Embora o verão seja a época do ano em que as pessoas mais viajam pela América Latina, nem todos os destinos são tão indicados para se visitar de dezembro a março. Afinal, junto com o sol e calor, em muitos lugares chegam também as chuvas frequentes.
E aí, o viajante que achava que teria uma viagem cheia de aventura, descobrindo belas paisagens ou colocando o bronze em dia, acaba tendo uma experiência no mínimo frustrante.
É claro que com o tempo maluco que anda fazendo no mundo inteiro, previsões que não se concretizam passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Além disso, sempre tem o viajante sortudo que mesmo viajando na época menos recomendada, encontra o clima perfeito para as suas atividades e passeios.
Porém, se você gosta de aumentar a sua chance de não ter as férias prejudicadas por conta das chuvas, neste post eu indicarei sete lugares para você curtir sua viagem de verão pela América Latina.
Leia também: Por que eu sou apaixonado por viajar pela América Latina?
1- Brasil
Eu sei, viajar pelo Brasil durante o verão é complicado. Tem Réveillon, tem férias escolares e tem Carnaval. Tudo isso faz os preços se tornarem surreais e verdadeiros paraísos ficarem abarrotados de viajantes.
Além disso, há o inconveniente que já citei no início do texto: as chuvas em diversas regiões do país.
Porém, mesmo assim é possível fazer uma viagem longe das multidões, sem gastar muito e sem se molhar.
A primeira dica é, se você puder viajar entre os dias 1 e 26 de dezembro, você estará praticamente imune aos aborrecimentos mencionados.
Já se você não tiver como escapar de janeiro, que tal aproveitar para conhecer grandes cidades, como São Paulo ou Belo Horizonte?
Além de ter diversas atrações culturais que são em lugares fechados, as metrópoles brasileiras costumam ter programações especiais para os meses de férias.
Já se sua ideia é curtir o carnaval, estas mesmas cidades têm se destacado com blocos pra lá de animados nos últimos dois anos.
Se você faz questão de praia, as mais indicadas para o verão são as do Nordeste. Não será barato e as sombras na areia estarão concorridas, mas é por lá que você terá mais garantia de sol.
2- Uruguai
O verão é, para mim, a melhor época para viajar pelo Uruguai. Afinal, como muitas cidades turísticas têm o mar como principal atração, este é o período do ano ideal para conhecer as cada vez mais populares praias uruguaias.
O tempo é firme na maior parte do país e você pode aproveitar para ir além do litoral, esticando a viagem até Montevidéu e Colonia del Sacramento.
Mas atenção: não pense que você será o único a querer aproveitar os dias de sol. Esta é a alta temporada por lá, portanto, espere encontrar muitos viajantes pelo caminho.
Inclusive, em pequenos vilarejos, como Punta del Diablo e Cabo Polonio, o ideal é reservar sua hospedagem o quanto antes.
Outros destinos que você pode incluir no seu roteiro é a badalada (e cara) Punta del Leste, e a despretensiosa La Paloma.
Leia também: 10 dicas essenciais para um mochilão na América do Sul
3- Patagônia
Para os turistas que não querem de praia, mas, ainda assim, buscam contato com a natureza, a Patagônia é um escolha certeira.
Seja no Chile ou na Argentina, você estará diante de algumas das paisagens mais inexplicáveis da América Latina. E é exatamente durante os meses de verão que você poderá aproveitar ao máximo uma viagem pra lá.
Com o clima menos traiçoeiro e os dias longos, esta é a época ideal para fazer dezenas de trilhas e conhecer cenários que parecem ter sido pintados cuidadosamente por algum renomado artista.
Reserve ao menos duas semanas para percorrer as belezas de Ushuaia, El Calafate, El Chaltén e do Parque Nacional Torres del Paine, que você certamente terá férias de verão inesquecíveis.
Porém, como tudo tem um preço, é importante lembrar que este não é um dos destinos mais baratos do nosso continente. Pelo contrário, na minha opinião, ele figura como sendo um dos mais caros.
Mas vai por mim: viajar pela Patagônia é uma das melhores experiências que você pode ter na América do Sul.
