De todas as burocracias que existem no nosso país, acredito que o processo de como tirar passaporte brasileiro seja uma das mais simples.
É claro que, assim como qualquer outro documento, para emiti-lo deve-se seguir algumas etapas. Porém, com os documentos necessários em mãos, tudo deve ocorrer sem grandes complicações.
Ainda assim, se você já tem a data da sua viagem programada, a primeira dica que dou é não deixar para fazer isso na última hora. Apesar do procedimento ser bastante fácil, seu passaporte não ficará pronto de um dia para o outro.
Caso esta seja sua primeira viagem ao exterior e você ainda não sabe por onde começar, neste post irei te mostrar o passo a passo para tirar o seu primeiro passaporte.
Além disso, também vou te contar como são os procedimentos para renovação de passaporte, como emitir um passaporte de emergência e o que você deve fazer caso tenha seu passaporte roubado no exterior.
Leia também: 11 dicas essenciais para uma primeira viagem de avião
# Passo a passo para tirar passaporte brasileiro
O órgão responsável por emitir o passaporte brasileiro é a Polícia Federal. É em algum de seus postos de atendimento que você deverá comparecer para levar os documentos necessários, e depois que ele estiver pronto é lá que você também irá retirá-lo.
Porém, antes disso, existem algumas etapas que você deve cumprir, como por exemplo: reunir toda a documentação, pagar o boleto referente à taxa cobrada e agendar o seu atendimento.
Leia também: Seguro viagem barato | Dicas para não se arrepender depois
1- Documentação necessária
Para tirar o passaporte você precisará apresentar uma série de documentos originais.
Alguns bem básicos, como Carteira de Identidade e CPF, e outros que não utilizamos com tanta frequência, como Título de Eleitor, comprovante de que votou nas últimas eleições e documento que comprove a quitação com o serviço militar.
Para que você não se esqueça de nenhum documento, clique aqui para consultar a lista completa que está no site da Polícia Federal.
2- Inicio do processo de solicitação e pagamento da GRU
Depois de verificar se você está em ordem com todos os documentos necessários, o próximo passo para tirar passaporte é fazer a solicitação no site da Polícia Federal através deste link.
Você terá apenas que preencher informações pessoais e, no final, irá emitir o boleto (GRU) para pagar a taxa de emissão, que atualmente é de R$ 257,25.
Pague a taxa respeitando a data de vencimento do boleto. O próximo passo para tirar passaporte só será realizado depois que o pagamento for feito.
3- Agendamento do atendimento
Após pagar a GRU, você deverá agendar a sua ida à Polícia Federal através deste link. Você decidirá em qual posto de atendimento irá comparecer, data e horário. Estes dois últimos itens você escolherá de acordo com a agenda do posto de atendimento. Ou seja, são eles que irão te mostrar quais dias e horários estão disponíveis.
4- Ida a Polícia Federal
Esta é uma das últimas etapas para tirar o seu passaporte. Para isso, basta comparecer no posto de atendimento que você escolheu no dia e horário agendado.
Leve todos os documentos originais necessários que você verificou no primeiro item, e não se esqueça de levar também o comprovante do pagamento da GRU e o protocolo de solicitação de emissão de passaporte que é fornecido quando você dá inicio ao processo (item 2).
5- Retirada do passaporte
Depois de levar seus documentos no posto de atendimento da Polícia Federal é só aguardar o passaporte ficar pronto e buscá-lo.
O tempo para que ele fique pronto varia de acordo com o posto de atendimento em questão.
Você pode consultar o andamento do seu processo através deste link.
A retirada do passaporte deve ser feita unicamente pelo seu titular. Lembre-se de levar um documento de identidade para retira-lo.
# Passaporte para menores de idade
Pais ou responsáveis que darão entrada para emissão de passaporte para menores de idade, devem se atentar aos documentos específicos para este tipo de procedimento.
» Confira aqui todas as exigências para a emissão de passaporte para menores de idade.
# Como renovar o passaporte?
Atualmente o passaporte brasileiro tem validade de dez anos. Após esse período você precisará de um novo documento.
Importante: não há renovação de passaporte. Você terá que seguir todas as etapas para emitir um novo. E, além dos documentos indicados no item 1, você também deverá apresentar o passaporte anterior quando comparecer ao posto de atendimento da Polícia Federal.
# Passaporte de Emergência
Caso você não possa esperar o tempo normal para a emissão do passaporte, em algumas situações é possível emitir um passaporte de emergência.
Porém, vale lembrar que a Polícia Federal tem suas próprias definições de urgência. No caso, entende-se por emergência situações que não puderam ser previstas, e não situações criadas pelo descuido dos próprios cidadãos.
Algumas delas, são: catástrofes naturais, conflitos armados, necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau, motivo de ajuda humanitária e outros casos que seguem essa linha.
» Confira aqui todos os detalhes sobre passaporte de emergência
# Perdi meu passaporte, e agora?
Ninguém quer perder ou ter o passaporte roubado durante uma viagem, porém, imprevistos acontecem e precisamos estar preparados para este tipo de coisa.
De uma forma resumida, caso isso aconteça contigo, você precisará fazer uma denúncia de roubo ou extravio com a polícia local, e depois comparecer ao consulado ou embaixada para solicitar um novo documento.
Inevitavelmente isso trará mais burocracia e alguns gastos extras para a sua viagem. Porém, não há pra onde fugir.
Para um passo a passo de como proceder leia o texto do blog Viajei Bonito, “O que fazer em caso de perda ou furto do passaporte no exterior”.
Evite este erro na sua viagem internacional Não contratar um bom seguro para sua viagem internacional é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina. Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado. E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois. |
Primeiramente abrigado pelas informações. O Blog ta super completo, com muito conteúdo útil pra galera, li vários artigos do Blog e com certeza estou mais confiante para meu 1º mochilão.
Tenho os recursos financeiros para viajar no minimo 40 dias pela America do Sul, vou passar uns dias no Uruguai e na Argentina somente passo por Buenos Aires depois sigo um rumo mais aventureiro no Chile, Bolívia e por fim Peru.
A dúvida que não quer calar, pesquisei que nenhum dos destinos exige passaporte, mas continuo intrigado em passar por todos estes lugares sem ele, detalhe é que foi a pouco a decisão devido uma questão financeira, e tenho 1 mês apenas para dar inicio a viagem e creio que o documento não ficara pronto a tempo.
Faaala Gustavo, tudo bem?
Que bacana… Fico contente em saber que as dicas estão te ajudando! =)
Uma baita viagem, hein?!
Em relação ao documento, para estes países você pode viajar somente com o RG mesmo. No entanto, ele precisa estar em bom estado de conservação e você tem que ser facilmente reconhecido na foto. Esses cuidados não é uma regra, mas boas práticas para que você não tenha nenhum problema!
Eu mesmo nas minhas últimas viagens a Argentina fui somente com o RG. Atente-se, porém, que ao entrar com o RG, na hora da migração você receberá um papelzinho que é o comprovante com a data da sua entrada no país. Guarde esse papel pois você precisará apresenta-lo na hora que for embora!
Abração