Parnaíba é a segunda cidade mais populosa do estado do Piauí – com aproximadamente 160 mil habitantes – e também uma das áreas mais turísticas do estado. Ainda assim, trata-se de um destino que em um primeiro momento costuma ser subestimado por boa parte dos viajantes.
Porém, com um pouco de pesquisa fica evidente que Parnaíba se encaixa perfeitamente em um roteiro por estas bandas do país. Aliás, ainda que o município não fizesse parte da Rota das Emoções – circuito turístico composto principalmente por Jericoacoara (Ceará), Barra Grande (Piauí) e Lençóis Maranhenses (Maranhão) – a viagem até lá continuaria valendo a pena.
É bem verdade que os pontos turísticos da área urbana de Parnaíba não são muitos e o calorão sufocante que lá faz não contribui em nada para as andanças. No entanto, a poucos quilômetros do burburinho central da cidade há paisagens dignas de cartão postal e muita água para se refrescar – seja no rio ou no mar.
Tenha em mente, porém, que para conseguir aproveitar tudo o que este destino tem a oferecer é preciso se organizar com antecedência. Isso porque, a logística de deslocamentos entre um atrativo e outro não é tão prática como em outros lugares e é fundamental saber como se locomover para conseguir tirar o roteiro do papel.
Dicas de viagem a Parnaíba
» Melhor época para viajar a Parnaíba
» Quantos dias ficar em Parnaíba?
» Pontos turísticos de Parnaíba
Onde fica Parnaíba?
Parnaíba fica no Piauí, na parte norte do estado e perto do mar. Aliás, é uma das quatro cidades que compõem o curto litoral piauiense – que tem apenas 66 quilômetros de extensão.
Além disso, saiba que Parnaíba está mais próxima de famosos destinos de outros estados do que da sua própria capital, Teresina. Ou seja, dependendo das pretensões da sua viagem, é possível que o seu roteiro não inclua a maior cidade do Piauí na programação.
Por fim, confira a seguir a distância entre Parnaíba e os principais destinos turísticos desta região:
» Luís Correia x Parnaíba: 12 quilômetros.
» Barra Grande do Piauí x Parnaíba: 70 quilômetros.
» Tutóia x Parnaíba: 120 quilômetros.
» Barreirinhas x Parnaíba: 180 quilômetros.
» Jericoacoara x Parnaíba: 212 quilômetros.
» Parque Nacional Sete Cidades x Parnaíba: 150 quilômetros.
» Teresina x Parnaíba: 340 quilômetros.
» Fortaleza x Parnaíba: 480 quilômetros.
» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Parnaíba
Como chegar a Parnaíba?
Apesar de ter um aeroporto próprio, são poucos os viajantes que chegam a Parnaíba de avião. Isso porque, além dos voos serem escassos e saindo de poucas cidades – apenas Campinas, Fortaleza, Teresina e Jericoacoara – o valor das passagens é altíssimo.
Além disso, chegar de ônibus a Parnaíba também não é tão prático. A única rota regular e direta saindo de uma cidade normalmente visitada pelos visitantes é Teresina, a capital do Piauí.
Se você estiver em outros destinos mais próximo de Parnaíba, como por exemplo, Barreirinhas, Tutóia ou Jericoacoara, o mais provável é que tenha que pegar mais de um ônibus para o deslocamento. Até há algumas linhas diretas, como por exemplo, entre Barreirinhas e Parnaíba, porém, as saídas são apenas aos finais de semana.
Portanto, se você pretende viajar de ônibus pela Rota das Emoções é bom se planejar com antecedência e consultar as linhas de ônibus disponíveis para os dias exatos dos seus deslocamentos. As duas principais empresas que operam nestes destinos são as Expresso Guanabara e Cisne Branco.
Se estiver dentro das suas possibilidades, alugar um carro para viajar por Parnaíba e seus arredores é um excelente plano. Isso porque, além de útil para as viagens intermunicipais, um veículo próprio facilitará os seus deslocamentos entre um atrativo e outro.
