Para conseguir aproveitar ao máximo a sua viagem, é essencial saber qual é a melhor época para ir à Patagônia. Independente se as suas férias serão para a Patagônia argentina ou chilena, entender o clima nesta região é importantíssimo para que você não caia em roubadas.
Diferente de outros destinos mundo afora, na Patagônia, quem dita parte do seu roteiro de viagem é o clima. Isso porque, em alguns períodos do ano algumas atrações estão fechadas, hospedagens abaixam as portas e transporte é escasso.
É impossível de se viajar nestes períodos menos favoráveis? Não. No entanto, além de precisar de uma organização mais cuidadosa, tenha em mente que você terá que abrir mão de muitos passeios.
Portanto, para que você não tenha nenhuma frustração durante a sua viagem, neste texto eu contarei qual é a melhor época para viajar à Patagônia, e o que dá para esperar de cada mês do ano,
Tenho certeza que depois de ler este post atentamente até o final, você terá compreendido qual o período mais conveniente para os seus planos.
Leia também: Onde ficar na Patagônia | Guia de hospedagem
# Melhor época para ir à Patagônia
Sem delongas: em linhas gerais, a melhor época para ir à Patagônia é de outubro a março. São nestes meses que você encontrará temperaturas menos congelantes, não deixará nenhum grande passeio de fora do roteiro, e dificilmente terá problemas para ir de um canto a outro.
É claro que dentro deste período de seis meses mais adequados para uma viagem à Patagônia, cada mês possui suas próprias particularidades.
Além disso, a cada temporada o clima na Patagônia pode ter pequenas variações com a chegada ou despedida do inverno.
No entanto, se você se programar para ir entre a metade da primavera e o inicio de outono, dificilmente terá o seu itinerário prejudicado.
Leia também: O que fazer na Patagônia | Os melhores passeios em cada destino
# Clima na Patagônia (Mês a Mês)
A primeira coisa que você deve saber sobre o clima na Patagônia é que as mudanças são constantes. Mesmo nos períodos mais estáveis, não é raro que amanheça chovendo, faça sol, e volte a chover de novo.
Além disso, tenha em mente que mesmo durante o verão você deverá se preocupar em levar uma mala de inverno.
É claro que será uma bagagem menos rechonchuda do que na época mais fria do ano. Porém, é impossível abrir mão de calça, gorro, moletom e jaqueta corta vento (se possível, impermeável!).
Por mais contraditório que possa parecer, também inclua na mala algumas peças leves – principalmente se você pretende fazer trilhas. Isso porque, você pode sair do seu hotel todo encapotado, mas, se a viagem for durante o verão, é comum que o sol comece a brilhar com força em algum momento do dia.
Janeiro, fevereiro e março
Estes são três dos melhores meses para ir à Patagônia. Ainda assim, saiba que existem alguns detalhes que você precisar saber antes de decidir qual será a melhor época para você.
Sobre o clima, espere encontrar dias longos – o que é ideal para os passeios ao ar livre.
Além disso, é durante o verão que as temperaturas estão mais amenas. E, por amenas, entenda que ela fica na média de 17°C, mas que durante o dia pode chegar a 5°C ou até mesmo 25°C.
As chuvas, como em qualquer época do ano, podem dar as caras. No entanto, a possibilidade durante esses meses é bem menor. Por outro lado, este é um período que venta bastante, portanto, não ache que não irá precisar de uma jaqueta mesmo estando sol.
Por ser a melhor época para ir à Patagônia, espere encontrar preços mais altos e cidades cheias. Sim, este é um inconveniente que você terá que lidar se fizer questão de viajar nesta época.
A exceção é o mês de março. Que, para mim, é um ótimo período para cair na estrada. Isso porque, além das condições climáticas ainda estarem favoráveis, o fluxo de turistas já é bem menor se comparado aos dois primeiros meses do ano.
Abril
Em abril, apesar de ser oficialmente outono, a sensação de inverno já começa a estar presente. Por ser um período de transição, o clima costuma ser uma loteria, e a cada temporada, a situação pode ser diferente.
Conheço pessoas que viajaram durante este mês e conseguiram aproveitar tudo o que pretendiam. Porém, também conheço pessoas que tiveram que mudar o roteiro durante a viagem por conta da situação do clima na Patagônia.
Se quiser arriscar, o ideal é marcar viagem até a primeira quinzena de abril. Depois disso, a chance de ter que fazer alterações de planos é maior.
Sobre a temperatura, costuma variar entre 3ºC e 10ºC. O curioso, no entanto, é que em abril não venta tanto quanto o verão, e por isso, a sensação térmica acaba não sendo das piores.
Maio, junho, julho e agosto
De maio a agosto é a baixa temporada oficial na Patagônia. Frio intenso, nevascas e dias curtíssimos farão parte do seu roteiro.
Ou seja, além de não ser nada agradável fazer os passeios ao ar livre, as trilhas podem até mesmo ter parte do seu percurso bloqueado pela neve.
