Talvez pareça muito pretensioso da minha parte, porém, na minha opinião, as atividades que há para fazer na Avenida Paulista rendem um roteiro que por si só já justificaria uma viagem a São Paulo.
Veja bem, tenho plena consciência de que a avenida mais famosa da capital paulista é apenas um recorte econômico, social e cultural limitado da maior metrópole das Américas.
Além disso, também tenho certeza de que São Paulo tem dezenas de outras atrações fascinantes espalhadas pelos quatro cantos da cidade.
Porém, o que quero dizer é que há tanta coisa para fazer na Paulista, que não é nenhum exagero considera-la uma vizinhança que vale por um destino turístico inteiro.
Aliás, isso não vale apenas para os pontos turísticos, mas também para a variedade hoteleira e gastronômica disponível na Avenida Paulista e seus arredores.
Portanto, se você gosta de visitar museus, centros culturais, shoppings e até mesmo parques urbanos, saiba que é perfeitamente possível fazer uma estada de dois ou três dias para turistar exclusivamente por estas bandas de São Paulo.
Avenida Paulista
- Tour na Avenida Paulista
- Sesc da Avenida Paulista
- Japan House
- Casa das Rosas
- Itaú Cultural
- Centro Cultural Fiesp
- Masp
- Parque Trianon
- Instituto Moreira Salles
- Cine Belas Artes
- Shoppings na Avenida Paulista
- Avenida Paulista gastronômica
- Avenida Paulista à noite
- Avenida Paulista aos domingos
- Arredores da Avenida Paulista
1- Tour na Avenida Paulista
Com quase três quilômetros de extensão, a Avenida Paulista é possivelmente um dos endereços mais conhecidos da cidade.
Por lá, espere encontrar prédios modernos, shoppings centers, um vai e vem ininterrupto de pedestres, além, de claro, muitos pontos turísticos de São Paulo.
Embora seja perfeitamente possível visitar as atrações por conta própria, uma visita guiada entrega detalhes e curiosidades dessa região, que é uma das mais turísticas de São Paulo.
Portanto, para quem está com tempo na programação, vale a pena iniciar as andanças na Paulista fazendo um passeio deste tipo.
Além de dar uma excelente orientação geográfica e conhecimento sobre os atrativos da Paulista, estes city tours também podem entregar dicas atualizadas com as melhores novidades gastronômicas da região.
» Reservar visita guiada pela Avenida Paulista (R$ 140,00)
2- Sesc da Avenida Paulista
Esta indicação de atração na Avenida Paulista é repleta de viés.
Afinal, nunca escondi de ninguém que o meu maior sonho de consumo é ter uma credencial Sesc para aproveitar tudo o que ela pode oferecer.
Ainda assim, mesmo sem a minha tão cobiçada carteirinha, durante os quatro anos em que morei em São Paulo eu sequer consigo imaginar quantas vezes estive em um Sesc.
Portanto, saiba que mesmo não sendo credenciado, você também pode utilizar alguns serviços e participar das exposições, eventos e programações abertas ao público geral.
Além de promover shows, apresentações teatrais e espetáculos culturais, normalmente os Sescs de São Paulo têm bibliotecas, área de convívio social, espaço de lazer para crianças e comedorias.
Aliás, se quiser comer bem e barato, procure a unidade Sesc mais próxima de você.
Além disso, no caso da unidade localizada na Paulista há uma atração principal: o mirante que tem vista para a avenida.
Tenha em mente, porém, que para acessar o mirante é necessário reservar uma vaga antecipadamente através do aplicativo Credencial Sesc SP.
» Endereço: Av. Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo.
» Horário:
- Terça a sexta, das 10h às 21h30.
- Sábado e domingo, das 10h às 18h30.
» Preço: Gratuito.
3- Japan House
A Japan House é uma instituição dedicada a promover a cultura japonesa contemporânea em suas diversas formas.
Inaugurada em maio de 2017, a Japan House se destaca por suas exposições, eventos, workshops, palestras e atividades que oferecem aos visitantes uma imersão autêntica na riqueza cultural do Japão.
Projetada pelo renomado arquiteto japonês Kengo Kuma, a arquitetura da Japan House busca equilibrar elementos tradicionais japoneses com uma estética moderna, refletindo a fusão entre tradição e inovação.
Sobre as exposições, a instituição realiza uma curadoria que abrangem diversas áreas culturais, como por exemplo, arte, design, moda, arquitetura e tecnologia.
Essas mostras apresentam tanto artistas japoneses contemporâneos quanto iniciativas que exploram as tradições culturais do Japão sob uma perspectiva moderna.