Por fim, outra possibilidade para se locomover entre os destinos da Rota das Emoções é com os transfers compartilhados da empresa Rota Combo. Apesar de os preços serem mais altos do que uma passagem de ônibus convencionais e de ser necessário reservar com bastante antecedência, eles são bastante eficientes e práticos.
Melhor época para viajar a Parnaíba
A maior parte dos passeios para fazer em Parnaíba é ao ar livre, por isso, a melhor época para viajar até lá é quando as chuvas têm menor chance de atrapalharem as suas atividades.
Para conseguir um clima em Parnaíba com pouquíssima chance de aguaceiro, vá entre junho e dezembro. Em janeiro e fevereiro o índice pluviométrico começa a subir, porém, é pouco provável que você tenha a viagem prejudicada.
Por outro lado, a época com mais chuvas em Parnaíba é entre os meses de março e maio, quando o volume registrado costuma beirar os 300 mm ao mês.
Além disso, há outro detalhe importante: se você pretende visitar os Lençóis Maranhenses em uma mesma viagem, é conveniente marcar as férias para o momento mais favorável para ver as lagoas cheias e cristalinas. Neste caso, recomendo ir entre junho e meados de setembro.
Sobre as temperaturas médias de cada estação, Parnaíba é uma cidade quente o ano inteiro. No auge do verão entre setembro e dezembro, por exemplo, os termômetros frequentemente batem a marca de 35°C. E, mesmo durante os meses mais frescos, as máximas podem chegar a 30°C.
Quantos dias ficar em Parnaíba?
Na minha opinião, uma viagem a Parnaíba deve ter pelo menos dois ou três dias inteiros. Isso porque, dessa forma será possível fazer os dois passeios de barco pelo Delta e visitar também as praias de Luís Correia em um bate-volta.
No entanto, os viajantes que estão percorrendo toda a Rota das Emoções costumam separar um único dia para a cidade e realizar exclusivamente um único tour pelo Rio Parnaíba. Se esta for a sua intenção, recomendo reservar o passeio com antecedência para não ficar sem vaga.
Na outra ponta, saiba que se você tiver uma semana disponível dá para montar um roteiro ainda mais completo pelo Piauí. Neste caso, sugiro dividir a estada entre Parnaíba e Barra Grande.
Onde se hospedar?
Apesar de ser a segunda maior cidade do Piauí, Parnaíba tem perfil interiorano e a sua rede hoteleira está distribuída em apenas três vizinhanças que são próximas umas das outras. Ou seja: não há grandes dilemas para decidir em qual bairro se hospedar.
De modo geral, as pousadas em Parnaíba estão localizadas no centro, na região da Beira-Rio e ao longo da Avenida São Sebastião. No meu caso, fiquei hospedado próximo ao centro e não tenho do que reclamar.
Por outro lado, as outras regiões têm qualidades que podem ser mais atraentes a depender do seu perfil.
Os hotéis próximos da São Sebastião, por exemplo, tendem a ser mais estrelados e estão ao lado de muitos bares e restaurantes. Na minha opinião, é a melhor área para ficar em Parnaíba pois dá para bater-perna à noite sem se preocupar com a logística de deslocamentos.
Além disso, as hospedagens na região da Beira-Rio também têm seu valor. Neste caso, o perfil de comércios para ir à noite fica no meio termo: não tão deserto quanto no centro, mas não tão animado quanto a Avenida São Sebastião.
Hotéis em Parnaíba
Confira a seguir alguns hotéis e pousadas em Parnaíba que são bem avaliadas para a sua estada. Antes de reservar, porém, verifique se a localização da hospedagem atende às suas necessidades. Afinal, as sugestões têm endereço em diversos bairros da cidade.
Além disso, caso queira encontrar outros lugares para ficar em Parnaíba recomendo consultar as ofertas do site Booking.com. Isso porque, normalmente há suítes com excelentes preços.
» Solar Hostel Parnaíba ($): Localizado na área central da cidade, o Solar tem estrutura de grande porte – com muitos quartos compartilhados e suítes privativas – mas consegue manter tudo sempre muito limpo e ordenado.