4- Colômbia
Faz mais ou menos cinco anos que os brasileiros descobriram o potencial turístico da Colômbia. E, desde então, estamos aproveitando como ninguém a sua deliciosa gastronomia, o seu povo simpático e suas paisagens estonteantes.
Aliás, não são apenas os viajantes que estão em busca de natureza que saem satisfeitos com uma viagem pela Colômbia.
É bem verdade que o Caribe de San Andrés tem sido o chamariz para a maioria dos turistas. Porém, a histórica Cartagena, a cosmopolita Bogotá e a surpreendente Medellín, não fazem feio e estão repletas de atrações que justificam qualquer viagem.
E para descobrir o que tem de melhor nestes destinos colombianos – e também em outros, como Cali, Salento, Villa de Leyva e Santa Marta – pode preparar as malas para o verão que você não irá se arrepender.
Leia também: 7 roteiros de mochilão pela América do Sul
5- Panamá
Você já pensou em passar suas férias de verão no Panamá? Se não, saiba que de dezembro a abril é a melhor época para visitá-lo.
Apesar de ser inverno por aqueles lados, já que está acima da linha do Equador, frio é algo que os panamenhos não conhecem muito bem. De quebra, nestes meses você encontrará tempo estável e ideal para aproveitar algumas praias paradisíacas.
O primeiro arquipélago que você pode visitar é San Blás. Cerca de cinco horas da Cidade do Panamá, este conjunto de ilhas contrapõem a proposta oferecida pelos principais destinos caribenhos: por aqui, nada de resorts ou sofisticação. Se por um lado a estrutura turística é bastante básica, por outro, as praias são um luxo só.
No extremo norte do país, praticamente ao lado da fronteira com a Costa Rica, quem se destaca é Bocas del Toro, outro arquipélago caribenho mas que oferece uma experiência completamente diferente da de San Blás. Bocas, apesar de simples, possui uma estrutura mais diversificada.
E como uma passagem pela Cidade do Panamá será inevitável, reserve dois ou três dias para conhecer o grandioso Canal do Panamá, seu pitoresco centro histórico, suas dezenas de shoppings centers, além de outras atrações típicas de uma metrópole.
Precisa de uma força para organizar sua viagem?
Meu e-book “América Central | 15 Roteiros Surpreendentes”, certamente pode te ajudar!!!
6- Riviera Maya
Já adianto que o México é muito mais que Cancún, Playa del Carmen e Tulum, porém, começar a descobri-lo pelo seu mar caribenho é uma ótima maneira de se apaixonar pelo país.
Embora seja uma região extremamente turística, e que tem nos primeiros meses do ano a sua alta temporada, uma viagem pelo caribe mexicano pode sair mais barato do que você imagina.
Além das praias e ilhas dignas de cartão postal, a Riviera Maya possui outras dezenas de lugares fascinantes para conhecer. Passeios a ruínas maias, cenotes e parques temáticos são apenas algumas atividades que você pode incluir na sua programação.
E claro, não faltaram bares e restaurantes para você se esbaldar com a riquíssima culinária do México.
7- Ilhas do Caribe
Aruba, Curaçao, República Dominicana, Cuba, Jamaica e outras dezenas de ilhas caribenhas, possuem a época mais seca e com menor incidência de furacão durante os nossos meses de verão, de dezembro a abril.
Portanto, basta escolher àquela que mais faz o seu estilo de viagem, ficar de olho nas promoções de passagens aéreas, e se organizar.
Afinal, já que é verão, nada melhor do que aproveitá-lo em uma praia de mar calmo, areia clara, água cristalina, e, porque não, na América Latina.
Evite este erro na sua viagem pela América Latina Não contratar um bom seguro para sua viagem pela América Latina é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina. Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado. E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois. |
Acabamos de voltar de Cuba. Além de um mergulho na história em Havana, ainda tem a parte de praia de Varadero… Já viajamos para muitos lugares, mas Cuba foi uma experiência sensacional. Vale muito!!
Oi Rejane, tudo bem?
Que demaaaais! Sou doido pra conhecer Cuba, mas ainda não consegui!
Vou me planejar para ir o quanto antes.
Abração