Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

O que fazer em Campinas: 15 Melhores Pontos Turísticos

Será que realmente há atividades de entretenimento para um forasteiro fazer em Campinas?

Ou seria a vocação turística desta cidade, localizada a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, apenas para desembarques, negócios e eventos?

Mesmo tendo nascido e morado por mais de 20 anos no município vizinho, Jundiaí, foi somente pouco tempo atrás que eu dediquei alguns dias para bater perna pelos pontos turísticos de Campinas.

E, a minha impressão, foi de que este destino pode sim render um bom final de semana para uma turistagem despretensiosa.

De modo geral, não se trata de um lugar com alguma atração imperdível, daquelas que nos faz percorrer horas de estrada apenas para visitá-la.

Para mim, o que faz o passeio em Campinas valer a pena é o conjunto da ópera, que consegue reunir acomodações para descansar, novidades gastronômicas e espaços de lazer.

Pontos turísticos e passeios para fazer em Campinas

o que fazer em Campinas
O Parque Portugal Lagoa do Taquaral é um dos principais pontos turísticos de Campinas

» Clique aqui para encontrar ofertas de hotéis em Campinas

1- City tour em Campinas

Particularmente, considero fazer um city tour guiado em Campinas uma das melhores maneiras de iniciar as andanças.

Especialmente se o roteiro acontecer pelo centro de Campinas, que abriga os principais atrações históricas e culturais, mas que carece de organização turística.

Acompanhado de um guia, entrar nos locais passa a ser um mero detalhe, já que o protagonismo desta atividade passa a ser os causos e as histórias relatadas pelo profissional.

Além disso, o city tour em Campinas também é uma mão na roda para quem tem apenas algumas horas livres e quer fazer um recorrido sem delongas pelos principais cartões postais da cidade.

city tour em Campinas
Museu da Imagem e do Som de Campinas

2- Pontos turísticos no centro de Campinas

Além de ser uma área de comércio popular, o centro de Campinas reúne algumas atrações clássicas de cidades interioranas.

Como não poderia deixar de ser, o miolo central é pelos arredores de uma boa praça com uma igreja, neste caso, a Catedral Metropolitana de Campinas Nossa Senhora da Conceição.

Apenas a uma quadra do local de oração se encontra o Museu da Imagem e do Som de Campinas, que tem horário de funcionamento limitado; de terça a sexta, das 12h às 18h30; aos sábados, das 10h às 16h.

A Rua 13 de Maio, que é um típico calçadão para pedestres com lojas dos dois lados da via, chama atenção pelas sombrinhas coloridas penduradas que deixam qualquer cenário instagramável.

Por fim, outro ponto turístico no centro da cidade é o cansado Mercado Municipal de Campinas, que eu pensei que me renderia uma boa comilança, mas que na prática foi um recorrido de poucos minutos.

pontos turísticos em Campinas
Catedral Metropolitana de Campinas
o que fazer no centro de Campinas
Rua 13 de Maio
atrações em Campinas
Mercado Municipal de Campinas

3- Estação Cultura

Inaugurada em 1884, como a estação ferroviária da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, a Estação Cultura é um testemunho da era das ferrovias no Brasil e da importância de Campinas como um centro de transporte e comércio.

Além de ser um imponente representante histórico e arquitetônico de Campinas, atualmente o local é palco de espetáculos de música, dança, teatro, feiras literárias, gastronômica e antiguidade.

Tenha em mente, porém, que estas programações acontecem geralmente aos finais de semana e em datas especificas.

Para quem visitar em um dia qualquer, não haverá muito o que ver e fazer, especialmente durante a semana.

tours em Campinas
Estação Cultura
o que fazer em Campinas de graça
Em um dia qualquer, é possível que a Estação Cultura esteja assim, vazia

4- Parque Bosque dos Jequitibás

O Parque Bosque dos Jequitibás é uma das principais áreas verdes da cidade e um dos melhores passeios para fazer em Campinas com crianças.