Além da ótima organização, destaca-se também pelos funcionários extremamente atenciosos e simpáticos, pelos dormitórios espaçosos e pelo café da manhã bem servido.
» Pousada Vila do Carmo ($): Com diárias por menos de R$ 130,00 em uma suíte para duas pessoas e já com o café da manhã incluído, a Vila do Carmo é uma das pousadas mais baratas em Parnaíba para a sua estada. Apesar de instalações simples e sem estrelismos, tem suítes amplas com camas confortáveis, atendimento eficiente e limpeza adequada.
» Citi Executive Hotel ($$): Fazendo a linha clássico-convencional, o Citi é considerado um dos melhores hotéis em Parnaíba. O que é compreensível, afinal, é uma das poucas acomodações que consegue reunir estada estrelada em um dos endereços mais cobiçados da cidade: poucas quadras de um ótimo trecho da Avenida São Sebastião.
» Hotel Aveiro ($$): O hotel mais bem cotado próximo ao centro de Parnaíba e que cabe no bolso de muitos turistas é o Aveiro, que costuma ter diárias a partir de R$ 220,00. Para a categoria desta acomodação, trata-se de uma pechincha.
Além de suítes funcionais e bem equipadas – todas tem ar-condicionado, frigobar, TV e escrivaninha com cadeira – o Aveiro se importa com todos os outros detalhes indispensáveis para uma estada perfeita.
» Casa de St. Antônio Hotel Boutique ($$$): Trata-se da acomodação que esbanja mais charme na cidade. Além das suítes bem decoradas com um quê de o romantismo está no ar, a Casa de St. Antônio oferece uma linda área externa com piscina que é um convite irrecusável para se refrescar do calorão que faz por estas bandas do Piauí.
Não menos importante, o café da manhã é recheado de quitutes caseiros bem-preparados que certamente deixarão as suas manhãs mais alegres.
O Delta do Parnaíba
O Delta do Parnaíba é a grande atração da cidade. O que é compreensível, afinal, esse ecossistema oferece lindos visuais onde o rio encontra o mar. Sim, um delta é basicamente a foz de um rio. Porém, há algumas particularidades que a tornam mais especial.
Diferente do padrão mais tradicional de uma foz, o delta tem um emaranhado de canais e ilhas que se formam geralmente em regiões mais planas devido ao acumulo de sedimentos no terreno. Consequentemente, estes canais tornam a paisagem mais diversa e ainda mais encantadora.
Para navegar pelo Rio Parnaíba e conhecer as belezas deste delta há dois passeios principais: Circuito Clássico e Circuito Revoada dos Guarás, sendo que ambos têm como local de embarque o Porto dos Tatus, que está localizado a 15 quilômetros do centro.
Normalmente, as agências que realizam estes passeios – Rota Combo, Clip Ecoturismo e Igaratur – já incluem o translado do hotel até o porto no valor do tour.
Além do percurso pelo delta ser diferente, os valores e tipos de embarcações utilizadas nos circuitos Clássicos e Revoada dos Guarás também são distintos. Ainda assim, saiba que reservando os tours com a mesma agência e deixando tudo organizado com antecedência, dá para fazer os dois roteiros em um único dia.
No geral, o Passeio Clássico pelo Delta do Parnaíba sai às 8h da manhã, retorna ao Porto dos Tatus por volta das 14h, é realizado em escunas de grande porte e custa R$ 100,00 por pessoa – sendo que o almoço pode estar incluído.
Por outro lado, o Passeio Revoada dos Guarás acontece a partir das 15h, afinal, é somente no final do dia que os pássaros com penas vermelhas – os guarás – retornam para as suas ilhas de descanso. Este tour custa R$ 200,00 por pessoa e a navegação é feita em lanchas rápidas.
Independente de qual seja a modalidade do passeio pelo Delta do Parnaíba que você irá incluir no seu roteiro recomendo fazer a reserva com antecedência. Isso porque, além de não correr o risco de ficar sem vaga, em algumas épocas do ano eles acontecem apenas aos finais de semana. Portanto, o ideal é que você também se organize para estar na cidade no sábado ou domingo.
