Por mais que eu evite viajar na alta temporada, algumas vezes não tem como escapar. E, foi em um belo mês de janeiro, que fui para este lugar que a tanto tempo queria conhecer.
Como era de se esperar, os preços das acomodações nesta época não estavam nada convidativos para o meu orçamento limitado. Por isso, decidir onde ficar em Ilha Grande me custou algumas horas de buscas na internet.
Depois de muito procurar e constatar que as pousadas e hostels com melhor custo-benefício já estavam lotadas, aprendi – do pior jeito possível – a primeira lição sobre se hospedar em Ilha Grande: se for viajar em feriados ou nos meses de férias escolares, reserve sua acomodação o quanto antes.
Como isso já não era possível para mim, a solução encontrada para não gastar muito foi acampar. Aliás, há uma boa oferta de campings na ilha.
No entanto, se ficar em barraca não é a sua praia, mas gastar uma fortuna com hospedagem também não faz o seu estilo, basta você seguir a primeira dica – de reservar com antecedência – e ler este texto até o final.
Além de te contar quais são as melhores praias para ficar em Ilha Grande, indicarei pousadas e hostels para todos os bolsos.
Leia também: 10 pousadas baratas em Ilha Grande
# Melhores praias para ficar em Ilha Grande
O nome Ilha Grande não é em vão, afinal, ela possui uma área de 193 km². Com todo esse tamanho, não é nenhuma surpresa que há mais de uma enseada (ou vila), onde você pode se hospedar.
A praia com melhor estrutura turística e, consequentemente, mais procurada pelos viajantes, é a Vila de Abraão. Foi lá que fiquei hospedado e é o lugar que recomendo para quem não abre mão de certas praticidades que explicarei a seguir.
A Enseada de Araçatiba, embora bem menor do que a Abraão, é a segunda mais desenvolvida e há boas acomodações. Quem ficar nesta região de Ilha Grande estará próximo de uma natureza em seu estado mais natural. As opções de bares e restaurantes não são muitas e, por isso, não há o agito encontrado na Vila de Abraão.
Quem quer ter uma experiência ainda mais isolada, e não faz questão de comodidade alguma, a Enseada de Palmas, Praia do Aventureiro e Praia da Parnaioca, são as que oferecem este ambiente.
Em Palmas você encontrará pouquíssimas pousadas e alguns campings – tudo bem simples e de frente para o mar.
Já na Praia do Aventureiro e da Parnaioca as alternativas são ainda mais limitadas, e quem vai normalmente é para acampar.
Lembrando ainda que nestes lugares não há energia elétrica à noite e, para chegar até lá, é preciso se planejar com mais atenção já que não há barcos regulares como para a Vila de Abraão ou Araçatiba.
Além disso, quem for ficar na Praia do Aventureiro precisará também de uma autorização, pois o local faz parte de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável.
» Clique aqui e encontre pousada com até 40% de desconto para ficar em Ilha Grande
# A Vila de Abraão
A Vila de Abraão é onde a maioria dos turistas decide ficar durante uma viagem a Ilha Grande. Nela, a oferta de acomodação vai de pousadas confortáveis a campings básicos. Além de que, há dezenas de bares, restaurantes e agências de turismo, o que acaba tornando a vila bastante movimentada.
A facilidade para se chegar é outro ponto a favor. Afinal, há barcos desde Angra dos Reis, Conceição de Jacareí e Mangaratiba.
Por outro lado, é exatamente por ter um grande número de embarcações, que a praia da vila não é boa para banho. Porém, mesmo com esta desvantagem, as comodidades que Abraão oferece costuma pesar mais, e faz com que muitos viajantes a considerem o melhor lugar para se hospedar em Ilha Grande.
Antes de te indicar hostels e pousadas na Vila de Abraão é importante lembrar que, mesmo as acomodações mais caras e bem avaliadas em sites de pesquisa, podem não oferecer o serviço primoroso que talvez você esteja acostumado a receber em outros lugares.
Além da simplicidade, outra característica compartilhada por muitas hospedagens é a baixa qualidade do wi-fi disponível. Se isso for inadmissível para a sua estadia, fique de olho na avaliação especifica deste item.
Outro problema que afeta boa parte dos estabelecimentos é a falta de energia elétrica. Isso porque, não é raro acabar a energia em toda a vila. Durante a semana em que estive lá isso aconteceu três vezes, mas, por sorte, sempre voltou em pouco tempo.
No entanto, dependendo do caso, o retorno da eletricidade pode levar mais de um dia. Se quiser evitar este incômodo, se hospede em um local que possua gerador.
