A segunda maior cidade colombiana foi minha casa por três meses. Foi nela onde eu passei mais tempo durante uma longa viagem que fiz pela América Latina, e onde realizei um intercâmbio pela AIESEC. E, mesmo conhecendo muito bem a cidade, quando alguém me pergunta sobre dicas de onde ficar em Medellín eu não tenho nenhuma referência de hostel ou hotel.
Isso porque, a minha experiência na cidade não foi somente turística. Claro que conheci muitos lugares, mas aquela preocupação de ter que procurar por hospedagem eu não tive. Afinal, o instituto onde trabalhei tinha um apartamento que servia como alojamento dos voluntários, e foi lá que passei todos os dias em que estive na cidade.
Pois bem, para poder te ajudar com essa questão sobre onde ficar em Medellín, resolvi fazer uma pesquisa em busca dos melhores hostels e hotéis da cidade, e que estão localizados nos bairros que eu conheço e recomendo.
Leia também: 7 melhores passeios em Medellín
# Melhores bairros para ficar em Medellín
Embora seja uma cidade enorme, a rede hoteleira se concentra em basicamente duas grandes vizinhanças. E, de fato, estes são os dois melhores bairros para ficar em Medellín:
– Laureles
– El Poblado
» Clique aqui e encontre hotéis em Medellín com até 40% de desconto
# Bairro Laureles | Estadio
Sem dúvida um dos bairros que eu mais frequentei enquanto estive em Medellín, e olha que nem morava e nem trabalhava nessa região. O fato, é que essa parte da cidade é uma área residencial. Vários dos amigos que fiz na Colômbia moram no Laureles.
É um bairro seguro, está relativamente próximo dos principais pontos turísticos de Medellín e é bem servido com o transporte público. Inclusive, há várias estações de metrô.
A Avenida 70 está nessa área e é muito famosa pela diversificada opções de bares e restaurante. No entanto, atenção: durante os finais de semana e em dias de jogo do Atlético Nacional ela fica bem movimentada. O ideal é procurar alguma hospedagem que fique a uma ou duas quadras dela.
Além disso, diferente da outra opção de bairro para ficar em Medellín, Laureles tem lugares mais econômicos para se hospedar. Portanto, é uma boa pedida para quem está com o orçamento apertado.
Hostels e hotéis no bairro Laureles, em Medellín
» Hostal Rich
Esse é um dos hostels com melhor avaliação dessa região, com destaque para a localização. Está a apenas 600 metros da estação de metrô Estadio e a duas quadras da Avenida 70, onde há diversos bares e restaurantes.
Possui um ambiente calmo e aconchegante. O atendimento e atenção dos funcionários é outro item que recebe muitos elogios.
⇒ Nota geral no Booking: 9,0 – baseada em 172 avaliações.
» Hotel Vivre
Um dos melhores custo-benefício dessa região. O hotel é relativamente novo, os quartos espaçosos e aconchegantes. Está em uma área com algumas opções de bares e restaurante, mas um pouco afastado da estação de metrô, aproximadamente quinze minutos de caminhada.
⇒ Nota geral no Booking: 8,7 – baseada em 261 avaliações.
» Hotel Egina Medellin
A menos de 500 metros da estação de metrô Estadio, a localização deste hotel é motivo de constantes elogios. Outro ponto positivo são quartos, que são amplos e bem decorados.
Por outro lado, o atendimento poderia ser um pouco melhor. Isso porque, alguns hospedes que já ficaram nesse hotel reclamaram da demora para ter suas solicitações atendidas.
⇒ Nota geral no Booking: 8,0 – baseada em 1126 avaliações.
⇒ Confira todas as ofertas de hospedagem do Hotel Egina Medellin
» Novidades de hospedagem em Laureles (Medellín)
Recentemente fiz uma nova pesquisa de lugares para ficar em Medellín e acabei descobrindo algumas novidades que ainda não existiam, láááá em 2014, quando estive na cidade.
Quando o assunto é hostel, dois locais que já caíram no gosto dos viajantes e ostentam reputações invejáveis são o Backpackers Inn Medellín e o Casa Cliché. Enquanto o primeiro é mais estiloso e animado, o segundo é ideal para quem quer mais tranquilidade e conforto.