Pontos turísticos de Parnaíba
O melhor ponto turístico em Parnaíba foi inaugurado apenas um ano atrás, em 2021, e atende pelo nome de Museu do Mar. Localizado no centro da cidade, em uma área histórica e turística conhecida como Porto das Barcas, trata-se de um excelente espaço onde é contada com detalhes a cultura desta parte do Piauí.
Para aproveitar as andanças por estes lados da cidade inclua na sua programação uma visita ao Sesc Avenida.
As demais atrações de uma viagem a Parnaíba estão localizadas em áreas mais afastadas do burburinho central. E, em alguns casos, até mesmo em municípios vizinhos.
A única praia de Parnaíba, por exemplo, é a Pedra do Sal, que está situada a 17 quilômetros do centro.
Para mim, vale mais a pena percorrer 25 quilômetros e ir ao município de Luís Correria e aproveitar o litoral de lá. A Praia do Coqueiro foi uma das minhas favoritas dentre as praias do Piauí e é um ótimo local para passar o dia em uma barraca pé na areia.
Onde comer em Parnaíba?
Há bons restaurantes para comer em Parnaíba, porém, na minha opinião, este não é um destino para grandes aventuras gastronômicas. Ou seja, apesar de poder provar os pratos típicos da região, recomendo procurar por lugares próximos de onde estiver hospedado, sem necessidade de fazer grandes planejamentos e deslocamentos para as refeições.
O bar-restaurante mais badaladinho do momento é o Dr. Camarão, que está localizado ao lado do Porto das Barcas. Além de refeições bem servidas, também é um bom local para petiscar e tomar drinks. É o tipo de lugar onde as pessoas se arrumam para ir.
Se você prefere um local mais básico, a Espetaria do Chef tem uma área externa que parece um quintal de casa e serve espetos cabem no bolso de qualquer viajante. É o tipo de lugar para comer muito bem e gastar pouco.
Saindo da Espetaria, dá para esticar a noite no sempre animado Bar Dobrando, que bota mesinhas de plástico na Praça da Locomotiva e sempre traz uma banda para tocar ao vivo.
Para provar um dos pratos mais típicos do litoral do Piauí – a torta de caranguejo – o melhor endereço é o Restaurante Caranguejo Expresso. Inclusive, ele está localizado em um calçadão próximo à beira-rio, onde também há muitas outras lanchonetes, bares e restaurantes.
Outro lugar que é bastante conhecido é Don Ladino, que tem área externa agradável e é considerado por muitas pessoas o melhor restaurante em Parnaíba.
Por fim, outro restaurante que é sempre muito elogiado é o Mangata. Inclusive, é o mais próximo de um ambiente requintado e contemporâneo que você encontrará na cidade. Como não poderia deixar de ser, o preço do cardápio também é acima da média dos outros estabelecimentos da vizinhança.
3 lugares para se hospedar em Parnaíba
($) Para quem quer economizar, o Solar Hostel Parnaíba tem quartos compartilhados e privativos por um precinho camarada.
($$) Preferindo um hotel mais convencional, o Citi Executivo Hotel tem ótimo custo-benefício.
($$$) Para uma acomodação mais charmosa, a Vila Parnaíba é uma escolha certeira.
» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outras ofertas de pousadas em Parnaíba.
Excelente post, bem completo,
Quero muito ir conhecer, só fico com um pouco de receio porque irei sozinha de ônibus partindo de Teresina, saberia me dizer se o percurso fica muito cansativo?
Fora isso, com essas informações, dá para montar um roteiro legal!
Oi, Francisca, tudo bem?
A viagem de ônibus entre Teresina e Parnaíba leva aproximadamente 6h.
Recomendo pegar os primeiros horários do dia para a sensação da viagem ser menos cansativa.
Saindo às 6h30, por exemplo, chega-se em Parnaíba por volta das 13h e dá para aproveitar a tarde.
Abraço
Imaginei! Muito Obrigada pela atenção!