Hostels e pousadas na Vila de Abraão
O Marlin Hostel é possivelmente o melhor albergue da Vila de Abraão. Foi o lugar que mais me interessou quando estava procurando um lugar para ficar em Ilha Grande, mas já estava lotado para as minhas datas.
Outros albergues bem cotados são o Hostel Refúgio e o Che Lagarto, este último a uns dez minutos de caminhada do centrinho.
Quem está em busca de uma pousada com excelente custo-benefício, recomendo que confira as ofertas da Pousada Casablanca, Pousada Horizonte dos Borbas e a Pousada D’Pillel.
Já quem pode gastar um pouco mais para ser recompensado com mais conforto, a Pousada Só Natureza, Lonier Praia Inn Flats e Pousada Pedacinho de Céu, dificilmente decepcionam.
# A minha experiência
A minha experiência foi no Camping Cantinho da Ilha, um local que além de uma área para camping, também possui algumas suítes.
As habitações privadas são concorridas, portanto, se quiser ficar nelas é necessário reservar com bastante antecedência.
A área de camping é ampla e costuma lotar apenas na alta temporada e feriados. O espaço destinado para montar as barracas possui uma parte com cobertura e outra sem. Há pontos de tomada disponível, e se precisar de uma extensão para chegar à sua barraca, você pode emprestar na recepção. É necessário pagar R$ 20,00 de caução, e você recebe o dinheiro de volta quando devolver a extensão. Eles também alugam ventilador por R$ 10,00/dia.
No camping há vestiários masculinos e femininos que nem sempre estavam tão limpos. Também há uma cozinha compartilhada com muitos utensílios e quatro geladeiras.
Senti falta de uma área comum coberta onde os hospedes pudessem interagir quando estava chovendo.
>>> Confira as fotos, preços e reviews dos quartos no Cantinho da Ilha
+ Dicas de onde ficar em Ilha Grande
>>> Na Praia de Araçatiba a Pousada Mar de Sonhos é uma das mais bem cotadas.
>>> Na Enseada de Palmas, a Cabanas Paraíso é uma das poucas opções e que costuma agradar os visitantes.
>>> Os preços de hospedagem em Ilha Grande variam consideravelmente em feriados e meses de alta temporada. Se acaso for viajar nessas épocas, comece a pesquisar e reserve o seu lugar com antecedência.
>>> Um bom site para encontrar lugares baratos para ficar em Ilha Grande é o Booking.com. Isso porque, muitas vezes, há acomodações com até 40% de desconto.
Se interessar, clique aqui para conferir todas as ofertas atuais.
Estamos indo daqui uma semana , e suas dicas me ajudou muito
Oi Iris, tudo bem?
Que legal!
Espero que aproveitem a viagem!
Abraço
Sempre viajamos com o navio de cruzeiro, que trabalhávamos e, por isso, nunca sabemos onde ficar em Ilha Grande. As dicas estão ótimas e diretas. Queremos muito visitar esse paraíso novamente! ?
Espero que aproveitem a viagem, Bruno!
Abraço
Esse post vai me salvar! Tô planejando uma viagem para Ilha Grande em breve e essas dicas de onde ficar São perfeitas! Amei! Quero ficar numa pousada bem sossegada mas sem gastar muito.
Que bom que gostou das dicas de hospedagem em Ilha Grande, Victoria! =)
Abraço
Eu já fiquei em Palmas e Abraão e tenho muita curiosidade em ficar em Araçatiba e Aventureiros. Poucas pessoas divulgam hospedagens nessas duas regiões e achei interessante que você as mencinou no mapa. Já ficou lá? como foi?
Oi Danielle, tudo bem?
Eu fiquei apenas em Abraão, então não sei como é a experiência em outros lugares. Mas também fiquei muito a fim de volta a Ilha Grande e me hospedar em Araçatiba!
Abraço
Ótimas dicas sobre hospedagem em Ilha Grande – achei a Vila de Abraão fofíssima (na foto acima, pq não conheço ainda rs). Agora fiquei com vontade de conhecer e já tenho ideia de onde ficar em Ilha Grande!
Que bom que gostou das dicas, Fernanda!
Abraço
Ótimas dicas de onde ficar em Ilha Grande! Pretendo ir na baixa temporada para conseguir preços mais convidativos, mas de qualquer forma vou tentar reservar com antecedência.
Que bom que gostou das dicas, Marina!
Realmente, na baixa temporada os preços são bem melhores!
Abraço