“Mas quem é que disse que a melhor época para se viajar é a seca?”, retrucou meu amigo, inconformado, quando lhe disse que adiaria uma viagem pois aquela era a estação chuvosa em um destino qualquer pela América do Sul.
Respondi com outra pergunta, “Ué, mas quem é que gosta de viajar e só pegar chuva?”, e, para a minha surpresa, me disse que ele era uma dessas pessoas. Afinal, como biólogo e fotógrafo, boa parte das suas trips são para fotografar determinadas espécies de anfíbios que, segundo me explicou, fica muito mais fácil quando chove.
Toda essa história é para você perceber o quanto a famosa dúvida sobre melhor época para viajar pode ser um tanto quanto relativo.
Na realidade, não há uma verdade absoluta, tudo vai depender dos seus gostos e do objetivo da sua viagem. Tem quem vá em busca de neve, aqueles que fogem do frio e aqueles que, como o meu amigo, fazem questão de viajar em épocas de chuva.
Por isso, nesse post vou te contar, de um modo geral, como é o clima nos países da América do Sul.
Quando eu eventualmente mencionar que uma época é melhor do que a outra, tenha em mente que estou admitindo que você é um “turista comum”. Ou seja, um viajante que não quer passar seus dias de férias dentro de um quarto de hotel por causa das chuvas.
No final, é você quem vai decidir qual é a melhor época para viajar pela América do Sul, de acordo com o seus gostos e datas disponíveis.
Leia também: Seguro viagem para América do Sul | Dicas indispensáveis
# Melhor época para viajar pela América do Sul
» Argentina
» Bolívia
» Chile
» Colômbia
» Equador
» Paraguai
» Peru
» Uruguai
» Venezuela, Guianas e Suriname
# Argentina
Nossos hermanos argentinos possuem o segundo maior território da América do Sul, portanto, já é de se imaginar que o clima na Argentina varia bastante de acordo com a região.
Na Patagônia, por exemplo, a alta temporada é de novembro até o começo de abril. São os meses mais recomendados para práticas de atividades ao ar livre, pois os dias são mais longos e as temperaturas menos congelantes do que no inverno.
Buenos Aires vai a gosto do freguês, ou melhor, do viajante. As estações são bem definidas e a cara da cidade muda de acordo com a época do ano. De um modo geral não tem contra indicações.
Bariloche atrai turistas principalmente durante o inverno – de junho a agosto. De fato, para quem quer ver neve essa é a melhor época do ano. Eu a visitei durante o verão e, particularmente, achei fantástico.
Para quem vai à Mendoza duas épocas costumam ser mais atraentes: durante o inverno, para aqueles que querem neve; e de fevereiro a abril para quem quer passear pelo vinhedos repletos de uva.
Ao norte do país os meses mais secos são entre junho e setembro.
Leia também: 12 destinos para conhecer na Argentina
# Bolívia
Como a maioria dos viajantes que vão à Bolívia gostam de conhecer a região andina, quase sempre é o clima nessa área que determina a data da viagem.
Considerando isso, pode-se afirmar que os meses a serem evitados são dezembro, janeiro, fevereiro e março – a época mais chuvosa.
Por outro lado, se você fizer questão de visitar o Salar de Uyuni quando o reflexo d’água no salar espelhar no céu, será necessário ir na época mais úmida.
De abril a outubro o clima é mais seco, com dias ensolarados e noites um pouco mais frias.
# Chile
A região central do Chile possui as estações bem definidas. Sobre as chuvas, elas acontecem com mais frequência durante o inverno, mas dificilmente atrapalharão uma viagem.
Aliás, os meses de junho, julho e agosto são cada vez mais procurados pelos brasileiros por causa das pistas de esqui do Valle Nevado, em Santiago.
A Patagônia Chilena segue o mesmo perfil da sua vizinha Argentina. Baixa temporada durante o inverno por causa do clima congelante, e popular durante o verão.
No norte do país o principal destino é o grandioso Deserto do Atacama, que pode ser visitado em qualquer época. Apenas atente-se que durante o inverno as temperaturas caem bastante durante à noite. Outono e primavera são períodos que costumam agradar já que as amplitudes térmicas não são tão grandes.
# Colômbia
De um modo geral, os meses com menos chuvas na Colômbia são de dezembro a abril e de julho a setembro. Outubro e novembro são meses que, normalmente, chove bastante e que eu evitaria.
Bogotá possui temperaturas frias durante todo o ano devido, principalmente, a sua altitude. Apesar de os dias serem ensolarados durante o verão, é sempre bom ter uma blusa, pois, durante a noite a temperatura costuma cair.
Em Medellín o clima é de eterna primavera o ano inteiro. Passei três meses na cidade e não usei blusa de frio nenhuma vez.
Já o caribe colombiano é uma sauna a céu aberto. As temperaturas dificilmente ficam abaixo dos 30 C, mesmo durante à noite.
Leia também: 11 destinos para conhecer na Colômbia
# Equador
Apesar de ser territorialmente pequeno, o clima no Equador sofre grandes variações dependendo da região. Os meses mais secos no país são durante o inverno, de junho até o final de agosto.