Como são poucos os viajantes que vão para lá neste período, muitos comércios e hospedagens fecham as portas durante esses meses. Além disso, os ônibus também ficam com saídas limitadas – além de não saírem todos os dias, horários que já estavam confirmados podem ser alterados repentinamente.
Em todo caso, saiba que com um roteiro bem feito, dá para viajar para a Patagônia no inverno. Aliás, se você quer fazer atividades na neve, é neste período que você deve ir – mais especificamente entre julho e agostos, que é quando todos os passeios na neve estão a todo vapor.
Apesar de ter que deixar algumas atividades de fora da programação, como por exemplo, as trilhas de El Chaltén e do Parque Nacional Torres del Paine, você terá diversas opções de passeio em Ushuaia e em El Calafate.
Inclusive, para entender como organizar uma viagem a Patagônia durante o inverno, recomendo que leia as dicas do blog Viajei Bonito.
Setembro
Assim como abril, setembro é um mês de transição de estação e você até pode considerar viajar à Patagônia nesta época. No entanto, é preciso estar ciente que encontrará um clima mais semelhante ao inverno do que ao verão.
Embora as temperaturas já não estejam tão congelantes, a neve ainda pode estar presente – principalmente durante a primeira quinzena do mês.
É um bom período para quem quer economizar e não faz questão de incluir muitas trilhas no roteiro pela Patagônia.
Outubro, novembro e dezembro
Em outubro se inicia a alta temporada oficial na região. E, para mim, outubro e novembro são dois dos melhores meses para ir à Patagônia.
Isso porque, além do clima estar mais ameno, os passeios de trekking volta a ser uma realidade. Com um benefício que você não terá durante o auge do verão: as paisagens e montanhas ficam ainda mais lindas enfeitadas pela neve que está se despedindo.
Embora as temperaturas não sejam tão altas quanto em janeiro e fevereiro, o fato de não ventar tanto colabora para que a sensação térmica seja menos irritante.
Além disso, durante outubro e novembro os preços de hospedagem ainda estão mais camaradas e as multidões não desembarcaram nas cidades.
Como não poderia deixar de ser, dezembro também é uma excelente época para viajar para a Patagônia. No entanto, envolve um dilema: se por um lado, o clima está mais firme, por outro, os preços e quantidade de viajantes começam a subir.
E claro, caso você já tenha viajado por estas bandas da América do Sul, deixe um comentário no final do texto contando como foi a sua experiência. Tenho certeza que ajudará outros viajantes!
Olá Murilo! Excelente texto, muito informativo. Tenho só uma dúvida. Eu não dirijo e queria perguntar se você sabe se tem Uber na região. Desde já, agradeço sua resposta.
Oi, Nícollas, tudo bem?
Infelizmente não sei te dizer como estão os aplicativos de transporte atualmente.
Em todo caso, os tours guiados funcionam muito bem para visitar as atrações mais afastadas das áreas urbanas.
Abraço!
Olá, no mês de julho é ruim de fazer uma viagem de carro para lá? Queria aproveitar as férias da faculdade da minha filha, nesse mês ela.pode ir junto. Abraços
Oi, Ana, tudo bem?
Depende do roteiro. Porém, de modo geral, esse é um roteiro mais indicado para o verão.
Abraço
Estive em Torres del Paine. Inesquecível !
Quando voltei vivi uns 10 dias inebriada , como se tivesse visitado o paraíso. Guardei esta sensação de bem estar durante bastante tempo.
Oi, Glória, tudo bem?
Que bacana. Realmente, Torres del Paine é un dos lugares mais fascinantes que já conheci.
Abraço
Boa noite Murilo! Terminei de ler suas explicações. Muito boas. Tenho ideia de ir em outubro/novembro. Neste período os dias de sol são os mais longos? Concluí que para você os mais recomendados são estes? Trabalhas para alguma agência de turismo? Agradeço
Oi, Jorge, tudo bem?
Que bacana.
De fato, outubro e novembro são ótimos meses para viajar a Patagônia por causa do excelente custo benefício (especialmente em novembro).
Porém, os dias mais longos do ano acontecem durante o verão, entre dezembro e janeiro.
Não trabalho para nenhuma agência. Porém, caso queira recomendações de onde contratar passeios, ultimamente tenho utilizado o site da Civitatis por causa dos preços em reais e possibilidade de parcelamento.
Segue abaixo os links para você dar uma olhada nos tours:
https://www.civitatis.com/br/el-calafate/?aid=100821&cmp=patagonia
https://www.civitatis.com/br/ushuaia/?aid=100821&cmp=patagonia
Espero que aproveite a viagem!
Abraço
Em início de outubro alugando um carro ainda tem neve na estrada no parque Torres Del Paine?
Oi, Raquel, tudo bem?
É difícil prever pois depende muito de como será a temporada de inverno.
É possível que ainda tenha, sim. Mas não dá para ter certeza.
Abraço
Sera que no mês de novembro já se encontra as lagunas descongeladas??
E aí Régis, tudo bem?
Depende de como será a temporada de inverno. No final de novembro é provável que sim, mas é difícil ter certeza…
Abraço