Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Búzios: Roteiro para viagem de 4 dias

Não é que você precise de um roteiro detalhado para curtir Búzios. Afinal, o balneário mais badalado da Região dos Lagos é um daqueles lugares para se viajar sem muitos planos e preocupações.

Isso porque, as praias estão ali, tão próximas uma das outras, que você pode fazer e desfazer sua programação a qualquer momento.

No entanto, é importante ter ao menos uma noção de como ocupar os seus dias por um único motivo: são tantos pedaços de areia para conhecer, que dificilmente você esticará sua canga em todos eles em apenas uma viagem.

Isso, é claro, se você ficar apenas quatro dias em Búzios, que é um período razoável e que eu recomendo.

Por outro lado, se quiser uma estadia mais longa perto do mar, pode apostar que não faltarão programas para incluir no seu roteiro em Búzios.

E, com menos tempo, apesar de ser possível relaxar nas suas águas calmas e esverdeadas, você deixará de conhecer muito lugares.

Leia também: Os melhores lugares para ficar em Búzios

# Roteiro de 4 dias em Búzios

1- Chegada + Passeio
2- Praias Azeda e Azedinha + João Fernandes e João Fernandinho
3- Praias da Tartaruga, Ferradurinha, Geribá, Porto da Barra
4- Praia pela manhã + Retorno
» Reservar hospedagem em Búzios

# Dia 1: Chegada + Passeio

Como parte do seu primeiro dia de viagem a Búzios será preenchido com o deslocamento até lá, o ideal é você adequar as atividades deste dia de acordo com a sua realidade.

O cenário perfeito, obviamente, é chegar o mais cedo possível para aproveitar o restante do dia. Porém, nem sempre isso é possível.

Considerando que você esteja pronto para bater perna por volta da hora do almoço, a Rua das Pedras e a Orla Bardot podem ser sua primeira parada na cidade.

Além de começar a entender a dinâmica da região, você terá dezenas de opções de restaurantes para repor as energias.

Já sobre a atividade da primeira tarde, recomendo que você faça algum passeio de reconhecimento de área, seja por terra ou mar, com alguma agência ou por conta própria.

Um programa popular na cidade é o passeio de escuna, que irá te dar um panorama das melhores praias de Búzios. Algumas agências oferecem saídas pela tarde, o que pode ser conveniente para você.

Outra possibilidade é fazer um tour de buggy com algum guia, ou até mesmo alugar um buggy, e, por conta própria, percorrer algumas praias e mirantes da cidade. Lembrando, claro, que se você já estiver de carro fica ainda mais fácil e barato fazer o passeio.

O fim da tarde pode ser na Praia da Armação – perto do burburinho central – que é de onde se tem um pôr do sol pra lá de privilegiado.

roteiro Búzios 4 dias

Orla Bardot, no centro de Búzios

Leia também: Onde comer em Búzios [Minhas Experiências]

# Dia 2: Praias Azeda e Azedinha + João Fernandes e João Fernandinho

O segundo dia do seu roteiro em Búzios será dedicado a conhecer quatro praias bastante concorridas. E não se preocupe, pois apesar de quatro praias parecerem muito para um único dia, elas ficam próximas uma das outras.

Você pode começar pelas irmãs Azeda e Azedinha. Caso esteja hospedado no centro, pode chegar lá através de uma agradável caminhada que começa na Orla Bardot e passa pela Praia da Armação e Praia dos Ossos. O percurso, andando, leva cerca de 30 minutos.

Tanto a Azeda quanto a Azedinha possuem mar calmo e esverdeado, além de faixa de areia pequena. Para mim, formam um dos cenários mais bonitos de Búzios. A estrutura é limitada, portanto, não vá achando que terá dezenas de quiosques a disposição.

Aliás, se você gosta de uma boa estrutura à beira-mar, a urbana João Fernandes certamente te agradará. Por lá você encontrará bons lugares para comer e beber. Inclusive, a minha dica é que você faça sua refeição por lá, depois que sair da Azeda.

Para finalizar o dia, não deixe de visitar também a pequenina e simpática João Fernandinho. Apesar de ser vizinha da João Fernandes, o acesso não é pela faixa de areia, e exige uma trilha rápida de 15 minutos desde o acesso da rodovia.

passeios em Búzios

Praia Azeda

o que fazer em um roteiro em Búzios

Praia João Fernandes

Leia também: 7 coisas que você não pode deixar de fazer em Búzios 

# Dia 3: Praias da Tartaruga, Ferradurinha, Geribá, Porto da Barra

De ambiente familiar e estrutura rústica, a Praia da Tartaruga é uma boa pedida pra começar o terceiro dia do seu roteiro por Búzios. Chegue cedo e fique até a hora do almoço. Ou melhor, almoce por lá mesmo e depois vá para as outras praias indicadas.