Por fim, impossível não mencionar que o local tem ainda um café e um restaurante, possibilitando aos visitantes experimentar a culinária japonesa e proporcionando um passeio multisensorial que complementa as atividades culturais.
» Endereço: Avenida Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo.
» Horário: Terça a domingo, das 10h às 18h.
» Preço: Gratuito.
4- Casa das Rosas
A Casa das Rosas ocupa um imóvel histórico construído no início do século XX, em 1935.
Originalmente conhecida como “Villa Penteado”, a casa foi projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, sendo que a arquitetura é marcada por influências clássicas e detalhes ornamentais que caracterizam a época.
A Casa das Rosas é reconhecida por sua forte ligação com a literatura.
O espaço abriga uma extensa programação de eventos literários, incluindo lançamentos de livros, saraus, palestras, debates, workshops e encontros com escritores renomados.
Além destas atividades, a Casa das Rosas realiza exposições de artes visuais, fotografias e projetos culturais.
Normalmente, essas exposições dialogam com a literatura, criando uma abordagem multidisciplinar que enriquece ainda mais a experiência dos visitantes.
Por fim, para completar o passeio, a área externa chama atenção por causa do seu jardim bem cuidado e pela sua cafeteria cheia de carisma.
» Endereço: Avenida Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo.
» Horário: Terça a domingo, das 10h às 17h30h.
» Preço: Gratuito.
5- Itaú Cultural
O Itaú Cultural ocupa um prédio moderno e distintivo na Avenida Paulista, sendo uma referência arquitetônica na região.
O espaço se destaca por sua programação diversificada, que engloba artes visuais, música, literatura, teatro, cinema, entre outras manifestações culturais.
Dentre as exposições de artes visuais, destaque para a atenção em celebrar a diversidade e a riqueza da produção artística brasileira.
Essas exposições podem incluir obras de artistas contemporâneos, instalações interativas e projetos que exploram temas relevantes para a sociedade.
» Endereço: Avenida Paulista, 149, Bela Vista, São Paulo.
» Horário: Terça a domingo, das 11h às 20h.
» Preço: Gratuito.
6- Centro Cultural Fiesp
Trata-se de um espaço multifuncional que oferece uma ampla variedade de atividades culturais, educativas e artísticas para o público em geral.
Inclusive, uma característica marcante do Centro Cultural Fiesp é a política de entrada gratuita para a maioria de suas atividades.
Além de exibir exposições de arte temporárias que abrangem diferentes formas de expressão, desde pinturas e esculturas até instalações artísticas contemporâneas, o local também se destaca pela vasta programação de artes cênicas.
O Centro Cultural Fiesp possui um teatro que recebe espetáculos teatrais, apresentações de dança, concertos e outras manifestações artísticas.
Além disso, outra particularidade deste centro cultural é a sua dedicação em promover festivais de diferentes áreas, como por exemplo, o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), que é um dos eventos mais aguardados do ano.
» Endereço: Avenida Paulista, 1.313, Bela Vista, São Paulo.
» Horário: Terça a domingo, das 10h às 20h.
» Preço: Gratuito.
7- Masp
Localizado em plena Avenida Paulista, o museu mais icônico de São Paulo é uma parada disputadíssima entre os viajantes.
E não é para menos, afinal, além de sua arquitetura moderna inconfundível, projetada por Lina Bo Bardi, o Masp ostenta um dos acervos mais valiosos da América Latina.
O museu abriga uma extensa coleção de arte brasileira e internacional, incluindo pinturas, esculturas, fotografias e artes decorativas.
As exposições ficam distribuídas em quatro andares, sendo que para conhecer com calma tudo o que o museu tem para oferecer é bom reservar algumas horas do dia.
Para saber exatamente quais as exposições que estão em cartaz, ou até mesmo as futuras, basta clicar aqui.
» Endereço: Avenida Paulista, 1578, Bela Vista, São Paulo.
» Horário:
- Terça, das 10h às 20h.
- Quarta a domingo, das 10h às 18h.
» Preço: R$ 70,00 (inteira).
» Entrada gratuita toda terça-feira.
8- Parque Trianon
Entrar no Parque Trianon é como cruzar um portal entre dois mundos.
Isso porque, de um lado há prédios enormes, trânsito e o agito da Avenida Paulista. Do outro, há árvores gigantes, tranquilidade e algumas vezes até o cantar dos passarinhos.
Inaugurado em 1892, esse parque possui uma vegetação tropical remanescente da Mata Atlântica.