Em Quito chove bastante o ano todo. Estive na cidade durante o mês de novembro e aprendi que para aproveitar bem os meus dias, teria que acordar o mais cedo possível. Isso porque, normalmente, o tempo fechava na parte da tarde.
O Arquipélago de Galápagos é a exceção do país e não chove muito por lá, pode visitá -lo tranquilamente em qualquer época do ano.
Leia também: 7 roteiros de mochilão pela América do Sul
# Paraguai
O clima no Paraguai sofre poucas variações ao longo do ano. Com exceção dos meses de junho, julho e agosto, que são mais secos e com temperaturas amenas, nos outros meses do ano faz calor e a precipitação média é de 130 mm ao mês.
# Peru
Destino cada vez mais popular entre os brasileiros, a alta temporada no Peru vai de maio a agosto, sendo os meses de junho e julho os mais concorridos. Isso porque, essa é a estação seca na região andina e ideal para quem quer praticar trekkings, ou conhecer Cusco e Machu Picchu sem chuva.
Lima é uma das capitais mais secas da América do Sul. Se você pretende viajar somente para essa cidade, as chuvas não são motivos de preocupação.
Outra região com pouquíssima chuva é o litoral peruano. Durante o inverno, porém, pode haver frequentemente uma camada de neblina pairando no ar. Por causa disso os meses mais procurados são durante o verão.
Na área amazônica o clima é bastante úmido durante o ano inteiro.
Leia também: 10 dicas essenciais para um mochilão na América do Sul
# Uruguai
As chuvas no nosso vizinho Uruguai são bem distribuídas ao longo do ano. Não há uma estação especifica em que a precipitação seja muito maior do que nas outras.
O país costuma ser muito visitado no verão, já que boa parte dos turistas aproveitam a viagem para conhecer algumas praias uruguaias.
Estive na cidade duas vezes e ambas durante o outono. Os dias eram claros, ensolarados e ventava bastante. Durante à noite as temperaturas baixavam um pouco.
Quem não gosta de frio deve evitar o inverno. Embora a temperatura média não seja tão baixa, não é raro a sensação térmica chegar a 5 C.
# Venezuela, Guianas e Suriname
Localizados acima da linha do Equador, inverno é uma palavra que, praticamente, não faz parte do vocabulário nesses países. As temperaturas só ficam baixas quando você começa a viajar por regiões acima dos 800 metros de altitude, na Venezuela, por exemplo. Fora isso o calor é constante.
De dezembro a abril é quando menos chove nesses países.
Mais do que se preocupar com clima, nestes países é preciso estar atento sobre as condições econômicas e políticas atuais na região. Afinal, historicamente, é um pedaço da América do Sul bastante conturbado e nem sempre seguro para viajar.
+ Dicas de quando viajar pela América do Sul
>>> Antes de finalizar as dicas sobre qual a melhor época para viajar pela América do Sul, vale lembrar que não devemos encarar a meteorologia como lei nas nossas viagens. Elas até podem nortear o nosso planejamento, mas convenhamos, o clima varia muito na maior parte desses destinos.
Além disso, há inúmeros fatores que podem ocasionar mudanças climáticas de uma hora para outra. Sempre haverá aquela chuva inesperada, aquele frio fora de hora, ou então, aquele tempo bom depois de semanas de dilúvio. Lembre-se de que o fator sorte não pode ser previsto.
>>> A ideia desse artigo é te dar um panorama geral do clima em alguns dos principais destinos na América do Sul, o ideal é que você faça uma busca mais especifica de acordo com as cidades que pretende conhecer.
>>> Lembre-se de que lugares com maior altitude, mesmo localizados em países considerados de “eterno verão”, tendem a ter temperaturas mais baixas.
>>> Você deve estar sentido falta do nosso Brasil nessa lista, acertei? Mas não pense que me esqueci dele. Como ocupamos quase metade da América do Sul e temos um clima mega diversificado, decidi deixá-lo de fora desse texto e escrever um post somente sobre ele.
>>> Tem outras dicas sobre qual a melhor época para viajar pela América do Sul? Me conta aí nos comentários, afinal, tenho certeza de que irá ajudar outros viajante!
Evite este erro na sua viagem pela América do Sul Não contratar um bom seguro para sua viagem pela América do Sul é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina. Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado. |
Boa noite, nunca fiz um mochilão, eu farei na segunda quinzena de Jan/22 porém eu gostaria muito de incluir Machu Picchu e Salar de Uyuni na lista, eu entendi que é uma época de chuva, mas ainda assim é possível visitar ou local ou você acha que fica inviável? Muito obrigada pelas vááárias dicas preciosas.
Oi, Liene, tudo bem?
Que bacana!
Olha, é arriscado no sentido de você perder um dia ou outro de passeio por causa da chuva.
No meu caso, eu sempre prefiro evitar estas épocas.
Abraço
Oláaa!!! Qual roteiro você recomenda pra uma viagem que se inicia no dia 14/03/21 e vai até dia 7/04/21??
Oi Isabella, tudo bem?
Depende do tipo de lugar que você quer conhecer!
Nesta época há muitas possibilidades: Uruguai + Argentina, Chile + Norte da Argentina, Colômbia + Equador…
Evitaria Bolívia e Peru porque costuma chover nestes meses. O período de seca nos principais destinos destes dois países começa em maio.
Abraço