Durante a minha primeira trip à capital da Argentina, em 2013, fiz um péssimo planejamento para os meus dias. Aliás, me organizei tão pouco que saí de lá sem ter conhecido os lugares mais indicados para visitar num primeiro roteiro de viagem por Buenos Aires.
E não que isso seja um problema. Afinal, cada um escolhe conhecer aquilo que mais tem vontade e interesse. No entanto, fui embora com a sensação de que não soube aproveitar os meus dias na cidade.
Por outro lado, na minha última viagem a história foi outra. Com mais tempo e organização, voltei ao Brasil ainda mais encantado por Buenos Aires.
Além dos principais pontos turísticos, tive a oportunidade de ter experiências menos convencionais, como assistir a uma apresentação de um grupo de teatro independente. Com tantas surpresas que ela me revelou, percebi que Buenos Aires é daqueles destinos para se visitar mais de uma vez.
Apesar disso, não se engane: fazer um bom roteiro para a sua primeira viagem a Buenos Aires é fundamental. Ao menos se você não quiser voltar pra casa com a mesma sensação que eu voltei, em 2013.
Leia também: Onde ficar em Buenos Aires?
# Roteiro de 5 dias em Buenos Aires
» Dicas iniciais para organizar sua programação
» Chegada e La Boca
» Centro de Buenos Aires
» Puerto Madero e San Telmo
» Recoleta
» Palermo
» Programação noturna
» Melhores passeios em Buenos Aires
» O que fazer com mais tempo?
» Reservar passeios em Buenos Aires
# Dicas iniciais para organizar um roteiro por Buenos Aires
Antes de tudo vale lembrar que, neste post, irei te apresentar o que considero ser um itinerário ideal para quem vai pela primeira vez à capital argentina.
Trata-se de um roteiro clássico, que visa apresentar as principais atrações turísticas de Buenos Aires.
No entanto, é claro que você não precisa segui-lo a risca, e que pode fazer as adaptações que achar necessário para deixa-lo mais adequado aos seus gostos.
O mesmo vale para o tempo de viagem. Considero cinco dias uma quantidade razoável para uma primeira trip a Buenos Aires. Menos que isso pode ficar corrido. Já com mais dias dá pra fazer alguns passeios bate-volta.
Além disso, outro detalhe é que você não precisa seguir a sequência de dias da maneira que ela será apresentada. Pelo contrário. Certos lugares possuem dias específicos para visitar, como por exemplo, a Feira de San Telmo, a Feira da Recoleta e a visita guiada pela Casa Rosada.
Por fim, também recomendo que verifique o horário de funcionamento dos museus que pretende visitar. Além de evitar que você vá no dia que ele estiver fechado, poderá tentar se planejar para visitá-lo quando a entrada é mais barata ou gratuita.
» Clique aqui para ver preços e reservar os melhores passeios em Buenos Aires
# Dia 1: Chegada e La Boca
O primeiro dia de um roteiro de viagem nunca é aproveitado por inteiro. Isso porque, além do tempo de deslocamento que gastamos para chegar até o destino, também há outras atividades que tomam parte do nosso tempo, como fazer check-in em hotel, trocar dinheiro e outras coisas do tipo.
Ainda assim, se seu voo for pela manhã e você conseguir chegar por volta da hora do almoço, poderá aproveitar o restante do dia no bairro La Boca. Inclusive, uma tarde é tempo suficiente para você percorrer o polêmico Caminito – as ruazinhas coloridas de Buenos Aires.
Não é segredo pra ninguém que o tal Caminito é considerado por muitos uma tremenda furada – feito pra turista ver e pra levar parte do nosso dinheiro com seus restaurantes caros. Inclusive, o Tulio, do blog Aires Buenos, o incluiu em uma lista com os pontos turísticos mais PERDÍVEIS de Buenos Aires.
Aliás, eu mesmo olhava com desconfiança para o Caminito antes de conhecê-lo, e talvez tenha sido pela minha baixa expectativa, que acabei achando o passeio bastante simpático.
E já que você estará bem ao lado, vale incluir no seu roteiro uma visita a Fundación Proa – um centro cultural que está aberto de terça a domingo das 11hs às 19hs, ou a La Bombonera – a casa do time de futebol Boca Juniors.
Leia também: Como ir do aeroportos de Buenos Aires para os bairros da cidade?
# Dia 2: Centro de Buenos Aires
A primeira impressão que se tem do centro de Buenos Aires pode não ser das melhores. Porém, acredite: você encontrará lugares surpreendentes por lá.
São tantas atrações que talvez até mesmo em um dia inteiro você não consiga conhecer todos elas. Principalmente se quiser fazer todas as visitas guiadas que há nas suas construções importantes.
É por esta zona que estão alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade, como: Casa Rosada, Café Tortoni, Obelisco, Palácio Barolo, Congresso Nacional, Teatro Colón, Galerias Pacífico e o Mirante da Galeria Güemes.
Aliás, uma maneira bacana para conhecer um pouco da história de alguns destes lugares é fazer o Free Walking Tour que acontece diariamente às 15hs.