Isso porque, além de ser um legítimo parque urbano rodeado de muita natureza, o local abriga outros pontos turísticos, como por exemplo:

  • Museu de História Natural.
  • Aquário Municipal de Campinas.
  • Playgrounds e lanchonetes.

Embora os espaços sejam modestos e sem grandes firulas, achei tudo bastante organizado.

Inclusive, foi um dos locais aonde passeio mais tempo durante os meus dias de turismo em Campinas.

O maior senão é que o museu e o aquário têm um péssimo horário de funcionamento: somente de terça a sexta, das 9h às 13h.

Em todo caso, mesmo que você só possa ir em outra hora, o passeio apenas pelo parque continua valendo a pena, sendo que o Bosque dos Jequitibás funciona de terça a domingo, das 6h às 18h.

o que fazer em Campinas com crianças
O Parque Bosque dos Jequitibás é um dos melhores lugares para conhecer em Campinas com crianças
passeios para crianças em Campinas
Museu de História Natural de Campinas

5- Bairro Cambuí e Feira Hippie

O Cambuí é um dos bairros mais charmosos e tradicionais de Campinas.

Conhecido pelo seu astral vibrante e cosmopolita, a vizinhança combina a vida urbana com a tranquilidade de uma área residencial bem estabelecida.

Inclusive, trata-se de um dos melhores bairros para ficar em Campinas.

Afinal, a região é central de fácil acesso e oferece boa variedade de hotéis, atrações culturais, diversidade gastronômica e vida noturna empolgante.

Dentre as acomodações por estas bandas, três que são bem avaliadas pelos hóspedes, são:

Na categoria de comes e bebes, vale a pena consultar os seguintes cardápios em busca de algo que apeteça ao seu paladar, bolso e estilo:

  • SeoRosa Cambuí.
  • Jangada Cambuí.
  • Banana Café.
  • Maria Antonieta.
  • Confeitaria Romana.
  • Nebline Confeitaria.
  • Tatu Bola Bar.
  • Catedral do Chopp.
  • Boteco São Bento.
  • Grainne’s Irish Pub.
  • Alma Campinas.

Como se não bastasse ser um dos melhores endereços para se hospedar e sair à noite em Campinas, Cambuí também abriga algumas atrações turísticas, como por exemplo, o Museu de Arte Contemporânea e a Feira Hippie.

Esta última, trata-se de uma clássica feirinha dominical, que acontece das 9h às 14h, e reúne barracas de artesanato, comida de rua, antiguidades, plantas e flores, além de outros produtos locais.

o que fazer em Cambuí
Bairro Cambuí
o que fazer em Campinas à noite
Boteco São Bento

6- Museu de Arte Contemporânea de Campinas

Instalado em um prédio ao lado da Biblioteca e do Paço Municipal, o Museu de Arte Contemporânea de Campinas promove exposições fixas e temporárias de diferentes vertentes artísticas.

As obras do acervo estão divididas em coleções categorizadas, que refletem a diversidade da arte contemporânea brasileira.

A Coleção Permanente, por exemplo, apresenta obras sobre abstracionismo, expressionismo, neoconcretismo e arte conceitual.

Por outro lado, as exposições temporárias abrangem diferentes temas e linguagens, sendo cuidadosamente selecionadas para apresentar ao público as mais recentes tendências da arte nacional e internacional.

passeios em Campinas
Prédio da Biblioteca Pública Municipal de Campinas

7- Parque Portugal Lagoa do Taquaral

O Parque Portugal, mais conhecido como Lagoa do Taquaral, é um dos maiores e mais apreciados espaços públicos de Campinas.

Com uma vasta área verde de aproximadamente 1,2 milhão de metros quadrados, o parque oferece uma ampla gama de atividades recreativas, culturais e esportivas para moradores e visitantes da cidade.

Um bom plano para iniciar o passeio é carregando as energias na Padoca do Vila, uma simpática lanchonete na área externa e praticamente ao lado da entrada principal.