Para quem quer uma estadia menos convencional e com privacidade, os apartamentos do Apartahotel Avanti são excelentes.
Já um quatro estrelas mais convencional com tarifas pra lá de simpáticas você encontra no Hotel Pomarosa.
# Bairro El Poblado
Esse é um dos bairros nobres de Medellín e onde encontra- se a maior parte dos hostels e hotéis. Sem dúvida é um excelente local para se hospedar e o preferido entre os turistas: possui uma grande oferta de bares, restaurantes, cafés, supermercados e tudo aquilo que os viajantes precisam.
Em comparação ao bairro Laureles, ele é mais requintado e o acesso com transporte público é um pouco mais deficiente. De qualquer forma, táxis não costumam ser caros e podem ser uma opção para vencer as distâncias.
A poucas quadras do Parque El Poblado, em direção oposta à estação de metrô El Poblado, está o Parque Lleras – local onde estão a maior parte dos estabelecimentos comerciais do bairro e onde a vida noturna acontece.
Tenha em mente, porém, que embora ficar em El Poblado seja agradável e seguro, essa uma vizinhança que pouco se parece com o restante da cidade.
No bom português, é aquele tipo de bairro que não condiz com a realidade da maioria da população local. Não à toa, é ocupado – e muito – por estrangeiros.
Hostels e hotéis no bairro El Poblado, em Medellín
» The Garden of Blues Hostel
Hostel descolado, ambiente alto astral e bem agradável. A área comum é um dos grandes diferenciais do The Garden. Os funcionários atenciosos também merecem destaque.
Embora a localização seja bastante elogiada no Booking.com, é preciso olhá-la a partir de dois pontos de vista. Por um lado o hostel está bem perto do Parque Lleras, onde há inúmeras opções de restaurantes, bares e baladas. Por outro, para chegar até a estação de metrô você vai gastar em torno de 20 minutos de caminhada.
⇒ Nota geral no Booking: 9,0 – baseada em 540 avaliações.
⇒ Confira todas as ofertas de hospedagem do The Garden of Blues Hostel
» BlackPine Hostel
Poucas vezes encontrei um hostel tão bem avaliado em sites de pesquisa como este – principalmente pelos brasileiros. De fato, o hostel parece ser impecável. Todas as instalações são bem grandes, dos dormitórios a área comum. A cozinha é bem equipada e está sempre limpa.
Sobre a localização, ela é inversa ao hostel anterior: está mais perto da estação de metrô e mais afastado do burburinho do Parque Llleras.
⇒ Nota geral no Booking: 9,6 – baseada em 117 avaliações.
⇒ Confira todas as ofertas de hospedagem do Blackpine Hostel
» Hotel Merlott Lleras
O Hotel Merlott Lleras é uma boa alternativa para quem quer privacidade sem precisar gastar muito em um quarto privado. Está localizado perto do Parque Lleras e do Parque El Poblado, o que é muito conveniente. Os quartos não são muito espaçosos, mas, na minha opinião, ainda assim apresenta um ótimo custo – benefício.
⇒ Nota geral no Booking: 8,7 – baseada em 122 avaliações.
⇒ Confira todas as ofertas de hospedagem do Hotel Merlot Lleras
» Hotel Florencia Plaza Medellin
O Florencia Plaza é uma hospedagem bastante procurada no bairro El Poblado devido aos seus bons serviços. Possui boa localização, é bem decorado e tem TV e mesa e trabalho nos quartos.
⇒ Nota geral no Booking: 8,5 – baseada em 447 avaliações.
⇒ Confira todas as ofertas de hospedagem do Hotel Florencia Plaza Medellin
» Novidades de hospedagem em El Poblado (Medellín)
Como não poderia deixar de ser, o bairro El Poblado também ganhou novas opções de hospedagem nos últimos anos.
Para o pessoal em busca de albergues, o boa pinta Rango Hostel Boutique é um dos novos queridinhos da vizinhança.
Ao melhor estilo pousadinha aconchegante, a Tierra Primaveral Guest House tem quartos privativos (alguns com banheiro compartilhado, atenção!) por um preço que cabe no bolso de muitos viajantes.