Na hora que a fome bater, se você é do tipo que gosta de restaurantes baratos, o El Nacional – a poucos metros da Plaza de Mayo – é uma boa pedida. Ou ainda as pizzarias da Avenida Corrientes podem te salvar a qualquer hora.
Leia também: 10 hotéis para ficar no centro de Buenos Aires
# Dia 3: Puerto Madero e San Telmo
Este dia será dedicado a percorrer as ruas do bairro mais novo e do mais antigo de Buenos Aires.
Embora não tenha me conquistado, Puerto Madero é uma região bastante agradável para se caminhar, tirar fotos na Puente de la Mujer, ou comer em um bom restaurante.
Por outro lado, San Telmo é aquele tipo de lugar que te fará voltar no tempo. Entre um casarão e outro, você passará por antiquários, restaurantes e algumas das cafeterias mais tradicionais de Buenos Aires.
Seu mercado, ainda que mal cuidado, possui poucas mas boas opões para comer. Vale a visita especialmente para quem gosta de apreciar belas velharias. E por falar em badulaques antigos, a feira mais famosa da cidade acontece aos domingos.
Ainda em San Telmo há dois museus que você pode incluir no seu roteiro por Buenos Aires: o Museu de Arte Contemporânea (MACBA) e o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires (MAMBA).
No fim do dia vale a pena pegar um happy hour no descolado El Banco Rojo, que tem ambiente animado, bons quitutes e preço justo.
Leia também: Quando ir para Buenos Aires | Clima e melhores meses
# Dia 4: Recoleta
Considerado por muitos o melhor bairro para se hospedar em Buenos Aires, a elegante Recoleta é uma região para conhecer sem pressa.
Uma boa ideia é começar o dia com um dos city tours em Buenos Aires que percorrem o bairro. Além de o passeio orientar sobre os principais pontos turísticos desta área, o tour termina no Cemitério da Recoleta e a partir daí você terá a tarde toda para explorar o bairro por sua conta.
A poucos minutos de caminhada do cemitério você poderá ir ao Museu de Belas Artes e à Flor Metálica, que está ao lado do imponente prédio da Faculdade de Direito. Outra construção que está bem próxima e que me impressionou foi a Biblioteca Nacional.
A uma pernada de vinte minutos, mas ainda na Recoleta, encontra-se outra atração que não costuma ficar de fora de um roteiro em Buenos Aires: a Livraria El Ateneo, famosa por estar alocada dentro de um antigo teatro.
Para os comes e bebes os cafés La Biela e Bistro Schiaffino, ambos praticamente ao lado do cemitério, não costumam desapontar.
Por fim, ainda perto do cemitério, o Recoleta Mall possui uma boa praça de alimentação. A poucas quadras você também encontrará uma filial do tradicional El Club de la Milanesa, um ótimo lugar para comer em Buenos Aires.
Leia também: Buenos Aires além do Tango | 3 espetáculos surpreendentes
5 dicas para curtir a Recoleta
# Dia 5: Palermo
Este será o último dia cheio do seu roteiro de viagem. E, para mim, nada melhor do que terminá-lo no bairro mais bacaninha de Buenos Aires.
Acorde cedo e comece o dia pelos parques de Palermo. Dedique a manhã inteira para conhecer o Jardim Botânico, o Rosedal e o Jardim Japonês. Estes três são os mais famosos e estão a uma curta caminhada de distância. Entre eles você verá outras áreas verdes bem cuidadas que deixam a região ainda mais bonita.
Com localização conveniente, o econômico Ansis Club Café Bar pode ser ideal para o seu almoço. Está a duas quadras do Jardim Japonês, e no meio do caminho de dois museus que você poderá visitar durante a tarde: o MALBA (Museu de Arte Latino Americana) e o Museu Evita.
No fim do dia rume para os arredores da Plaza Serrano e morra de dúvida para decidir em qual bar ou restaurante você irá entrar. Ou melhor, aproveite seu último dia e conheça mais de um.
Leia também: Quanto custa uma viagem para Buenos Aires?
# Dia 6: Manhã livre e regresso
Se seu voo de volta for só depois do almoço ou à noite, use o tempo livre para conhecer algum lugar que não deu tempo, ou para comprar o que ficou faltando. Afinal, um bom vinho, alfajor ou doce de leite não faz mal a ninguém.
# Programação noturna
Embora em alguns destes dias sua programação possa ir até o começo da noite, há algumas atividades noturnas pra lá de recomendadas.
Começando pelo clássico show de tango. De espetáculos simples aos mais mirabolantes, não faltará opções para a sua viagem.
Já para uma apresentação que mistura dança, música, acrobacias e interação com o público, o Fuerza Bruta é um tiro certo para quem gosta de ser surpreendido.
Outro show que não te deixará parado é o do pessoal La Bomba de Tiempo, que acontece todas as segundas na Ciudad Cultural Konex. Percussão de ótima qualidade em um ambiente um tanto alternativo.