Situado em frente ao maior museu de arte do país, o MASP, o acesso não poderia ser mais fácil.
Afinal, além de estar praticamente ao lado da estação de metrô Trianon, há diversas linhas de ônibus passam em frente ao parque.
» Horário: Diariamente, das 6h às 18h.
» Preço: Gratuito.
9- Instituto Moreira Salles
Atuando como um importante centro cultural na Avenida Paulista, o Instituto Moreira Salles (IMS) se destaca como uma instituição dedicada à promoção e preservação da cultura brasileira.
Fundado em 1992, o IMS tem como objetivo oferecer exposições, eventos culturais, cursos, pesquisas e outras atividades que enriquecem a compreensão e apreciação das diversas formas de expressão artística e histórica no Brasil.
Ainda assim, não dá para negar: a grande vocação do Instituto Moreira Salles são as suas exposições fotográficas, que esbanjam uma curadoria impecável.
Além disso, o IMS na Avenida Paulista possui um espaço dedicado à sétima arte.
Com salas de cinema equipadas com tecnologia de ponta, o instituto exibe uma programação diversificada, incluindo filmes clássicos, produções contemporâneas e obras independentes.
» Endereço: Avenida Paulista, 2424, Bela Vista, São Paulo.
» Horário: Terça a domingo, das 10h às 20h.
» Preço: Gratuito.
10- Cine Belas Artes
Localizado na Rua da Consolação, quase na esquina com a Paulista, o Cine Belas Artes é um dos cinemas mais tradicionais de São Paulo, conhecido por sua longa história e contribuição para a cena cultural da cidade.
Inaugurado em 1967, o cinema rapidamente se tornou um ponto de referência para os amantes da sétima arte, exibindo produções nacionais e internacionais fora do circuito comercial tradicional.
Além disso, a atmosfera única do Cine Belas Artes é influenciada não apenas pelas produções cinematográficas, mas também pela arquitetura e ambiente do próprio cinema.
Com uma estética vintage, o local proporciona uma experiência autêntica através do charme clássico e aconchegante das salas de projeção antigas.
Ao longo das décadas, o Cine Belas Artes enfrentou desafios comuns a cinemas independentes, como a concorrência com grandes redes e as mudanças na indústria cinematográfica.
Inclusive, o cinema ficou de portas fechadas entre os anos de 2011 e 2014.
No entanto, a persistência e o apoio da comunidade levaram a iniciativas de revitalização e campanhas para preservar esse ícone cultural.
» Endereço: Rua da Consolação, 2.423, Consolação, São Paulo.
» Horário: Consultar horários das sessões disponíveis.
» Preço: entre R$ 20,00 e R$ 36,00.
11- Shoppings na Avenida Paulista
Embora existam outros endereços mais apropriados para fazer a compras em São Paulo, a depender, é claro, das suas pretensões, a Avenida Paulista tem um grande número de shoppings centers e lojas comerciais.
Ainda assim, mesmo que você não se empolgue com este tipo de “atração”, saiba que os shoppings na Avenida Paulista funcionam como ótimos pontos de apoio durante a turistagem.
Afinal, é possível se abrigar de uma chuva não anunciada, se refrescar do calorão com alguns minutos de ar condicionado, recarregar o celular ou até mesmo ir ao toalete.
Independentemente de quais sejam as suas intenções, seguem abaixo os principais shoppings centers e galerias comerciais na Avenida Paulista:
- Shopping Pátio Paulista.
- Boulevard Monti Mare.
- Top Center Shopping.
- Shopping Cidade São Paulo.
- Shopping Center 3.
- Conjunto Nacional.
12- Avenida Paulista gastronômica
A Avenida Paulista, e principalmente o seu entorno, tem bons restaurantes que cumprem a função de servir uma refeição caprichada.
Além disso, também há uma grande variedade de cardápios para você deixar o seu estômago contente.
Inclusive, antes de ir até algumas das indicações abaixo recomendo que você consulte o menu disponível nos perfis de Instagram de cada local para verificar se os sabores e preços são adequados à sua fome.
- Bovinu’s Grill Paulista.
- Sabah Cozinha Árabe.
- Restaurante Vegetariano e Empório Boa Saúde Paulista.
- Café Creme.
- Manai Gastronomia.
- Athenas Restaurante.
- A Baianeira (Masp)
- Padaria Bella Paulista.
- Balaio (Instituto Moreira Salles)
- Riviera Bar e Restaurante.
- Restaurante O Mineiro SP.
13- Avenida Paulista à noite
A noite na Avenida Paulista não é tão agitada quanto o dia.
