Ir ou não ir, esse foi meu dilema à respeito de El Salvador durante boa parte da viagem pela América Central.
Diferente da sua vizinha Honduras, ele não era um lugar que eu teria que passar obrigatoriamente para chegar da Nicarágua até a Guatemala. Porém, com um pequeno desvio de rota seria possível conhecer esse país com um território menor que o estado de Sergipe, e depois seguir viagem para o norte.
Conversando com outras pessoas que já tinham passado por El Salvador, a dúvida só aumentava.
Isso porque, enquanto alguns diziam que o destino não tinha nada de especial e que não valeria a pena conhecê-lo, outros me encorajavam falando que apesar de pequeno, era fácil passar dez dias aproveitando as mais diversas paisagens.
Leia também: Roteiro de 10 dias em El Savador
# Enfim, El Salvador!
Fui.
E o que posso dizer é que El Salvador foi minha maior surpresa pela América Central.
Talvez ele tenha me surpreendido tanto pelo fato de eu ter ido sem nenhuma expectativa, ou talvez não.
Praias, vulcões, lagos e ruínas formam belas paisagens, porém nada disso me surpreendeu mais do que os salvadorenhos. Se até então o povo mais amável e receptivo que eu havia conhecido eram os colombianos, depois de ir a El Salvador já não tenho tanta certeza.
Cada pedido de informação era sempre atendido com um sorriso no rosto e um “Bienvenido a El Salvador”.
Aliás, um alemão que conheci em um hostel me contou que o território salvadorenho estava sendo o país mais fácil de toda América Latina para viajar sem falar espanhol, graças ao interesse das pessoas em ajudá-lo quando precisava de alguma coisa.
# Os dois lados da moeda
É uma pena que informações como essa não são notícias nos grandes meios de comunicação. Muito pelo contrário, afinal, a fama de El Salvador não é das melhores.
Tráfico de drogas, violência e facções criminosas – as famosas “Maras” – costumam estampar as manchetes relacionadas a esse país.
Claro que não vou ser hipócrita e dizer que não há nada disso por lá. Sim, pode ter certeza que há tudo isso e muito mais.
Seguranças armados em padarias, bares, lojas ou qualquer outro estabelecimento será uma cena comum nos seus dias em El Salvador.
Assim como a vigilância do exército, seja em um terminal de ônibus ou até mesmo te acompanhando durante um hiking em um vulcão.
No entanto, o conselho que quero te deixar é: se você está em dúvida se deve ou não visitar El Salvador, seja pela falta de segurança ou por ser um país sem grandes atrativos, é que você faça as malas agora mesmo.
Esteja certo de que você terá muito o que fazer e conhecer pelo país.
E, no final das contas, perceberá que viajar por El Salvador é mais seguro do que você imagina.
Obrigada pelo seu relato! Confesso que as vezes as pessoas me desanimam falando sobre a segurança. E penso: poxa, sou de SP aonde tem manchete de tragédia todos os dias e ainda assim tanta coisa linda pra conhecer no meu país. Estou na CR e vou sentido Mexico, vou parar na Guatemala com certeza, mas queria muuuuuuuito passar or todos os paises no caminho. Feliz em encontrar pessoas que nos motivam e mostrar que ali há sim lugares e pessoas lindas para conhecer! Obrigada Murilo 🙂
Oi Cecília, tudo bem?
Que demaaais! Saudades dessa trip! hehehe
El Salvador é bem legal, e sobre a questão de segurança, os lugares turísticos são bem tranquilos!
Pra te deixar mais confortável, deixarei abaixo o link de um texto do pessoal do blog 360Meridianos. Além de relatar a experiência de uma mulher, eles foram pra lá a menos tempo do que eu! =)
Espero que ajude!
>>> https://www.360meridianos.com/dica/el-salvador-seguranca
Abração
Murilo, você acha que é possível ir à El Salvador sem saber falar espanhol? Dá pra se virar?
Pois fui à Montevideo sem saber falar quase nada de Espanhol e fiz uma viagem tranquila pois as pessoas tinham paciência em nos escutar e se fazerem entender. Gostaria de saber se em El Salvador também é possível.
Oi Tais, tudo bem?
Olha, o pessoal de El Salvador foi um dos mais simpáticos e prestativos que conheci na América Central.
Inclusive, conheci um alemão por lá que também comentou que viajar por El Salvador estava sendo mais fácil do que em outros países que falam espanhol, por conta da atenção das pessoas!
Então acho que será tranquilo sim!
Abração
A primeira foto do seu post é onde? Não tem legenda.
Grata!
Ops,falha nossa Suellen! Vulcão Santa Ana!! abz
Incrível! vlw
Ótimo post, acredito que visitarei em breve.
Valeu Fernando! É um país que recomendo sem sombra de dúvidas…