Já quem quiser investir numa hospedagem cinco estrelas sem declarar falência, vale conferir as ofertas do modernoso The Click Clack Hotel Medellín e do mais tradicional Sites Hotel.
# Vale a pena se hospedar pelo Centro?
Adivinha qual foi o bairro onde eu morei e trabalhei em Medellín??? Exatamente, no centro, também conhecido como La Candelária.
Apesar de ter inúmeras atrações turísticas, o centro de Medellín possui características semelhantes a da maioria dos centros de metrópoles latino americanas: um lugar movimentado, não muito agradável para se caminhar, trânsito caótico e fama de ser inseguro. Outra desvantagem é que a noite e nos finais de semana, praticamente todos os estabelecimentos estão fechados, e há pouquíssimas opções de restaurantes.
Enfim, apesar de não ter tido nenhum problema nesses três meses morando lá, não é um lugar que eu escolheria para me hospedar em Medellín.
Isso porque, os outros dois bairros que mencionei são muito mais interessantes e com preços bem parecidos aos do centro. Passeie nessa região durante o dia para conhecer algumas de sua praças, museus e igrejas, mas refira se hospedar em outro pedaço.
# Promoções de hospedagem em Medellín
+ Dicas de onde ficar em Medellín
» Medellín é a segunda maior cidade da Colômbia, ficando atrás apenas da capital Bogotá. É de se imaginar que uma cidade desse porte possui outros bairros interessantes para se hospedar, certo?!
Bom, na verdade até há sim outros bairros bem bacanas, mas em sua maioria são bairros residenciais e com pouquíssimas opções de hospedagem. A rede hoteleira de Medellín se concentra basicamente nessas três regiões que mencionei ao longo do post. Alguns outros bairros vizinhos que possuem algumas opções de hotéis, mas em número bem reduzido são: Floresta, Las Colores e La América.
» Medellín tem um aumento considerável de turistas em duas épocas especificas do ano: nos primeiros dias de agosto, por causa da Feria de las Flores, e nas últimas semanas do ano, por causa do Natal.
Se você pretende visitar a cidade em algumas dessas épocas, recomendo que faça sua reserva com uma antecedência ainda maior.
» Se você já se hospedou em algum desses lugares, ou tem outras dicas sobre onde ficar em Medellín, me conta como foi sua experiência aí nos comentários. Tenho certeza de que irá ajudar outros viajantes!
» Por fim, lembre-se que o Booking.com é uma ótima ferramenta para encontrar lugares baratos para ficar em Medellín. Muitas vezes, dá pra garimpar uma hospedagem com até 40% de desconto.
Boa tarde, meu sonho é conhecer essa cidade fascinante, o aeroporto é distante desses bairros?
E quantas horas de vôo de SP até lá?
Oi, Victória, tudo bem?
O aeroporto está a 25 quilômetros destes bairros de Medellín.
Normalmente se faz uma conexão em Bogotá. Neste caso, geralmente se gasta entre 7h e 10h a depender do tempo de espera para o próximo voo.
Abraço
Excelentes dicas! Quando estive em Medellin fiquei no Poblado! Adorei! Quero muito voltar para Medellin, cidade muito massa!
E aí, Itamar, tudo bem?
Que bacana… Poblado não tem erro, né?!
Abraço!
Muito bacana, Murilo. Com essas dicas de onde ficar em Medellin dá pra escolher a hospedagem ideal para vários perfis de viajante. Anotado!
Mendelin é um sonho de viagem, e eu fico lendo posts sobre o destino já imaginando como planejar tudo para conhecê-la! Fiquei feliz de saber que você já morou lá porque posso começar as pesquisas e pegar várias dicas aqui no seu blog. Inclusive adorei esse post com as dicas de hospedagem, vou usar com certeza!
Tenho certeza que vai adorar Medellín, Klecia!
Qualquer coisa estamos aí!
Abraço
Guia completão. Sempre bom ver esses posts de onde se hospedar, é bem dificil escolher a melhor região! Boas dicas, agora já sei onde vou querer ficar quando for para Medellin.
Quando estive em Medellin fiquei no La Candelária também e adorei. Super explicadinho seu post, adorei!!
Que bom que gostou das dicas, Luciane!
Abraço