Uma das dúvidas mais comuns na hora de planejar uma viagem é sobre em qual hospedagem passaremos as nossas noites.
O que é perfeitamente compreensível, afinal, na maioria das vezes essa escolha será determinante para você adorar ou odiar as suas férias.
Acredite: a sua casa longe de casa tem esse poder.
Por isso, é fundamental que tenhamos muito cuidado na hora de fazer essa escolher uma hospedagem.
E, para te ajudar nesta etapa do seu planejamento, neste texto eu te darei seis dicas que certamente te ajudaram a escapar de roubadas durante a sua estadia.
# Dicas para escolher hospedagem
1- Onde pesquisar hospedagem?
2- Preço
3- Localização
4- Serviços
5- Reputação da hospedagem
6- Reserva da hospedagem
1- Onde pesquisar hospedagem?
Antes de saber o que você deve analisar na hora de escolher uma hospedagem, é preciso saber onde encontrar as melhores acomodações.
Eu particularmente costumo utilizar três fontes para obter as informações que preciso: blogs, guias de viagem e sites de busca específicos.
Assim como eu faço no Volto Logo, muitos outros blogs sempre deixam uma breve avaliação sobre onde se hospedaram quando escrevem de alguma cidade. Fique atento à essas dicas, principalmente se ela vier de algum site que você já tem bastante confiança.
Além disso, indicações de guias de viagem já me salvaram de boas enrascadas. Costumava consultá-los em casos de emergência, quando chegava em algum lugar sem reserva, por exemplo.
Por fim, outra ferramenta que considero indispensável é o Booking.com. Isso porque, além de possuir um eficiente sistema de avaliação das acomodações em cada destino, é possível reservar hospedagens de um jeito prático e rápido.
2- Preço
Agora que você já sabe onde encontrar a sua hospedagem, é preciso adotar alguns critérios para filtrar as acomodações disponíveis.
Eu sempre uso o preço como primeiro critério. Dessa forma, já descarto àquelas opções surreais que são muito caras para o meu bolso e fico apenas com as que de fato eu posso pagar.
Caso você encontre algum lugar muito mais barato que a média é bom desconfiar e analisá-lo com mais cuidado. Lembre-se que muitas vezes o barato sai caro.
Leia também: Como calcular os gastos da sua viagem?
3- Localização
Esse é um item importantíssimo na hora de eleger a sua hospedagem, principalmente em grandes cidades onde você dependerá do transporte público.
Um hotel bem localizado é sinônimo de economia, seja ela de tempo ou dinheiro. Para isso, é preciso ter pelo menos uma ideia dos lugares que você pretende visitar na cidade.
Por exemplo: se você quer conhecer a vida noturna do lugar que está visitando, talvez seja interessante se hospedar em um bairro onde isso seja possível sem depender de ônibus ou táxi.
Se acaso você quer fazer os seus passeios utilizando apenas ônibus ou metrô, você deve verificar se a hospedagem fica próxima de alguma estação.
Leia também: Como fazer um roteiro de viagem?
4- Serviços
Imagine a seguinte situação: depois de muitas horas viajando você chega no hostel em que fez reserva e a única coisa que você quer é tomar um banho e tranquilidade para descansar.
No entanto, eis que ao chegar ao albergue você descobre que escolheu um party hostel. Ou seja, um ambiente completamente oposto daquilo que você esperava e desejava para a sua noite.
Coisas assim acontecem, porém, com certeza podemos evitá-las.
Para isso, se informe de tudo que o lugar pode ou não te oferecer, principalmente se for ficar em hostel.
Café da manhã, wifi, lockers, serviço de lavanderia, cozinha equipada, toalhas de banho e se o lugar aceita cartões de débito/crédito, são apenas alguns dos itens que você deve se informar.
5- Reputação da hospedagem
No próprio Booking é muito simples consultar a nota de avaliação de determinado estabelecimento.
Além das notas gerais, você tem acesso a avaliações mais especificas como localização, limpeza e atendimento.
Além disso, você ainda pode ler a opinião que os outros hóspedes escreveram. Apesar de algumas reclamações serem bizarras, essas informações te darão um bom parâmetro.
De um modo geral, eu não me hospedo em lugares que têm nota de avaliação inferior a 8,5 no Booking.com.
6- Reserva da hospedagem
Outra questão que gera muita dúvida é se você deve ou não fazer a reserva da hospedagem antecipadamente.
Eu não gostava de fazer reservas com muita antecedência. Porém, desde que passei um baita perrengue em Montañita, no Equador, nunca mais deixei de reservar.
Quando a viagem é muito longa e não estou muito certo sobre as datas em que ficarei em cada cidade, vou fazendo as reservas durante a trip. No caso, sempre alguns dias antes de chegar no destino em questão.
Se acaso você quiser reservar a hospedagem das suas férias, clique aqui.
Olá Murilo, viajo para Buenos Aires e um mês, paguei a hospedagem antecipadamente, ainda sim preciso apresentar cartão de crédito internacional no check-in? Apenas cartão ou pode ser dinheiro vivo? Como funciona?
Oi Clarice, tudo bem?
Você já pagou de fato (ou seja, fez algum depósito ou já foi cobrado no seu cartão), ou apenas fez a reserva?
Caso só tenha feito a reserva, deverá fazer o pagamento na hora do check-in, seja em dinheiro ou com o cartão.
Em todo caso, o ideal é que você entre em contato com o hotel para saber exatamente qual o procedimento deles.
E não se esqueça de perguntar se eles aceitam pagamento com cartão de crédito, caso essa seja a sua opção!
Abração