Depois, vale a pena fazer um recorrido completo pelo parque para visitar as suas principais atrações:

  • Pistas para corrida e caminhada.
  • Pedalinhos na Lagoa do Taquaral.
  • Concha Acústica.
  • Planetário e Observatório.
  • Pista de Skate.
  • Quadras Poliesportivas.

Por fim, além da recreação para adultos e crianças, outro detalhe que faz do Parque Portugal ser um dos melhores pontos turísticos de Campinas é o seu horário de funcionamento: diariamente, das 5h às 21h.

parques em Campinas
Parque Portugal Lagoa do Taquaral
melhores pontos turísticos de Campinas
Concha acústica do parque

8- Torre do Castelo

A pouco mais de 2 quilômetros de uma das saídas do Parque Taquaral, a Torre do Castelo é outra atração de Campinas que pode complementar o seu passeio panorâmico.

Embora tenha sido originalmente construída como um reservatório de água, a Torre do Castelo foi desativada dessa função e transformada em um ponto turístico e cultural.

Hoje, ela abriga um pequeno museu e um centro de informações turísticas no térreo, onde visitantes podem aprender sobre a história da torre e da cidade de Campinas.

Porém, não dá para negar: o maior apelo turístico da Torre do Castelo é a vista do alto de seu mirante.

Para não perder a viagem, atente-se aos horários de funcionamento:

  • Segunda-feira: Fechado.
  • Terça a sexta: das 10h às 12h e das 13h às 17h.
  • Sábado e domingo: das 10h às 21h.

9- Parque Dom Pedro Shopping

Considerado um dos maiores shoppings do Brasil, o Parque Dom Pedro é um verdadeiro ícone de Campinas.

Inclusive, acredito ter sido um dos primeiros pontos turísticos que visitei na cidade, quando ainda era criança.

Inaugurado no ano de 2002, em uma área de mais de 120 mil metros quadrados, o Shopping Parque Dom Pedro rapidamente se tornou um ponto de referência na região, atraindo milhares de visitantes de outras cidades do interior de São Paulo.

O que não é para menos, afinal, o shopping ostenta 380 operações, entre lojas, lojas âncora, megalojas e restaurantes, além de 15 salas de cinema, centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento.

Até eu, que não costumo pensar duas vezes para passar longe de shoppings centers, acho válido incluir o Parque Dom Pedro em um roteiro em Campinas.

10- Parque Ecológico de Campinas

Embora esteja um pouco mais deslocado do principal eixo turístico da cidade, o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, mais conhecido como Parque Ecológico de Campinas, é outra atração que pode fazer parte do roteiro.

No entanto, na minha opinião, devido as suas estrutura e localização, trata-se de um ponto turístico que eu só visitaria depois de já ter ido aos outros locais mencionados e tivesse tempo de sobra na minha programação.

Isso porque, o Parque Ecológico de Campinas é imenso, sendo que para fazer um recorrido completo talvez seja necessário mais horas do que um turista tenha disponível.

Se for o seu caso, organize-se para ir cedinho ou no final da tarde, que é quando o sol não está tão intenso e castigará menos, já que não há tantas áreas sombreadas.

Por fim, saiba que o Parque Ecológico de Campinas está aberto diariamente, das 6h às 18h.

11- Passeio de Maria Fumaça

Trata-se de um dos passeios mais lúdicos para fazer em Campinas.

Afinal, este percurso pelos trilhos até a cidade de Jaguariúna é uma viagem nostálgica que transporta os visitantes aos tempos áureos das ferrovias pelo interior do país.

Operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), esse tour oferece uma experiência única, combinando história, cultura e belas paisagens ao longo de aproximadamente 24 quilômetros.

Além disso, para quem não tem muito tempo livre, a boa notícia é que há dois tipos de percursos: Meio Passeio e Passeio Completo, sendo que a diferença entre ambos é exatamente a indicada pelo nome.

