Essa ideia de viajar sozinho nunca tinha passado pela minha cabeça até eu fazer meu primeiro mochilão. Isso porque, durante minha viagem pela Bolívia e Peru, eu e meus amigos conhecemos diversas pessoas que eram adeptas a esse estilo de viagem.
A princípio pode parecer um pouco estranho. Ainda mais para nós, brasileiros, que estamos acostumados a viajar na maioria das vezes acompanhados de alguém, seja amigos, família ou namorada (o).
Porém, nem sempre é possível conseguir companhia para aquela viagem que você tanto deseja. A não ser que você desista, o que eu realmente não aconselho, a única opção que nos resta é cair na estrada desacompanhado.
E, neste texto, darei a você cinco bons motivos para viajar sozinho.
Leia também: Meus 11 melhores conselhos para quem vai viajar sozinho
1- Sozinho é diferente de solitário
“Nossa, mas qual a graça de viajar sozinho, sem a companhia de ninguém?”. Ouvi essa pergunta muitas vezes quando falei que iria viajar “sozinho” durante 25 dias.
É importante deixar claro que não é porque você vai iniciar sua viagem desacompanhado, que você ficará sozinho durante todo o período em que estiver viajando, a menos que você queira.
Viajar sozinho o deixará mais disposto e aberto a fazer novas amizades.
Além disso, você encontrará pessoas que assim como você, também decidiram cair na estrada sem a companhia de conhecidos e que mesmo assim estão aproveitando (e muito) a viagem.
2- Você fará apenas o que quiser e na hora que quiser
Sabe aquela discussão de onde iremos almoçar ou então a que horas vamos sair à noite, que sempre existe quando se viaja acompanhado? Isso não acontecerá.
Quando viajamos na companhia de alguém é normal ter que se chegar a um acordo, apesar de nem sempre ser o que mais te agrada. Viajando sozinho você será o único responsável pelo que faz e pela hora que deseja fazer.
3- É uma atividade de auto-conhecimento
Esse tempo que você estiver sozinho será ótimo para pensar sobre o que você realmente gosta e o que te faz se sentir bem. Afinal, durante a nossa rotina habitual de trabalho, faculdade, amigos e mais trabalho, inevitavelmente fazemos coisas que não nos agradam muito.
Às vezes somos obrigados, outras, queremos evitar alguma discussão ou então porque queremos agradar alguém. Viajando sozinho a única vontade que importa é a sua.
Leia também: 9 dicas para você aproveitar mais sua viagem
4- Você se tornará mais responsável
Sua viagem dependerá exclusivamente de você.
Se acaso você quer ir a um lugar e não sabe como, caberá somente a você descobrir isso. Se você optou em fazer um caminho alternativo para ir à algum lugar ou então não gostou daquele restaurante que parecia ser bom, a responsabilidade é totalmente sua.
Portanto, você não poderá culpar ninguém por essas decisões.
Leia também: Viajar e suas consequências, algumas verdades que você deve saber
5- Você irá praticar muito mais outro idioma
Quando viajei com meus amigos quase nunca era o porta voz do grupo. Isso porque, ao invés de tentar praticar o bom e velho portunhol, preferia deixar essa tarefa para os que já estavam mais acostumados com a língua estrangeira.
Na ocasião em que viajei sozinho a situação foi completamente diferente. Ou eu tentava ao menos me comunicar ou então não faria absolutamente nada.
Resultado: além de aprender a me comunicar de forma mais clara e objetiva, aprendi algumas palavras em espanhol.
Ou seja, aprender praticar outro idioma – de verdade – é mas um dos vários excelentes motivos para viajar sozinho.
Evite este erro ao viajar sozinho Não contratar um bom seguro para sua viagem é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina. Portanto, clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado. E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois. |
Sempre viajei só.zurich,Colômbia,Sampa,RJ,Madrid, Argentina,Paraiba e por aí vai….
Afirmo … vc nca estará só, vc retorna com um novo leque de amigos, vc retorna se conhecendo melhor, vc se sente poderos@!
N sou anti social… o contrário… mas amo viajar só!
Super de acordo, Dinha!
🙂 🙂 🙂
Abraço
Murilo, concordo com você. A grande maioria das minhas viagens faço com o Douglas, mas as vezes não bate as datas por causa do trabalho. Ou mesmo por causa do trabalho, temos que viajar sozinhos. E vale a pena.
Claro que faz falta a companhia, tem coisas que você gostaria de comentar ou compartilhar naquele momento. Mas as vezes curtir a sua própria companhia faz muito bem. Abraço
Que bom que gostou Julia!!!
🙂
Abraço
Adorei o post! Já viajei sozinha e pude experimentar tudo isso que você falou! Foi uma experiência incrível!
abraços
Que bom que gostou Camila!
Abraço!
🙂
Achei as fotos incríveis,lugares muito lindo.
🙂 🙂 🙂
Já curti muito estrada carona mas agora menos pois moro no AC agora fsço ponte aerea devido a idade e ser sozinha….bate medinho andar por ai so.
Entendo perfeitamente Maria! hehe
🙂 🙂 🙂
Abraço
Compartilho da mesma ideia. Fiz minha primeira viagem sozinho ano passado pelo BR mesmo, e foi uma das melhores decisões que tive. Tanto que estou embarcando num mochilão sozinho pela América do Sul daqui alguns meses, sem previsão de volta. Acho que o medo sempre existe, mas o jeito é ir com medo mesmo. Acho que nessas viagens mais do que conhecer os lugares por onde passa, é sobretudo conhecer a si mesmo.
Abraço!
🙂 🙂 🙂
pretendo fazer uma dessas viagens ja estou anciosa antes mesmo de começar gostei das dicas obrigada
Que bom que gostou Sandra!
xD