Ao contrário do que possa parecer, a Praia da Ferradurinha não está grudada na Praia da Ferradura, mas sim, ao lado do canto esquerdo da Praia de Geribá. Por isso estes são os dois pedaçosde areia que eu recomendo que você visite.

Provando que tamanho não é documento, a Ferradurinha encanta exatamente pelo seu ambiente reservado e intimista.

Por outro lado, sua vizinha Geribá vai na contra mão das principais praias de Búzios, e oferece um mar agitado e uma faixa de areia pra lá de espaçosa.

Portanto, a Praia de Geribá é ideal para os viajantes que não gostam de ficar espremidos, ou que fazem questão de praticar alguma atividade física à beira-mar.

Para terminar o dia vá até o complexo gastronômico Porto da Barra – que fica a menos de dois quilômetros da Praia de Geribá – e curta um fim de tarde agradabilíssimo. Seja em algum bar ou restaurante, ou apenas se esbaldando com o pôr do sol.

roteiro Búzios

Praia da Ferradurinha

Búzios roteiro de viagem

Fim de tarde no Porto da Barra

Leia também: 10 pousadas baratas em Búzios [Que valem a pena]

# Dia 4: Praia pela manhã + Retorno

Se possível, programe seu retorno somente para a tarde e tenha mais uma manhã inteirinha para poder curtir alguma praia de Búzios.

Pode ser aquela que você mais tenha gostado e queira voltar, ou quem sabe um point que ficou faltando, como a Praia da Ferradura ou a Praia Brava.

+ Dicas para um roteiro em Búzios

Se bater cartão em mais de uma praia por dia não é com você, lembre-se de que nada te impede de passar um dia todo de bobeira em apenas um local.

Neste caso, recomendo apenas que você fique em alguma praia com estrutura legal, para que não tenha a preocupação com comes e bebes.

Além disso, vale lembrar que durante a alta temporada e finais de semana, as praias de Búzios costumam estar lotadas. Chegar cedo pra conseguir um lugar na areia, ou se for caso, até mesmo uma vaga no estacionamento, é extremamente recomendável.

3 lugares para se hospedar em Búzios

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Che Lagarto é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada Pôr do Sol tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Pousada Santa Fé.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Búzios.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Marcos disse:

Boa tarde, querendo ir no mês de maio de 2025, vai um mês bom ?

Murilo Pagani disse:

Oi, Marcos, tudo bem?

Pode fazer um pouco de frio, mas de modo geral, é um bom mês, sim.

Inclusive, já estive em Búzios durante um mês de maio e aproveitei a viagem normalmente.

Abraço!

Bruno Leme disse:

Bom dia Murilo, tudo bem ??
Você fez esses roteiros hospedado no centro de búzios ? ai foi indo de uber ou andando como foi ?

Obrigado pela a atenção

Murilo Pagani disse:

Oi Bruno, tudo bem e você?

Sim, fiz este roteiro em Búzios me hospedando no centro, e no caso, estava sem carro.

Depende das praias.

Azeda e Azedinha eu fui andando. Tartaruga e Geribá fui de bicicleta.

Mas há vans que circulam até algumas praias, e atualmente imagino que já tenha Uber também! =)

Abraço

Fernanda disse:

Conheci Búzios no século passado somente por algumas horas em uma parada de cruzeiro – ou seja, não vale e preciso voltar para conhecer direito rs. Não tive tempo de ir para nenhuma praia e só demos uma volta no centrinho mesmo.

Murilo Pagani disse:

Oi Fernanda, tudo bem?

Realmente, dá para fazer um roteiro de pelo menos 4 dias em Búzio e aproveitar muito mais a cidade! hehehe

Abraço

ana disse:

Búzios é maravilhosa eu voltaria várias vezes, a gente sempre acha que já viu tudo né hahhaha

Murilo Pagani disse:

Tem muita coisa para incluir em um único roteiro, né Ana?! hahaha

Dani Mi disse:

Tão difícil indicar a praia favorita em Búzios! Mas eu adoro a Azedinha e João Fernandes, na ponta do continente, e a Ferradura, do outro lado. Elas são bem distintas, mas com uma vibe muito boa.

Murilo Pagani disse:

Oi Dani, tudo bem?

Realmente, tem muitas praias bacanas para incluir em um roteiro em Búzios, né?!

Abraço

Matheus disse:

Búzios é um sonho antigo, sabe? Não falta oportunidade. Tudo no RJ é lindo e quero ir em breve visitar todos os possíveis lugares do estado.

Murilo Pagani disse:

Oi Matheus, tudo bem?

Vale muito a pena fazer um roteiro em Búzios, viu!

É um destino bem legal!

Abraço

Lulu Freitas disse:

Adoro viajar para Búzios e o seu roteiro de viagem está perfeito. Todas as praias que você listou como obrigatórias são maravilhosas. Tenho uma quedinha especial pela Ferradurinha e João Fernandes.

Murilo Pagani disse:

Fico feliz em saber que gostou do roteiro, Lulu!

Abraço