Afinal, seu movimento mais intenso está ajustado com o horário comercial dos escritórios e lojas da região.
Ainda assim, desde que não se espere atrações fora do óbvio, é possível encontrar alternativas que preencham a programação noturna.
De modo geral, os lugares para ir à noite na Avenida Paulista se resumem a bares, restaurantes, teatros e cinemas.
Aumentando a área de cobertura, como por exemplo, pela Rua Augusta, dá até mesmo esticar a diversão madrugada adentro em alguma casa noturna estilo inferninho.
Por fim, seguem alguns nomes conhecidos na vida noturna da Avenida Paulista e seus arredores:
» Pub: The Blue Pub, O’Malley’s Bar, Riviera Bar e Restaurante e Blue Note SP.
» Bar Boteco: Bar Bela Santos, Chopperia Opção e Charme Paulista.
» Atrações culturais: Cine Belas Artes, Teatro Gazeta, além dos espetáculos e cinemas disponíveis nas agendas das atrações que já foram mencionadas anteriormente.
14- Avenida Paulista aos domingos
Aos domingos e feriados, das 9h às 16h, a Avenida Paulista se abre para que as pessoas possam ocupar toda a sua área sem precisar dividi-la com automóveis.
Ou seja, além dos pontos turísticos que podem ser acessado em qualquer dia da semana, aos domingos a Avenida Paulista em si se torna a sua principal atração.
Além de poder caminhar, correr ou até mesmo pedalar pela ciclo faixa aumentada, o lazer também fica por conta das apresentações de artistas independentes, comprinhas de artesanato e barraquinhas de comida – tudo isso espalhado de ponta a ponta pela avenida.
Como não poderia deixar de ser, aos domingos o fluxo de visitantes nos museus e atrações da Avenida Paulista é mais intenso.
Portanto, se você prefere visitar os lugares sem tanto auê, é melhor se programar para ir de terça a sábado.
Por outro lado, se você gosta do astral animado que só um domingo de sol é capaz de proporcionar, aproveite.
15- Arredores da Avenida Paulista
Além das atrações na Paulista também há muitos pontos turísticos que estão próximos à avenida e podem fazer parte do seu roteiro em São Paulo.
O centro histórico de São Paulo, por exemplo, que é uma vizinhança onde não faltam museus, mirante e atrações históricas, está apenas a três quilômetros de distância da Avenida Paulista.
Pelos lados do bairro de Higienópolis, dois lugares que valem o deslocamento são o Museu do Futebol e o Museu de Arte Brasileira (MAB FAAP).
Além disso, outro cartão postal de São Paulo que também está a cerca de três quilômetros é o Parque Ibirapuera.
Se for ao parque, aproveite para visitar também o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo e o Museu Afro Brasil. Este último, inclusive, está localizado dentro do próprio Ibirapuera.
Hotéis na Avenida Paulista
A Avenida Paulista e os seus arredores é turisticamente uma das melhores áreas para se hospedar em São Paulo.
Isso porque, além da variedade hoteleira de diferentes categorias, trata-se de uma região de fácil acesso e que agiliza os deslocamentos entre os principais pontos turísticos de São Paulo.
Ainda assim, vale ressaltar que a acomodação não precisa estar localizada exatamente na Avenida Paulista para se usufruir destas facilidades.
Hotéis que estão situados em ruas paralelas ou perpendiculares, ou até mesmo em bairros vizinhos da Paulista, também conseguem entregar essa comodidade.
Na minha opinião, mais importante do que estar precisamente na Avenida Paulista, é o hotel ser próximo de uma estação de metrô.
Sobre o preço dos hotéis na Avenida Paulista e seus arredores, as diárias variam bastante de acordo com a categoria da acomodação.
Por isso, recomendo sempre consultar os valores atuais disponíveis no site Booking.com e filtrar as hospedagens de acordo com as suas preferências hoteleiras.
Dá para pagar desde R$ 75,00 por uma cama em um dormitório compartilhado de hostel, a R$ 2.800,00 na suíte de um hotel cinco estrelas.
Por fim, seguem abaixo alguns hotéis na Avenida Paulista e seus arredores que são bem avaliados pelos hóspedes ou oferecem um bom custo-benefício:
- Soul Hostel ($)
- Hotel Brigadeiro ($)
- Ibis Budget São Paulo Paulista ($$)
- Mercure São Paulo Paulista ($$)
- Central Park Flat Jardins ($$)
- TRYP by Wyndham São Paulo ($$$)
- Renaissance São Paulo Hotel ($$$)
» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outros hotéis na Avenida Paulista.