# Passeios para incluir no seu roteiro em Buenos Aires
Além de conhecer algumas atrações de Buenos Aires por conta própria, você pode incluir na sua programação passeios guiados. Afinal, dessa forma você conseguirá aprender mais sobre os locais que estará visitando.
Embora eu já tenha indicado em outro texto quais são os melhores passeios guiados em Buenos Aires, os listarei a seguir para você decidir quais deles incluir no seu itinerário.
Para mais informações, ver preços ou até mesmo já reservar o seu passeio, basta clicar no seu nome destacado com esta cor.
» Walking tour pelas principais atrações de Buenos Aires
» Ônibus turístico
» Walking tour sobre a arte de rua em Palermo
» Visita guiada ao Palácio Barolo
» Tour guiado pelos estádios do Boca Juniors e River Plate
» Show de Tango (Show Piazzolla, Señor Tango e Tango Porteño)
» Pub Crawl
» Menu degustação em churrascaria argentina (Fogón Asado)
» Passeio bate-volta para Tigre
# O que fazer com mais tempo?
Acredite, se você quiser fazer um roteiro de duas semanas em Buenos Aires não faltarão atividades para as suas férias. Eu já até escrevi um texto com 50 dicas do que fazer na capital da Argentina.
Há uma série de tours temáticos que você pode incluir nos seus dias de turismo, como tour de bicicleta, tour pra quem curte murais, grafite, arte de rua, e um tour arquitetônico.
Além da Feira de San Telmo, outra que eu gosto ainda mais é a Feira de Mataderos, que também acontece aos domingos.
Saindo de Buenos Aires o passeio bate-volta até Tigre é bastante procurado pelos turistas. Outra possibilidade, ainda que cansativa para fazer em um dia, é ir até Colonia del Sacramento, no Uruguai.
5 lugares para se hospedar em Buenos Aires ($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Milhouse Hostel (Centro) e o Reina Madre Hostel (Recoleta) são duas opções concorridas na cidade. ($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Hotel El Cabildo (Centro) e o ARC Recoleta Boutique (Recoleta) têm ótimo custo-benefício. ($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Mio Buenos Aires (Recoleta). » Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Buenos Aires |
De tudo que eu já li a respeito de Buenos Aires,o seu texto foi o que mais me chamou atenção:leve e objetivo.E olha que eu nos meus 72 anos não poupo minhas críticas,a não ser que vá acrescentar a outros.
Enfim parabéns pelo seus textos
Oi, Maria, tudo bem?
Fico feliz em saber que gostou do texto. Muito obrigado pelas palavras!
Abraço
Boa noite,será minha primeira viagem,minha dúvida é sobre a distância de um lugar para o outro que foi citado no roteiro,qual é a melhor forma de de se locomover?
Oi Tamara, tudo bem?
Depende da sua disposição e quanto quer investir com deslocamento! hahaha
Eu por exemplo, fiz tudo de metrô, a pé e só usei ônibus para ir no bairro La Boca.
Principalmente as atrações que são num mesmo bairro, é bem tranquilo ir caminhando! (menos no verão porque o calor é insuportável! hehe)
Abraço
Roteiro clássico porém igualmente interessante, mesmo para uma segunda ou terceira vez. Acho que faria tudo de novo! hahaha
Não é?!
Admito que é super difícil voltar a Buenos Aires e não passar vontade de fazer alguns repetecos! hhahaha
Abraço!
Muito preciosas as suas dicas, parabéns! A cidade é um encanto e certamente quem vai nela uma vez fica querendo voltar.. Abs
🙂 🙂 🙂
Eu estou cogitando em ir sozinha, espero q dê tudo certo pra mim!
Quero muito conhecer Buenos Aires 🙂
Vai dar sim! 🙂
Espero que curta a cidade!
Abraço
eu estive em 2015 e adorei a balada da boate asia de cuba em puerto madeiro. Na epoca paguei 120 pesos para entrar com direito a 1 drink. cada caipifruta la dentro custou media 25 pesos . boate grande com um espacoso restaurante japones e vai madrugada a fora.
cheguei la por volta das 01:30 da manha apos curtir apresentacao de tango no SENOR TANGO fui embora as 7 da manha.
muita gente bonita …..
Sou suspeita pra falar de Buenos Aires porque amei essa cidade. Estou doida pra voltar pra fazer um roteiro bem gastronômico por lá! Hahaha
Suas dicas de roteiro estão ótimas. Também fizemos mais ou menos isso daí.
Que bom que gostou, Dhebora!
Abraço,
Murilo
Roteiro anotado, ainda não conheço Buenos Aires mas em 2018 está nos meus planos. Dicas salvas. Valeu
Buenos Aires é fascinante, Ana!
Acho que ira gostar!
Abraço
Nossa, que post completo, muito bom.
Deu até saudades de lá. rs
Um tour que gostei muito uma das vezes que fui, é o bike tour, bem bacana.
Abs.
Que bom que gostou, Dalila!
Obrigado pela dica!
Abraço