Ainda assim, saiba que as duas modalidades incluem o trajeto de ida e volta.

Meio Passeio

  • Aos sábados e domingos.
  • Saída às 15h.
  • Destino final estação Tanquinho.
  • Duração total de 1h30.
  • Preço adulto inteira R$ 77,00.

Passeio Completo

  • Aos sábados e domingos.
  • Saída às 10h.
  • Destino final estação Jaguariúna.
  • Parada de 1h livre em Jaguariúna.
  • Duração total de 4h30.
  • Preço adulto inteira R$ 120,00.

Independentemente de qual seja a modalidade do seu passeio, saiba que as saídas de Campinas são da estação Anhumas, que está localizada a 9 quilômetros da área central da cidade.

Além disso, deve-se apresentar à estação com antecedência de pelo menos 30 minutos ao horário de partida.

12- Distritos de Souzas e Joaquim Egídio

Para quem se interessa por turismo bucólico e rural, Souzas e Joaquim Egídio são dois distritos de Campinas, localizados a menos de 15 quilômetros da área central, que rendem um ótimo passeio de final de semana.

Inclusive, trata-se de uma das programações preferidas entre os próprios campineiros que desejam passar algumas horas longe da urbanização.

Além do sossego próximo da natureza, Souzas e Joaquim Egídio também fisgam pelo estômago, afinal, há ótimos restaurantes caipiras por estas bandas da cidade.

Além disso, os ambientes geralmente rodeados de muito verde e sem frescuras, tornam a refeição ainda mais especial.

Alguns bons nomes para a comilança, são:

  • Estação Marupiara.
  • Costelão Fogo de Chão.
  • Vila Paraíso Restaurante.
  • Café Maritaka.
  • Casa Belga Doceria & Restaurante.

13- Distrito de Barão Geraldo e Cidade Universitária

Embora também seja um distrito localizado a cerca de 10 quilômetros do centro de Campinas, Barão Geraldo entrega o oposto dos outros dois mencionados anteriormente.

O que é compreensível, afinal, estamos falando da região onde está a Cidade Universitária, que abriga instituições como a UNICAMP, FACAMP e PUC.

Por estas bandas, ainda que o jeitinho interiorano de se viver seja encontrado nas entrelinhas, reina um astral animado e repleto de atividades acadêmicas, culturais e boêmias.

Inclusive, saiba que alguns pontos turísticos estão dentro dos campus universitários, como por exemplo, o Espaço Cultural Casa do Lago e o Museu Exploratório de Ciências.

Além disso, outra atração de Campinas que está localizada por estes lados da cidade é o Parque Dom Pedro Shopping.

Embora não esteja exatamente grudado em Barão Geraldo, são apenas 5 quilômetros de distância, sendo que vale a pena aproveitar a logística do roteiro para visitar todos estes locais em um mesmo dia.

14- Bate volta a Holambra

Encerrou todos os passeios que há para fazer em Campinas e ainda está com um dia livre?

Considere esticar a programação até Holambra, a Cidade das Flores que está localizada apenas 40 quilômetros distantes de Campinas.

Inclusive, é possível chegar a Holambra utilizando os ônibus da linha 693 Artur Nogueira (8h30) que saem do Terminal Central de Campinas, ao lado da rodoviária.

Apesar de haver excelentes pousadas em Holambra para quem quiser fazer uma estada mais extensa, o passeio bate volta é bastante proveitoso e consegue apresentar as principais atrações da cidade.

Para quem não estiver de carro próprio, contratar um city tour em Holambra é uma excelente forma de recorrer os pontos turísticos sem ter dor de cabeça com os deslocamentos.

Isso porque, os ônibus que chegam a Holambra passam pelo centrinho da cidade, e alguns dos melhores atrativos, como por exemplo, os parques de flores, estão afastados alguns quilômetros em direção à área rural.

