.
Quem for ao Peru, especialmente a Cusco, não pode ir embora sem comer um cuy! Mais do que comida, é uma experiência antropológica! 😛
E falando em ceviche, me lembro do que comi em Lima, logo que cheguei lá. Tava uma delícia, mas fortíssimo! Quase fui a nocaute no primeiro dia de viagem!
Vaaaaleu pela dica, Heitor!
Realmente, tem que tomar cuidado pra não perder a viagem por conta disso! hahaha
Abração
Empanadas e ceviche… hummmm… adoro! Fiquei curiosa com os demais pratos.
São uma delícia também Andrea!!!
🙂 🙂 🙂
Uma empanada agora ia bem. Essa foto abriu o apetite!
Não é?!
Que saudade das empanadas argentinas!!!
🙂
Quanta coisa deliciosa!!! Confesso que também fiquei com um pouco de receio, quando experimentei o Ceviche pela primeira vez. Hoje simplesmente ADORO!!! Quando estive no México provei o Queso Relleno e achei delicioso! Ótimo post!
Muuuuita coisa boa né Alessandra?!
Que bom que gostou do post!
🙂
Quando vi a foto da Bandeja Paisa deu uma saudade enorme de Bogotá. Comemos no almoço quando estivemos lá e o ceviche foi nosso prato diário durante a semana que ficamos em San Andrés. Bom demais, pedíamos como entrada no almoço ou prato principal no jantar. Adoramos. E claro que nossa feijoada não poderia ficar de fora desse lista hein! Faço na panela de barro e cozinho no carvão em nossa casa de praia, modéstia à parte, fica show.
Que delííícia Ceviche a semana inteira!!!
🙂 🙂 🙂
Fiquei com meeeega vontade de experimentar essa feijoada!
🙂
Adorei o post, Murilo!! Algumas aí eu não tinha ouvido falar!
O tamales me deixou com água na boca!
São uma delícia mesmo Gê!
🙂
Tem como não amar a América Latina? Amo tamales e empanadas, agora fiquei com vontade de provar Cayeye que não conheço!
Cayeye é muuuuito bom!!!
Quando fui provar achei que não gostaria… Mas amei!
🙂
Gente, quantas delícias! Tenho que confessar que conheço pouquíssimas, mas fiquei babando com as fotos! Como assim você não curte a culinária argentina??? Nossos hermanos capricham na cozinha! hehehe
Que bom que gostou Ana!!!
hahahahaha
Não é que não gosto, mas também não é aquela coisa de uuuuaaau!
hahahahaha
abraço
Que delícia!! E quanta coisa diferente. Eu amei DEMAIS a culinária chilena (e nem preciso falar do Brasil, né?), tenho muita curiosidade pra conhecer de outros países da América Latina.
Conheço beeem pouco da chilena Katarina!
Mas deve ter muuita coisa boa né?!
🙂
Abraço
Nossa foi uma aula de culinária latina!! Conhecia muito poucos!! Adorei.
🙂 🙂 🙂