Além disso, os tours guiados já otimizam o passeio para que os visitantes consigam aproveitar o máximo de Holambra em apenas 1 dia.

Ainda assim, os forasteiros motorizados conseguem circular pelas atrações sem grandes complicações.

Apenas atente-se ao horário de funcionamento de cada lugar porque pontos turísticos podem abrir apenas nos finais de semana, ou estarem fechados às segundas e terças.

Por fim, na minha opinião, segue abaixo uma programação que considero adequada para fazer em Holambra em 1 dia:

  • Parque de Flores Macena ou Bloemen Park.
  • Moinho Povos Unidos.
  • Rua dos guarda-chuvas de Holambra.
  • Museu Histórico de Holambra.
  • Deck do Amor e Vitória Régia.
  • Almoço nos restaurantes e cafeterias da rua  Boulevard Holandês.
  • Parque Van Gogh.
passeios para fazer em Campinas
Holambra

15- Restaurantes em Campinas

Por fim, uma das melhores coisas para fazer em Campinas é aproveitar a cena gastronômica da cidade.

E, neste caso, os melhores restaurantes para as suas refeições dependerá das preferências do seu paladar e disposição em abrir a carteira.

Como os estabelecimentos mais conhecidos e famosinhos podem pesar a mão no sal do cardápio, sempre recomendo consultar o menu digital antes de sair de casa.

Além disso, como Campinas tem bons restaurantes espalhados pelos quatro cantos da cidade, sugiro dar preferência aos que estiverem próximo ao seu hotel ou no caminho das suas andanças turísticas.

Afinal, desta forma se evita deslocamentos inoportunos.

No mais, seguem abaixo alguns restaurantes em Campinas que fazem sucesso na cidade:

  • Bar do Alemão.
  • Jangada Cambuí.
  • Bellini Ristorante.
  • Vegetalle.
  • SeoRosa Cambuí.
  • GUA.CO Mexicano.
  • Giovannetti Cambuí.
  • Cantina Fellini.
  • Olivetto.
  • Otro Parrilla & Bar.
  • Lagundri Campinas.
  • O Matuto Churrascaria.
  • Ají Com Mel.
Campinas
Para sobremesa, a Nebline Confeitaria foi o meu cantinho favorito

Dúvidas frequentes sobre o que fazer em Campinas

Confira a seguir quais são as principais dúvidas sobre o que fazer em Campinas.

Além disso, caso ainda não tenha encontrado o que procura, sinta-se à vontade para deixar um comentário no final do texto.

O que fazer em Campinas em 1 dia?

Na minha opinião, o melhor roteiro para fazer em Campinas em 1 dia é focar nas atrações centrais da cidade.

No meu caso, eu montaria um itinerário da seguinte forma:

  • Bosque dos Jequitibás.
  • Atrações no centro de Campinas.
  • Almoço e atrações no Cambuí.
  • Parque Lagoa do Taquaral.

O que fazer perto do Aeroporto de Campinas?

Verdade seja dita: não há nada para fazer perto do Aeroporto de Campinas.

Isso porque, o Aeroporto Internacional de Viracopos se encontra aproximadamente a 20 quilômetros da área central da cidade, onde estão os principais pontos turísticos de Campinas.

Particularmente, eu só sairia do aeroporto se o tempo de conexão entre um voo e outro fosse superior a 6 horas.

Até porque, na minha opinião, não há nada de tão imperdível que justifique o risco de se atrasar para o próximo embarque.

3 lugares para se hospedar em Campinas

($) Para economizar com hospedagem em Campinas, o Ibis Budget Campinas Aquidaban é um dos hotéis mais econômicos.

($$) Para se hospedar no melhor bairro da cidade sem ir à falência, consulte as diárias do Hotel Nacional Inn Cambuí.

($$$) Se quiser investir em uma estada mais especial, o I am Design Hotel é uma das escolhas mais certeiras.

» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outras ofertas de hotéis em Campinas.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *